Tudo o que você precisa saber sobre intercâmbio - Egali Intercâmbio
Dicas

Tudo o que você precisa saber sobre intercâmbio

Atualizado em 18 de maio de 2020

Entender o que é e como planejar um intercâmbio não é uma tarefa fácil. São inúmeras variáveis e formatos de programa que estão disponíveis para que você possa estudar e viver por um período de tempo em outro país. A Egali possui anos de experiência no assunto e poderá auxiliar a encontrar a opção mais adequada ao seu perfil.

Entenda abaixo tudo o que você precisa saber sobre intercâmbio e porque todos que voltam de outro país contam a mesma história: o intercâmbio transforma!

 

O que é um intercâmbio

Muitas pessoas pensam que para fazer um intercâmbio é quando você recebe algum estrangeiro na sua casa do Brasil, e vai para a casa dele no exterior, porém esse é um conceito antigo. Hoje em dia você faz um intercâmbio para o destino que quiser, sem precisar trocar de casa com ninguém.

Mais do que uma viagem para outro país, o intercâmbio é sinônimo de troca de cultura, imersão completa e, claro, contempla o estudo de algum idioma ou curso específico no exterior. Com o objetivo de mudar vidas, desenvolver novas perspectivas e vivenciar a fundo novas culturas, todos os programas de intercâmbio permitem que o aluno passe uma temporada (que pode ser curta, a partir de duas semanas, ou de longa duração, durando meses) no exterior.

Em resumo, o intercâmbio funciona assim:  o futuro intercambista escolhe um destino, quanto tempo irá durar o intercâmbio, o tipo de acomodação em que ele quer ficar e faz um orçamento com uma agência de intercâmbio, que ajudará em todo o processo.  Algumas pessoas pensam que o intercâmbio é de graça, mas não é. Ele é um investimento, que tem se tornado cada vez mais acessível financeiramente e, com os seus diferentes formatos, torna-se fundamental para quem deseja traçar uma jornada de conhecimento e de evolução profissional.

 

Como o intercâmbio funciona

Um programa de estudos no exterior exige planejamento e conhecimento a respeito dos processos requisitados. O primeiro passo é ter o sonho de realizar essa experiência no exterior e ter um planejamento financeiro. Com o restante, a Egali poderá ajudar! O intercâmbio funciona da seguinte forma:

Passo 1: Pesquisa – tudo se inicia com uma pesquisa sobre como esses programas acontecem, o orçamento que será necessário para realizar esse sonho, qual será o destino escolhido, o tipo de programa, qual será a duração, etc. Entendendo quais são as informações básicas de um intercâmbio e refinando suas pesquisas, você terá mais claro quais as opções que funcionam melhor para você. O mais legal é que esse passo pode ser feito em conjunto com a agência, que poderá lhe dar todas essas informações e tirar todas essas dúvidas, o que já entra no passo 2 do intercâmbio:

Passo 2: Conversar com uma agência de confiança –  Com um especialista de uma agência você poderá estabelecer os objetivos e tirar suas dúvidas, definindo com mais clareza qual perfil de programa tem mais a ver com você.  Uma boa dica é visitar uma de nossas unidades para poder conversar pessoalmente, adquirir confiança e ter mais certeza sobre como será esse momento da sua vida. Todos os nossos consultores sabem muito do assunto e poderão te ajudar com qualquer dúvida!

Passo 3: Fazer a matrícula no intercâmbio e organizar os documentos e processos necessários para o embarque – Após definir o programa perfeito para você e fechar a matrícula com a agência os seus consultores darão início aos processos necessários ao embarque, como organização dos documentos da escola, contatos com fornecedores, reservas de acomodação envio dos seus documentos para aplicação e visto, se necessário, e qualquer outra demanda de um intercâmbio é feita pelo nosso time de especialistas. A sua única preocupação será planejar como serão os seus dias no destino e ir se preparando para essa experiência incrível.

Passo 4: Aproveitar tudo o que o intercâmbio proporciona! –  Comprando com a Egali você terá , antes do seu embarque, todas as orientações necessárias para alguém que nunca viajou ao exterior ou que já viajou, mas gostaria de ter mais segurança ao chegar na cidade escolhida. Assim, ao desembarcar no destino, você já terá todas as suas dúvidas esclarecidas e a partir disso é só aproveitar essa experiência única! 

 

Escolhendo o destino

A missão de escolher o destino certo começa com uma pesquisa geral a respeito das opções oferecidas e de perguntas como: prefiro um destino com clima frio ou gosto de calor e praias? Quanto poderei gastar? Quais são os meus objetivos e quanto tempo terei para realizar o meu intercâmbio? Todas essas perguntas ajudarão a filtrar as opções oferecidas e, assim, você poderá conversar com um de nossos consultores com os objetivos já organizados de forma mais concreta. Se não souber por onde começar, leia aqui o nosso post do blog que ajuda na escolha do destino para você realizar o seu intercâmbio.

