Tudo sobre intercâmbio - o que você precisa saber! - Egali Intercâmbio
Tudo sobre intercâmbio

Tudo sobre intercâmbio – o que você precisa saber!

Atualizado em 14 de novembro de 2023

Entender tudo sobre intercâmbio não é uma tarefa fácil. O que é um intercâmbio e como planejar esse tão sonhado programa envolve inúmeras variáveis como: os formatos de programa que estão disponíveis para que você possa estudar e viver por um período de tempo em outro país, cotação, destino e etc. A Egali possui anos de experiência no assunto e poderá auxiliar a encontrar a opção mais adequada ao seu perfil.

No post de hoje, vamos trazer um apanhado de tudo o que você precisa saber sobre o intercâmbio para que você entenda, de uma vez por todas, porque todos que voltam de outro país contam a mesma história: o intercâmbio transforma!

Clique aqui para falar com um especialista em intercâmbio

Tudo sobre intercâmbio – principais características do programa

Primeiro, você precisa saber que o intercâmbio começa com muito planejamento, às vezes com antecedência maior que 1 ano de diferença do seu embarque. Isso porque é um investimento, de tempo e dinheiro, na sua carreira profissional e vida pessoal.

Para que você possa entender melhor, vamos começar com o básico:

O que é um intercâmbio?

O intercâmbio é a troca de cultura, conhecimento e aprendizados que você faz com pessoas e lugares. Muitas pessoas pensam que para fazer um intercâmbio sua família precisa receber algum estrangeiro na sua casa do Brasil, e vai para a casa dele no exterior, porém esse é um conceito antigo. Hoje em dia você faz um intercâmbio para o destino que quiser, sem precisar trocar de casa com ninguém.

Mais do que uma viagem para outro país, saber que quando falamos tudo sobre intercâmbio é sinônimo de troca de cultura, imersão completa e, claro, contempla o estudo de algum idioma ou curso específico no exterior.

Com o objetivo de mudar vidas, desenvolver novas perspectivas e vivenciar a fundo novas culturas, todos os programas de intercâmbio permitem que o aluno passe uma temporada (que pode ser curta, a partir de duas semanas, ou de longa duração, durando meses) no exterior.

Tudo sobre intercâmbio
Photo by Eddy Billard on Unsplash

O que é preciso para fazer intercâmbio?

Em resumo, o planejamento do seu intercâmbio funciona dessa forma:

  1. você escolhe o destino;
  2. quanto tempo irá durar o seu intercâmbio;
  3. o tipo de acomodação em que você quer ficar; e
  4. faz um orçamento com uma agência de intercâmbio, que ajudará em todo o processo.

Algumas pessoas pensam que o intercâmbio é de graça, mas não é. Ele é um investimento, que tem se tornado cada vez mais acessível financeiramente e, com os seus diferentes formatos, torna-se fundamental para quem deseja traçar uma jornada de conhecimento e de evolução profissional e pessoal.

A Egali possui diversas promoções e formas de pagamento, pois acreditamos que o intercâmbio transforma. Clique abaixo para conversar agora mesmo com um de nossos especialistas em intercâmbio e receber um orçamento personalizado, sem custo ou compromisso, para o seu futuro intercâmbio:

Clique aqui para falar com um especialista em intercâmbio

Afinal, como o intercâmbio funciona?

O intercâmbio funciona com muito planejamento e sonhos que se tornam realidade! Um programa de estudos no exterior exige planejamento e conhecimento a respeito dos processos requisitados. Por isso, separamos 4 passos para você dar inicialmente e começar a encorajar esse tão sonhado momento!

O passo zero é ter o sonho de realizar essa experiência no exterior e ter um planejamento financeiro.

Com o restante, a Egali poderá ajudar, nós entendemos tudo sobre intercâmbio! O programa funciona da seguinte forma:

Passo 1: Pesquisa

Tudo se inicia com uma pesquisa sobre como esses programas acontecem, o orçamento que será necessário para realizar esse sonho, qual será o destino escolhido, o tipo de programa, qual será a duração, etc.

Entendendo quais são as informações básicas de um intercâmbio e refinando suas pesquisas, você terá mais claro quais as opções que funcionam melhor para você. O mais legal é que esse passo pode ser feito em conjunto com a Egali, que poderá lhe dar todas essas informações e tirar todas essas dúvidas, o que já entra no passo 2 de como funciona o intercâmbio:

Passo 2: Conversar com uma agência de confiança

Com um especialista de uma agência você poderá estabelecer os objetivos e tirar suas dúvidas, definindo com mais clareza qual perfil de programa tem mais a ver com você. Uma boa dica é visitar uma de nossas unidades para poder conversar pessoalmente, adquirir confiança e ter mais certeza sobre como será esse momento da sua vida. Todos os nossos consultores sabem muito do assunto e poderão te ajudar com qualquer dúvida!

