Vistos em tempos de COVID-19: como fica a situação do documento?
Covid-19

Covid-19: E como fica meu visto?

Atualizado em 26 de julho de 2021

Desde o início da pandemia, em 2020, o visto tem sido uma dúvida frequente de muitos intercambistas que já estão no destino, e precisaram renovar a autorização, e também dos que já possuíam a data de embarque do seu intercâmbio. Desde então o documento tem sido um assunto complexo até mesmo para embaixadas e consulados.
A Egali Intercâmbio tem como missão promover o intercâmbio de forma responsável. Por isso, estamos em contato direto com Consulados no Brasil para obter novas informações sobre os vistos e garantir o embarque de todos os seus alunos, quando possível.
Abaixo, você pode verificar as informações que temos até o momento sobre os vistos dos nossos principais destinos de intercâmbio:

 

Austrália

Segundo comunicado oficial da Embaixada Australiana no Brasil, o governo está comprometido com o setor educacional e está trabalhando para minimizar o impacto do COVID-19 nos planos dos alunos que desejam estudar no país.

Desde às 18 horas (horário local) do dia 20/04/2020, apenas cidadãos australianos, residentes permanentes e seus familiares imediatos podem viajar para o país.

Ainda segundo o comunicado, “o governo e instituições de ensino australianas estão empenhados em garantir que nossos estudantes internacionais possam ter uma experiência de ensino enriquecedora na Austrália e que não sejam prejudicados pelas medidas adotadas contra o COVID-19. Entendemos que os estudantes possam optar por adiar o início de seus estudos na Austrália e utilizar as opções de flexibilização de estudos oferecidas pelas instituições de ensino, e ainda assim tenham perguntas quanto a vistos que já tenham sido aprovados. O governo australiano está estudando uma série de opções e medidas para garantir que estudantes não sejam prejudicados pela crise atual”.

O comunicado reitera que devido às diversas mudanças diárias, o aplicante deve seguir atento às mudanças através do site do Departamento de Assuntos Internos – https://www.homeaffairs.gov.au/news-media/current-alerts/novelcoronavirus (não disponível em português).

Além disso, no dia 04/04/20 foi anunciado que alunos com problemas financeiros decorrentes do coronavírus e que estivessem na Austrália há pelo menos 12 meses, teriam acesso ao superannuation, que seria o acesso a um tipo de “aposentadoria” australiana. Desta forma os estudantes que se encaixassem nas regras de utilização do recurso poderiam usufruir do valor acumulado enquanto trabalharam no país.

Em julho de 2020 o Governo Australiano emitiu um comunicado dando apoio aos estudantes internacionais que foram prejudicados pela pandemia do COVID-19. Entre as mudanças anunciadas pelo Prime Minister, está a segurança de que os estudantes que já haviam aplicado o visto e não puderam concluir ou iniciar seus estudos, poderão aplicar para um novo visto gratuitamente.

É possível aplicar vistos, porém o tempo de processamentos dos vistos aumentou. Além disso, apesar de ser possível, a própria Embaixada não recomenda que aplicações sejam realizadas neste momento devido as incertezas e pedem que reconsiderem a necessidade de aplicação. Você pode saber mais aqui.

 

Canadá

O Consulado canadense está aceitando aplicações de estudantes matriculados em instituições canadenses com DLI (Designated Learning Institutions) aprovadas pelo país.

No caso de visto de turista, também é possível aplicar. DLI significa “Designated Learning Institutions” que são as escolas acreditadas pelo governo pra receber estudantes durante a pandemia.

 

Estados Unidos

O Consulado dos Estados Unidos no Brasil está fechado e todas as entrevistas já agendadas nos Consulados de Brasília, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo estão canceladas.

Segundo o site oficial da Embaixada e Consulados, é possível que logo voltem a processar solicitações de vistos de estudantes para aqueles cujos programas acadêmicos começarão a partir de 1º de agosto de 2021. Para vistos de turista a agenda está aberta para Outubro.

 

Irlanda

Atualmente o Burgh Quay Registration Office está aberto, porém ele só recebe agendamentos de alunos que já estão na Irlanda e ainda não tinham conseguido tirar o seu visto e permissão de trabalho. 

É importante ressaltar que, mesmo que o escritório e a agenda do visto esteja aberta, não é possível fazer o agendamento do Brasil – isso porque as fronteiras permanecem fechadas.

Em 16/06 o Brasil foi oficialmente retirado da lista de países que precisam do pré-visto para entrada na Irlanda. Isso significa que já não é mais válida a medida temporária que exigia a solicitação de aplicação de visto prévio para brasileiros, contudo, estão mantidas as restrições do país em relação a embarques, que ainda não estão liberados. A mudança faz parte do Plano de Resiliência e Recuperação do Governo para viver com a Covid-19.

Nova Zelândia

Desde março de 2020 o governo da Nova Zelândia fechou a fronteira para quase todos os viajantes, reforçando as restrições de viagem. Com isso, até a data atual não é possível aplicar visto para o embarque ao país. 

O Governo Neozalandês estipulou quarentena rigorosa logo no início da pandemia, testagem em massa e rastreamento dos cidadãos. Atualmente, a única medida obrigatória é o uso de máscaras em alguns espaços e o fechamento de fronteiras.

O país se tornou referência no combate ao Coronavírus e a gestão da pandemia estabelecida certamente foi um dos principais fatores que possibilitou que o país mantivesse a situação controlada. A vida segue hoje praticamente normal no destino.

 

A Egali está empenhada em conseguir o máximo possível de informações e atualizações sobre todos os países. Iremos agir conforme as decisões dos governos, embaixadas e consulados, que são soberanos.

 Caso você tenha mais dúvidas em relação ao seu visto ou ao seu intercâmbio, entre em contato com a gente pela área do aluno.

  • annachies
    Por annachies Blogueira/Vlogueira que deseja conhecer o mundo todo. Acredita que o intercâmbio é uma experiência incrível e fará de tudo para te convencer disso! Quer trocar uma ideia comigo? @annacchies (em todas as redes sociais)


Precisa de Ajuda? Fale Conosco
Entre em contato com nossa equipe de especialistas para começar a planejar seu intercâmbio.

Preencha os campos abaixo com seus dados para que possamos retornar, caso caia a conexão.

Campo obrigatório
Entre com um email válido
Campo obrigatório