Como tirar o visto americano | o Guia completo - Egali Intercâmbio
Dicas
Estados Unidos

Descubra tudo o que você precisa saber sobre como tirar o visto americano neste post

Atualizado em 18 de fevereiro de 2019

Se você quer aterrissar nos Estados Unidos, você precisará saber como tirar o visto americano. Afinal, na Terra do Tio Sam, só entra quem tiver esse documento mágico aprovado! 😊

Sabemos que existem muitos boatos sobre esse assunto, uns dizem que é muito difícil, outros dizem que é muito fácil. Na verdade, isso vai depender de vários fatores. O agente consular vai levar em conta os seus vínculos com o brasil, se você preenche os requisitos necessários e suas respostas na hora da entrevista.

Quanto mais vínculos você tiver, maiores são as chances de conseguir tirar o seu tão sonhado visto para os Estados Unidos.

Primeiro de tudo, para tirar o visto americano, é preciso saber qual o objetivo da sua viagem. Se é para negócios, para turismo, para estudo, etc. Depois disso, você vai conseguir verificar qual tipo de visto precisa e o que fazer a aplicação do documento.

Para descomplicar um pouco esse assunto, resolvemos fazer esse post para tirar as principais dúvidas sobre como tirar o visto americano. Vamos falar sobre os tipos de vistos americanos, quais são aplicados pela Egali, como tirar o visto, o preço, como agendar, como fazer em diferentes cidades, quais documentos levar e qual é a sua validade. Confira a seguir!

 

Tipos de vistos americanos

 

B-1: Visitantes a negócio

Esse visto é para pessoas que vão aos Estados Unidos para fazer negócios para empregadores não americanos. Não é válido para trabalho. O visto B1 só é emitido caso haja a garantia de que nenhum trabalhador americano correrá o risco de perder o emprego com a visita e que esta não será remunerada por nenhuma fonte americana.

 

B-2: Visitante a passeio (turistas)

Com esse visto não é permitido trabalhar, nem estudar (com exceção de cursos de baixa carga horária). O tempo de duração do visto é de 10 anos, mas o tempo de permanência que o visitante pode receber na imigração é normalmente de 6 meses (vai depender do oficial de imigração no momento da entrada nos Estados Unidos – Por isso, podem pedir a comprovação de que a viagem durará o tempo informado).

 

C-1: Trânsito

Em geral, passageiros em trânsito (aqueles que estão apenas de passagem) pelos Estados Unidos necessitam de um visto C-1 válido.

 

F-1/F-2: Estudante

Esse visto é para estudantes admitidos em alguma instituição escolar aprovada pelo Serviço de Imigração. As instituições (Colégios ou Universidades) devem ter permissão para processar o formulário I-20.

O estudante precisará comprovar que possui vínculos com seu país de origem. Isso é necessário para mostrar que ele tem para onde voltar ao final do curso.

Além disso, outra comprovação que o estudante precisará é a de condição financeira, que precisa ser suficiente para manter o estudante no país sem que ele tenha que ter um emprego.

 

J-1/J-2: Programa de Intercâmbio

Apesar do visto ser destinado a “programas de intercâmbio”, ele não se aplica para intercambistas que vão fazer um curso de curta duração nos Estados Unidos (para esses estudantes, o tipo correto de visto seria o B-2, citado anteriormente).

Os solicitantes do J-1/J-2 podem incluir estudantes de pós-graduação, estrangeiros graduados em medicina buscando pós-graduação ou especialização, acadêmicos estrangeiros patrocinados por universidades como docentes temporários, e alguns profissionais estagiários.

 

M-1/M-2: Estudante Vocacional

Esse visto é destinado a estudantes que pretendam frequentar uma universidade ou outra instituição acadêmica nos Estados Unidos.

 

Quais os vistos americanos aplicados pela Egali?

 

A Egali possui uma equipe de visto especializada em como tirar o visto americano, que faz toda a aplicação do documento sem despachante. Então, se você não quer se incomodar com toda a burocracia do processo, esse serviço é ideal para você.

Os nossos especialistas fazem a aplicação dos vistos americanos dos tipos B1, B2 e F1. Saiba mais sobre o nosso auxílio visto entrando em contato com uma de nossas unidades por aqui.

 

Passo a passo de como tirar o visto americano

 

como tirar o visto americano - 07

Para que a explicação de como tirar o visto americano fique ainda mais simples, decidimos fazer um passo a passo do processo. Abaixo, você vai poder conferir cada etapa para a aplicação do documento:

 

1. Preencher o formulário de visto DS-160

O primeiro passo para tirar o visto americano é preencher o formulário de visto DS-160. Essa parte pode ser complicada, pois qualquer errinho nos dados informados pode prejudicar o processo de aplicação do visto, podendo até ocasionar a negativa do visto.

Fique atento a esse procedimento e salve cada uma das etapas (não se esqueça de salvar o número do formulário, pois sem ele não tem como acessar o documento novamente), assim, você vai evitar que a página expire e que você tenha que preencher todo o formulário desde o início. Caso você tenha dificuldades, a equipe de vistos da Egali pode ajudar, desde que contrate a assessoria conosco.

 

2. Pagamento

O pagamento da taxa de visto é feito em outro sistema, não é o mesmo local em que se preenche o DS160. A você precisará criar um cadastro nesse site e fazer o pagamento da taxa do visto (em boleto ou cartão).

