Como tirar o visto americano | o Guia completo - Egali Intercâmbio
Dicas
Estados Unidos

Descubra tudo o que você precisa saber sobre como tirar o visto americano!

Atualizado em 23 de dezembro de 2023

Se você quer aterrissar nos Estados Unidos, você precisará saber como tirar o visto americano. Afinal, na Terra do Tio Sam, só entra quem tiver esse documento mágico aprovado! 

Sabemos que existem muitos boatos sobre esse assunto, uns dizem que é muito difícil, outros dizem que é muito fácil. Na verdade, isso vai depender de vários fatores. O agente consular vai levar em conta os seus vínculos com o Brasil, se você preenche os requisitos necessários e suas respostas na hora da entrevista.

Clique aqui para falar com um de nossos especialistas em intercâmbio!

Descubra como tirar o visto americano!

Primeiro de tudo, para saber como tirar o visto americano, é preciso saber qual o objetivo da sua viagem. Se é para negócios, para turismo, para estudo, etc. Depois disso, você vai conseguir verificar qual tipo de visto precisa e o que fazer a aplicação do documento.

Para descomplicar um pouco esse assunto, resolvemos fazer esse post para tirar as principais dúvidas sobre como tirar o visto americano. Vamos falar sobre os tipos de vistos americanos, quais são aplicados pela Egali, como tirar o visto americano, o preço, como agendar, como fazer em diferentes cidades, quais documentos levar e qual é a sua validade. Confira a seguir!

Tipos de vistos americanos

Separamos os tipos de visto americano mais requisitados pelos intercambistas, assim você pode entender melhor cada categoria e para o que serve, assim ajudando você a entender como tirar o visto americano da melhor forma, vamos conferir:

B-1: Visitantes a negócio

Esse visto é para pessoas que vão aos Estados Unidos para fazer negócios para empregadores não americanos. Não é válido para trabalho. O visto B1 só é emitido caso haja a garantia de que nenhum trabalhador americano correrá o risco de perder o emprego com a visita e que esta não será remunerada por nenhuma fonte americana.

B-2: Visitante a passeio (turistas)

Com esse visto não é permitido trabalhar, nem estudar (com exceção de cursos de baixa carga horária). O tempo de duração do visto é de 10 anos, mas o tempo de permanência que o visitante pode receber na imigração é normalmente de 6 meses (vai depender do oficial de imigração no momento da entrada nos Estados Unidos – Por isso, podem pedir a comprovação de que a viagem durará o tempo informado).

C-1: Trânsito

Em geral, passageiros em trânsito (aqueles que estão apenas de passagem) pelos Estados Unidos necessitam de um visto C-1 válido.

F-1/F-2: Estudante

Esse visto é para estudantes admitidos em alguma instituição escolar aprovada pelo Serviço de Imigração. As instituições (Colégios ou Universidades) devem ter permissão para processar o formulário I-20.

O estudante precisará comprovar que possui vínculos com seu país de origem. Isso é necessário para mostrar que ele tem para onde voltar ao final do curso.

Além disso, outra comprovação que o estudante precisará é a de condição financeira, que precisa ser suficiente para manter o estudante no país sem que ele tenha que ter um emprego.

J-1/J-2: Programa de Intercâmbio

Apesar do visto ser destinado a “programas de intercâmbio”, ele não se aplica para intercambistas que vão fazer um curso de curta duração nos Estados Unidos (para esses estudantes, o tipo correto de visto seria o B-2, citado anteriormente).

Os solicitantes do J-1/J-2 podem incluir estudantes de pós-graduação, estrangeiros graduados em medicina buscando pós-graduação ou especialização, acadêmicos estrangeiros patrocinados por universidades como docentes temporários, e alguns profissionais estagiários.

M-1/M-2: Estudante Vocacional

Esse visto é destinado a estudantes que pretendam frequentar uma universidade ou outra instituição acadêmica nos Estados Unidos.

como fazer o visto americano
Foto de Nik Shuliahin 💛💙 na Unsplash

Ficou com alguma dúvida sobre os tipos de visto americano? Converse agora mesmo com um de nossos especialistas em intercâmbio e tire todas suas dúvidas – essa conversa não tem custo ou compromisso, basta clicar no botão abaixo!

Clique aqui para tirar suas dúvidas com um especialista em intercâmbio

Quais os vistos americanos aplicados pela Egali?

Os nossos especialistas fazem a aplicação dos vistos americanos dos tipos:

  • B1,
  • B2, e
  • F1.

A Egali possui uma equipe de visto especializada em como tirar o visto americano, que faz toda a aplicação do documento sem despachante. Então, se você não quer se incomodar com toda a burocracia do processo, esse serviço é ideal para você.

Saiba mais sobre o nossa assessoria de visto entrando em contato com uma de nossas unidades clicando no botão abaixo.

