Trabalhar no Canadá: como conseguir um emprego durante o seu intercâmbio
Tudo sobre intercâmbio
Canadá

Quer trabalhar no Canadá? Leia este post!

Atualizado em 16 de abril de 2024

Se você respondeu “sim”, você está entre as dezenas de brasileiros que sonham em trabalhar no Canadá. Além de ser reconhecido pela altíssima qualidade de vida e esbanjar belos cenários naturais, o Canadá é um dos países que possibilitam aos brasileiros trabalhar enquanto estudam por lá.

Nós recebemos várias perguntas de como conseguir um emprego no Canadá, quais são os requisitos, como é a remuneração, quais os empregos mais comuns para os brasileiros, entre outras. Então, para esclarecer estas e outras dúvidas, resolvemos fazer este post.

Quer receber um orçamento grátis? Fale com um de nossos especialistas em intercâmbio!

Como trabalhar no Canadá?

Para adquirir a permissão para trabalhar no Canadá  é necessário, antes de tudo, estar fazendo um intercâmbio. No intercâmbio de estudo e trabalho no Canadá, você poderá fazer um curso voltado para a área profissional.

Sabemos que é uma das perguntas mais frequentes dos nossos intercambistas, por isso vamos começar falando sobre isso em nosso post!

Formas e vistos para trabalhar no Canadá:

Melhores escolas para fazer o seu intercâmbio e trabalhar no Canadá

É importante escolher a escola certa para maximizar sua experiência educacional e profissional. Com tantas opções disponíveis, pode ser difícil escolher qual escola é a melhor para você.

A Egali possui um portifólio exclusivo com as melhores escolas que irão acompanhar você na jornada para trabalhar no Canadá! Isso tudo com base na reputação acadêmica da escola, qualidade do programa oferecido, oportunidades de emprego e experiência dos alunos. Confira as melhores escolas para trabalhar no Canadá:

Cursos que nossos parceiros oferecem e para fazer enquanto trabalhar no Canadá:

Além de uma seleta lista com as melhores escolas que oferecemos, também disponibilizamos aqui uma lista com as mais incríveis opções de cursos e áreas que você pode atuar quando for trabalhar no Canadá. Para saber mais sobre cada uma, basta clicar nela e conferir todos os detalhes:

  • Business Communication
  • Customer Service
  • Hospitality Operations
  • Hospitality Management
  • Social Media Marketing
  • International Business Management
  • Hospitality Skills
  • Hospitality Sales & Marketing
  • Business Management
  • International Trade Management
  • International Trade
  • Project Management
  • Information Technology Diploma
  • Trade Management

Além dos cursos, algumas áreas estão presentes para você trabalhar no Canadá, como:

  • Accounting
  • Business
  • Hospitality
  • Marketing
  • Project Management
  • TI
  • Law
  • Engineering
  • Entertainment Management
  • Film & Television
  • Audio Programs
  • E muito mais…

Fale com um de nossos especialistas em intercâmbio!

Para fazer qualquer um desses cursos, é preciso que você possua um nível intermediário ou avançado de inglês ou francês, dependendo do curso. Os cursos de estudo e trabalho na Irlanda, Austrália, Nova Zelândia e Dubai não possuem esse pré-requisito.

Comprovação de nível de inglês ou francês para trabalhar no Canadá

As faculdades no Canadá exigem, caso não seja possível comprovar o nível com um certificado internacional, que você faça um teste para confirmar sua matrícula.

Esse teste é obrigatório que seja feito antes de se matricular conosco, além do teste você deve apresentar assim que fizer a inscrição, um certificado de conclusão do ensino médio ou profissional. Você deve ser aprovado no teste para continuar com o processo.

O teste de nivelamento tem duração entre 40 a 75 minutos, dependendo da escola.

Saiba mais sobre o teste de nivelamento falando com um de nossos especialistas em intercâmbio!

E se eu não passar no teste?

Caso você não passe no teste de nivelamento ainda será possível matricular para fazer um intercâmbio no Canadá, você terá duas opções:

  1. Trocar de curso para um outro em que o nível atingido seja suficiente, por exemplo o curso que você quer exige um nível avançado e você foi classificado como nível intermediário, poderá trocar para esse novo curso que exige o nível intermediário.
  2. ​​​​​​​Matricular-se em um curso de General English + Curso e Trabalho. O número de semanas do curso de General English será definido pela escola após o seu resultado do teste.

Todas as escolas têm suas especificações para aceitar o processo de Pathway, portanto se você ficou com dúvidas e quer saber mais, não hesite em conversar com um de nossos especialistas em intercâmbio que irão tirar suas dúvidas e explicar melhor como funciona esse processo:

Saiba mais sobre o Pathway!

Nível básico de inglês ou francês para o Canadá?

Se o seu nível da língua é básico, sempre existe a possibilidade de escolher outro destino que se encaixe mais com o seu perfil. Neste post, você pode ver em qual país você deve fazer seu intercâmbio de estudo e trabalho. Já, neste post, você pode conferir como é, detalhadamente, estudar e trabalhar no exterior, algumas regras gerais e dicas valiosas que irão auxiliar você nesse processo.

trabalhar no canadá
Foto de Marvin Meyer na Unsplash

Se o seu destino for mesmo o Canadá, ao estar matriculado no curso, o aluno pode ter um emprego de meio período que deve ser conciliado com as aulas. A colocação no trabalho é por conta do estudante. A Egali tem escritórios próprios em Vancouver e Toronto, que podem dar um auxílio para os alunos que estão procurando emprego.

Você pode ter mais detalhes sobre estudar e trabalhar no Canadá neste post, onde explicamos tudo sobre o assunto.

