Intercâmbio em Montreal: descubra aqui os motivos para escolher essa cidade
Dicas
Canadá

Motivos para fazer seu intercâmbio em Montreal

Atualizado em 31 de março de 2021

Você já se imaginou fazendo um intercâmbio em Montreal? A cidade é considerada uma das mais seguras do mundo, com uma população super educada (canadenses <3) e com as melhores universidades do Canadá.

Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo!

O Canadá é um ótimo país para fazer um intercâmbio, sendo uma das melhores opções para estudar (e, até mesmo, trabalhar) por conta de sua alta qualidade de vida. Então, com certeza, não faltarão motivos para que seu destino de intercâmbio seja Montreal, essa cidade super encantadora!

Confira a seguir.

 

Um intercâmbio, duas línguas

Você sabia que Montreal é a segunda maior cidade de língua francesa do mundo depois de Paris? O Canadá possui duas línguas oficiais, o inglês e o francês, e Montreal representa muito bem essas duas metades da alma canadense.

A cidade, junto com Quebec City e Ottawa, faz parte do French Canada, onde tanto o inglês quanto o francês são falados com a mesma frequência. Em Montreal, existem bairros na cidade onde o inglês predomina e outros em que o francês é mais falado, porém a maioria da população fala as duas línguas.

Então, se você sente vontade de aprender inglês e francês, Montreal é a cidade ideal para seu intercâmbio!

intercâmbio em Montreal - cidade
Photo by Marc-Olivier Jodoin on Unsplash

Proximidade com várias cidades

O Canadá é um país muito grande, por isso, ficar em uma cidade bem localizada é a chance de conhecer várias cidades do destino. Que bom que esse é o caso de Montreal!

Ao fazer seu intercâmbio por lá, você poderá visitar as outras cidades do French Canada (Ottawa e Quebec City), Toronto e até Nova York (sim!). Com certeza você vai poder aproveitar não só as atrações de Montreal, como também dessas outras cidades. Será incrível!

Photo by Chelsey Faucher on Unsplash

É uma cidade muito friendly

Claro, que por ficar localizada no país mais friendly do mundo, essa característica de Montreal não é uma grande surpresa. A cidade recebe muito bem todas as pessoas que vem de fora e é uma referência de turismo para o público LGBTQIA+, por conta da segurança e de suas atrações.

Além disso, Montreal também é muito ecofriendly. O planejamento urbano da cidade foi feito para incentivar o uso de bicicletas, ou seja, menos carros e menos poluição. Tudo, né?

Photo by Jamshed Khedri on Unsplash

Cultura e história por todos os cantos

Só pelo fato de ter duas línguas predominantes, já podemos imaginar que a cidade possui uma variedade cultural incrível!  E é importante destacar também que Montreal é um grande centro industrial, comercial e universitário.

Além disso, sua população é super diversificada. Montreal abriga aproximadamente 80 grupos étnicos em seus bairros e o melhor de tudo isso é que todo mundo se entende, se respeita e se aceita. ♥

Photo by Etienne Delorieux on Unsplash

A cada esquina é possível ver um pouquinho da história da cidade. Sua arquitetura lembra as cidades da Europa e é possível voltar ao passado visitando a Velha Montreal (Vieux-Montreal). Essa parte mais antiga da cidade é um dos lugares mais visitados pelos turistas. Com suas charmosas construções coloniais, ruas de paralelepípedos e belos jardins, a Vieux Montreal ainda oferece muitas atrações como restaurantes, cafés e museus.

A cidade ainda conta com muitos grafites e murais de street art, a maioria deles localizados na Rue Sain-Laurent. A iniciativa começou em 1961, quando o governo de Quebec exigiu que os projetos de edifícios públicos destinassem 1% de seu orçamento a iniciativas de arte. E a cidade foi eleita em 2006 como uma das City of Design pela UNESCO.

Montreal ainda recebe eventos culturais o ano inteiro (mas isso nós veremos no próximo tópico 😉)

Photo by Mr TT on Unsplash

Festivais durante o ano todo

Como foi dito anteriormente, Montreal é palco de muitos eventos culturais. São mais de 40 festivais durante o ano todo!