Clique aqui para falar com um especialista em intercâmbio

Passo a passo de como tirar o visto americano

Então, depois de entender os tipos de visto americano mais comuns entre os intercâmbista, conhecer o serviço de aplicação de visto sem despachante da Egali, agora vamos entender como tirar o visto americano.

Clique aqui para falar com um especialista em intercâmbio

Para que a explicação de como tirar o visto americano fique ainda mais simples, decidimos fazer um passo a passo do processo. Abaixo, você vai poder conferir cada etapa para a aplicação do documento:

1) Preencher o formulário de visto DS-160

O primeiro passo para saber como tirar o visto americano é preencher o formulário de visto DS-160. Essa parte pode ser complicada, pois qualquer errinho nos dados informados pode prejudicar o processo de aplicação do visto, podendo até ocasionar a negativa do visto.

Fique atento a esse procedimento e salve cada uma das etapas (não se esqueça de salvar o número do formulário, pois sem ele não tem como acessar o documento novamente), assim, você vai evitar que a página expire e que você tenha que preencher todo o formulário desde o início.

Esse é um dos processos mais cautelosos que você deve fazer para aplicar o visto americano, por isso, a Egali oferece a assessoria de vistos que é feita por ex-intercambistas especialistas nessa documentação.

2) Pagamento

O pagamento da taxa de visto é feito em outro sistema, não é o mesmo local em que se preenche o DS160. A você precisará criar um cadastro nesse site e fazer o pagamento da taxa do visto (em boleto ou cartão).

3) Agendar e ir até o Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto e depois ao Consulado

O passo a seguir é agendar a sua visita no Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto (CASV). No dia agendado, você deverá ir ao CASV da sua cidade (ou o mais próximo de você) com os documentos necessários.

Na maioria dos casos, será necessário fazer uma visita ao CASV e ao Consulado Americano. Geralmente a entrevista para o visto ocorre no Consulado e o processo é feito em dois dias, mas isso vai depender da cidade em que você está fazendo o seu visto (saiba mais sobre no tópico “Como fazer o visto em diferentes cidades”).

Pessoas menores de 14 anos e com 80 anos ou mais são dispensados da entrevista, mas podem ser chamados caso a Embaixada ou Consulado achem necessário.

A entrevista é a parte mais temida pelos solicitantes do visto americano. Além de tudo, tente manter a calma e sempre ser honesto, de forma que os dados do seu formulário sejam confirmados.

4) Entrega

Após a aprovação do seu visto, você receberá o documento em até dez dias após a entrevista. Você pode acompanhar o status da sua solicitação neste link.

É possível pedir para receber o visto em casa ou retirá-lo no CASV. Porém retirar no CASV é mais rápido.

Depois de entender os processos básicos de como tirar o visto americano, você pode conferir todos os detalhes em nosso conteúdo exclusivo com alguns outros detalhes sobre esses tão importante para o seu intercâmbio nos Estados Unidos, basta clicar no link abaixo:

Como tirar o visto americano com detalhes?

Quanto custa para tirar o visto para os Estados Unidos?

O valor da taxa para o visto americano é de US$ 160. Esse é o preço para os vistos de categoria B1/B2, C1/D, F, M e J, que não exigem petição.

O pagamento pode ser feito por cartão de crédito no site do agendamento, por boleto bancário ou em dinheiro em qualquer agência do Citibank. Para algumas cidades do Brasil o consulado cobra uma taxa para a entrega do passaporte, que, nesses casos, não está incluso no valor.

Clique aqui para falar com um especialista em intercâmbio

Como agendar a entrevista para tirar o visto americano?

Após aguardar a confirmação do pagamento do seu visto, você deve agendar sua entrevista. O tempo de espera para a entrevista é de acordo com o lugar escolhido.

Você também irá a agendar a data para a coleta de dados no CASV. Faça o agendamento através dos links:

ais.usvisa-info.com/pt-br/niv

br.usembassy.gov/pt/vistos/

Caso você faça seu visto com a Egali, a nossa equipe de suporte vai fazer o agendamento para você.

como tirar o visto americano
Foto de Joey Csunyo na Unsplash

Como fazer o visto em diferentes cidades?

Em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Recife, o processo do visto ocorre em dois dias. Como falamos acima, no primeiro dia é preciso ir até o CASV para fazer a coleta das impressões digitais e tirar a foto oficial. Esse procedimento geralmente é bem rápido, leva em torno de 15 a 20 minutos.

No segundo dia ocorre a entrevista com o oficial de imigração, no Consulado Americano. O oficial fará algumas perguntas para entender o propósito da sua viagem.

Clique aqui para falar com um especialista em intercâmbio

como tirar o visto americano
Foto de Joseph Chan na Unsplash

Porto Alegre é a única cidade em que o processo da aplicação de visto americano acontece todo no mesmo dia no Consulado Americano (Sem a parte do CASV). Se você é morador da cidade, aproveite!

