10 estações de metrô mais bonitas do mundo - Egali Intercâmbio
Curiosidades

10 estações de metrô mais bonitas do mundo

Atualizado em 06 de junho de 2023

O metrô é o meio de transporte que tem um lugar especial no coração dos intercambistas, viajantes e turistas. Isso porque com as estações de metrô é possível conhecer os lugares incríveis, por um preço bem justo e de uma forma segura.

Se esperar o metrô em outro país já é uma coisa bacana, imagine então fazer isso em estações de metrô cheias de obras de arte feitas por designers conceituados! Pensando nisso, fizemos uma lista com as estações de metrô ao redor do mundo que transformam a experiência de esperar o transporte em algo bonito e especial.

Quer receber um orçamento gratuito para fazer intercâmbio? Fale com um de nossos especialistas!

Porque as estações de metrô são esculpidas dessa forma?

As estações de metrô são frequentemente decoradas por várias razões. Dentre algumas delas estão a: Estética, Identidade local, promoção da cultura local e uma melhoria no ambiente urbano.

A decoração das estações de metrô tem um propósito estético, tornando as estações visualmente agradáveis e atraentes para os passageiros, criando um ambiente mais agradável durante a viagem. Além disso, a decoração pode refletir a identidade cultural, histórica ou arquitetônica de uma região ou cidade, trazendo elementos de arte, murais, esculturas ou designs específicos para a área onde a estação está localizada.

Clique aqui para falar com um especialista em intercâmbio

1. Estação Toledo | Nápoles, Itália

O metrô de Nápoles é o queridinho dos rankings de metrôs mais bonitos do mundo. Isso acontece porque ele faz parte do projeto Arts Stations, em que 90 jovens arquitetos foram chamados para expor suas obras de arte ao longo das linhas e dos túneis das estações.

E uma das estações mais fantásticas de Nápoles é a Toledo, que possui a obra Catedral. Essa obra é uma espécie de cratera de luz a 50 metros de profundidade. Não tem como não passar pela obra sem ficar completamente de queixo caído! 

Leia mais: Intercâmbio na Itália – tudo o que você precisa saber!

Photo by Mario Esposito on Unsplash

2. Estação Heidelberger Platz | Berlim, Alemanha

Aberta em 1913, a estação Heidelberg Platz foi projetada pelo arquiteto alemão Wilhelm Leitgebel. E está localizada no bairro Wilmersdorf de Berlim.

O arquiteto queria que a estação de metrô lembrasse as grandes catedrais, por isso, teve a ideia de fazer um teto alto e abobadado com vários lustres. Além disso, as paredes da Heidelberger Platz têm fotografias da cidade de Heidelberg.

A estação é um patrimônio protegido e é uma das mais decoradas do metrô de Berlim.

Leia mais: Por que aprender alemão na Alemanha?

Photo by Jan-Patrick Meyer on Unsplash

3. Estação Solna | Estocolmo, Suécia

Em Estocolmo mais de 90 das 100 estações de metrô são decoradas com obras de arte feitas por 150 artistas. Já imaginou o quanto deve ser interessante esperar o metrô com esculturas, mosaicos, pinturas e gravuras ao seu redor?

Na estação de Solna, você vai poder se sentir como se estivesse em uma gruta vermelha e verde. Os artistas Anders Aberg e Karl-Olov Bjor fizeram pinturas temáticas da Suécia dos anos 70 nas paredes da estação.

Essas pinturas mostram desde o despovoamento rural ao ambientalismo do país. Além de estar em uma obra de arte você ainda terá uma aula de história

Clique aqui para falar com um especialista em intercâmbio

Photo by Austin Farrington on Unsplash

4. Estação Arts Et Métiers | Paris, França

Coberta por placas de bronze, a estação Art et Métiers é com certeza uma das mais surpreendentes de Paris. Em 1968, o escritor e político, André Malraux, teve a ideia de transformar as estações do metrô parisiense em pontos culturais. Assim, além de pontos de passagens de pessoas, as estações também contariam um pouco da história da cidade.

A decoração da Art et Métiers foi feita em homenagem ao bicentenário do Conservatoire National des Arts et Métiers (Conservatório Nacional de Artes e Ofícios) em 1994. Ela foi projetada pelo artista bélgico François Schuiten, que se inspirou no estilo steampunk e nas obras dos livros de ficção científica Jules Vernes.

A estação leva seus passageiros até o Museu de Arts et Métiers, e não deixa de ser uma extensão da atração, pois lembra muito as grandes inovações tecnológicas expostas nele. Então você já sabe, quando for visitar o Art et Métiers, vá de metrô para contemplar a beleza dessa estação!

Leia mais: 10 Curiosidades sobre Paris

estações de metrô
Photo by Tim Photoguy on Unsplash

5. Estação Komsomolskaya | Moscou, Rússia

As estações de metrô de Moscou são verdadeiros palácios, cada uma delas conta um pouco da história da Rússia, homenageando personalidades do país. Isso acontece porque o metrô foi um dos principais projetos arquitetônicos da URSS (o que explica a quantidade de símbolos comunistas e mosaicos com cenas do período soviético).