É bem importante que você saiba qual é o seu orçamento para o intercâmbio, pois ele vai ajudar a definir o destino que cabe melhor no seu bolso (já que os valores de passagens aéreas e custo de vida, por exemplo, são diferentes dependendo do país e cidade escolhido). Sabendo seu orçamento e qual o objetivo do seu intercâmbio você também poderá definir o tempo que irá permanecer no país.

Nesse outro link, clicando aqui, você pode navegar em todos os destinos disponíveis e ver informações bem bacanas sobre eles. Com certeza vai te ajudar nessa definição!

 

Escolhendo o programa

O tipo de programa que você irá realizar durante o seu período no exterior é muito importante e deve ser analisado com tranquilidade dentre as tantas opções disponíveis. O principal é escolher um que se adapte melhor às suas pretensões e ao seu estilo de vida. As opções podem ser mais curtas, como um programa de 2 semanas de inglês em Londres, opções de cursos mais longos, como um curso de 12 semanas de estudos em Vancouver ou um programa de Estudo e Trabalho na Austrália, por 6 meses, por exemplo.

Para ajudar nessa decisão, nós selecionamos os principais tipos de programas para que você consiga encontrar o que mais se encaixa no seu perfil e que você acredita que trará mais retornos dentro das suas expectativas. Confira abaixo:

 

Cursos de Idiomas

Esse é o programa mais comum e oferecido em todos os destinos. Ele é indicado tanto para quem não tem conhecimento da língua como para pessoas que querem evoluir nesse aspecto.  É só escolher a língua desejada, como inglês, espanhol, francês, italiano ou alemão e embarcar nessa! É um programa bem universal mesmo, podendo ser feito em diferentes durações, com diferentes horários de aulas e diferentes idades.

 

Estudar e Trabalhar

Esse tipo de programa é para quem deseja ficar mais tempo no exterior e ter uma experiência de trabalho, criando redes de contatos e tendo um retorno financeiro para poder curtir o destino com tranquilidade. Oferecemos esse programa na Austrália, Canadá, Irlanda e Nova Zelândia, em diferentes durações e estruturas de cursos. Importante se atentar para as regras de visto de cada destino! Para tirar suas dúvidas sobre os vistos, clique aqui.

 

Cursos com foco em profissões

Ideal para quem deseja adquirir uma experiência no exterior relacionada a uma área de estudo ou trabalho específica. Disponível em diferentes destinos, durações e estruturas, esses cursos podem ser uma boa ideia para quem deseja potencializar a carreira e se inserir com um diferencial no mercado de trabalho.

 

Programas Teens

Os programas Teens são pensados exclusivamente para alunos menores de idade. Em muitos casos, alunos menores de idade não podem estudar em outras opções e, por isso, temos programas desenvolvidos exatamente para jovens nessa faixa etária. Esses cursos, geralmente, acontecem durante o período de férias (janeiro e julho) e possuem durações fixas.

 

Quanto será necessário investir no intercâmbio

Com tantas opções disponíveis, com certeza teremos uma que seja adequada e caiba no seu bolso. As formas de pagamento e parcelamento são bem variadas e nosso time irá ajudar encontrando uma forma que se adeque ao seu planejamento financeiro. Por isso, o mais importante é sempre falar com um de nossos consultores para entender melhor como você poderá pagar pelo seu programa.

Mas, para que você possa ter uma ideia e comece o seu planejamento, um dos nossos programas com valores mais acessíveis é o programa de estudos de inglês de 2 semanas em Malta. Esse programa inclui o curso, os materiais, a acomodação durante as 2 semanas, um serviço de transfer de chegada no aeroporto até a acomodação e o Seguro Viagem. O investimento ficaria em torno de R$ 4.889,00. Fora esse valor você teria os custos pessoais  como gastos com alimentação, transporte no destino, passeio, etc, e as passagens aéreas.

Claro, esse valor citado é uma média do investimento necessário e pode variar de acordo com as cotações de câmbio, que influenciam no valor final.

 

O intercâmbio transforma!

Agora que ficou mais claro o que é um intercâmbio e quais são as opções que você pode escolher é hora de se conectar com o mundo, fazer as malas e embarcar nessa grande aventura! Entre em contato com os dos nossos consultores através do formulário ao final desse post, preenchendo os seus dados.

Ao retornar você será uma nova pessoa e reconhecerá que esse foi o melhor investimento feito na sua vida. Seja no sentido pessoal, de amadurecimento, seja no sentido profissional, onde inúmeras oportunidades se abrirão depois dessa experiência. Podemos garantir uma coisa: o intercâmbio transforma!

 

Quem escreveu esse post?

Esse post foi escrito pelo César Sandri, consultor operacional da Egali.

  • annachies
    Por annachies Blogueira/Vlogueira que deseja conhecer o mundo todo. Acredita que o intercâmbio é uma experiência incrível e fará de tudo para te convencer disso! Quer trocar uma ideia comigo? @annacchies (em todas as redes sociais)

Precisa de Ajuda? Fale Conosco
Entre em contato com nossa equipe de especialistas para começar a planejar seu intercâmbio.

Preencha os campos abaixo com seus dados para que possamos retornar, caso caia a conexão.

Campo obrigatório
Entre com um email válido
Campo obrigatório