O que você precisa saber para trabalhar na Austrália - Egali Intercâmbio
Tudo sobre intercâmbio

O que você precisa saber para trabalhar na Austrália

Atualizado em 06 de janeiro de 2024

A Austrália é um dos principais destinos do programa Curso + Trabalho, justamente porque consegue fazer uma mescla muito boa entre o estudo e oferecem diversas oportunidades de trabalhar na Austrália. Há quem diga até que “só não consegue emprego na Austrália quem não quer“.

Mas calma, as coisas não são tão fáceis assim. Você precisará se dedicar bastante para conseguir um emprego por lá. Pensando nisso, fizemos este post sobre como funciona trabalhar na Austrália, quais são os tipos de trabalhos mais comuns, qual a média de salários, além de dicas de como conseguir um emprego por lá. Vamos conferir?

Clique aqui para falar com um de nossos especialistas em intercâmbio!

Tipos de Trabalho

Os trabalhos costumam ser na área de serviço, pois é onde existe uma demanda maior. Sem contar na rotatividade, o que acaba abrindo portas com muita frequência para quem procura emprego desse tipo.

Clique aqui para falar com um de nossos especialistas em intercâmbio!

trabalhar na Austrália
Foto de Louis Hansel na Unsplash

Média de Salários/Hora

O salário por hora para intercambistas na Austrália pode variar bastante, dependendo do tipo de trabalho e da região em que o estudante está trabalhando.

Em média, o salário mínimo na Austrália é de cerca de AUD $20 por hora, mas muitos empregos oferecem salários mais altos do que esse valor, especialmente em cidades maiores como Sydney, Melbourne e Brisbane. Segue uma lista dos empregos mais comuns dos intercambistas na Austrália e uma média dos salários (valor por hora):

  • Servente de Pedreiro – AU$ 18,00 a AU$ 25,00
  • Auxiliar de Mudança – AU$ 15,00 a AU$ 20,00
  • Auxiliar de Cozinha – AU$ 13,00 a AU$ 17,00
  • Garçom/Garçonete – AU$ 14,00 a AU$ 18,00
  • Auxiliar em Eventos – AU$ 18,00 a 21,00
  • Limpeza – AU$ 15 a AU$ 20,00
  • Babá – AU$ 17 a AU$ 20,00
  • Barista – AU$ 18,00 a AU$ 25,00

Clique aqui para falar com um de nossos especialistas em intercâmbio!

trabalhar na austrália
Foto de Joshua Hoehne na Unsplash

Como conseguir seu emprego na Austrália?

Trabalhar na Austrália pode ser um processo desafiador para intercambistas novatos, mas existem diversas estratégias que podem ajudar a aumentar as chances de sucesso na busca por uma vaga.

A primeira dica é preparar um bom currículo e carta de apresentação em inglês, adaptados para o mercado australiano. As nossas Bases Egali na Austrália irão auxiliar você nesse processo.

Além disso, é importante buscar referências e recomendações de empregadores anteriores, caso tenha tido experiência de trabalho anterior.

Clique aqui para falar com um especialista em intercâmbio

Outra dica é utilizar as redes sociais e os sites de empregos para buscar oportunidades de trabalho. Alguns dos sites mais populares na Austrália incluem

Também é possível entrar em contato diretamente com empresas que você tenha interesse em trabalhar e enviar seu currículo para a área de recursos humanos.

Por fim, é importante destacar a importância de ser proativo e persistente na busca por um emprego na Austrália. É possível conseguir um emprego na Austrália e aproveitar ao máximo sua experiência de intercâmbio.

Clique aqui para falar com um especialista em intercâmbio

Trabalhar na Austrália: os melhores segredos

Existem dois segredos para conseguir emprego de maneira rápida durante o intercâmbio:

1. Disposição

É muito importante que o intercambista seja proativo, esteja disposto a procurar emprego e correr atrás. Muitas vezes, será preciso esquecer a vergonha na hora de falar inglês, por exemplo, para que você consiga o que quer.

Dica: existem alguns sites e agências onde você pode se inscrever e aguardar a chamada para preencher as vagas disponíveis. Mas, se você imprimir e distribuir de 15 a 20 currículos por dia, a sua probabilidade de conseguir emprego aumentará muito 🙂

2. Contatos

Em qualquer lugar do mundo a indicação sempre será um forte aliado na hora de conseguir um emprego. Na Austrália, é muito importante fazer contatos, seja na escola ou em outros lugares (como na StayWise – By Egali, por exemplo), pois serão essas pessoas que poderão indicar você para futuras vagas.

É muito comum que os intercambistas que já têm emprego troquem por algo melhor, ou que o lugar onde estejam para trabalhar na Austrália esteja precisando de mais pessoas, o que faz com que eles indiquem outros intercambistas para preencher essas vagas.

Clique aqui para falar com um de nossos especialistas em intercâmbio!

8 fatores importantes para você conseguir um emprego

Confira os fatores mais importantes para você conseguir um emprego que reunimos aqui!

trabalhar na Austrália
Foto de Markus Winkler na Unsplash

1. Sub-empregos

Ao chegar na Austrália, é comum que o intercambista faça alguns “bicos”, seja em uma obra temporária ou um restaurante que esteja precisando de mais funcionários em dias mais movimentados. Aos poucos, conforme você adquirir mais experiência, a oportunidade de surgir algo fixo aumenta e você vai conseguir se estabilizar em determinado emprego.

