Conheça as dicas infalíveis de como melhorar o currículo nesse post! - Egali Intercâmbio
Tudo sobre intercâmbio

Conheça as dicas infalíveis de como melhorar o currículo nesse post!

Atualizado em 25 de janeiro de 2023

É fato que as empresas valorizam um currículo bem elaborado durante uma seleção de candidatos. No post de hoje, vamos mostrar como melhorar o currículo com dicas infalíveis para você mandar bem nessa parte do processo!

Cada vez mais as empresas buscam por profissionais que pensam “fora da caixa”. Fazer um bom currículo, com design amigável, um bom conteúdo e de fácil leitura, ajuda muito em sua seleção. Nós separamos as principais dicas para que você possa entender como melhorar o currículo e por que essa etapa é uma das melhores maneiras de começar na sua busca pelo emprego dos sonhos, confira a seguir!

Como melhorar o currículo – confira os 5 passos

Quando você deseja se candidatar a um emprego, seja seu primeiro emprego ou não, normalmente começa criando um currículo para enviar às empresas, como faz a maioria dos candidatos. No entanto, alguns detalhes podem passar despercebidos, o que pode fazer com que seu currículo não se destaque em comparação ao dos concorrentes. Mas, afinal, como melhorar o currículo?

O primeiro passo para se reinserir no mercado de trabalho ou mesmo mudar de emprego é estruturar seu currículo para que esse documento seja competitivo e selecionado pelos recrutadores. Entenda como fazer isso:

Passo 1) Tenha um currículo amigável e com bom conteúdo

Entender como melhorar o currículo é entender a maneira de como fazer com que ele fique simples de ler e que tenha um conteúdo que case com o perfil da empresa. A seguir, vamos mostrar como incluir seus dados no currículo de forma amigável e que o recrutador possa entender melhor:

  • Dados pessoais: nome, cidade/estado, e-mail, telefone, e seu Linkedin.
  • Objetivo profissional: nome da vaga ou da área em que você está se candidatando.
  • Resumo profissional: um resumo geral das suas qualidades profissionais.
  • Formação acadêmica: grau de escolaridade, caso for superior: incluir o curso, instituição e ano de conclusão ou indicar “em andamento”.
  • Idiomas: língua e nível de proficiência.
  • Experiência profissional: nome da empresa em que você atuou, mês/ano de entrada, mês/ano de saída, cargo, atividades exercidas e resultados.
  • Cursos e certificações: nome do curso, carga horária, instituição e ano de conclusão.
  • Voluntariado: caso seja relevante para a vaga;
  • Demais informações: aqui você pode incluir especificações que irão casar com a vaga, como: habilitação/categoria, carro próprio e afins.

Confira as melhores plataformas para montar seu currículo:

Canva

O Canva se tornou um dos programas de design online que vem conquistando corações pela conveniência e simplicidade do uso. Você será capaz de criar um currículo estruturado mesmo sem entender nada de design ou formatação.

Nesse link você pode conferir todas as instruções.

Microsoft Word

O programa Word, da Microsoft, se baseia na mesma ideia do Canva. Ele disponibiliza templates profissionais para que você possa editar e entender como melhorar o currículo pelo arquivo. 

O único obstáculo é que ele é pago, porém se você tiver o pacote office, é uma ótima saída.

como melhorar o currículo
Foto de Christin Hume na Unsplash

Passo 2) Saiba um segundo idioma

O aprendizado de um novo idioma, atualmente, é essencial e muitas vagas de emprego possuem esse requisito como básico. Afinal, o mercado de trabalho está em constante evolução e a cada dia se torna mais competitivo. Se você não tiver pelo menos um inglês no currículo, você já corre o risco de ser descartado de cara.

Muita gente está fazendo cursos de idiomas no Brasil mais para ter uma base. Você até pode estudar no Brasil, mas já vamos dar um spoiler do próximo tópico: estudando no exterior você vai aprender muito mais rápido. Nada melhor do que a vivência no exterior para aprender e aperfeiçoar de verdade o idioma. Além disso, fazer o programa de curso de línguas no extrangeiro já lhe dará uma grande vantagem.

como melhorar o currículo
Photo by Jason Goodman on Unsplash

Dependendo do tempo do seu curso no exterior e da sua dedicação aos estudos do idioma, é possível voltar para casa sendo fluente em uma segunda ou terceira língua. Com certeza, isso vai abrir portas para vagas em empresas multinacionais ou até mesmo para trabalhos no exterior. Mas, então, como melhorar o currículo com  programa de intercâmbio?

Passo 3) Faça um intercâmbio para melhorar seu currículo

O motivo para isso é simples: um intercâmbio testa a pessoa de várias maneiras. Seja pelo amadurecimento pessoal, pela adaptação a novos ambientes, pela aceitação de culturas diferentes, pelo aprendizado de uma nova língua e por aí vai. Não existe uma maneira melhor de exercitar essa qualidade criativa do que tendo uma experiência de vida em outro país em contato com outras culturas.

Amadurecer durante um intercâmbio não significa apenas aprender a “se virar” sozinho(a): cozinhar, lavar, ir ao mercado e limpar a casa. O amadurecimento que mencionamos aqui vai muito mais além.

Você vai aprender a lidar com:

  • as situações do dia a dia;
  • as diferentes pessoas, culturas e hábitos;
  • a resolução de problemas que você nunca imaginou que pudessem acontecer e que, muitas vezes, nem sabia por onde começar;
  • escolhas a todo o momento (dependendo do objetivo do seu intercâmbio, se você acaba perdendo o foco, todo seu esforço terá sido em vão).

