O que fazer em Roma: 10 atrações para conhecer o país
Atualizado em 02 de dezembro de 2025
Já imaginou fazer o seu intercâmbio em Roma? Nada como curtir o estilo de vida italiano! E é claro que você vai querer aproveitar ao máximo a sua viagem, por isso, listamos 10 atrações para conhecer o que há de melhor em Roma.
Seja nas atrações mais clássicas como o Coliseu e o Fórum Romano ou até mesmo as opções ao ar livre como a praça di Spagna e a praça del Campidoglio, não faltam pontos turísticos para conhecer monumentos históricos, ver um dos pores do sol mais lindos do mundo e conhecer a cultura italiana de perto.
10 atrações para conhecer o que há de melhor em Roma
Roma é um destino clássico, sonho de muitos intercambistas do mundo todo. Mas é claro que essa incrível cidade não se resume ao Coliseu, e apresenta muitas atrações incríveis. Confira a seguir o nosso top 10 atrações para conhecer o que há de melhor em Roma.
1. Panteão
Localizado na praça Rotonda, o Panteão é o templo de todos os deuses, com um impressionante “olho” de 44 metros de diâmetro que ilumina o interior. Serve também como túmulo de personalidades como Rafaello e Vittorio Emanuele II. Para evitar multidões, visite por volta das 8h30.
Fazer um passeio ao Fórum Romano é uma verdadeira aula de história, pois ali funcionavam a vida comercial e os tribunais do Império Romano. Localizado entre o monte Capitólio e o monte Palatino, teve a Via Sacra como sua principal rua. Nas ruínas, é possível ver templos e construções em homenagem aos deuses e imperadores, como o Templo de Antonino e Faustina, o Templo de Vesta, a Basílica de Constantino e o Arco de Septimius Severo.
Com o título de maior templo da cristandade, a Basílica de São Pedro foi fundada em 324 pelo imperador Constantino e está localizada no Vaticano. Sua grandiosa fachada e a cúpula, projetada por Michelangelo, impressionam os visitantes.
No interior, abriga tesouros como a Pietà, o Baldaquino de Bernini, o túmulo do apóstolo Pedro e outros importantes monumentos artísticos. O túmulo do papa João Paulo II é um dos mais visitados, e a cúpula oferece uma das vistas mais bonitas de Roma.
A Piazza Navona é um famoso ponto de encontro em Roma, conhecida por suas três fontes, sendo a maior a Fontana dei Quattro Fiumi, criada por Bernini em 1651, com estátuas que representam os rios Nilo, Ganges, Danúbio e Rio de la Plata. Na praça também estão a igreja di Sant’Agnese in Agone e o palácio Pamphilj, sede da embaixada do Brasil.
A Fontana di Trevi é um dos pontos mais famosos da Itália e costuma estar sempre cheia de turistas. Para evitar multidões, visite cedo ou à noite, e fique atento a pequenos furtos.
A tradição de jogar moedas vem dos antigos romanos para garantir uma viagem segura, e há quem diga que jogar três moedas ajuda a encontrar um bom casamento, além de casais que bebem da fonte permanecerem juntos para sempre. Seja qual for a lenda, jogar uma moeda é quase obrigatório, de costas e com a mão direita sobre o ombro esquerdo.
Essa praça é um dos lugares mais vibrantes de Roma, está sempre cheia de gente, tanta gente que no verão a Piazza di Spagna fica quase que intransitável. Você encontrará por lá a famosa escadaria de Espanha, que leva até a igreja de Trinità dei Monti.
E nos arredores da praça você também poderá visitar várias lojas de marcas famosas e também encontrar algumas antiguidades, quadros e móveis.
Com certeza, o Coliseu é o monumento mais icônico de Roma, então, é como se fosse uma parada obrigatória durante a sua viagem! A construção da atração ocorrem no ano 72 d.C. pelo imperador Vespasiano.
Com capacidade para 55 mil pessoas, o Coliseu foi palco de combate entre gladiadores e batalhas com animais, que eram performances assistidas por até 73 mil pessoas.
A Bocca dela Verità, que em português significa a boca da Verdade, é uma escultura de mármore antiga, em formato de disco, que lembra muito a uma feição humana. Não se sabe ao certo a origem dela, mas reza a lenda que ela cumpria a função de “detector de mentiras” da Idade Média. O indivíduo teria que colocar a mão dentro da boca e, se estivesse mentindo, sua mão seria devorada.
A boca fica ao lado da entrada da igreja de Santa Maria in Cosmedin, também aberta para visitação. Para ver a boca de perto (e colocar a mão lá dentro), você não terá de pagar nada, contudo filas na porta da atração são bem comuns.