A estação Komsomolskaya é uma das mais decoradas, lembrando muito os salões de festas palacianos. O projeto de Alexey Shchusev possui um teto amarelo bem imponente no estilo barroco, acompanhado de oito painéis e de um belíssimos lustres.

Há ainda mosaicos que mostram as maiores vitórias militares da Rússia. O metrô de Moscou é outro exemplo de que a arte e a história podem fazer parte do cotidiano das pessoas! 

Clique aqui para falar com um especialista em intercâmbio

6. Estação de Westminster | Londres, Inglaterra

Projetada por Michael Hopkins, a parte mais moderna da estação de Westminster em Londres foi aberta em 1999. A arquitetura da estação é uma combinação de concreto e aço inoxidável, cheia de tubos e vigas que dão um ar mais industrial ao ambiente.

Esse projeto foi super aclamado pelos londrinos, ganhando muitos prêmios de arquitetura e design. Em 2015, a estação foi eleita como um dos 10 ícones favoritos de design de transporte de Londres.

Leia mais: Intercâmbio em Londres: tudo o que você precisa saber

estações de metrô
Photo by Kevin Grieve on Unsplash

7. Estação Formosa Boulevard | Kaohsiung, Taiwan

Em Taiwan, mais precisamente na cidade de Kaohsiung (a segunda maior do país), a estação Formosa Boulevard possui a maior instalação de arte pública em vitrais do mundo!

A obra chamada de Dome of Light foi feita pelo artista Narcissus Quagliata e é m verdadeiro sucesso entre os turistas. O colorido do jogo de luzes feito pela cúpula mostra imagens que representam a água, a prosperidade, a destruição e o renascimento, é simplesmente fascinante!

Esperar o metrô nunca foi tão bonito!

Clique aqui para falar com um especialista em intercâmbio

estações de metrô
Photo by shih-wei on Istockphoto

8. Estação Drassanes | Barcelona, Espanha

A Estação de Drassanes em Barcelona foi construída em 1968, porém, em 2007 ela foi totalmente remodelada e modernizada.

Essa modernização foi feita pelos estilistas Eduardo Gutierrez Mune e Jordi Fernadez Rio.  O aspecto contemporâneo da estação foi feito através de instalações de pavimentos em resina e paredes revestidas com fibra de vidro. Além disso, os pisos brancos de Drassanes são à prova de vibração.

Modernidade e beleza numa única estação de metrô!

Leia mais: 10 programas para fazer em Barcelona

estações de metrô
Photo by Nenad Radojčić on Unsplash

9. Estação Westfriedhof | Munique, Alemanha

Com um clima super moderno, a estação Westfriedhof em Munique ganhou uma nova vida graças ao conceituado designer Ingo Mauer. O projeto do designer conta com 11 luminárias enormes com luzes azuis, vermelhas e amarelas.

As paredes azuis da estação completam o ar futurista, deixando tudo ainda mais bonito. Além disso, a decoração também é bem funcional, pois não existem cantos escuros, dando mais segurança aos passageiros do metrô.

Clique aqui para falar com um especialista em intercâmbio

10. Estação City Hall | Nova York, EUA

Também conhecida como City Hall Loop, a estação City Hall em Nova York é um verdadeiro tesouro subterrâneo da cidade. Decorada com vitrais, tijolos romanos, muitos arcos e lustres de bronze, a estação reflete a bela arquitetura da época em que foi construída.

Ela está desativada desde 1945 por ser muito estreita para os novos modelos de metrô. A estação foi o terminal sul da primeira linha de Metrô de Nova York e foi inaugurada em 1904.

Em 1905 ela foi aberta para visitação pública, tornando-se parte do New York Transit Museum. City Hall foi considerada uma das estações mais bonitas do mundo em 2009 pela revista Travel + Leisure.

Leia mais: Cidades Americanas: Nova York

estações de metrô
Photo by Dimitry Anikin on Unsplash

Que tal conhecer as estações de metrô mais lindas do mundo enquanto estuda no exterior?

E aí, conseguiu se imaginar esperando o metrô nessas estações incríveis?! Explorar as atrações da sua cidade de destino seria ainda mais interessante😊 Fale agora mesmo com um de nossos intercambistas e comece a planejar o seu intercâmbio para nossos mais de 40 destinos no exterior!

Clique aqui para falar com um especialista em intercâmbio

Saiba mais

  • Luiz Santana
    Por Luiz Santana Luiz possui 4 anos de experiência escrevendo blogs e criando conteúdo para a internet. Já viajou para mais de 4 países diferentes e é especialista em intercâmbio. Apaixonado pela escrita e por passar toda a experiência de ser um intercambista nas mais famosas cidades do mundo.


Precisa de Ajuda? Fale Conosco
Entre em contato com nossa equipe de especialistas para começar a planejar seu intercâmbio.

Preencha os campos abaixo com seus dados para que possamos retornar, caso caia a conexão.

Campo obrigatório
Entre com um email válido
Campo obrigatório