Viajar para o exterior pela primeira vez: 5 dicas para você aproveitar ao máximo
Tudo sobre intercâmbio

5 dicas para quem vai viajar para o exterior pela primeira vez

Atualizado em 03 de maio de 2023

Depois de meses se planejando, juntando dinheiro e arrumando os últimos preparativos: é oficial, você vai viajar para o exterior pela primeira vez!

Dá aquele friozinho na barriga só de pensar em todas as coisas que você irá viver em seu destino, né?! E para que a sua viagem seja só alegrias, preparamos uma lista com algumas dicas essenciais para quem vai viajar para o exterior pela primeira vez. Confira a seguir!

Quer receber um orçamento gratuito para fazer intercâmbio? Fale com um de nossos especialistas!

viagem para o exterior
Foto de Annie Spratt na Unsplash

1. Informe-se sobre o seu destino

Antes de viajar para o exterior pela primeira vez, pesquise sobre o lugar para onde você vai. Tente buscar relatos de pessoas que já foram para lá, pegue informações aqui no blog, faça um apanhado de conteúdos que possam complementar o que você já sabe sobre o país que vai visitar.

Quer receber um orçamento gratuito para fazer intercâmbio? Fale com um de nossos especialistas!

Outro ponto importante é estar bem atento ao fuso horário de seu destino, pois a hora do voo é sempre na hora local. Então, arrume seu relógio assim que chegar. Alguns aparelhos fazem isso automaticamente assim que conectados à uma rede de internet. 

Clicado aqui você pode ver o horário e a diferença de fuso de qualquer lugar do mundo!

viagem para o exterior
Foto de Brett Zeck na Unsplash

2. Organização da sua mala

Antes de tudo, o passaporte é o que definitivamente não pode faltar em sua bagagem de mão. Durante a viagem, carregue ele sempre com você, pois o passaporte será a sua identidade no exterior. Aconteça o que acontecer, jamais perca o documento enquanto estiver fora do Brasil. Compre uma doleira, se possível, e deixe sempre ele escondido, com você e/ou em local seguro. 

Leve o básico na bagagem de mão: dinheiro; celular; reservas de hospedagem e passeios; coisas de valor; e documentos. Você pode colocar, por precaução, uma pequena muda de roupa na sua mochila, porque sempre há o risco (nem que seja bem pequeno) da sua mala ser extraviada.

Caso isso aconteça, não se desespere! Fale com a companhia aérea, eles vão solucionar o seu problema. 🙂

Clique aqui para falar com um especialista em intercâmbio

3. Não se perca

Mesmo que o objetivo de sua viagem seja aprender outra língua, é sempre bom saber algumas palavras ou expressões básicas no idioma do lugar que você vai visitar. “Bom dia”, “Obrigado”, “Desculpas”, “Licença”, “Onde fica o banheiro?” são algumas das expressões que poderão te ajudar na sua chegada.

Não se esqueça de guardar um ponto de referência perto do lugar em que você ficará e de sua escola (caso você vá estudar). De início é muito comum sair e não conseguir voltar para esses locais, por isso esses pontos são importantes para que você possa perguntar para alguém, procurar no GPS ou até mesmo se encontrar sozinho.

viagem para o exterior
Foto de Caleb George na Unsplash

Clique aqui para falar com um especialista em intercâmbio

4. Dinheiro

Primeiramente, tente trocar suas notas de grande valor em lugares “seguros” como comércios grandes e hotéis. Essa é uma medida de precaução, porque as chances de receber notas falsas de troco são maiores com ambulantes, taxistas ou pessoas que não possuem local fixo de trabalho.

E, como você não está habituado a moeda local, não saberá que a nota é falsa. É claro que isso não quer dizer que vá acontecer, mas achamos importante alertar você para isso, especialmente se você vai viajar para o exterior pela primeira vez.

Quer receber um orçamento gratuito para fazer intercâmbio? Fale com um de nossos especialistas!

Outra dica em relação ao dinheiro é: não converta os preços da moeda local para o real sempre. Fazer isso é bom em alguns casos para ter referência na comparação dos preços, caso você queira comprar um produto específico. Porém, em outros momentos a conversão das moedas mais confunde do que ajuda. 

Por isso, o ideal é que você pesquise sobre o custo de vida e dos passeios no seu destino. Depois disso esqueça o quanto custaria em reais e foque na moeda local.

viagem para o exterior
Foto de Christine Roy na Unsplash

5. Problemas graves? Peça ajuda!

Perdeu o passaporte, foi roubado, teve algum problema grave? Não entre em pânico! Dependendo do lugar em você estiver, você pode entrar em contato com uma de nossas Bases Egali.

E caso a cidade em que você estiver não tiver uma Base Egali, entre em contato com o consulado brasileiro no país em que você estará. A representação diplomática, com certeza, vai te dar uma solução! 🙂

Clique aqui para conhecer mais sobre a Egali e os nossos pacotes

6. Bônus

Divirta-se.

Não é todo dia que você pode viajar para fora do país, e quando se vai para  o exterior, geralmente, é rara a chance de voltar lá em pouco tempo. Por isso, não deixe de aproveitar o máximo que puder!

Faça com que sua viagem seja muito especial e inesquecível! Essa experiência só vai acrescentar coisas em sua vida. 🙂

viagem para o exterior pela primeira vez
Foto de Helena Lopes na Unsplash

Pronto para viajar para o exterior pela primeira vez?

Depois dessas dicas de quem conhece muito sobre intercâmbio ficou com vontade de viajar para o exterior pela primeira vez? Você ainda não marcou a seu intercâmbio? Então, entre em contato com os nossos consultores e faça sua primeira viagem para o exterior! 

Clique aqui para falar com um especialista em intercâmbio

  • Luiz Santana
    Por Luiz Santana Luiz possui 4 anos de experiência escrevendo blogs e criando conteúdo para a internet. Já viajou para mais de 4 países diferentes e é especialista em intercâmbio. Apaixonado pela escrita e por passar toda a experiência de ser um intercambista nas mais famosas cidades do mundo.


Precisa de Ajuda? Fale Conosco
Entre em contato com nossa equipe de especialistas para começar a planejar seu intercâmbio.

Preencha os campos abaixo com seus dados para que possamos retornar, caso caia a conexão.

Campo obrigatório
Entre com um email válido
Campo obrigatório