O monte Palatino é muito mais do que uma bela vista para Roma, lá é o local onde teria se passado uma das lendas romanas mais conhecidas, a dos gêmeos Rômulo e Remo. Criados por uma loba, eles teriam convivido até que Rômulo matasse Remo e fundasse Roma.
Além de ter sido o pano de fundo para essa lenda, o Palatino ainda abriga as ruínas dos palácios dos imperadores Augusto, Tibério e Domiciano.
A Piazza del Campidoglio fica em uma das sete colinas históricas de Roma. Entre 1534 e 1538, Michelangelo remodelou a praça, que originalmente estava voltada para o Fórum Romano. Da lateral esquerda e da parte posterior, é possível ter uma vista panorâmica dos fóruns imperiais e do Coliseu. Uma das principais mudanças foi a criação da Cordonata, a escadaria que substituiu a antiga rampa de terra e dá acesso à praça.
Você, com certeza, não deve deixar de visitar o Vaticano enquanto estiver em Roma. Considerada o menor estado independente do mundo, a cidade do Vaticano é a sede da Igreja Católica, sendo repleta de museus e história.
Esse gigantesco conglomerado artístico impressionada do início ao fim, são obras de arte egípcias, gregas, romanas, etruscas com galerias dedicadas à tapeçaria, mapas, cerâmica e outros tesouros.
Lá você encontrará obras de Rafael, Leonardo da Vinci, Giotto, Caravaggio, Van Gogh e Matisse. Não deixe de visitar a Capela Sistina, na qual as pinturas de Michelangelo retratam a cenas do Gênese, um espetáculo que deve ser admirado com calma.
Além da própria Roma, a região ao redor oferece várias cidades encantadoras que merecem uma visita. Tivoli, famosa por suas vilas históricas e jardins, Orvieto, com sua impressionante catedral gótica, e Castel Gandolfo, onde fica a residência de verão do Papa, são apenas alguns exemplos de lugares próximos que combinam história, cultura e paisagens incríveis, perfeitos para passeios de um dia saindo da capital.
#EuFuiDeEgali
“Está já é o terceiro intercâmbio com a Egali… Já fiz com outras agências, mas a Egali me cativou de uma maneira que SEMPRE que penso em intercâmbio é esse nome que me vem a cabeça.”
Carlos Santos
Intercambista Egali • @carlos.tango25
O que fazer em Roma
Além dos pontos históricos, Roma é uma cidade para ser sentida no ritmo do dia a dia. A experiência vai muito além das atrações: envolve caminhar sem pressa, observar a vida local, experimentar sabores autênticos e aproveitar cada detalhe da rotina italiana. É o tipo de destino que recompensa quem se permite viver como um romano, nem que seja por alguns dias.
Caminhar sem roteiro pelas ruas do centro histórico e se perder de propósito
Sentar em uma praça, pedir um café ou um vinho e observar o movimento da cidade
Fazer um piquenique nos parques e jardins espalhados pela cidade
Experimentar diferentes tipos de massas, pizzas e gelatos artesanais
Comprar em feiras locais e mercados de bairro
Explorar lojas de moda italiana e brechós escondidos
Acompanhar o pôr do sol em mirantes e pontos altos da cidade
Viver a noite romana entre bares, pubs e pequenas trattorias
E aí, curtiu nossas dicas? Agora é só desbravar Roma!
Com certeza, será uma viagem inesquecível. E se você leu este post e ficou interessado por fazer um intercâmbio em Roma, entre em contato com a gente e esclareça as informações que você tem a respeito de nossos serviços.
Conheça nosso serviço e os nossos programas de viagem e intercâmbio para o exterior!
Quais são os principais pontos turísticos de Roma?
Em Roma você não pode deixar de visitar o Coliseu, o Fórum Romano, o Panteão e a Fontana di Trevi. Cada lugar conta um pouco da rica história da cidade e oferece experiências únicas para todos os tipos de viajante.
Onde posso experimentar a culinária típica romana?
Roma é cheia de trattorias e gelaterias deliciosas. Não deixe de provar pratos como a pasta alla carbonara, cacio e pepe e a clássica pizza romana.
Vale a pena visitar cidades próximas em um bate-volta?
Sim! Cidades como Tivoli, Orvieto e Castel Gandolfo ficam a poucas horas de Roma e oferecem paisagens incríveis, história fascinante e experiências culturais únicas. São perfeitas para um passeio de um dia fora da capital.
Por Luiz Santana
Luiz tem 5 anos de experiência escrevendo blogs e criando conteúdo para internet. Já viajou para mais de 8 países diferentes e é especialista em intercâmbio. Apaixonado por escrever e viver toda a experiência de ser intercambista nas cidades mais famosas do mundo.