Como cuidar da saúde mental durante a quarentena - Egali Intercâmbio
Covid-19

Como cuidar da saúde mental durante a quarentena

Atualizado em 15 de junho de 2020

Um período de quarentena durante uma pandemia era tudo o que a gente menos esperava de 2020. Sabemos que esse momento pode causar bastante ansiedade na maioria das pessoas, afinal, isolamento social não é nada fácil!

Por isso, decidimos fazer esse post com algumas dicas para tentar amenizar a sua quarentena. Confira a seguir:

 

Não se cobre tanto

Nessa época de quarentena, é completamente normal que a sua rotina não seja mais a mesma. Por isso, tente não comparar a sua situação atual com as tarefas que você estaria fazendo normalmente.

Você não precisa ser produtivo e nem ter um boom criativo na quarentena se você não se sente à vontade durante esse período. Em caso de home office (no qual você tem que ser produtivo no trabalho), tente adequar as suas tarefas à sua nova rotina, vai ser difícil no começo, e se você sentir necessidade, converse com seu chefe e com seus colegas de trabalho.

 

Tire um momento só para você

Ok, se você está passando a quarentena sozinho, deve estar pensando que você já tem “momentos só para você” o tempo todo. Mas não é disso que estamos nos referindo, e sim à prática da meditação.

Se você está se sentindo ansioso, tirar uns 10 minutinhos para respirar e esvaziar a mente vai ser de grande ajuda. Experimente baixar alguns aplicativos de meditação guiada, principalmente se você nunca meditou antes. Você verá que a prática é mais fácil e mais benéfica do que imagina!

 

“Viaje” sem sair de casa

Um ótimo jeito de se distrair das bads da quarentena é “viajar” on-line. Você pode fazer isso vendo filmes que tenham destinos legais como cenário, procurando canais de viagem no Youtube (aliás, você já entrou no nosso?), e até fazendo tours online por atrações conhecidas mundialmente.

Você pode ter mais informações sobre como fazer tours online nesse post. E também fizemos uma lista de filmes para que você possa assistir durante esse período.

 

Leia ou Cozinhe

Ler e cozinhar são duas atividades que ajudam muito a relaxar. Claro que depende do que você vai ler e do que você vai cozinhar. Então, lembre-se você está em quarentena não precisa ler livros complexos e nem cozinhar pratos elaborados.

No quesito livros, tente procurar temas leves, como auto-ajuda, ficção e, até mesmo, viagens! E na cozinha, aposte em comfort foods, para você sentir acolhido nesse momento.

 

Não se sente bem? Você pode tentar uma terapia on-line

Se você já meditou, já viu todas as séries e filmes que podia, já tentou ler ou cozinhar e ainda assim não consegue se sentir bem, talvez seja o momento de você procurar ajuda. É normal que esse momento que estamos vivendo seja repleto de ansiedade e angústia, por isso, procure conversar com as pessoas que você ama.

E claro, se for viável para você, tente fazer uma terapia on-line. Muitos psicólogos estão fazendo esse tipo de atendimento por conta da quarentena. O importante é se manter seguro e saudável nesse período, por isso, se cuide!

 

Essas são apenas algumas dicas de como cuidar da sua saúde mental durante a quarentena. Acreditamos que esse momento vai passar, e que tudo voltará à normalidade. Para inspirar esse finalzinho de post, assista ao vídeo abaixo feito com os colaboradores da Egali. We won’t give up!

Juntos vamos conseguir encarar esse período tão turbulento. Pois sim, existe vida pós-coronavírus!

  • annachies
    Por annachies Blogueira/Vlogueira que deseja conhecer o mundo todo. Acredita que o intercâmbio é uma experiência incrível e fará de tudo para te convencer disso! Quer trocar uma ideia comigo? @annacchies (em todas as redes sociais)


Precisa de Ajuda? Fale Conosco
Entre em contato com nossa equipe de especialistas para começar a planejar seu intercâmbio.

Preencha os campos abaixo com seus dados para que possamos retornar, caso caia a conexão.

Campo obrigatório
Entre com um email válido
Campo obrigatório