Como fazer para tirar o visto americano? - Egali Intercâmbio
Documentações e visto
Estados Unidos

Como fazer para tirar o visto americano?

Atualizado em 15 de janeiro de 2026

O visto americano é o documento oficial para quem quer entrar na terra do Tio Sam e viver o tão sonhado intercâmbio nos Estados Unidos, visitar o Grand Canyon, fazer day trips malucas por todos os Estados e conhecer a cultura dos Estados Unidos por completo. Entender como fazer para tirar o visto americano é um passo enorme para quem quer realizar esse sonho!

Existem diversos tabus sobre: quando realizar o processo de visto, como fazer para tirar o visto americano, quais são as etapas e a ordem que você devo segui-las ou, até mesmo, se menores de idade podem aplicar visto para os Estados Unidos. É isso que vamos responder hoje, de uma forma bem direta para que você não tenha dúvidas em relação às etapas do processo de visto americano.

Lembrando que você pode ir direto para a sua pergunta com o sistema de tópicos que deixamos abaixo.

Clique aqui para falar com um de nossos especialistas em intercâmbio!

Informações Gerais sobre como fazer para tirar o visto americano

Primeiramente, você deve entender como fazer para tirar o visto americano, isso engloba processos, entrevistas, aplicações e muito mais. Um exemplo prático são as entrevistas, onde você irá se deparar com algumas perguntas que parecem não fazer muito sentido na hora, se a viagem é somente para estudos, se você já tem algum parente ou se até mesmo viajou para outros lugares do planeta.

O visto americano vai depender de diversos fatores, não existe uma regra ou receita de bolo para que dê ou não dê certo, mas uma coisa é certa: a Egali possui a melhor equipe de especialistas em assessoria de visto para os Estados Unidos que conhece de ponta a ponta todos os processos dessa documentação tão enigmática.

Para descomplicar um pouco esse processo complexo, resolvemos fazer esse conteúdo para que você tenha acesso às perguntas mais comuns que os alunos fazem quando estão no processo do visto americano.

Mudancas recentes no visto americano: nao impactam o intercambista brasileiro

Nas ultimas semanas, circularam informacoes e atualizacoes sobre politicas de vistos nos Estados Unidos, o que naturalmente gera duvidas em quem ja tem entrevista marcada ou embarque programado. A boa noticia e que, para o intercambista brasileiro, os vistos mais comuns para estudo e turismo seguem dentro da normalidade, sem mudancas que impeçam o processo de intercambio.

Aqui, a ideia e te dar contexto do que esta sendo comentado, separar fato de boato e mostrar, de forma bem direta, onde essas atualizacoes podem ou nao ter algum efeito. Para entender rapidamente os tipos de visto e como cada um se encaixa no seu objetivo de viagem, confira abaixo o esquema.

Atualização (EUA) • Emissão de vistos e status por categoria

Visto de turista x visto de estudante x visto de imigrante (Estados Unidos)

O objetivo é reduzir confusão: as mudanças citadas são direcionadas ao visto de imigrante. Vistos não imigrantes (como turismo e estudo) seguem com tramitação normal, conforme comunicado oficial.

Tipo de visto Objetivo Status (jan/2026) O que isso significa na prática

Turista

Ex.: B1/B2

Viagens de turismo, lazer, visitas e atividades permitidas ao visitante. Permanece normal

A pausa informada é específica para vistos de imigrante.

Você pode seguir com planejamento/entrevista conforme regras padrão do visto de turismo, respeitando critérios de elegibilidade e documentação.

Estudante

Ex.: F-1, M-1, J-1

Estudos (idiomas, cursos, graduação), programas acadêmicos e, em alguns casos, intercâmbio. Permanece normal

O comunicado trata de imigrante, não de vistos de estudo.

O foco é cumprir requisitos do visto de estudante (instituição, formulários, taxas, entrevista e comprovação), sem relação com a pausa de vistos de imigrante.

Imigrante

Green Card / residência

Residência permanente (processos de imigração, reunificação familiar, categorias específicas). Pausado para nacionalidades listadas

Efetivo a partir de 21/01/2026 (conforme comunicado).

