Qual visto para o Canadá devo aplicar? - Egali Intercâmbio
Tudo sobre intercâmbio

Qual visto para o Canadá devo aplicar?

Atualizado em 11 de maio de 2023

O Canadá é um dos países que exige visto para brasileiros que desejam visitar o país. O visto para o Canadá deve ser solicitado antes do embarque. Você só poderá embarcar com o documento emitido no seu passaporte. Existem diferentes tipos de viagem e, consequentemente, de visto. Por isso, no post de hoje, vamos explicar um pouquinho melhor sobre cada um deles. 

Antes de irmos ao que interessa, é importante lembrar que a Egali possui um setor próprio de aplicação de visto, com especialistas que possuem muita experiência em visto para o Canadá e contato direto com embaixadas e consulados. Se você tem planos de fazer um intercâmbio, leve isso em consideração. Vai ajudar muito no processo. 😊

Clique aqui para falar com um de nossos especialistas em intercâmbio!

Tipos de visto para o Canadá

Então vamos lá, o primeiro passo é verificar a categoria do seu visto.

Aqui na Egali, aplicamos para duas categorias: visto de turista, visto de estudante e eTA.

Visto de turista 

Esse tipo de visto para o Canadá que é emitido para pessoas que viajam ao país pelo período menor que 6 meses

Mesmo que você esteja indo estudar, se a duração for inferior a um semestre, você irá aplicar para o visto de turista. 

Ao preencher o formulário de aplicação do visto para o Canadá, você irá indicar que está viajando para fazer um intercâmbio. Nesse caso, o visto vem identificado como categoria SX-1, chamado de “Student Exempt”.

Essa identificação de estudos não impede que você retorne como turista para o Canadá posteriormente, desde que o visto ainda esteja válido.

visto para o Canadá

Visto de estudante com permissão de trabalho

Muitas pessoas buscam o Canadá como destino pela possibilidade de, de acordo com o curso escolhido, receber um visto com permissão de trabalho.

Você pode saber mais detalhes sobre o tipo de curso para quem quer estudar e trabalhar no Canadá clicando aqui.

O visto de estudante vem classificado como categoria SW-1, chamado de “Student Worker”. Ele é emitido para aqueles que irão realizar um programa de estudo que inclui um período de trabalho.

visto para o Canadá

eTA Canadense

O eTA canadense tem exatamente os mesmos efeitos que um visto para o Canadá de turista. Com o eTA, é possível permanecer por até 6 meses no país (sem permissão de trabalho!). 

Para aplicar o eTA com passaporte brasileiro, é necessário que você tenha um visto americano válido ou já tenha tido um visto canadense, que esteja vencido atualmente. Brasileiros que possuem passaporte europeu válido também podem aplicar para o eTA.

Outro ponto que é importante levar em consideração é que, com o eTA canadense, você precisa ingressar no Canadá por via aérea. Ou seja, não é possível chegar de carro pela fronteira ou navio, apenas de avião. 

Foto de Guillaume Jaillet na Unsplash

Perguntas frequentes sobre o visto para o Canadá

Aqui, separamos as principais e mais frequentes perguntas sobre o visto para o Canadá; confira!

Como o intercambista vai saber se precisa de um visto de turista ou de um visto de estudante?

Todo brasileiro possui permissão de ficar no Canadá por até 6 meses como turista. Então, se o seu curso for de até 24 semanas, você deve fazer um visto de turista, até que saia o ETA.

Caso o curso dure mais de 24 semanas, o intercambista irá fazer um visto de estudante.

Se você contratou um intercâmbio de duração inferior a 6 meses mas, mesmo assim, tem intenção de ficar por mais tempo no Canadá, o indicado é que você já aplique para o visto de estudante. 

Como o intercambista saberá a validade de seu visto para o Canadá?

Isso também se altera de acordo com a categoria, já que o visto de turista tem a mesma validade do passaporte, enquanto o visto de estudante tem a validade conforme a data de término do curso e, talvez, mais algumas semanas de férias.

Já, sobre o número de entradas permitidas, o intercambista pode conferir em “No. OF ENTRIES / Nº D’ENTRÉES” de seu visto.

É possível renovar o visto enquanto o intercambista estiver no Canadá?

Depende, pois renovação somente ocorre para visto de estudante. Ela pode ser realizada dentro do Canadá e, se o intercambista for com a Egali, poderá contar com o auxílio das nossas bases no Canadá nesse processo.

Caso o intercambista tenha entrado no país como turista, é possível permanecer por até 6 meses (ou menos tempo, caso o oficial tenha carimbado uma data anterior a 6 meses no momento em que você passar pela imigração). Após este período você terá que sair do país.

É possível trocar o tipo de visto enquanto o intercambista estiver no Canadá?

Para trocar a categoria do visto (turista para estudante, por exemplo) também é preciso sair do Canadá. Então, se depois do seu curso de inglês você quiser aplicar para um College, aconselhamos que retorne para o Brasil e faça o processo do visto estudante no seu país de origem ou então aplique o seu 1º visto diretamente para um visto de estudante.

Lembrando que a renovação de um visto de estudante pode ser realizada dentro do Canadá e que o intercambista pode contar com o auxílio da nossa base nesse processo também.

É possível trabalhar no Canadá durante o intercâmbio?

Para trabalhar no Canadá é necessário ter o ‘Work Permit’. Esse documento é concedido apenas para alunos de Curso + Trabalho, que é quando a escola emite uma carta solicitando para o consulado a permissão para trabalho. É importante lembrar que: com o visto de turista, o intercambista não recebe a permissão de trabalho.

Agora que você já sabe tudo sobre o seu visto canadense, que tal começar a planejar seu intercâmbio com a Egali? Entre em contato agora mesmo com um de nossos especialistas e saiba qual o melhor curso para os seus objetivos!

Clique aqui para falar com um de nossos especialistas em intercâmbio!

E, aí, você ficou com alguma dúvida sobre o visto para o Canadá?

Fale sem compromisso com um de nossos consultores clicando aqui e esclareça as informações que você tem a respeito de nossos serviços. Conheça nosso serviço e os nossos programas de viagem e intercâmbio para o exterior!

Clique aqui para falar com um de nossos especialistas em intercâmbio!

Você também pode se interessar…

Quanto custa um intercâmbio no Canadá?

Inverno no Canadá | Como se preparar para o frio?

Por que os brasileiros são apaixonados pelo Canadá?

  • Aline Gomes
    Por Aline Gomes Soy una brasileña apasionada por todo los temas de viajes, los idiomas, la gente, la música y el baile. Creo que las personas son conectadas por sus historias. Si quieren saber más de mí, pueden encontrarme aquí -> @aliensemog


Precisa de Ajuda? Fale Conosco
Entre em contato com nossa equipe de especialistas para começar a planejar seu intercâmbio.

Preencha os campos abaixo com seus dados para que possamos retornar, caso caia a conexão.

Campo obrigatório
Entre com um email válido
Campo obrigatório