É possível alterar o local informado para realização da entrevista do visto americano? 

Sim! É possível alterar o local da entrevista do visto americano. Como as vagas para entrevista de solicitação do documento para viajar para os Estados Unidos estão muito disputadas, é comum que as pessoas busquem pela cidade com disponibilidade mais cedo.

Como alterar a cidade da entrevista para o visto americano?

Para alterar o local da entrevista é necessário preencher um novo formulário do DS-160. Você não vai conseguir alterar o número do DS-160 que está preenchido no agendamento, mas isso não é um problema. Basta levar o formulário novo (com a cidade correta informada) e o comprovante do agendamento (mesmo que tenha o número de DS-160 desatualizado). 

É necessário preencher um novo DS-160 caso tenha alterado o local de agendamento?

Sim. É necessário preencher um novo documento para manter as informações atualizadas. Em caso de dados incorretos, podem ocorrer problemas para aplicar o visto, portanto preencha novamente com atenção. Em alguns casos, o visto pode até ser negado.

Em caso de mudança da cidade do agendamento, é necessário pagar a taxa novamente?

A taxa de visto para os Estados Unidos é paga no momento do agendamento da entrevista. Se você já pagou a taxa de visto e precisou mudar a cidade do agendamento do DS-160, não é necessário pagar a taxa novamente. Essa regra só é válida caso o documento tenha menos de um ano. Se o DS-160 foi emitido há mais de um ano, é necessário pagar novamente.

Clique aqui para falar com um especialista em intercâmbio

Quais documentos levar no dia da entrevista para o visto americano?

Documentos obrigatórios para a coleta de dados no CASV:

  • Passaporte;
  • Agendamento (o agendamento é o comprovante de pagamento);
  • Formulário DS-160 finalizado;

Documentos que você deve levar para a entrevista do visto americano

  • Passaporte atual + anteriores caso tenha;
  • Agendamento;
  • Formulário DS-160 finalizado;
  • Duas fotos coloridas (5×7) com fundo branco;
  • Carta de matricula da escola;
  • Comprovante de acomodação;
  • Carta de custeio (caso utilize patrocinador);
  • Declaração de IR atual e com recibo de entrega;
  • 3 últimos extratos bancários (saldo mínimo de USD 1500 por mês de permanência nos EUA;
  • 3 últimos recebimentos mensais (holerites, contracheque, pró-labore ou decore);
  • Comprovação de estudos: matrícula, histórico escolar, diploma (caso tenha);
  • Comprovação de emprego: carteira de trabalho, carta do empregador, contrato social ou carteira de identidade profissional;

Clique aqui para falar com um especialista em intercâmbio

Qual é a validade do visto?

O visto de turista pode ter a validade de até 10 anos.

como tirar o visto americano

 No entanto, o visto, por si só, não é garantia de entrada nos Estados Unidos, mas sim a permissão para você ir até uma fronteira e solicitar a entrada no país. Na imigração, você irá receber o período de permanência nos Estados Unidos que geralmente é de 6 meses

O prazo de retorno vai ser definido pelo período de permanência e não pela validade do visto, pois ela serve apenas para entrada nos EUA. Caso o seu tipo de visto permita, você poderá solicitar a renovação e então estender a sua estadia nos Estados Unidos.

Clique aqui para falar com um especialista em intercâmbio

Agora que você já sabe tudo sobre como tirar o visto americano e que a Egali pode ajudar nesse processo, o sonho de conhecer os Estados Unidos está bem mais próximo, né? Então, na hora de falar sobre como tirar visto americano com a gente, já dê aquela olhadinha nos nossos pacotes de intercâmbio para a Terra do Tio Sam, nós temos várias opções de cidades! Confira o vídeo:

0

Conheça todos os diferenciais da Egali e porque escolher a maior e melhor agência da América Latina para agenciar o seu intercâmbio. Para entrar em contato com os nossos consultores, clique no botão abaixo!

Clique aqui para falar com um especialista em intercâmbio!

Você ficou com alguma dúvida sobre como tirar o visto americano?

Fale sem compromisso com um de nossos consultores clicando aqui e esclareça as informações que você tem a respeito de nossos serviços. Conheça nosso serviço e os nossos programas de viagem e intercâmbio para o exterior!

Você também pode se interessar..

  • Aline Gomes
    Por Aline Gomes Soy una brasileña apasionada por todo los temas de viajes, los idiomas, la gente, la música y el baile. Creo que las personas son conectadas por sus historias. Si quieren saber más de mí, pueden encontrarme aquí -> @aliensemog


Precisa de Ajuda? Fale Conosco
Entre em contato com nossa equipe de especialistas para começar a planejar seu intercâmbio.

Preencha os campos abaixo com seus dados para que possamos retornar, caso caia a conexão.

Campo obrigatório
Entre com um email válido
Campo obrigatório