Confira os diferenciais da Egali em imagens e dados neste post.

Clique aqui para falar com um especialista em intercâmbio

Passo 3: Fazer a matrícula no intercâmbio e organizar os documentos e processos necessários para o embarque

Após definir o programa perfeito para você e fechar a matrícula com a Egali, os seus consultores darão início aos processos necessários ao embarque, como organização dos documentos da escola, contatos com fornecedores, reservas de acomodação, envio dos seus documentos para aplicação e visto, se necessário no destino, e qualquer outra demanda de um intercâmbio é feita pelo nosso time de especialistas. 

A sua única preocupação será planejar como serão os seus dias no destino e ir se preparando para essa experiência incrível.

Passo 4: Aproveitar tudo sobre intercâmbio e o que ele proporciona!

Comprando com a Egali você terá , antes do seu embarque, todas as orientações necessárias para alguém que nunca viajou ao exterior ou que já viajou, mas gostaria de ter mais segurança ao chegar na cidade escolhida.

Isso tudo é feito por uma plataforma exclusiva para os alunos Egali, chamado “Área do Aluno“. Assim, com as orientações pré e pós embarque, você já terá todas as suas dúvidas esclarecidas e a partir disso é só aproveitar essa experiência única! 

Esse post irá auxiliar você a começar o planejamento do seu intercâmbio do zero em 7 passos!

tudo sobre intercâmbio
Foto de Annie Spratt na Unsplash

Escolhendo o destino

A missão de escolher o destino certo começa com uma pesquisa geral a respeito das opções oferecidas e de perguntas como:

  • Prefiro um destino com clima frio ou gosto de calor e praias?
  • Quanto poderei gastar?
  • Quais são os meus objetivos? e
  • Quanto tempo terei para realizar o meu intercâmbio?

Todas essas perguntas ajudarão a filtrar as opções oferecidas e, assim, você poderá conversar com um de nossos consultores com os objetivos já organizados de forma mais concreta. Se não souber por onde começar, leia aqui o nosso post do blog que ajuda na escolha do destino para você realizar o seu intercâmbio.

Destinos Egali no mundo – os ícones pretos representam os destinos que a Egali possui base.

É bem importante que você saiba qual é o seu orçamento para o intercâmbio, pois ele vai ajudar a definir o destino que cabe melhor no seu bolso (já que os valores de passagens aéreas e custo de vida, por exemplo, são diferentes dependendo do país e cidade escolhido). Sabendo seu orçamento e qual o objetivo do seu intercâmbio você também poderá definir o tempo que irá permanecer no país.

 Se ficar com alguma dúvida sobre algum dos destinos, não hesite em conversar com nossa equipe comercial especialista, sem custo e compromisso, para tirar todas suas dúvidas e entender melhor qual é o melhor programa para você. Para isso, basta clicar nesse link.

Escolhendo o programa

O tipo de programa que você irá realizar durante o seu período no exterior é muito importante e deve ser analisado com tranquilidade dentre as tantas opções disponíveis. O principal é escolher um que se adapte melhor às suas pretensões e ao seu estilo de vida, pois tudo sobre intercâmbio depende boa parte dessa escolha.

As opções podem ser mais curtas, como um programa de 2 semanas de inglês em Londres, opções de cursos mais longos, como um curso de 12 semanas de estudos em Vancouver ou um programa de Estudo e Trabalho na Austrália, por 6 meses, por exemplo.

Tudo sobre intercâmbio
Photo by Glenn Carstens-Peters on Unsplash

Para ajudar nessa decisão, nós separamos um resumo dos principais tipos de programas para que você consiga encontrar o que mais se encaixa no seu perfil e que você acredita que trará mais retornos dentro das suas expectativas. Se você clicar no tópico do nome do curso será redirecionado para uma página mais completa sobre o assunto, confira abaixo:

  • Cursos de Idiomas: Esse é o programa mais comum e oferecido em todos os destinos. Ele é indicado tanto para quem não tem conhecimento da língua como para pessoas que querem evoluir nesse aspecto. É só escolher a língua desejada, como inglês, espanhol, francês, italiano ou alemão e embarcar nessa!
  • Estudar e TrabalharEsse tipo de programa é para quem deseja ficar mais tempo no exterior e ter uma experiência de trabalho, criando redes de contatos e tendo um retorno financeiro para poder curtir o destino com tranquilidade. Oferecemos esse programa na Austrália, Canadá, Irlanda, Nova Zelândia e Dubai.
  • Cursos com foco em profissõesIdeal para quem deseja adquirir uma experiência no exterior relacionada a uma área de estudo ou trabalho específica. Disponível em diferentes destinos, durações e estruturas, esses cursos podem ser uma boa ideia para quem deseja potencializar a carreira e se inserir com um diferencial no mercado de trabalho.
  • Programas para AdolescentesOs programas para Adolescentes são pensados exclusivamente para alunos entre 13 a 17 anos. Em muitos casos, alunos menores de idade não podem estudar em outras opções e, por isso, temos programas desenvolvidos exatamente para jovens nessa faixa etária.

Deixamos aqui um breve resumo sobre os programas, entretanto se você quiser conferir nosso conteúdo completo sobre os tipos de programa de intercâmbio basta clicar no botão abaixo e saber todos os detalhes de todos os tipos de programa de intercâmbio que a Egali possui.

Todos os detalhes sobre os tipos de intercâmbio

Preciso saber falar inglês para fazer intercâmbio?

Você não precisa já chegar no intercâmbio falando inglês. A escola e os professores do curso que você escolher já estão acostumados a receber estudantes que falam muito pouco ou nada do idioma ser ensinado. Por isso é feito o teste de nivelamento.

Clique nesse post exclusivo que separamos para essa dúvida tão recorrente entre os intercambistas de primeira viagem!

tudo sobre intercâmbio
Foto de Romain Vignes na Unsplash

Quanto será necessário investir no intercâmbio?

Com tantas opções disponíveis, com certeza teremos uma que seja adequada e caiba no seu bolso. As formas de pagamento e parcelamento são bem variadas e nosso time irá ajudar encontrando uma forma que se adeque ao seu planejamento financeiro. Por isso, o mais importante é sempre falar com um de nossos consultores para entender melhor como você poderá pagar pelo seu programa.

Sabendo disso, a Egali preparou conteúdos exclusivos e atualizados frequentemente para que você tenha uma ideia de preço para os principais destinos de curso de línguas e curso com possibilidade de trabalho, basta clicar no link abaixo do país que você mais se identificou e conferir o post – ah, se você quiser, pode conferir todos, o conteúdo é gratuito.

Claro, os valores citados são uma média do investimento necessário e pode variar de acordo com as cotações de câmbio, que influenciam no valor final. Caso tenha ficado com alguma dúvida, não deixe de entrar em contato com nossos especialistas em intercâmbio clicando abaixo.

Clique aqui e receba um orçamento personalizado para o seu intercâmbio

tudo sobre intercâmbio
Foto de Christine Roy na Unsplash

Vantagens de fazer um intercâmbio com a Egali

Nossa missão é promover o intercâmbio responsável, por isso, a Egali conta com diferenciais exclusivos para o seu programa. Ao fazer seu intercâmbio com a Egali você terá à disposição o setor exclusivo de suporte ao aluno, que vai do início ao fim do seu curso, somos a única agência de intercâmbio que possui o selo de qualidade RA1000 e que poderá elevar a sua experiência de intercâmbio ao máximo. 

O intercâmbio transforma!

Agora que ficou mais claro tudo sobre intercâmbio e quais são as opções que você pode escolher é hora de se conectar com o mundo, fazer as malas e embarcar nessa grande aventura! Entre em contato com os dos nossos consultores através do formulário ao final desse post, preenchendo os seus dados.

Ao retornar você será uma nova pessoa e reconhecerá que esse foi o melhor investimento feito na sua vida. Seja no sentido pessoal, de amadurecimento, seja no sentido profissional, onde inúmeras oportunidades se abrirão depois dessa experiência. Podemos garantir uma coisa: o intercâmbio transforma!

Clique aqui para falar com um especialista em intercâmbio

Saiba mais:

  • Luiz Santana
    Por Luiz Santana Luiz possui 4 anos de experiência escrevendo blogs e criando conteúdo para a internet. Já viajou para mais de 4 países diferentes e é especialista em intercâmbio. Apaixonado pela escrita e por passar toda a experiência de ser um intercambista nas mais famosas cidades do mundo.


Precisa de Ajuda? Fale Conosco
Entre em contato com nossa equipe de especialistas para começar a planejar seu intercâmbio.

Preencha os campos abaixo com seus dados para que possamos retornar, caso caia a conexão.

Campo obrigatório
Entre com um email válido
Campo obrigatório