Tudo o que você quer saber sobre intercâmbio, mas tem vergonha de perguntar - Egali Intercâmbio
Tudo sobre intercâmbio

Tudo o que você quer saber sobre intercâmbio, mas tem vergonha de perguntar

Atualizado em 16 de outubro de 2020

Pedimos, no Face da Egali, para os nossos leitores enviarem as dúvidas que eles têm sobre sobre intercâmbio e resolvemos fazer esse post para responder todas as questões que foram levantadas por lá!

Confira as respostas de algumas perguntas no nosso post.

 

Tudo o que você quer saber sobre intercâmbio, mas tem vergonha de perguntar

 

Como funciona um intercâmbio?
Carlos Otavio

Diferente do que várias pessoas pensam, você não precisa trocar de casa com um estrangeiro para fazer um intercâmbio.  O intercâmbio tem a finalidade de promover uma troca de culturas, ou seja, você sai do seu país (da sua cultura) e vai viver por um tempo em outro lugar, aprendo os costumes, o idioma e a cultura desse lugar.

Você decide o que vai fazer no país, existem programas de voluntariado, de trabalho, de idiomas, de cursos específicos, são muitas opções. Aqui na Egali, nós oferecemos pacotes de estudo de idiomas, estudo e trabalho, cursos para adolescentes e cursos especiais para determinadas áreas.

Talvez você esteja se perguntando qual é a diferença entre fazer uma viagem de férias e um intercâmbio. Bom, quando você faz um intercâmbio, você faz uma troca cultural, é uma imersão nos costumes e no idioma do destino. Enquanto numa viagem de turismo, você visita o país e faz algumas atividades como conhecer seus principais pontos.

 

Como fazer intercâmbio sem ter dinheiro?
Matheus Macedo

Então, para fazer um intercâmbio, você deve ter em mente que vai precisar fazer um investimento. Porém, você estará investindo em algo que vai mudar sua vida e que, com certeza, será uma experiência inesquecível. Existem algumas opções de intercâmbio de curso e trabalho também, que exigem um investimento inicial (como qualquer outro programa), mas dá ao intercambista a possibilidade de trabalhar e recuperar, ao longo da viagem, pelo menos um pouco (ou todo), do valor investido.

Aqui no site da Egali, temos uma página só com as promoções do mês. Você pode ficar de olho nelas e ver qual é a mais adequada para o seu orçamento. Nesse post, você também poderá ver como fazer um planejamento financeiro para o seu intercâmbio.

 

Tem chances de ir fazer intercâmbio e ficar por lá?
Maria Clara Silva

Sim, isso é possível. Mas é importante avisar: não é nada simples e a dificuldade varia entre os países. Países menos populosos geralmente possuem políticas de imigração mais flexíveis, como  é o caso da Irlanda, do Canadá, da Nova Zelândia e da Austrália.

Caso você faça um intercâmbio e decida ficar no país em que você escolheu depois que o seu pacote acabar, vale entrar em contato com as Bases Egali. Lá, os consultores poderão ajudar em como proceder com os vistos e documentos necessários para ficar mais um tempo no destino.

Nesse post, você vai ver que depois de fazer um intercâmbio de estudo e trabalho na Irlanda, o Felipe ficou um tempo viajando pelo mundo.

 

Pode abrir conta no exterior para evitar pagar imposto brasileiro toda vez que sacar dinheiro?
Danielle A. M. Matteo

Sim, mas isso vai depender do tempo em que você ficará no país e do tipo de curso que você fará.

Por exemplo, aqui na Egali nós temos o serviço de E-Câmbio para a Irlanda e Austrália. No qual uma conta é aberta num banco desses países, e você pode fazer as transações bancárias pagando apenas as taxas locais. Saiba mais sobre o nosso serviço de E-cambio nesse post.

 

Para ir fazer o intercâmbio precisamos saber bem a língua ou podemos ter apenas aquele conhecimento básico de escola?
Giovanna Garcia

Se você for fazer um curso de idiomas, não tem problema algum não saber nem o básico da língua. Afinal, você está indo para o seu destino aprender o idioma, e, quando chegar lá, um teste de nivelamento será feito na escola.

Nos nossos 10 anos de mercado, já tivemos alunos que não sabiam nada do idioma que queriam aprender e voltaram do intercâmbio quase fluentes. Nesse post, por exemplo, você pode ver algumas dicas infalíveis para aprender inglês.

Porém, se você deseja fazer um curso específico outro país, você precisará ter um nível intermediário no idioma. Isso acontece porque todas as aulas serão dadas na língua do país, então será preciso saber um pouco mais para que você possa entender os conteúdos passados.

 

Pagar o intercâmbio de Curso + trabalho, é certeza de que vou arrumar trabalho?
Carol Pinheiro

Não, não é certo que você consiga um emprego. Porém, as Bases Egali existem para dar suporte nessa parte, dando dicas de como melhorar o currículo e como se portar nas entrevistas de emprego.

Outro ponto positivo, é que os destinos de Curso + Trabalho têm uma demanda boa de ofertas de emprego. Conseguir um emprego depende muito do empenho do intercambista. A Egali dá a orientação, mas acreditamos muito que 80% da experiência do intercâmbio é feita por quem vai. Sabendo disso, é provável que você consiga um emprego.

 

Existe opções de intercâmbios para quem tem mais de 30 anos?
Denise Caputo

Claro! Tirando os cursos para adolescentes, que possuem um limite de idade de 17 anos, não existe idade máxima para fazer um intercâmbio.

Nunca é tarde para aprender uma nova língua, se aventurar em outra cultura e vivenciar experiências. Nesse post, você pode ver que o Alexandre, de 57 anos, já fez mais 10 intercâmbios com a Egali.

 

Sou bem tímido e recentemente ouvi dizer que os canadenses não são muito sociáveis. Onde me sugerem fazer Intercambio?
Eduardo Souza

Antes de escolher um país para fazer um intercâmbio, é preciso saber que nenhum povo no mundo é tão amistoso e animado quanto os latino-americanos, principalmente os brasileiros. E por isso, é normal que você estranhe o modo de ser das pessoas de outros países.

Porém, países que possuem uma multiculturalidade grande como o Canadá, a Irlanda e a Austrália tendem a ser mais “acolhedores”, pois já é costume da população receber pessoas de outros lugares. Quanto a questão da timidez, você poderá ver algumas dicas sobre isso nesse post.

 

Eaí, suas dúvidas foram respondidas? Se você tem alguma outra dúvida sobre intercâmbio que não apareceu aqui, corre lá no nosso post do face e pergunte!

Ah, e não se esqueça de ficar de olho no nosso blog, porque em breve a parte 2 vem aí!

 

E se você quer fazer um intercâmbio, entre em contato com a nossa equipe por aqui. Em breve, um de nossos consultores falará com você!

  • annachies
    Por annachies Blogueira/Vlogueira que deseja conhecer o mundo todo. Acredita que o intercâmbio é uma experiência incrível e fará de tudo para te convencer disso! Quer trocar uma ideia comigo? @annacchies (em todas as redes sociais)


Precisa de Ajuda? Fale Conosco
Entre em contato com nossa equipe de especialistas para começar a planejar seu intercâmbio.

Preencha os campos abaixo com seus dados para que possamos retornar, caso caia a conexão.

Campo obrigatório
Entre com um email válido
Campo obrigatório