Como planejar um intercâmbio em 16 passos - Egali Intercâmbio
Dicas

Como planejar um intercâmbio em 16 passos

Atualizado em 14 de abril de 2023

Você quer fazer um intercâmbio. mas não faz ideia de por onde começar? O post de hoje vai mostrar como planejar um intercâmbio do zero em 16 passos!

Aqui no blog, você já pode conferir alguns posts que também falam de planejamento do intercâmbio, sobre qual é o melhor destino para você e até qual a escola que mais se encaixa no seu perfil. Este post vai ser super objetivo e vai servir como um guia rápido do futuro intercambista, confira a seguir:

Clique aqui para falar com um especialista em intercâmbio

Porque devo saber como planejar um intercâmbio?

Planejar um intercâmbio com antecedência é muito importante para garantir você tenha a melhor experiência, aproveitando muito. Ao planejar seu intercâmbio, é possível economizar financeiramente, uma vez que é mais fácil ajustar o orçamento para incluir todas as despesas envolvidas na viagem.

Além disso, ao planejar com antecedência, você terá mais opções disponíveis em relação ao destino, escola, acomodação, cursos e datas disponíveis.

Também terá tempo suficiente para organizar sua documentação e solicitar o visto, evitando problemas e atrasos, além de ter tempo para estudar o idioma do país de destino, o que pode melhorar significativamente sua experiência de intercâmbio.

como planejar um intercâmbio
Foto de Christina Morillo:

1. Comece cortando gastos desnecessários

Você decidiu que fazer um intercâmbio é o seu grande objetivo no momento, certo? Então, use isso como incentivo para cortar aqueles gastos que não são tão necessários para você.

Talvez, comer fora ou pedir comida em casa não seja a melhor opção financeiramente nesse momento. Pense você precisa mesmo ir a todas baladas do mês? Será que você não está gastando demais com os aplicativos de transportes particulares?

Depois disso, reserve o dinheiro extra que sobrou no final do mês para o seu intercâmbio.

Clique aqui para falar com um especialista em intercâmbio

2. Pesquise os preços

Enquanto você junta o valor para pagar o seu intercâmbio, pesquise preços de pacotes de intercâmbio. Veja o que cada um deles oferece e se é um bom custo-benefício para o que você procura.

Fazer uma estimativa do custo das passagens aéreas também é uma boa ideia, assim você já terá uma estimativa completa do quanto vai ser o seu investimento.

como planejar um intercâmbio
Foto de Lukas:

3. Confira alternativas de descontos nos pacotes

Você faz algum curso de línguas ou ainda está no colégio? Pois isso pode ser um grande aliado na compra do seu pacote de intercâmbio, já que algumas escolas têm parcerias com agências de intercâmbio, que fazem condições especiais de preços e pagamentos para um mesmo grupo.

E por falar em grupo, caso você reúna alguns amigos que também querem fazer intercâmbio, é possível que você consigam um bom desconto na compra de um mesmo pacote.

Confira o programa de Summer Schools UK para grupos de intercâmbistas

4. Faça o seu passaporte o mais rápido possível

Afinal de contas, você não vai querer atrasar a sua viagem por conta de um passaporte que não ficou pronto, não é mesmo? Saiba a importância de fazer o seu passaporte, além de descobrir como fazer o seu documento de forma mais prática nos nossos conteúdos abaixo:

como planejar um intercâmbio
Foto de Taryn Elliott:

5. Feche seu intercâmbio mais cedo

Quanto mais cedo você fecha o seu intercâmbio, mais condições de pagamento você terá e mais tempo para pagar também. Isso acontece porque você deve ter todas as parcelas do seu intercâmbio pagas até o dia do seu embarque. Então, fechar o seu intercâmbio antes significa mais parcelas para o pagamento da sua viagem.

6. Avalie sua agência

A agência deve ser responsável pelo seu visto e, preferencialmente, compre de agências que possuem estrutura no exterior.

A base no exterior é muito importante, pois além de ajudar o intercambista no caso de alguma eventualidade (perda de documentos, problemas com acomodação/escola…), elas muitas vezes oferecem pacotes de passeios e trips de final de semana com preços especiais. Sem contar que elas também servem para renovação de pacotes e auxiliam também na renovação de vistos. Leia este post e descubra como escolher sua agência de intercâmbio.

Descubra mais sobre a Egali abaixo:

como planejar um intercâmbio
Imagem de Arek Socha por Pixabay

7. Faça sempre seguro-saúde

Na maioria dos países, ter seguro-saúde é obrigatório para os viajantes. Ninguém quer ficar doente durante o intercâmbio, mas pode acontecer, por isso, é importante ter a garantia de que você terá todo o atendimento médico necessário para ficar bem e poder curtir o resto da sua viagem.

Se você ainda não sabe da importante de um seguro saúde para o seu intercâmbio, confira nosso post completo sobre o seguro clicando aqui.

