Quarentena no intercâmbio | Dicas para se divertir e cuidados - Egali Intercâmbio
Covid-19

Quarentena no intercâmbio | Dicas para se divertir e cuidados

Atualizado em 08 de abril de 2020

É essencial se manter seguro e priorizar os cuidados com a sua saúde e da população durante este período conturbado de Coronavírus. Uma das medidas mais eficazes para isso é evitar contato social, ou seja, permanecer em casa, na famosa quarentena.

A quarentena (obrigatória pelo governo ou não) está sendo uma realidade para muitos dos nossos alunos no exterior, por isso, decidimos fazer este post com dicas sobre o que fazer durante esse período. Afinal, nenhum intercambista imaginava que iria passar por essa situação, não é mesmo?

Antes de detalharmos sobre as atividades que preparamos em cada destino é importante salientar que a Egali está tomando inúmeras medidas como forma de reduzir os impactos dessa crise que o mundo inteiro está passando. Neste post, comunicamos oficialmente todas as medidas que estão sendo tomadas para dar suporte aos nossos alunos com embarque próximo ou que estão no exterior.

 

Observação:

Primeiramente, não deixe de seguir as orientações de segurança, não se exponha e faça a quarentena na sua acomodação. Sabemos que esse período de confinamento não é nada fácil, então, preparamos algumas dicas de como amenizar essa situação:

 

Exercite o idioma que você está aprendendo

Com as escolas fechadas, fica difícil treinar o idioma do seu destino de intercâmbio. Porém, isso não impede que você possa exercitá-lo durante a sua quarentena. E não, não estamos falando sobre as aulas online que as instituições estão disponibilizando (apesar de elas serem super importantes nesse período) e sim sobre atividades divertidas.

Dependendo de onde você está ficando, talvez tenham pessoas de outras nacionalidades, e esse pode ser um ótimo momento de fazer amizades e de conversarem em outro idioma. Se a sua acomodação possui predominantemente brasileiros, que tal propor uma noite em que vocês só podem falar outro idioma? Pode envolver drinks, jogos, filmes e séries, o que for mais divertido para vocês.

Temos certeza de que se você já iniciou o curso, já fez vários amigos de diferentes nacionalidades. Que tal propor jogos em aplicativos de vídeo para que vocês possam conversar e interagir? Claro, no idioma que vocês estão aprendendo!

 

Faça exercícios

O período de quarentena pode causar muita ansiedade em algumas pessoas, talvez porque exista muita energia não sendo utilizada. Por isso: mova-se!

Convide seus colegas de confinamento a fazerem uma super aula de dança ou de ginástica. Com o mundo todo praticamente em quarentena, vários influencers e canais fits estão disponibilizando aulas on-line para fazerem as pessoas se mexerem. Aproveite esse momento e gaste energia!

 

Maratone séries e filmes

Bom, você nunca achou que iria ficar sem fazer nada no seu intercâmbio, né? E claro que isso não vai acontecer!

Já pensou em trocar seus vários nadas, por uma bela explorada na Netflix do país em que você está. Talvez você se surpreenda com os títulos que o aplicativo disponibiliza! Caso você tenha um apego aos clássicos, nunca é um momento ruim para fazer uma maratona de Friends, por exemplo.

Além disso, você pode eleger um tema para cada dia, como filmes de máfia, filmes de comédia romântica, filmes de biografias de estrelas da música, e por aí vai.

 

Produza conteúdo!

Se você não faz o tipo tímido, talvez esse seja o melhor momento para usar as suas redes sociais. Use a situação de estar de quarentena do exterior para produzir diários, fazer stories interativos e até mesmo testar outras redes sociais, como o tiktok.

Produzir conteúdo vai ajudar com que você fique menos ansioso e ainda vai levar informação para seus amigos e familiares que são seus seguidores. E vai que você não acaba se tornando um influencer?

 

Faça videochamadas com seus amigos e familiares

Isso é algo que você deveria fazer mesmo em situações normais, afinal quem não sente falta dos amigos e da família quando passa um tempo longe? Então, aproveite esse tempo de confinamento e atualize quem você ama sobre o que você está fazendo e sentindo.

Além de dar informações e deixá-los menos preocupado, isso vai dar um alívio enorme para você. Sabemos que não é uma situação fácil, ficar distante das pessoas que você ama especificamente nesse momento pode trazer ansiedade, por isso, tente mantê-las o mais perto de você.

 

Tente praticar meditação

Que tal tentar ter um momento zen? A meditação possui vários benefícios, entre eles, o de diminuir a ansiedade.

Existem vários de jeitos de você meditar, um deles é através de vídeos, playlists e aplicativos de meditação guiado. Eles são ideais para quem está começando a prática.

Nas primeiras vezes é normal você sentir que não consegue, mas com o passar das tentativas, você começará a se sentir melhor.

 

Leia um e-book

Ou até mesmo um livro. Como é menos provável que você tenha levado mais de um livro no seu intercâmbio, estamos dando a dica do e-book. Você pode ler no celular mesmo.

Existem vários e-books gratuitos disponíveis na internet, e sabe do melhor? A maioria deles está disponível na sua língua original, então mais uma alternativa para você treinar o idioma do seu destino de intercâmbio.

Você pode procurar pelos autores mais conhecidos do país em que se encontra e tentar descobrir um pouco sobre a literatura local. Vai dizer que não é bacana?

 

Ninguém nunca imaginou um intercâmbio dessa forma, mas é muito importante saber a importância de se expor o mínimo possível. Vamos vivendo cada dia de uma vez e nos aproximando ainda mais dos nossos colegas de intercâmbio. Mais do que nunca, poderemos chamá-los de família.

Quanto mais nos esforçarmos e fizermos nossa parte, antes poderemos voltar a explorar o mundo da forma como estamos acostumados: com festas, aglomerações, abraços, beijos e ainda mais viagens.

É importante reforçar que todas as nossas bases estão com funcionários trabalhando e à disposição para dúvidas e ajudas pelo Whatsapp e área do aluno.

Sugestões do que fazer na quarentena também são bem-vindas. Quem tiver qualquer ideia pode compartilhar com a gente nos comentários!

  • annachies
    Por annachies Blogueira/Vlogueira que deseja conhecer o mundo todo. Acredita que o intercâmbio é uma experiência incrível e fará de tudo para te convencer disso! Quer trocar uma ideia comigo? @annacchies (em todas as redes sociais)


Precisa de Ajuda? Fale Conosco
Entre em contato com nossa equipe de especialistas para começar a planejar seu intercâmbio.

Preencha os campos abaixo com seus dados para que possamos retornar, caso caia a conexão.

Campo obrigatório
Entre com um email válido
Campo obrigatório