Preciso de visto para viajar? - Egali Intercâmbio
Documentações e visto

Preciso de visto para viajar?

Atualizado em 24 de junho de 2021

Uma das coisas mais importantes na hora de escolher o seu intercâmbio é saber se o país que para onde você quer ir precisa de visto ou não. Afinal de contas, isso vai decidir o tempo de preparação que você terá para a sua viagem.

Então, é importante buscar várias informações sobre os procedimentos aplicação de visto e acompanhar o processo de perto, caso seja o seu caso.

Por isso, fizemos este post para esclarecer as principais dúvidas sobre visto, confira a seguir!

 

O que é visto?

Quando você decide viajar para outro país, é necessário obter uma autorização para entrada naquela nação. Essa autorização é o que chamamos de visto. Em alguns casos ele pode ser obtido na chegada ao país e, em outros casos, antes da viagem, no Brasil.

 

Os tipos de vistos mais comuns são:

• Turista: geralmente permite que você fique entre 3 a 6 meses no país, apenas passeando;

• Estudante: permite que você estude por períodos mais longos ou em maiores cargas horárias. Alguns destinos permitem o trabalho também;

• Trabalho: geralmente são vinculados a empresas que oferecem uma posição de trabalho, mas também pode ser adquiridos por processos de seleção (como é o caso do Work Holiday Visa).

Existem vários outros tipos de visto. Você deve certificar-se qual o mais apropriado para o tipo de intercâmbio que deseja fazer. Cada visto exige um processo diferente, independente do país

Photo by ConvertKit on Unsplash

 

Para quais países preciso de visto?

A exigência de visto de entrada para alguns países sempre será de acordo com relações políticas entre o Brasil e aquele país.

Você pode fazer uma consulta rápida para começar os preparativos da sua viagem dando uma olhada nesse site colaborativo, que usa informações de usuários do mundo todo para indicar quais países precisam de visto. A ideia do site é muito boa, mas todas as informações têm que ser checadas. O jornal A Folha de São Paulo fez uma lista com os 30 países mais visitados por brasileiros que exigem que um visto seja feito. Abaixo, colocamos os destinos Egali que estão nesta lista:

Preciso de visto para viajar - 02

 

Prazos e Documentos

Se o seu país de destino exigir aplicação de visto antes do embarque:

Siga atentamente o processo;

Cumpra os prazos e entregue os documentos exigidos;

Acompanhe o processo. Assim, você saberá caso alguma coisa não de certo e terá tempo hábil para regularizar.

Preciso de visto para viajar - 03

 

Exames Médicos

Alguns países exigem que sejam realizados exames médicos para a concessão do visto. Esses exames são realizados por médicos credenciados pela embaixada do país no Brasil, mas nem todas as cidades ou estados possuem médicos credenciados. Se este for o seu caso, você terá de viajar para realizar os exames.

 

Principais países que exigem exames médicos:

• Visto de Estudante Austrália: exames médicos obrigatórios, solicitados após o envio da documentação para a embaixada;

• Visto de Estudante Nova Zelândia e Canadá: exames médicos obrigatórios para permanência acima de 6 meses.

Preciso de visto para viajar - 04

 

Fique atento!

É importante informar que, mesmo aqueles países que não requerem visto de entrada, podem colocar outras regras, como a apresentação da passagem de volta, a comprovação da reserva de hotel, o seguro de vigem, um certificado de vacinação ou a posse de certa quantia mínima de dinheiro, por exemplo.

 

O que é Patrocionador?

Patrocinador é a pessoa que vai garantir um apoio financeiro, caso ocorra algum imprevisto no país em que você vai fazer seu intercâmbio.

Os documentos financeiros demonstram que, se necessário, você terá suporte financeiro no Brasil durante todo o período da viagem. Caso você não tenha toda a documentação financeira exigida, poderá apresentar, além dos seus, documentos de um patrocinador. Os documentos dessa pessoa comprovam os recursos financeiros suficientes para oferecer segurança ao viajante – no caso, você – não que necessariamente ele precise custear ou arcar com qualquer custo seu durante a viagem.

O melhor patrocinador costuma ser o parente de primeiro grau ou com a maior proximidade possível. Também é recomendável que o mesmo não seja patrocinador em outro visto aplicado.

Preciso de visto para viajar - 05

 

Por que tenho o visto negado?

Os processos de visto costumam ser bem chatos por toda a documentação exigida e eventualmente, os exames médicos que devem ser feitos. Entretanto, não se pode relaxar durante o processo, pois há sempre a possibilidade do visto ser negado. Alguns países até explicam o porquê da decisão negativa, mas a grande maioria não o faz.

Para evitar que todo o processo tenha chances de negativa, é importante focar nos documentos que demonstram vínculos com o país de origem, além, claro, da parte financeira.

Alguns exemplos de vínculos fortes com o Brasil, por exemplo, seriam estudos em andamento, carta de oferta de emprego no retorno da viagem ou carta de férias, bens no nome do solicitante do visto, família com filhos, etc.

Preciso de visto para viajar - 06

 

Por ser um processo bem burocrático, recomendamos que você realize-o por intermédio de pessoas que entendam bem do assunto, evitando assim incomodações e o risco de ter o visto negado. Os nossos consultores estão à disposição para lhe ajudar aqui.

  • Aline Gomes
    Por Aline Gomes Soy una brasileña apasionada por todo los temas de viajes, los idiomas, la gente, la música y el baile. Creo que las personas son conectadas por sus historias. Si quieren saber más de mí, pueden encontrarme aquí -> @aliensemog


Precisa de Ajuda? Fale Conosco
Entre em contato com nossa equipe de especialistas para começar a planejar seu intercâmbio.

Preencha os campos abaixo com seus dados para que possamos retornar, caso caia a conexão.

Campo obrigatório
Entre com um email válido
Campo obrigatório