Entrevistas podem continuar sendo agendadas/realizadas, mas não há emissão de vistos de imigrante durante a pausa para nacionais dos países listados. Há menção de exceção para dupla nacionalidade com passaporte de país não listado.

Atenção: políticas e prazos podem mudar.

Quais as cidades posso tirar o visto americano

As cidades que você pode tirar o seu visto americano são as cidades que possuem um consulado americano. No Brasil, são cinco cidades que possuem um Consulado Americano:

  • Porto Alegre;
  • Recife;
  • Brasília;
  • São Paulo; e
  • Rio de Janeiro

Quantas etapas são necessárias para tirar o visto americano 2022

Para diferentes cidades, existem diferentes tipos de processos e etapas, confira abaixo com os detalhes:

São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília

Nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília são duas etapas presenciais e em endereços diferentes:

  1. CASV; e
  2. Consulado.

No CASV, será realizada a sua foto e a coleta da biometria para que, no Consulado, ocorra apenas a etapa de entrevista com o oficial – caso você não saiba o que é CASV e Consulado, iremos detalhar para você mais abaixo.

Recife ou Porto Alegre

Já nas cidades de Recife ou Porto Alegre é apenas uma etapa presencial. A sua biometria será coletada no dia do agendamento no Consulado e você entregará uma foto sua 5×5. As regras e informações dessa foto se encontram no seu Comprovante de Agendamento e você pode conferir mais detalhes clicando aqui.

É difícil tirar o visto americano?

Sim. Não podemos iludir ninguém aqui nesse post, é um processo que é considerado difícil pela quantidade de processos e prazos a serem cumpridos, além disso são apenas 5 cidades que possuem o consulado americano, dificultando ainda mais o processo.

Porém, a Egali possui um serviço especializado em aplicação e assessoria de visto. É uma equipe feita por e para intercâmbistas, que mantém contato direto com as embaixadas, sempre se atualizando dos processos novos e os planejamentos de cada país.

Photo by Jack Lucas Smith on Unsplash

Não-aluno Egali

Se você ainda não for aluno Egali e está se aventurando nesse processo, pode conferir algumas dicas clicando aqui.

Como informar que irei realizar o intercâmbio no Canadá dentro do Formulário DS-160 

Mesmo que o seu intercâmbio seja no Canadá, você realizará o processo de visto americano para o Consulado Americano. Portanto, é extremamente importante você demonstrar um real interesse em conhecer os Estados Unidos na hora da sua entrevista. Mesmo que não tenha intenção em ir aos Estados Unidos agora, o visto quando aprovado, tem validade para 10 anos. Ou seja, você poderá utilizá-lo em viagens futuras

Como fazer para tirar o visto americano
Photo by sebastiaan stam on Unsplash

 

Caso você não for aluno Egali, deverá informar, por meios próprios, o Consulado Americano o motivo e aguardar a remarcação.

Como fazer para tirar o visto americano
Imagem de Gerd Altmann por Pixabay

Você ficou com alguma dúvida?

Se você ficou com alguma dúvida sobre como fazer para tirar o visto americano, pode seguir os seguintes passos:

  • Os alunos Egali podem entrar em contato diretamente com seu consultor, pela área do aluno, onde ele conversará e alinhará todas as dúvidas sobre o processo!
  • Se você não for aluno Egali, fale sem compromisso com um de nossos consultores clicando aqui, esclareça as informações que você tem a respeito de nossos serviços e saiba tudo sobre como fazer para tirar o visto americano conosco.

Conheça nosso serviço e os nossos programas de viagem e intercâmbio para o exterior!

Tire suas dúvidas sobre o visto americano aqui!

Você também pode se interessar…

  • Luiz Santana
    Por Luiz Santana Luiz tem 5 anos de experiência escrevendo blogs e criando conteúdo para internet. Já viajou para mais de 8 países diferentes e é especialista em intercâmbio. Apaixonado por escrever e viver toda a experiência de ser intercambista nas cidades mais famosas do mundo.


Precisa de Ajuda? Fale Conosco
Entre em contato com nossa equipe de especialistas para começar a planejar seu intercâmbio.

Preencha os campos abaixo com seus dados para que possamos retornar, caso caia a conexão.

Campo obrigatório
Entre com um email válido
Campo obrigatório