Leia mais:

Quais são as vagas de emprego mais comuns para brasileiros que querem trabalhar no Canadá?

As vagas de emprego mais comuns para os estudantes brasileiros que querem trabalhar no Canadá são na área de serviços, atendimento ao público e hotelaria. Muitas das oportunidades oferecidas pelas empresas incluem vagas de:

  • Garçom
  • Ajudante na cozinha
  • Vendedor em loja
  • Caixa em loja ou restaurante
  • Barista em cafeteria
  • Camareiro

Importante: as vagas mais comuns que citamos acima são apenas enquanto você está na parte acadêmica do programa. No período prático ou de estágio “CO-OP”, você poderá trabalhar, além das áreas de trabalho citadas acima, na área de estudo escolhida numa empresa canadense. Esse processo tem apoio da nossa base no Canadá e da escola, que auxiliarão você com todos os processos para a colocação no mercado de trabalho da sua área.

Photo by LinkedIn Sales Solutions on Unsplash

Porém, a vaga de emprego que você vai encontrar por lá é baseada no seu nível de inglês ou francês. Brasileiros, de forma geral, são vistos como um povo alegre e de fácil relacionamento, por isso, têm uma chance maior de conseguir empregos relacionados a atendimento ao público.

Fale com um de nossos especialistas em intercâmbio!

Qual é o salário mínimo de trabalho no Canadá?

O salário mínimo no Canadá é diferente para cada província – informação atualizada em 06/01/2024. Confira a seguir:

  • British Columbia (Vancouver): CAD 16,75
  • Quebec (Montreal): CAD 15,25

Fonte: https://srv116.services.gc.ca/dimt-wid/sm-mw/rpt1.aspx

Photo by PiggyBank on Unsplash

Qual é a carga horária de trabalho no Canadá?

Nos empregos mais simples, nas áreas de serviços, por exemplo, a carga horária de trabalho é de aproximadamente 4 a 6 horas diárias. Até o dia 31 de dezembro de 2023 o Canadá suspendeu o limite de horas trabalhadas e você pode ter mais informações sobre essa nova carga horária com todos os detalhes do anúncio feito pelo governo canadense clicando aqui.

Horas trabalhadas

Para vistos que foram aplicados até o dia 07 de dezembro de 2023, será possível trabalhar até 30 horas por semana. Já para vistos aplicados após esse período será possível o trabalho de no máximo 20 horas semanais até o dia 30 de abril de 2024.

Como conseguir um emprego no Canadá

O mais importante para conseguir um emprego no Canadá é o conhecimento no idioma inglês ou francês e a experiência profissional anterior. Mas, há algumas dicas que podem ajudar muito na hora de procurar um emprego. Veja abaixo.

Tenha contatos – Network

A dica mais importante é ter contatos, seja com brasileiros, imigrantes, outros estudantes, etc. Ter contatos é a chave para conseguir emprego;

Photo by Kaleidico on Unsplash

Ter nível intermediário ou avançado da língua inglesa ou francesa

Esse já é um dos pré-requisitos para fazer um intercâmbio de estudo e trabalho no Canadá, mas nunca é demais lembrar 😉.

Photo by Kaleidico on Unsplash

Vá preparado para a entrevista de emprego

É muito importante estar bem apresentado para a entrevista, de preferência de forma mais simples (aquelas dicas básicas: homens com a barba feita, mulheres com roupas discretas e sem maquiagem pesada…). Você pode pegar mais dicas lendo este post.

Photo by Christina @ wocintechchat.com on Unsplash

Mostre interesse em aprender

A proatividade é uma grande aliada quando falamos de primeira impressão. Se mostrar interessado nas atividades da vaga de emprego sempre é um diferencial. E caso você não tenha experiência, mostre que você está aberto a aprender coisas novas.

Busque um trabalho que você se identifique

Na hora da entrevista, o empregador irá lhe perguntar por que você está querendo a vaga e você precisa ser convincente. Por isso, saiba o que você está fazendo ali, porque você está ali e o mostre o quanto você quer essa vaga.

Vantagens de trabalhar no Canadá

  • Trabalhar no Canadá é uma grande oportunidade para você aperfeiçoar ainda mais o inglês ou o francês, pois você irá praticar tanto na aula como no ambiente de trabalho.
  • A experiência profissional que você terá no Canadá vai agregar muito ao seu currículo. Então, este já será um diferencial na hora da seleção.
  • Além do upgrade no idioma e da experiência profissional, você terá a chance de conhecer melhor a cultura canadense.
Photo by Priscilla Du Preez on Unsplash

A vida no Canadá está aguardando por você e a Egali está pronta para auxiliar você com todos os processos, explicando passo-a-passo para que você desfrute de tudo que o intercâmbio tem a oferecer. Clique no botão abaixo e fale com um especialista em intercâmbio. 

Você ficou com alguma dúvida?

Fale sem compromisso com um de nossos consultores clicando aqui e esclareça as informações que você tem a respeito de nossos serviços. Conheça nosso serviço e os nossos programas de viagem e intercâmbio para o exterior!

Converse com um de nossos especialistas em intercâmbio!

Saiba mais:

  • Luiz Santana
    Por Luiz Santana Luiz possui 4 anos de experiência escrevendo blogs e criando conteúdo para a internet. Já viajou para mais de 4 países diferentes e é especialista em intercâmbio. Apaixonado pela escrita e por passar toda a experiência de ser um intercambista nas mais famosas cidades do mundo.


Precisa de Ajuda? Fale Conosco
Entre em contato com nossa equipe de especialistas para começar a planejar seu intercâmbio.

Preencha os campos abaixo com seus dados para que possamos retornar, caso caia a conexão.

Campo obrigatório
Entre com um email válido
Campo obrigatório