Como encontrar acomodação em Dublin? - Egali Intercâmbio
Dicas
Irlanda

Como encontrar acomodação em Dublin?

Atualizado em 22 de novembro de 2023

Saber como encontrar acomodação em Dublin, em um bom lugar pra morar, é um dos primeiros desafios que os estudantes que decidem fazer um intercâmbio para a Irlanda precisam enfrentar. Para quem acaba de chegar e não tem domínio sobre a cidade essa missão pode parecer um pouco assustadora, mas, mantendo a calma e o foco, é possível perceber que essa fase é bem mais simples do que parece.

Durante, pelo menos, as duas primeiras semanas você terá um lugar garantido, seguro e tranquilo para ficar: as StayWise By Egali, que estão por toda cidade. Mas, por determinação da imigração, pouco tempo depois você terá que encontrar uma acomodação definitiva para morar. Ter essa acomodação definitiva é uma das exigências do país para a obtenção do Stamp 2, o visto de estudante que lhe permite ficar 8 meses na Irlanda.

Clique aqui para falar com um de nossos especialistas em intercâmbio!

acomodação na Irlanda
Foto de Gregory DALLEAU na Unsplash

Dublin 1, 2, 3…

Uma coisa você precisa saber para encontrar acomodação em Dublin: o Rio Liffey é um rio que corta Dublin ao meio e suas regiões são divididas e identificadas através de números. O lado norte do Rio Liffey ficam os bairros com todos os números ímpares enquanto ao lado sul do rio ficam todos os números pares.

Então, o quanto menor for esse número mais perto do centro o bairro está localizado, ou seja, Dublin 1 e Dublin 2 ficam nas regiões centrais. O contrário também é verdadeiro, quanto maior for o numero, mais afastado o bairro fica do centro.

Dublin é uma cidade jovem, cheia de estudantes de todos os lugares do mundo, então é mais comum você encontrar vagas para dividir casa com outros estudantes do que morar sozinho. Outro diferencial na hora de encontrar um lugar para morar é que, na Irlanda, se paga o primeiro aluguel antecipado e um depósito caução. Estejam preparados!

como encontrar acomodação em dublin
Photo by Marcus Loke on Unsplash

Tipos de acomodações em Dublin

Na hora de buscar por uma acomodação em Dublin, você verá ofertas de vários tipos de quartos, como:

  • Single Room

Quarto para uma só pessoa com uma cama de solteiro.

  • Double Room

Quarto para uma ou duas pessoas com cama de casal.

  • Twin Room

Quarto para duas pessoas com duas camas de solteiro.

  • Shared Room

Quarto compartilhado com duas ou mais camas de solteiro e/ou beliches (opção mais econômica).

Qual é a situação da acomodação na Irlanda?

A situação da acomodação na Irlanda se encontra estável em 2023. Com o retorno da pandemia, muitos alunos que estavam planejando o seu intercâmbio na Irlanda forma obrigados a postergar o seu sonho.

Portanto, diversos intercambistas de todo o mundo que tinham seus embarques para 2020 e 2021, começaram os seus embarques em 2022 o que resultou em um volume anormal de embarques a partir da data da liberação das fronteiras. Isso resultou em uma superlotação de intercambistas, assim, uma superlotação das acomodações em 2022.

Converse com nossa equipe para saber mais sobre as acomodações no país

Porém, com diversos planos governamentais, como a criação de mais de 29000 (vinte e nova mil) residências ao longo do país, as coisas foram se normalizando. Segundo o Irish Times, jornal que possui tudo o que você precisa da Irlanda, o governo entregou mais de 29000 residências no ano de 2022. Dentre elas, estavam acomodações de custo-benefício, casas privadas que se tornarão casas de família, entre outros.

Conversamos com diversos alunos que embarcaram em 2023 para a Irlanda e o tempo médio para conseguir uma acomodação tem sido menor que duas semanas.

Confira o depoimentos de alguns de nossos alunos que foram para a Irlanda. No vídeo, eles relatam um pouco como foi a busca e quanto tempo levaram para encontrar a acomodação na Irlanda:

Como encontrar acomodação em Dublin?

Agora que você já entende como funciona a cidade e viu os relatos de nossos intercambistas, aqui vão algumas dicas para fazer uma busca de sucesso e encontrar uma acomodação em Dublin ou uma acomodação na Irlanda:

como encontrar acomodação em dublin
Photo by Morgan Lane on Unsplash

1. Participe dos grupos de classificados e alugueis em Dublin no Facebook

Existem vários grupos, principalmente de brasileiros, que são atualizados a todo instante com vagas e ofertas de aluguel por todas as partes da cidade. Você pode participar de alguns deles pois é por lá que você irá marcar a maioria das suas visitas e encontrar acomodação em Dublin de forma definitiva.

