Tudo sobre a imigração - Egali Intercâmbio
Dicas

Tudo sobre a imigração

Atualizado em 16 de dezembro de 2022

Passar pela imigração sempre dá aquele “friozinho na barriga“. É normal, afinal esse é o momento em que você será liberado (ou não) para entrar no país. Por conta do nervosismo, muitas pessoas acabam cometendo erros que prejudicam na avaliação que o oficial está fazendo de você. Por isso apresentamos tudo sobre a imigração nesse post!

A confiança na hora de responder o que está sendo solicitado é um dos fatores que ajudam a transmitir credibilidade naquilo que você está falando. É importante que você se prepare antes e treine algumas falas também.

Pensando nisso, criamos este post com algumas dicas de imigração (lembrando que estas informações são baseadas em experiências de nossos consultores e alunos. Não são regras informadas pelo consulado e, portanto, não são oficiais).

Tudo sobre a imigração

A imigração é o procedimento criado para maior segurança com a ideia de fiscalizar quem entra e sai dos territórios nacionais do órgão que a imigração está. Nesse processo, os agentes e oficiais ficam com a responsabilidade de fiscalizar os documentos obrigatórios e, se acharem necessário, possuem o poder de exigir explicações maiores e mais detalhes sobre as intenções com a viagem.

tudo sobre a imigração
Photo by Hanson Lu on Unsplash

Como passar pela imigração

A imigração é um processo obrigatório para todos os países, existem alguns países onde o agente de imigração do aeroporto não irá perguntar nada a você e vai deixar você passar tranquilamente. Porém, sempre há a chance de você ser o escolhido para conversar com o agente de imigração e, por isso, vamos tentar preparar você para essa conversa.

Quais são as perguntas mais frequentes?

Separamos algumas perguntas mais frequentes para que você possa estar mais preparado(a) para a conversa com o agente de imigração no aeroporto, isso não quer dizer que todas essas perguntas serão realizadas e que eles não possam fazer outras perguntas além dessas.

  • Por que você escolheu o país?
  • O que vai fazer no país?
  • Aonde vai se hospedar no país?
  • O que você faz no Brasil?
  • O que vai fazer quando voltar ao Brasil?
  • O que o pai/mãe (quem sustenta/quem mora junto no Brasil) faz?
  • Conhece alguém no país de destino?
 
tudo sobre a imigração
Photo by Jon Tyson on Unsplash

Não falo inglês como passar pela imigração?

Se você não se garante no inglês e vai passar pela imigração, aqui vão algumas dicas importantíssimas:

  • Separe seus documentos em pastas, de preferência, sanfonadas;
  • Identifique cada parte da pasta com o tópico do documento em português e inglês, para isso, pode usar o tradutor do Google;
  • Garanta que esses documentos estejam impressos, muitos oficias não gostam de documentação oficial no celular, muitos nem aceitam. Não arrisque!
  • Mantenha a calma e mantenha o semblante calmo, você já sabe para onde está indo e para quê está indo.
  • Responda o mínimo possível, se fizerem perguntas de “sim” ou “não“, responda somente “sim” ou “não“.
tudo sobre a imigração
Photo by Amador Loureiro on Unsplash

Imigração em casal

Sentimos em informar que se você acha que vai passar na imigração junto com o seu parceiro ou parceira, não vai! Muitas imigrações separam os casais de propósito para saber detalhadamente se as histórias batem. Uma forma de evitar problemas, é cada integrante do casal possuir a documentação completa da viagem, não deixe somente com uma pessoa!

O que dizer e o que não dizer?

Sempre responda o que foi perguntado a você, simples! Tudo sobre a imigração se baseia em quem você apresenta ser. Se perguntarem a você onde você possa responder “sim” ou “não”, responda “sim” ou “não”. Sabemos que já deixamos isso bem claro, mas nunca é demais saber dessas dicas essenciais!

Algumas coisas que você não deve falar de jeito nenhum:

  • “Vou ver onde vou ficar quando chegar”.
  • “Não sei quando volto para o Brasil”,
  • “Depois eu peço para mandarem mais dinheiro”.

tudo sobre a imigração

A imigração é soberana SEMPRE

O oficial de imigração que faz a entrevista é totalmente soberano da decisão de permitir ou não a entrada de um estrangeiro no país. Mesmo para países nos quais o aluno/visitante já tem um pré-visto, o oficial tem autonomia para inadmitir a pessoa. Por este motivo, você deve responder todas as perguntas sempre, abrir as malas quando solicitado, aguardar se for o caso (tudo com calma e sem reclamar).

tudo sobre a imigração
Photo by CDC on Unsplash

Nunca caia em contradição

Todos os países querem receber estrangeiros para visita ou para estudos, desde que os interesses sejam genuínos. O que os países mais querem é evitar pessoas que fiquem no país sem condições financeiras ou para propósito diferente daquele que lhe está sendo permitido.