 

3. Agendar e ir até o Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto e depois ao Consulado

O passo a seguir é agendar a sua visita no Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto (CASV). No dia agendado, você deverá ir ao CASV da sua cidade (ou o mais próximo de você) com os documentos necessários.

Na maioria dos casos, será necessário fazer uma visita ao CASV e ao Consulado Americano. Geralmente a entrevista para o visto ocorre no Consulado e o processo é feito em dois dias, mas isso vai depender da cidade em que você está fazendo o seu visto (saiba mais sobre no tópico “Como fazer o visto em diferentes cidades”).

Pessoas menores de 14 anos e com 80 anos ou mais são dispensados da entrevista, mas podem ser chamados caso a Embaixada ou Consulado achem necessário.

A entrevista é a parte mais temida pelos solicitantes do visto americano. Por isso, tente manter a calma e sempre ser honesto, de forma que os dados do seu formulário sejam confirmados.

 

4. Entrega

Após a aprovação do seu visto, você receberá o documento em até dez dias após a entrevista. Você pode acompanhar o status da sua solicitação neste link.

É possível pedir para receber o visto em casa ou retirá-lo no CASV. Porém retirar no CASV é mais rápido.

 

Quanto custa PARA TIRAR O VISTO PARA OS ESTADOS UNIDOS

 

Os vistos B1/B2, C1/D, F, M e J não exigem petição, por isso, a taxa de solicitação é de US$ 160.

O pagamento pode ser feito por cartão de crédito no site do agendamento, por boleto bancário ou em dinheiro em qualquer agência do Citibank. Para algumas cidades do Brasil o consulado cobra uma taxa para a entrega do passaporte, que, nesses casos, não está incluso no valor. 

 

Como agendar A ENTREVISTA PARA TIRAR O VISTO AMERICANO

 

Após aguardar a confirmação do pagamento do seu visto, você deve agendar sua entrevista. O tempo de espera para a entrevista é de acordo com o lugar escolhido.

Você também irá a agendar a data para a coleta de dados no CASV. Faça o agendamento através dos links:

ais.usvisa-info.com/pt-br/niv

br.usembassy.gov/pt/vistos/

Caso você faça seu visto com a Egali, a nossa equipe de suporte vai fazer o agendamento para você.

 

como tirar o visto americano - 08

como fazer o visto em diferentes cidades

 

Em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Recife, o processo do visto ocorre em dois dias. Como falamos acima, no primeiro dia é preciso ir até o CASV para fazer a coleta das impressões digitais e tirar a foto oficial. Esse procedimento geralmente é bem rápido, leva em torno de 15 a 20 minutos.

No segundo dia ocorre a entrevista com o oficial de imigração, no Consulado Americano. O oficial fará algumas perguntas para entender o propósito da sua viagem.

 

como tirar o visto americano - 09

Porto Alegre é a única cidade em que o processo da aplicação de visto americano acontece todo no mesmo dia no Consulado Americano (Sem a parte do CASV). Se você é morador da cidade, aproveite!

 

Quais documentos levar NO DIA DA ENTREVISTA PARA O VISTO AMERICANO

 

Para a coleta de dados no CASV, você deve levar:

  • Passaporte
  • Agendamento (o agendamento é o comprovante de pagamento)
  • Formulário DS-160 finalizado

Já para a entrevista, você precisará levar:

  • Passaporte atual + anteriores caso tenha
  • Agendamento
  • Formulário DS-160 finalizado
  • Duas fotos coloridas
  • Carta de matricula
  • Comprovante de acomodação
  • Carta de custeio (caso utilize patrocinador)
  • Declaração de IR atual e com recibo de entrega
  • 3 últimos extratos bancários (saldo mínimo de USD 1500 por mês de permanência nos EUA)
  • 3 últimos recebimentos mensais (holerites, contracheque, pró-labore ou decore)
  • Comprovação de estudos: matrícula, histórico escolar, diploma (caso tenha)
  • Comprovação de emprego: carteira de trabalho, carta do empregador, contrato social ou carteira de identidade profissional.

 

Qual é a VALIDADE do visto?

 

como tirar o visto americano - 10

O visto de turista pode ter a validade de até 10 anos. No entanto, o visto, por si só, não é garantia de entrada nos Estados Unidos, mas sim a permissão para você ir até uma fronteira e solicitar a entrada no país. Na imigração, você irá receber o período de permanência nos Estados Unidos que geralmente é de 6 meses

O prazo de retorno vai ser definido pelo período de permanência e não pela validade do visto, pois ela serve apenas para entrada nos EUA.

Caso o seu tipo de visto permita, você poderá solicitar a renovação e então estender a sua estadia nos Estados Unidos.

 

Agora que você já sabe tudo sobre como tirar o visto americano e que a Egali pode ajudar nesse processo, o sonho de conhecer os Estados Unidos está bem mais próximo, né? Então, na hora de falar sobre o seu visto com a gente, já dê aquela olhadinha nos nossos pacotes de intercâmbio para a Terra do Tio Sam, nós temos várias opções de cidades!

Aproveite e conheça os diferenciais Egali no vídeo abaixo:

Para entrar em contato com os nossos consultores, clique aqui ou agente a sua visita a um de nossos escritórios por aqui.

  • Por

Olá! Posso Ajudar?
Atendimento via WhatsApp
Atendimento via WhatsApp