20 situações irritantes no aeroporto e no avião - Egali Intercâmbio
Dicas

Aeroporto pela primeira vez: o que eu faço?

Atualizado em 08 de setembro de 2023

Fazer um intercâmbio é uma das coisas mais incríveis do mundo, porém existem processos que você precisa passar como: planejar o intercâmbio, passar pela imigração, mas estar em um aeroporto pela primeira vez é algo que pode assustar.

Principalmente para aqueles que estão em sua primeira viagem, ver a estrutura do aeroporto, com grandes aeronaves, muitas pessoas falando no celular e já se movimentando podem deixar você um pouco perdido. Por isso, vamos trazer alguns tópicos importante para que você passe no aeroporto pela primeira vez com tranquilidade.

 

Chegando a data da viagem

Escolhendo o assento

Escolher o assento é um dos fatores principais para aqueles que querem curtir a viagem com alguma pessoa que está indo junto ou sentar na janela. Por isso, fique sempre atento à possibilidade de marcação do seu assento antes da data de embarque.

Algumas companhias permitem a marcação de assento e, a maioria delas, cobram por isso. Dessa forma, caso você tenha comprado a passagem por contra fique sempre atento ao site da companhia com o localizador da passagem e a possibilidade de marcação de assento.

aeroporto pela primeira vez escolhendo
Photo by Alejandro Luengo on Unsplash

Caso você tenha comprado com a Egali, você pode sempre nos solicitar pela área do aluno para verificarmos a possibilidade de marcação de assento e já realizar essa marcação.

A Egali possui um setor aéreo especializado e pode auxiliar você com quaisquer questões relacionadas às passagens desde a compra até questões burocráticas. Conheça agora o nosso serviço especializado.

 

Voos longos e internacionais

Outro ponto que você deve se atentar muito é com a questão da alimentação. Todos os voos longos e internacionais são servidas refeições, porém se você tem alguma restrição alimentar, como por exemplo:

  • Intolerância a glúten;
  • Intolerância à lactose;
  • Vegetarianos;
  • Veganos;
  • Restrições com alimentos do mar como: frutos e algas;

Nesses casos é possível você solicitar a alimentação diferenciada, porém você deve lembrar de fazer isso com pelo menos 72 horas de antecedência.

Essa reserva também pode ser feita das duas formas que mencionamos acima, se você comprou a passagem por conta, você deve entrar com o localizador da passagem no site. Se você comprou com a Egali, pode enviar uma mensagem na área do aluno que auxiliaremos nessa questão.

 

Ainda não comprou sua passagem aérea? Fale agora mesmo com um especialista e tire suas dúvidas.

 

Como é o aeroporto pela primeira vez

A sua viagem já vai começar ali, contemplar a infraestrutura dos aeroportos é uma das partes incríveis de quando se vai viajar! Por isso, separamos os tópicos mais importante para a sua ida ao aeroporto pela primeira vez ser a melhor possível:

Antecedência

Esteja no aeroporto com pelo menos 3 horas de antecedência. Lembre-se que 3 horas de antecedência é o limite, você não deve extrapolar esse teto, pois:

  • Pode haver muita fila;
  • A maioria dos aeroportos são grandes, então você pode demorar para achar o balcão da sua companhia aérea;
  • Você deve passar pelo detector de metais no aeroporto;
  • Certamente você quer evitar quaisquer riscos de perder o seu voo.

É melhor esperar no aeroporto, com tempo de folga, do que correr contra o tempo e talvez não resolver tudo na hora. Vamos listar os tópicos que falamos acima com mais detalhes para você já se preparar:

Estou no aeroporto pela primeira vez e agora?

aeroporto pela primeira vez
Photo by Marco López on Unsplash

Busque o balcão

Logo que chegar no aeroporto pela primeira vez, você deve procurar o balcão da sua companhia aérea. Caso você não saiba ou tenha dado um branco na hora de chegar lá, você sempre pode consultar no seu ticket aéreo/passagem aérea o nome da sua companhia.

 

Despache

Ao chegar no balcão, você fará o check-in, despachar sua bagagem e imprimir o cartão de embarque.

Dica: com a tecnologia avançando, muitas companhias aéreas permitem que você faça o check-in online mesmo ou por totem no meio do aeroporto.

Lembrando que, de qualquer forma, você deverá passar pelo balcão da companhia mesmo que seja somente para despachar a sua bagagem. Então, se você não tem afinidade com o assunto e coisas online, deixe para fazer isso no balcão manualmente. É sempre melhor evitar fazer algo errado nessas horas.

 

Sala de embarque

Essa é a parte onde você se despedirá dos seus amigos e familiares, muito choro, emoção e ansiedade estarão presentes nesse momento.

Aproveite para abraçar forte quem você ama! Pois a partir daqui você passará por alguns procedimentos mais formais, porém mantendo a calma você vai tirar de letra e garantir um intercâmbio incrível.

 

O que é o detector de metais no aeroporto

O detector de metais é uma inspeção de segurança, um procedimento feito antes de embarcar no avião. Ele serve para que a administração e segurança do aeroporto possam comprovar que você não está levando nada ilegal na sua mala de mão com você para dentro do avião.

Você sabia que não pode levar nenhum tipo de embalagem com mais de 100ml, mesmo que a embalagem conte 200ml e você está levando metade do produto?!