A única forma de um oficial avaliar se a pessoa está com intenções verdadeiras é ver se o discurso dela é verdadeiro. Desta forma é importante sempre falar a verdade em tudo sobre a imigração. Caso o visitante opte por não falar a verdade sobre algum tema, é importante que saiba que caso caia em alguma contradição, o risco de ter a permissão negada é grande. Alguns exemplos de contradição:

  • Informar para a imigração que está indo estudar, mas não saber o nome da escola ou horário das aulas;
  • Dizer que está indo ficar dois meses, mas ter remédios controlados “só por garantia” para 12 meses;
  • Dizer que vai a turismo, mas não saber nada da cidade (ou conhecer apenas pontos famosos).

Quem é o Patrocinador da viagem?

Todos os países que permitem trabalho aos estudantes não consideram que o trabalho será utilizado para sustento do mesmo, mas sim como uma experiência a mais.

Desta forma, é fundamental que alguém seja o patrocinador da viagem (pais, tios, avós) no momento de informar como será este sustento. Pode ser perguntados a renda mensal deste patrocinador e o tipo de trabalho que realiza. Quanto mais renda tiver este patrocinador, melhor.

tudo sobre a imigração
Photo by mana5280 on Unsplash

Conheça o país

Quanto mais se conhece um país, menor é a chance de ter a entrada negada na imigração, não basta saber tudo sobre a imigração, tem que ir além.

Uma pessoa que sabe pontos que quer conhecer, a cultura do país, como se locomover, etc., mostra que pesquisou muito antes de viajar e tem interesse em diversos aspectos da realidade do país (e não somente em imigrar por um emprego, por exemplo).

tudo sobre a imigração
Photo by Glenn Carstens-Peters on Unsplash

Ter dinheiro em mãos sempre é importante

A única forma “real” do agente de imigração no aeroporto verificar se a pessoa tem recursos financeiros é vendo o dinheiro. Isto porque informações sobre o patrocinador ou documentos trazidos do país podem ser falsos. O dinheiro é a única coisa que não tem como falsificar. Em muitas ocasiões não é solicitado que o requerente mostre o dinheiro, mas é importante ter.

tudo sobre a imigração
Photo by Alexander Mils on Unsplash

Visitas anteriores e vistos negados

Nem tudo sobre a imigração vai se basear no presente. Vistos negados anteriormente por qualquer país não são vistos com bons olhos por oficiais de imigração. Assim como visitas anteriores a algum país ou vistos válidos são um ponto positivo. Desta forma, caso tenha passaportes antigos com carimbos, leve junto ao seu novo passaporte.

tudo sobre a imigração
Imagem de Alexa por Pixabay

Como passar pela imigração em Londres?

A imigração de Londres e da Inglaterra é uma das mais temidas do mundo. Sabemos disso, mesmo assim, esse processo é parte obrigatória da sua experiência quando você for fazer um intercâmbio em Londres ou Liverpool.

Por esse motivo, preparamos um post específico com diversos conteúdos e dicas para passar por esse processo com mais tranquilidade, clique abaixo e confira agora mesmo!

Tudo sobre imigração na Inglaterra

Como passar pela imigração Americana?

A imigração americana requer diversos documentos oficiais como formulários, visto prévio aprovado, entre outros. O agente de imigração no aeroporto irá solicitar todos esses documentos assim que você tiver esse primeiro contato. Preparamos também, como no de Londres, um post específico para você conferir:

Tudo sobre imigração americana

 

Ficou com alguma dúvida?

Não deixe de conversar com nossos especialistas para tirar suas dúvidas sobre o programa de intercâmbio e pegar algumas dicas sobre a imigração!

Nossa equipe de suporte ao aluno – que irá auxiliar você em todo o processo depois da compra do programa com tudo sobre a imigração – é formada por exintercâmbistas que estão sempre atualizados com todas as regras e notícias. Clique abaixo e converse agora mesmo conosco!

Converse agora com um de nossos especialistas!

  • Aline Gomes
    Por Aline Gomes Soy una brasileña apasionada por todo los temas de viajes, los idiomas, la gente, la música y el baile. Creo que las personas son conectadas por sus historias. Si quieren saber más de mí, pueden encontrarme aquí -> @aliensemog


Precisa de Ajuda? Fale Conosco
Entre em contato com nossa equipe de especialistas para começar a planejar seu intercâmbio.

Preencha os campos abaixo com seus dados para que possamos retornar, caso caia a conexão.

Campo obrigatório
Entre com um email válido
Campo obrigatório