Clique aqui para falar com um especialista em intercâmbio

8. Pense bem a respeito do seu destino

Metrópole ou interior? Cidade típica ou cosmopolita/turística? Para decidir em qual destino você fará seu intercâmbio, é preciso ter o seu perfil em mente. Se você gosta de natureza, praias e calor, você provavelmente não irá curtir fazer um intercâmbio na Irlanda ou na Inglaterra, por exemplo, mas pode se encantar por países como Malta e Austrália.

O mesmo pensamento vale para as pessoas que gostam do “fervo” das grandes cidades, é mais certo que um intercâmbio em cidades mais cosmopolitas como Nova York, Londres e Toronto sejam os lugares ideais para elas.

Saiba qual destino se encaixa com você!

como planejar um intercâmbio
Imagem de Indra Gunawan por Pixabay

9. Pense na acomodação que mais se encaixa com você

Assim como no caso do destino, a escolha da acomodação também depende do seu perfil. Se você procura por algo que te deixe bem envolvido com a cultura da cidade do seu intercâmbio, ficar numa casa de família pode ser uma boa ideia.

Se você não se importa em dividir um quarto e está disposto a conhecer várias pessoas, ficar em um hostel ou em uma residência estudantil provavelmente será a melhor opção.

Como escolher a acomodação para o intercâmbio?

10. Veja qual escola faz mais o seu perfil

Você precisará ter em mente qual é o seu objetivo no intercâmbio. Caso você já tenha um certo domínio no idioma do seu destino, você pode escolher uma escola que tenha menos carga-horária de aulas, só para dar aquela refrescada na gramática e treinar nas conversações.

Mas se você está indo para o intercâmbio aprender um novo idioma, é bacana pegar um pouco mais de horas/aula para garantir seu aprendizado.

como planejar um intercâmbio
Imagem de Juraj Varga por Pixabay

11. Pense nos gastos que você terá na viagem

Fechou o pacote de intercâmbio? Então, agora é hora de juntar a graninha para gastar durante a viagem. Na maioria dos destinos, é preciso ter uma comprovação de renda para apresentar na imigração, então, pense nesse valor e em alguns gastos extras como compras e passeios.

12. Acompanhe os câmbios

Na hora de trocar o seu dinheiro pela moeda do seu destino, fique atento aos câmbios a as taxas cobradas pelas casas de câmbio. Em ano de eleição, por exemplo, o valor das moedas oscila muito, por isso, não espere muito para comprar. Viu um preço que você acha ok, com poucas taxas? Aproveite!

como planejar um intercâmbio
Foto de Karolina Grabowska:

13. Aproveite as atividades extra-classe

A maioria das escolas de idiomas promove algumas atividades extra-classe, que qualquer aluno pode participar. São passeios pelos pontos turísticos da cidade, visitas a museus e parques… O melhor de tudo é que isso é uma oportunidade de conhecer o seu destino enquanto treina o idioma que você está aprendendo.

14. Faça amizades com pessoas estrangeiras

E isso vale para intercambistas de outros países também, não apenas com as pessoas nativas do seu destino. Essa é uma ótima maneira de treinar a conversação do idioma e ainda aumentar o seu círculo de amizades!

como planejar um intercâmbio
Imagem de StockSnap por Pixabay

15. Tente sempre falar no idioma do seu destino

Mesmo que você não consiga fazer amizade com pessoas de outras nacionalidades, tente falar no idioma do seu destino com seus amigos brasileiros. Afinal, você foi para o intercâmbio para aprender a falar uma nova língua, e se você não praticar o que aprendeu em sala de aula, talvez você demore um pouco mais para falar o idioma com facilidade.

16. Aproveite o máximo que você conseguir

Depois de tanto esforço e dedicação para que o sonho do seu intercâmbio aconteça, nada mais justo do que você aproveitar cada segundo deste momento, não é mesmo? Então, tente se conectar ao máximo com o seu destino e com as pessoas que você conheceu nele. Deixe os problemas que ficaram no Brasil, no Brasil. Use o tempo da viagem para pensar em você e em tudo que você está vivendo.

como planejar um intercâmbio
Imagem de Sam por Pixabay

Que tal começar a planejar um intercâmbio agora?!

Curtiu o nosso planejamento de intercâmbio? Assim, você vai poder planejar a sua viagem desde o começo até o final, para que ela seja ainda mais incrível!

Não perca mais tempo e entre em contato conosco agora mesmo para saber mais sobre nossos serviços de intercâmbio e começar a planejar sua viagem internacional. Clique no botão “Fale conosco” e comece a sua jornada hoje mesmo!

Fale conosco!

Confira conteúdos adicionais:

  • Luiz Santana
    Por Luiz Santana Luiz possui 4 anos de experiência escrevendo blogs e criando conteúdo para a internet. Já viajou para mais de 4 países diferentes e é especialista em intercâmbio. Apaixonado pela escrita e por passar toda a experiência de ser um intercambista nas mais famosas cidades do mundo.


Precisa de Ajuda? Fale Conosco
Entre em contato com nossa equipe de especialistas para começar a planejar seu intercâmbio.

Preencha os campos abaixo com seus dados para que possamos retornar, caso caia a conexão.

Campo obrigatório
Entre com um email válido
Campo obrigatório