Os festivais mais famosos são os de jazz e os de cinema, mas a cidade ainda possui mais de 100 companhias inglesas e francesas de teatro e ainda é conhecida como centro da moda (quanta coisa!). Outro festival que acontece em Montreal é o Mural, que possui 11 dias e promove a Street Art.

Photo by Steve Courmanopoulos on Unsplash

No verão, os festivais são mais frequentes. É nessa época que acontece o Festival Internacional de Jazz, um dos melhores do mundo, com 30 anos de tradição e que atrai mais de um milhão de espectadores. Também acontece o um dos maiores festivais de comédia do mundo, o Juste pour Rire (ou Just for Laughs), e o Internacional de Feux Loto-Quebec, um festival de arte pirotécnica.

Além dos festivais, Montreal ainda recebe o Grand Prix de Fórmula 1. Atrações é o que não vão faltar no seu intercâmbio, quando você estiver lá!

Muitas delícias culinárias

A gastronomia em Montreal é um estilo de vida! Por conta de sua diversidade cultural, sua culinária acabou ganhando bastante destaque.

A cidade já foi eleita uma das 10 melhores cidades do mundo para se comer fora e é considerada a cidade norte-americana com mais restaurantes, ou seja, opções de onde comer é o que não vão faltar. Além dessa variedade de tipos de comida é possível encontrar pequenos bistrôs espalhados pela cidade que oferecem boa comida a um preço bem acessível.

Photo by Nadine Primeau on Unsplash

E existem também iguarias locais para se provar. Um dos ícones da culinária típica do Canadá é mapple syrup (um tipo de xarope) que é usado como acompanhamento de vários pratos. E dois dos pratos que você não pode deixar de provar é uma especialidade de Montreal chamada Shepherd’s Pie, que é um bolo de carne com purê de batata e milho triturado assado (tipo um escondidinho) e servido com ketchup e o Poutine, que são batatas fritas com queijo e molho de carne, famoso em todo Canadá. Nada mal, né?

Já viu que fome também é uma coisa que você não vai passar em Montreal, não é mesmo?! Ah, e não estranhe caso você tenha que comer um lanche na hora do almoço e “comida de verdade” na hora da janta, lá é muito comum inverter as refeições.

Photo by Sébastien Marchand on Unsplash

Típico clima canadense

Montreal tem aquele típico clima canadense, fazendo frio de novembro à março. E as temperaturas são bem, mas beeem baixas. Daí, você deve estar se perguntando como é que faz para sair na rua, fazer compras e passear durante esses 6 meses de invernão. A solução encontrada pelos canadenses foi simplesmente brilhante: construir uma cidade subterrânea!

São 32 km de galerias que dão acesso a 80% de todos os escritórios e estabelecimentos comerciais. Imagine só, caminhar, fazer compras, lanchar e se divertir debaixo da terra, que maravilha!

Photo by Matthew Fournier on Unsplash

E não é só no inverno que a cidade é incrível. Na verdade, ela é incrível em todas as estações do ano. Na primavera e no outono, a metrópole é tomada por belíssimas cores vivas das flores e folhas. E no verão, o legal é você alugar uma bicicleta e apreciar as paisagens lindas que Montreal oferece. Não tem como não se encantar!

Photo by S. Nou on Unsplash

E ai, está convencido de que Montreal é um ótimo destino para o seu intercâmbio? Com certeza, a cidade abriga tudo de melhor que o Canadá pode te oferecer. Você vai amar ♥.

 Para mais informações sobre os nossos pacotes para Montreal, entre em contato com os nossos consultores por aqui.

  • annachies
    Por annachies Blogueira/Vlogueira que deseja conhecer o mundo todo. Acredita que o intercâmbio é uma experiência incrível e fará de tudo para te convencer disso! Quer trocar uma ideia comigo? @annacchies (em todas as redes sociais)

Precisa de Ajuda? Fale Conosco
Entre em contato com nossa equipe de especialistas para começar a planejar seu intercâmbio.

Preencha os campos abaixo com seus dados para que possamos retornar, caso caia a conexão.

Campo obrigatório
Entre com um email válido
Campo obrigatório