2. Trial

É muito comum que, antes de realizar a contratação na Austrália, o empregador chame você para realizar um trial. O trial nada mais é que algumas horas de trabalho em uma espécie de experiência, onde eles avaliam se mantém a pessoa no trabalho ou não. Algumas empresas podem pagar por essas horas de experiência, mas a maioria não paga por se tratar apenas de um teste.

Lembre-se: ao realizar um trial dedique-se ao máximo, pois pode ser o fator decisivo para você conseguir a vaga.

Quer receber um orçamento gratuito para fazer intercâmbio? Fale com um de nossos especialistas!

3. Novas experiências no currículo

Como comentamos, é muito comum que você comece em empregos temporários quando trabalhar na Austrália. De qualquer maneira, lembre-se sempre de atualizar o seu currículo. Mesmo que você tenha feito o reforço em um restaurante em um final de semana movimentado, adicione essa experiência no seu currículo. Assim, os demais empregadores poderão ver que você já teve uma experiência em algum estabelecimento australiano.

4. Agências de Function

Na Austrália, é muito comum encontrar empresas que realizam eventos. Elas são conhecidas como agências de function (em alguns lugares o termo é catering). Essas empresas costumam ter uma lista de staff que distribui conforme os eventos que são realizados, seja para servir mesas, tirar pedidos, ajudar na cozinha ou servir o buffet.

Você pode se inscrever em alguma dessas empresas conforme sua disponibilidade de tempo na semana (de segunda a sexta pela noite e finais de semana de manhã e noite, por exemplo).

Então, essas empresas vão distribuindo as pessoas inscritas conforme as datas e horários dos eventos, principalmente em épocas de festas que existe uma demanda muito grande (dica: ligue no início da semana para a empresa e reforce a sua disponibilidade, pois assim eles lembrarão do seu nome e te adicionarão a novos eventos).

Clique aqui para falar com um especialista em intercâmbio

5. Gum Tree e Seek

O Gum Tree é um site que serve para conseguir quase tudo: lugar para morar, bicicleta usada, móveis e, dependendo, até namorado ou namorada. Vale a pena ficar de olho nas vagas e até fazer os próprios anúncios. Outro site que indicamos para procurar emprego é o Seek. É bem fácil navegar no site e as vagas são bem organizadas.

Dica: mais vale entregar 1 currículo pessoalmente do que tentar 10 vagas pela internet 🙂

trabalho na austrália
Foto de Towfiqu barbhuiya na Unsplash

6. Text Message

Se no Brasil mantemos formalidades e os seus meios de comunicação como email e telefone, na Austrália nada impede de tentar uma vaga enviando uma mensagem de texto no celular.

Muitos lugares já indicam que quem tiver interesse na vaga pode enviar uma mensagem de texto para determinado número que eles entrarão em contato. Certamente, isso pode facilitar bastante a sua vida se você ainda tem alguns desafios na hora de desenrolar o inglês.

Clique aqui para falar com um especialista em intercâmbio

7. Nível de Inglês

Essa é sempre uma das maiores dúvidas: é preciso ter inglês avançado para conseguir emprego? A resposta é: depende do emprego. Sempre existem vagas à disposição mesmo para quem não tem o inglês tão afiado. Lógico, quanto menor o nível de inglês mais é preciso correr atrás.

Mas isso pode ser compensado. Uma pessoa com inglês iniciante que distribui 100 currículos certamente terá mais chances de conseguir emprego do que uma pessoa com inglês avançado que distribui 5 currículos.

8. Trabalhar na Austrália acima de 20 horas por semana

O intercambista brasileiro que vai pra Austrália com visto de estudante pode trabalhar até 24 horas semanais. Ao chegar no país, é comum conhecer intercambistas que trabalham mais do que o horário permitido, até porque muitos empregadores pagam cash in hand (dinheiro em mãos). Porém, é importante ressaltar que pessoas que trabalham dessa forma, correm o risco de gerar grandes complicações e poderá até ser deportado.

Clique aqui para falar com um de nossos especialistas em intercâmbio!

Você ficou com alguma dúvida sobre o processo de trabalhar na Austrália?

Fale sem compromisso com um de nossos consultores clicando aqui e esclareça as informações que você tem a respeito de nossos serviços. Conheça nosso serviço e os nossos programas de viagem e intercâmbio para o exterior!

Clique aqui para falar com um especialista em intercâmbio

Conheça mais sobre a Austrália

trabalhar na austrália
Foto de David Clode na Unsplash

  • Luiz Santana
    Por Luiz Santana Luiz possui 4 anos de experiência escrevendo blogs e criando conteúdo para a internet. Já viajou para mais de 4 países diferentes e é especialista em intercâmbio. Apaixonado pela escrita e por passar toda a experiência de ser um intercambista nas mais famosas cidades do mundo.


Precisa de Ajuda? Fale Conosco
Entre em contato com nossa equipe de especialistas para começar a planejar seu intercâmbio.

Preencha os campos abaixo com seus dados para que possamos retornar, caso caia a conexão.

Campo obrigatório
Entre com um email válido
Campo obrigatório