O Chile é um destino perfeito para quem busca explorar novos lugares e vivenciar diferentes culturas. Se você está planejando um intercâmbio e pensando o que conhecer no Chile, o país oferece uma grande variedade de atrações, desde paisagens montanhosas até praias tranquilas.
Neste post, vamos mostrar os principais pontos turísticos do Chile e dar dicas do que você não pode deixar de conhecer.
Converse com um de nossos especialistas em intercâmbio!
Tópicos
Sim! O Chile é um destino incrível para quem busca paisagens únicas, cultura rica e gastronomia de qualidade. O país oferece desertos, montanhas, vinícolas e praias, além de cidades vibrantes como Santiago e Valparaíso.
O Deserto do Atacama encanta com suas paisagens surreais, enquanto a Patagônia Chilena impressiona com geleiras e montanhas. Para os amantes de vinho, o Vale do Colchagua é um passeio obrigatório.
Além disso, o custo de viagem pode ser acessível, especialmente fora da alta temporada. Seja para explorar a natureza ou aproveitar a vida urbana, o Chile vale cada momento.
Se você é brasileiro, não precisa de passaporte para viajar ao Chile. Com o RG válido (Carteira de Identidade), é possível entrar no país para turismo ou negócios, desde que a validade do documento seja de no mínimo 6 meses.
No entanto, é sempre bom conferir as exigências mais atualizadas com a embaixada ou consulado antes de viajar, principalmente se houver mudanças nas regras de entrada. Além disso, se o objetivo for estudo ou trabalho, pode ser necessário um visto específico, dependendo da duração da estadia.
Faça seu orçamento gratuito aqui!
Você já pode ver no nosso post de lindas paisagens naturais, que o Chile está entre as belíssimas sugestões de passeio. O Atacama é o mais alto e o mais seco deserto do mundo, estando a aproximadamente 2.500 metros acima do mar.
Sua paisagem é simplesmente maravilhosa, está na lista de “o que conhecer no Chile” de muitos intercâmbistas, com vulcões nevados, lagoas azuladas, dunas imensas, formações rochosas incríveis e gêiseres surpreendentes. Vários passeios podem ser feitos na região, tendo a vila de San Pedro do Atacama como base.
O Valle de La Luna, Valle de Muerte, Salar de Atacama, Gêiseres de El Tatio e Lagunas Miñisques e Miscanti são algum dos pontos que você poderá conhecer por lá. Se você está pensando em o que conhecer no Chile, não deixe de adicionar esse ponto turístico na lista!

Um dos principais atrativos da Patagônia Chilena (e também do continente sul-americano) é o Parque Nacional Torres del Paine. Seus 242 mil hectares guardam florestas, rios, cachoeiras, desertos, lados e a Cordilheira del Paine, que deixa os visitantes do parque fascinados.
Quem curte a natureza vai adorar se aventurar pelo local, é possível fazer trekkings de 1 a 10 dias (que passam por diferentes ecossistemas do parque), passeios motorizados ou de barco ao redor do Glaciar Grey. A Torres del Paine também pode ser visitada a partir de excursões de dia, saindo de Puerto Natales, cidades a 115 km de distância.

A Carretera Austral, estrada de 1200 km que recorta parte da Patagônia e do sul do Chile, te levará para lugares incríveis. Entre esses lugares estão povoados perdidos nos mapas, montanhas de picos nevados, reservas florestais e piscinas naturais de água quente.
O trajeto completo pela estrada pode ser feito em 3 dias, mas, por conta das belas paisagens, você terá vontade de fazê-lo em mais tempo com certeza. Chaitén (maior cidade da região), o Parque Nacional de Queulat, com geleiras e cachoeiras, e o Lago General Carrera (o mais profundo da América do Sul, com 590 metros de profundidade) são alguns dos destaques que você encontrará pelo caminho.
Trilhas para brasileiros intercambistas

Uma das melhores opções de o que conhecer no Chile é visitar grandes estradas e contemplar as maravilhas gigantescas do país. Para quem curte natureza e aventuras, a Região dos Lagos, no centro-sul do Chile, possui duas das atrações mais famosas do país: os vulcões Villarrica (com 2847m de altura e ainda em atividade) e Osorno (2661m, adormecido desde 1835).
Além deles, existem outros vulcões, lagos, rios, corredeiras e montanhas. Tudo isso tendo ao fundo as paisagens nevadas da Cordilheira dos Andes. Os aventureiros de plantão poderão praticar atividades como trekking, esqui, canoagem, rafting e montanhismo.