Com certeza esse amadurecimento vai te ajudar a lidar melhor com as situações numa rotina e todas as adversidades do trabalho.

Clique aqui para falar com um especialista em intercâmbio

como melhorar o currículo
Photo by Douglas Lopez on Unsplash

Uma experiência internacional é um diferencial de peso para o seu currículo. Isso porque demonstra que a pessoa tem uma visão mais ampla de mundo, tem capacidade de lidar com situações novas e que, normalmente, terá uma boa adaptação ao novo ambiente de trabalho.

Tente comparar o ensino no Brasil com o ensino nos países desenvolvidos. Sendo realista, praticamente todo curso que você fizer no exterior valerá mais do que se você fizer por aqui mesmo.

Clique aqui para falar com um especialista em intercâmbio

Então, surge um pensamento: “Para estudar no exterior vou ter que pagar muito mais caro do que no Brasil”. Bom, é aí que existe uma grande diferença. Claro que as instituições de ensino mais famosas tendem a cobrar um preço bem mais elevado, mas há muitas universidades excelentes que possuem preços bem acessíveis. 

Se você está em dúvida entre fazer um intercâmbio ou outra iniciativa de educação continuada, como uma graduação aqui no Brasil ou um curso técnico/de extensão em sua área de conhecimentos, não se esqueça dos aspectos que o intercâmbio envolve além do ganho de conhecimentos técnicos.

Por exemplo, um curso de inglês no Brasil, em média é de 1 hora a 4 horas por semana, já no exterior, o mínimo cursado é 4 horas POR DIA, já ganhando em cinco vezes o tempo de estudo no Brasil.

Além disso, o estudo no exterior proporcionará uma imersão cultural incrível, com pessoas falando o idioma local o tempo todo, o que certamente desenvolve seu idioma em um nível exponencial.

como melhorar o currículo
Foto de Erik Odiin na Unsplash

Clique aqui para falar com um especialista em intercâmbio

Onde colocar intercâmbio no currículo?

Agora que você entendeu como melhorar o currículo com o intercâmbio e fez o intercâmbio com a Egali, deve se preocupar em saber onde colocar essa experiência de forma correta!
 
 
Aqui vão algumas dicas para você saber onde colocar o intercâmbio no currículo:
  • Nome do programa / escola ou universidade onde você fez o intercâmbio.
  • Cidade e país (destino).
  • Datas (início e fim do programa e início e fim do curso).
  • Diplomas, exames, frequencia e notas;
  • Aulas e cursos que você participou.
  • Atividades extracurriculares realizadas.
  • Outros estágios ou trabalho voluntário.
como melhorar o currículo
Imagem de StartupStockPhotos por Pixabay

Passo 4) Demonstre suas habilidades no currículo

Um bom profissional que tem prazer em aprender novas habilidades mostrando proatividade e a tendência em querer adquirir novos conhecimentos é muito bem visto no ambiente de trabalho. Uma pessoa que consegue resolver problemas fora de sua zona de conforto mostra que possui paciência e flexibilidade.

Outro ponto que conta muito é o quão independe você consegue ser. Ter iniciativa para fazer as coisas sozinho e não ficar dependendo dos outros é uma característica que a maioria das empresas procura nos candidatos. Com o intercâmbio isso acontece a toda hora.

como melhorar o currículo
Imagem de Roberto Lee Cortes por Pixabay

Autoconhecimento, independência e confiança são três ótimas características para os candidatos a vagas no mercado de trabalho. As empresas enxergam que quem possui essas qualidades sabe o que quer e, por isso, tem a tendência de permanecer mais tempo no cargo e futuramente podem se tornar bons líderes.

Clique aqui para falar com um especialista em intercâmbio

Passo 5) Faça um bom networking

Através do networking você se mantém antenado e conectado no mercado. Sendo um excelente aluno, dedicado, prestativo, fazendo amizade com os colegas e professores. Todo mundo é uma fonte de contato e todos têm algo a acrescentar!

Fazer network, seja durante um curso de uma semana a um curso de quatro anos é sempre a palavra chave para se manter no radar das pessoas, ser indicado e ter conhecimento.

Clique aqui para falar com um especialista em intercâmbio

Ficou com alguma dúvida?

Esperamos que depois de todos esses tópicos, você tenha percebido que entender como melhorar o currículo é parte essencial para uma nova jornada profissional na sua vida. Vamos combinar que experiência é uma qualidade muito importante para um currículo, certo?

Agora que você sabe como melhorar o currículo e tem a oportunidade de embarcar em uma aventura dessas, embarque! E na sua volta para o Brasil, não deixe de contar tudo o que você aprendeu estudando no exterior e o quanto isso ajudou no seu crescimento. Isso com certeza vai deixar os recrutadores de olho no seu currículo!

Se você quer saber um pouco mais sobre os nossos pacotes, entre em contato com os nossos consultores clicando no no botão abaixo:

Clique aqui para falar com um especialista em intercâmbio

Veja também…

Qual o melhor país para fazer intercâmbio de inglês?

7 motivos para fazer intercâmbio

O que é intercâmbio? Confira o guia completo!

  • Aline Gomes
    Por Aline Gomes Soy una brasileña apasionada por todo los temas de viajes, los idiomas, la gente, la música y el baile. Creo que las personas son conectadas por sus historias. Si quieren saber más de mí, pueden encontrarme aquí -> @aliensemog


Precisa de Ajuda? Fale Conosco
Entre em contato com nossa equipe de especialistas para começar a planejar seu intercâmbio.

Preencha os campos abaixo com seus dados para que possamos retornar, caso caia a conexão.

Campo obrigatório
Entre com um email válido
Campo obrigatório