2. Busque ofertas nos sites de imobiliárias locais

Os sites mais comuns para busca de aluguel ou vagas compartilhadas são:

3. Conte com nossa base em Dublin

A nossa Base em Dublin auxiliará todos os alunos Egali com orientações, Walking Tours, conversas, dicas sobre a cidade e Workshops. Entendemos que pisar em terra desconhecida pode ser um desafio no início, porém conte com nossa base localizada no centro de Dublin para se sentir em casa!

Visite uma de nossas lojas ou receba o contato de um de nossos especialistas para tirar suas dúvidas sobre o seu intercâmbio na Irlanda e sobre encontrar acomodação em Dublin:

Fale conosco

4. Procure lugares para morar em toda cidade, não só nas regiões centrais

Nem sempre morar no centro é a melhor das opções. As acomodações mais distantes do centro costumam ser mais baratas, tranquilas e de maior qualidade, por isso é importante ampliar  a sua busca parar outros bairros. Os ônibus e a linha do Luas passam por toda a cidade, então a mobilidade não será um problema.

5. Networking

Estabeleça contato – as pessoas precisam saber que você precisa de um lugar para morar! Uma conversa de elevador pode te levar à sua nova casa. Pergunte para amigos se eles não conhecem ninguém que esteja passando vaga ou se algum deles não tem alguma indicação. Pessoas chegam e vão embora de Dublin a todo momento.

6. Seja cuidadoso

Pessoas más intencionadas estão pelo mundo inteiro. Existem diversos golpes rolando a todo momento e é importante estar esperto para não se tornar alvo de situações desagradáveis.

Não passe suas informações como o número de passaporte ou cartão de crédito para estranhos e desconfie se a oferta parecer surreal, pois provavelmente ela será.

Dublin tem uma região que costumava ser perigosa, a famosa Summerhill, mas muitos gostam de morar lá por estar localizada perto da O’conell Street, uma das principais ruas da cidade. É um lugar para ficar atento, mas sem dúvidas é mais seguro que muitos lugares do Brasil.

Uma coisa é certa: nos primeiros momentos nenhum lugar no mundo será tão bom quanto a nossa cama na nossa casa. Conviver com pessoas de diferentes costumes e culturas nos faz amadurecer e é uma das melhores experiências que um intercâmbio pode nos proporcionar!

Clique aqui para falar com um de nossos especialistas em intercâmbio!

como encontrar acomodação em Dublin
Photo by Fabrício Severo on Unsplash

Encontrar acomodação na Irlanda é um problema?

Em 2022 e início de 2023, era um problema pois a Irlanda enfrentava uma crise imobiliária forte. Porém, depois das ações do governo para combater toda essa crise, encontrar acomodação em Dublin volta ao normal no segundo semestre e melhora o seu rank na lista de melhores destinos para estudantes do mundo.

Saiba como estão as acomodações na Irlanda atualmente

Nossa equipe de especialistas estão prontas para auxiliar você com todas as suas dúvidas sobre o intercâmbio. Visite uma de nossas lojas e garanta as melhores ofertas e dicas exclusivas sobre a acomodação na Irlanda e tire todas suas dúvidas sobre o programa que vai mudar a sua vida.

Se preferir, pode receber um contato agora mesmo da nossa equipe para receber a consultoria gratuita para o seu intercâmbio. Essa visita é sem custo e sem compromisso, fale conosco clicando abaixo e conheça nossos serviços.

Fale gratuitamente com nossos especialistas

Conteúdos úteis sobre a Irlanda

Confira quem já foi com a Egali para a Irlanda

“A Egali foi prestativa do início ao fim da minha viagem, me auxiliou em tudo que eu precisava, era minha primeira viagem internacional, estava com medo e a Egali me ajudou, também me ajudou bastante a resolver um problema que nem eram deles, a questão da minha mala despachada que não chegou, a Egali foi super atenciosa. Recomendaria a todos!”

– Isabelle Santana de Oliveira | @isabela.marques.3781

Isabela em Dublin

  • Luiz Santana
    Por Luiz Santana Luiz possui 4 anos de experiência escrevendo blogs e criando conteúdo para a internet. Já viajou para mais de 4 países diferentes e é especialista em intercâmbio. Apaixonado pela escrita e por passar toda a experiência de ser um intercambista nas mais famosas cidades do mundo.


Precisa de Ajuda? Fale Conosco
Entre em contato com nossa equipe de especialistas para começar a planejar seu intercâmbio.

Preencha os campos abaixo com seus dados para que possamos retornar, caso caia a conexão.

Campo obrigatório
Entre com um email válido
Campo obrigatório