Trabalhar no Canadá: como conseguir um emprego durante o seu intercâmbio
Tudo sobre intercâmbio
Canadá

Quer trabalhar no Canadá? Leia este post!

Atualizado em 15 de fevereiro de 2019

Se você respondeu “sim”, você está entre as dezenas de brasileiros que sonham em trabalhar no Canadá. Além de ser reconhecido pela altíssima qualidade de vida e esbanjar belos cenários naturais, o Canadá é um dos países que possibilitam aos brasileiros trabalhar enquanto estudam por lá.

Nós recebemos várias perguntas de como conseguir um emprego no Canadá, quais são os requisitos, como é a remuneração, quais os empregos mais comuns para os brasileiros, entre outras. Então, para esclarecer estas e outras dúvidas, resolvemos fazer este post.

 

Como trabalhar no Canadá

Essa é uma das perguntas que nós mais recebemos. Por esse motivo, vamos começar o post falando sobre isso. Para adquirir a permissão para trabalhar no Canadá  é necessário, antes de tudo, estar fazendo um intercâmbio. No intercâmbio de estudo e trabalho no Canadá, você poderá fazer um curso voltado para a área profissional. Na Egali, nós possuímos os seguintes cursos:

Business Management

Hospitality

TI

International Trade

Costumer Service

Marketing

 

Para fazer qualquer um desses cursos, é preciso que o aluno possua um nível intermediário/avançado de inglês. Os cursos de estudo e trabalho na Irlanda, Austrália e Nova Zelândia não possuem esse pré-requisito.

Por isso, não se preocupe se o seu nível de inglês é básico, pois sempre existe a possibilidade de escolher outro destino que se encaixe mais com o seu perfil. Neste post, você pode ver em qual país você deve fazer seu intercâmbio de estudo e trabalho.

Se o seu destino for mesmo o Canadá, ao estar matriculado no curso, o aluno pode ter um emprego de meio período que deve ser conciliado com as aulas. A colocação no trabalho é por conta do estudante. A Egali tem escritórios próprios em Vancouver e Toronto, que podem dar um auxílio para os alunos que estão procurando emprego.

Você pode ter mais detalhes sobre estudar e trabalhar no Canadá neste post, onde explicamos tudo sobre o assunto, ou neste vídeo.

 

Vagas de emprego mais comuns para brasileiros no Canadá

trabalhar no canada - 01

As vagas de emprego mais comuns para os estudantes brasileiros no Canadá são na área de serviços, atendimento ao público e hotelaria. Muitas das oportunidades oferecidas pelas empresas incluem vagas de:

Garçom

Ajudante na cozinha

Vendedor em loja

Caixa em loja ou restaurante

Barista em cafeteria

Arrumação em hotel

 

Porém, a vaga de emprego que você vai encontrar por lá é baseada no seu nível de inglês. Brasileiros, de forma geral, são vistos como um povo alegre e de fácil relacionamento, por isso, têm uma chance maior de conseguir empregos relacionados a atendimento ao público.

 

Salário mínimo e carga horária de trabalho no Canadá

trabalhar no canada - 02

O salário mínimo no Canadá fica em torno de CAD 12,00 por hora trabalhada. Nesses empregos mais simples, nas áreas de serviços, por exemplo, a carga horária de trabalho é de aproximadamente 4 a 6 horas diárias. Lembrando que o intercambista pode trabalhar até 20 horas por semana.

 

Como conseguir um emprego no Canadá

O mais importante para conseguir um emprego no Canadá é o conhecimento no idioma inglês e a experiência profissional anterior. Mas, há algumas dicas que podem ajudar muito na hora de procurar um emprego. Veja abaixo.

 

trabalhar no canada - 03

1. Tenha contatos

A dica mais importante é ter contatos, seja com brasileiros, imigrantes, outros estudantes, etc. Ter contatos é a chave para conseguir emprego;

 

2. Ter nível intermediário de inglês

Esse já é um dos pré-requisitos para fazer um intercâmbio de estudo e trabalho no Canadá, mas nunca é demais lembrar 😉.

 

3. Vá preparado para a entrevista de emprego

É muito importante estar bem apresentado para a entrevista, de preferência de forma mais simples (aquelas dicas básicas: homens com a barba feita, mulheres com roupas discretas e sem maquiagem pesada…). Você pode pegar mais dicas lendo este post.

 

4. Mostre interesse em aprender

Se mostrar interessado nas atividades da vaga de emprego sempre é um diferencial. E caso você não tenha experiência, mostre que você está aberto a aprender coisas novas.

 

5. Busque um trabalho que você se identifique

Na hora da entrevista, o empregador irá lhe perguntar por que você está querendo a vaga e você precisa ser convincente.

 

Vantagens de trabalhar no Canadá

trabalhar no canada - 04

1. Trabalhar no Canadá é uma grande oportunidade para você aperfeiçoar ainda mais o inglês, pois você irá praticar tanto na aula como no ambiente de trabalho.

2. A experiência profissional que você terá no Canadá vai agregar muito ao seu currículo. Então, este já será um diferencial na hora da seleção.

3. Além do upgrade no idioma e da experiência profissional, você terá a chance de conhecer melhor a cultura canadense.

Caso você tenha ficado com alguma dúvida sobre como funciona o nosso programa de estudo e trabalho no Canadá, entre em contato com os nossos consultores por aqui ou agende sua visita a um de nossos escritórios.

  • Por

Olá! Posso Ajudar?
Atendimento via WhatsApp
Atendimento via WhatsApp