Aproveite para conferir nossos conteúdos do que levar e o que não levar na mala para o seu intercâmbio:

O que levar e o que não levar na sua mala de mão

Alimentos na mala

 

Fique atento ao que recomendamos você levar na sua mala de mão para a viagem, como roupas, eletrônicos e outros itens:

O que levar na viagem

 

Como funciona o detector de metais no aeroporto

Ele vai funcionar detectando qualquer tipo de metal que você esteja levando consigo ao passar pelo portão de detecção. Claro que você pode levar alguns materiais metálicos (lista de quais são permitidos) que serão detectados em um outro procedimento juntos nessa hora da detecção.

 

Evite problemas

Sabemos que o aeroporto não é hora de fazer brincadeiras nem pegadinhas. Deixe isso para a sua viagem. Por isso, separamos algumas dicas que podem ajudar nessa parte:

  • Evite piercings, anéis, brincos e apetrechos que podem ser detectados.
  • Cintos e jaquetas amarradas na cintura pode resultar numa possível revista pela suspeita da segurança;
  • Coturno e botas grandes;
  • Leve o básico;
  • Fique sempre atento aos itens que não podem ser levados na mala de mão;

Essas dicas são exatamente para você evitar ter que fazer procedimentos demorados, deixando-o nervoso até mesmo estressado com uma situação que poderia ter sido evitada. Acredite, acontece muito!

Tipos de detectores de metais no aeroporto

 Quando você vai ao aeroporto pela primeira vez, pode se deparar com coisas que já viu em filme. E esse tópico é uma delas, existem dois tipos mais comuns de detectores de metais:

Esteira

Esse é o detector de metais que é responsável pelos seu objetos, onde você colocará a mala e outros objetos que estiver portando

Scanner goleira

Esse é o scanner que você passará por dentro, responsável por detectar metais com você.

 

Calma e consciência

Saiba o que você está fazendo, sempre seja honesto com a segurança e tenha a consciência de que você está fazendo o certo – esperamos que esteja. Faça o que a segurança pede, as vezes eles pedem para você tirar o cinto, o sapato e muitas vezes com o notebook na mala, eles pedem para passar separadamente.

As punições vão da retirada do produto até mesmo a cadeia e advertências que ficarão registradas no seu histórico.

aeroporto pela primeira vez
Photo by Collin Armstrong on Unsplash

Zona de embarque

Somente quem tem o cartão de embarque em mãos pode entrar na zona de embarque. Essa é uma zona totalmente diferente e somente quem vai embarcar em algumas horas estará aqui.

Logo que você entrar, busque seu portão de embarque, é por ele que você para a transição da zona de embarque até o avião e pode ser feito de algumas formas, as mais conhecidas são os tubos diretos e pela pista de embarque.

 

Situações chatas que podem acontecer quando você está no aeroporto pela primeira vez

 

Quando o detector de metais apita e você não sabe o motivo

Isso é mais comum do que parece, Você já tirou o relógio, o casaco, os óculos e até os sapatos, mas nada de parar de apitar. Nesse caso atente-se às instruções da segurança local e faça o que pedirem para você com calma. 

Essa situação pode trazer um pouco de ansiedade e as vezes pode ser até uma moeda esquecida no bolso de trás que faz com que a situação vire uma tempestade.

 

Quando o voo é cancelado/atrasa e você tem que fazer uma conexão

Uma das situações mais tensas, principalmente quando você está no aeroporto pela primeira vez é seu voo atrasar e você ter uma conexão. 

Nesses casos o ideal é você sempre saber as regras das companhias para atrasos, compre agora a sua passagem aérea com a Egali clicando aqui – você terá todo o suporte necessário e acesso aos mais diferentes tipos de situação que enfrentará.

 

Quando uma pessoa só ocupa todo o compartimento das bagagens de mão

Sempre bom conversar com a pessoa, caso isso aconteça. Talvez uma organização melhor no compartimento e tudo está resolvido.

 

Quando você não encontra uma posição

Isso é algo que acontece normalmente com pessoas maiores, é muito difícil achar uma posição confortável no assento, principalmente se você está no meio de muitas pessoas. Por isso, a Egali garante as dicas para você se dar bem nos voos, é só voltar aos primeiros tópicos 🙂

 

Quando você é “o escolhido” da imigração

 

Dependendo do destino é bem comum isso acontecer, a imigração pode escolher você para fazer uma série de perguntas. Um dos destinos que isso mais acontece é a Inglaterra e você pode conferir um conteúdo completo sobre isso clicando abaixo:

Conteúdo completo sobre a imigração na Inglaterra

Mas, se o seu destino é outro, nós também temos um conteúdo completo que pode ajudar você a se preparar para a imigração:

TUDO sobre a imigração

 

Então curtiu conferir o que fazer quando você for ao aeroporto pela primeira vez?!

 

Ainda não tem seu intercâmbio programado? Com a Egali você tem essa e outras dicas valiosas para aproveitar ao máximo seu intercâmbio, tire todas suas dúvidas clicando abaixo – essa conversa não tem custo:

 

Tire suas dúvidas sobre o intercâmbio agora mesmo!

 

Veja também:

Coisas que os gringos precisam entender sobre os brasileiros

Pensamentos sobre o embarque para o intercâmbio

Os maiores erros do intercambista novato. Quais você já cometeu?

  • annachies
    Por annachies Blogueira/Vlogueira que deseja conhecer o mundo todo. Acredita que o intercâmbio é uma experiência incrível e fará de tudo para te convencer disso! Quer trocar uma ideia comigo? @annacchies (em todas as redes sociais)


Precisa de Ajuda? Fale Conosco
Entre em contato com nossa equipe de especialistas para começar a planejar seu intercâmbio.

Preencha os campos abaixo com seus dados para que possamos retornar, caso caia a conexão.

Campo obrigatório
Entre com um email válido
Campo obrigatório