Você já ouviu falar no arquipélago de Chiloé? Ele é composto por 40 ilhas e está situado no Pacífico Sul.
Diferentemente do restante do país, o relevo do arquipélago é, em geral, plano, sem influências da Cordilheira dos Andes. Isso garante uma atmosfera peculiar e diferenciada. Além disso, é possível ver as casas de palafitas de Castro e Chonci, igrejas e capelas de madeira, o Parque Nacional Chiloé e restaurantes com salmão e frutos do mar.
O mais legal de Chiloé é sensação de que a região parou no tempo, com sua urbanização pouco desenvolvida e a sua rica cultura mitológica.
Realize o seu sonho de estudar no exterior!

A ilha de Páscoa está localizada no meio do Pacífico Sul, entre o continente americano e a Polinésia, e é uma das ilhas mais isoladas do planeta. A 3700km da costa chilena, a ilha possui origem vulcânica e histórias cheias de lendas e mistérios.
Em 1995, a ilha de Páscoa foi declarada Patrimônio da Humanidade da UNESCO, ela abriga o Parque Nacional Rapa Nui, onde estão os lendários moais (estátuas gigante esculpidas em pedra) e seus altares de veneração, os ahus. A única cidade da ilha, Hanga Roa, possui 6 mil habitantes.
Santiago é uma cidade vibrante, cheia de história, cultura e belas paisagens. A capital chilena oferece parques encantadores, museus renomados, cafés charmosos e uma vida urbana agitada.
Entre os passeios imperdíveis, estão os mirantes com vistas incríveis da Cordilheira dos Andes, bairros boêmios repletos de arte e gastronomia, além de centros culturais que contam a história do país. Seja para explorar a cidade a pé ou relaxar em um dos muitos espaços verdes, Santiago tem opções para todos os gostos!
Para saber mais sobre o que fazer em Santiago, leia aqui!
Se você está pensando em o que conhecer no Chile, talvez já deva ter cogitado ir atrás de neve. Mas onde e quando?
O Chile é um dos melhores destinos da América do Sul para quem quer ver neve. Durante o inverno, de junho a setembro, as montanhas da Cordilheira dos Andes se cobrem de branco, criando cenários incríveis para turismo e esportes de inverno.
Os principais destinos para ver neve perto de Santiago são Valle Nevado, Farellones, La Parva e El Colorado, que oferecem atividades como esqui e snowboard. Para quem busca uma experiência mais remota, a Patagônia Chilena também surpreende com suas paisagens geladas e glaciares imponentes.
Nunca viu neve? A Egali realiza seu sonho!
Quando pensamo em o que conhecer no Chile, a culinária não pode ficar de fora. A gastronomia chilena é rica em sabores autênticos e influências do mar e da terra. Se você visitar o país, não deixe de provar alguns dos pratos típicos mais famosos:
Além disso, experimente as bebidas típicas, como o pisco sour e a chicha. A culinária chilena é cheia de surpresas deliciosas!
O Chile é um país fascinante, repleto de curiosidades e dicas que tornam a viagem ainda mais interessante. Confira algumas delas:
Para mais, leia nosso post de dicas sobre Santiago!
E aí, já sabe o que conhecer no Chile? Esperamos que sim!
Agora que você já sabe o que o Chile tem de melhor, fica claro que o país é um destino incrível para tornar seu intercâmbio ainda mais especial. Se ainda não tem seu intercâmbio programado, a Egali Intercâmbio, a maior agência de intercâmbio da América Latina, está aqui para te ajudar!
Converse agora mesmo com um de nossos consultores, sem compromisso, e comece a planejar sua experiência no Chile clicando abaixo:
Tire seu sonho do papel com a Egali!
Você também pode se interessar…