Como levar remédios em viagem internacional? - Egali Intercâmbio
Tudo sobre intercâmbio

Como levar remédios em viagem internacional?

Atualizado em 28 de março de 2024

Você sabe como levar remédios em viagem internacional? Se você encontrou é esse post é porque você está muito curioso ou está prestes a viajar e está precisando de ajuda. A Egali vai te ajudar!

Nesse post iremos passar com todos os detalhes regras de países que possuem exigências para medicamentos específicos como: Tarja preta/vermelha, medicamentos controlados e medicamentos de uso contínuo.

Fale com um de nossos especialistas!

Como levar remédios em viagem internacional com segurança

Saber como levar remédios em viagem internacional de forma segura e que evite problemas na hora da imigração é essencial para que você passe por uma das partes mais tensas do seu intercâmbio com tranquilidade nesse tópico.

Como levar remédios em viagem internacional
Photo by ConvertKit on Unsplash

Algumas dicas iniciais que irão auxiliar você:

  • Não despache medicamentos essenciais, pois sua bagagem pode ser extraviada e você acabar sem eles em um país estrangeiro, onde as regras para compra podem exigir receita de um médico local no qual você terá que marcar e pagar por uma consulta.

ATENÇÃO: atente-se para a restrição de líquidos, géis e pastosos, pois há um limite para ser levado na bagagem de mão.

  • Leve sempre a receita, preferencialmente em inglês, junto com os seus remédios.
  • Adquira a quantidade suficiente para o período que você ficará fora do país (levar alguns a mais é aconselhável em caso de perda). Se você fizer uso contínuo de remédio de tarja preta, na receita deve constar a dosagem do mesmo.
  • Remédios simples para gripes e resfriados, dor de cabeça e enjoo não precisam de receita médica. Leve alguns dos principais remédios que você costuma utilizar no dia a dia, pois você pode não encontrar as mesmas composições em outro país. Recomendamos para qualquer viagem, seja de longa ou curta duração: remédio para dor de garganta, gripe, diarreia, dor de estômago, má digestão, enjoo, dor de cabeça, febre e cólicas. Ter um termômetro à mão também é essencial!

Como levar remédios em viagem internacional para a Austrália?

Existem algumas restrições e regras de como levar remédios em viagem interacional para a Austrália e vamos separar em tópicos para que você possa entender um pouco melhor sobre cada um.

Como levar remédios em viagem internacional
Photo by Laurynas Mereckas on Unsplash

Medicamentos com “codeína”

A partir do dia 1 de fevereiro de 2018, TODAS as medicações contendo codeína devem ser levadas apenas com a prescrição do seu médico.

Para os intercambistas que estão indo para a Austrália, vai significar que para qualquer medicamento contendo codeína, de qualquer concentração, que você leve para a Austrália para seu uso pessoal, você deve ter uma receita e cumprir todos os outros requisitos conforme detalhado no tópico abaixo de “Traveller’s exemption“.

O que é Traveller’s exemption?

O “Traveller’s exemption” é a isenção que permite que todas as pessoas que estão entrando na Austrália levem seus medicamentos e dispositivos médicos para uso pessoal ou para uso de um familiar imediato que esteja viajando com eles, como um bebê.

Fique atento nas regras para evitar problemas na imigração:

  1. Tenha sempre em mãos uma receita para confirmar que os medicamentos que você está carregando foram prescritos para você, ou forneça uma carta do seu médico informando que você está sob tratamento e que os medicamentos que você está carregando foram prescritos para seu uso pessoal. A carta do seu médico deve especificar o nome do medicamento e a dosagem.
  2. Certifique-se de que o medicamento permaneça em sua embalagem original com o rótulo de dispensação intacto. Isso ajudará na identificação de cada substância na imigração.
  3. Você só pode trazer medicamentos para 3 meses na Austrália. Você precisará consultar um médico registrado na Austrália para medicamentos adicionais assim que chegar à Austrália.
  4. Declare todos os medicamentos aos agentes de imigração na chegada.

Esta isenção aplica-se apenas a medicamentos na bagagem acompanhada.

Recomendamos que você não leve medicamentos ou dispositivos médicos para a Austrália para ninguém que não seja você ou um familiar imediato que esteja viajando com você.

Itens que requerem permissão especial

Alguns medicamentos possuem regras especiais. Os itens a seguir requerem permissão da Therapeutic Goods Administration ao viajar para a Austrália:

  • Injeções que contenham material de origem humana ou animal (por exemplo, Hizentra®, Clexane®).
  • Se você ficar sem medicação, precisará consultar um médico para discutir suas opções para obter mais suprimentos localmente.
Como levar remédios em viagem internacional
Photo by Mika Baumeister on Unsplash

Preciso de permissão especial para levar insulina para a Austrália?

Você não precisa de permissão para levar insulina para uso pessoal.

Medicamentos proibidos para levar para a Austrália na sua viagem

Você não poderá levar as seguintes substâncias para a Austrália:

  • Abortivos (por exemplo, mifepristona – RU486);
  • Yohimbe (ioimbina);
  • Aminofenazona;
  • amidopirina;
  • aminopirina;
  • dipirona;
  • metamizol; e
  • Amigdalina/laetrila.

Coisas para lembrar de como levar remédios em viagem internacional para a Austrália

Medicamentos fornecidos sob o Pharmaceutical Benefits Scheme (PBS) são subsidiados pelo governo australiano apenas para uso pessoal. Você não pode levar esses medicamentos para o exterior com você para alguém que não seja você mesmo ou familiar que esteja viajando com você. Essa prática é ilegal e acarreta penalidades de até US$ 5.000 e/ou 2 anos de prisão.

Os oficiais da imigração têm o poder de apreender quaisquer medicamentos que suspeitem que você esteja levando para o exterior para outra pessoa.

Como levar remédios em viagem internacional
Photo by Christine Sandu on Unsplash

Além dos remédios, é importante que você providencie antes de viajar…

  • Check-up: faça exames e consultas com o médico para evitar surpresas desagradáveis na sua viagem;
  • Seguro saúde: faça um seguro de saúde, assim você garante que terá auxílio caso precise de atendimento médico no exterior.
Como levar remédios em viagem internacional
Photo by Online Marketing on Unsplash

Fale com um de nossos especialistas!

Você ficou com alguma dúvida?

A mala de viagem tem que ser preparada com muita atenção para que nada lhe falte, mas também para não gerar problemas durante o embarque. Por isso que na Egali , os intercambistas recebem orientações do setor de suporte aluno dias antes da viagem e no desembarque. 

Temos uma equipe preparada para promover o intercâmbio responsável. Então, caso tenha ficado com alguma dúvida não se acanhe, fale diretamente conosco por meio da nossa equipe clicando aqui.

  • Aline Gomes
    Por Aline Gomes Soy una brasileña apasionada por todo los temas de viajes, los idiomas, la gente, la música y el baile. Creo que las personas son conectadas por sus historias. Si quieren saber más de mí, pueden encontrarme aquí -> @aliensemog


Precisa de Ajuda? Fale Conosco
Entre em contato com nossa equipe de especialistas para começar a planejar seu intercâmbio.

Preencha os campos abaixo com seus dados para que possamos retornar, caso caia a conexão.

Campo obrigatório
Entre com um email válido
Campo obrigatório