Papo de Intercambista | Vancouver - Egali Intercâmbio
Eu fui de Egali

Papo de Intercambista | Vancouver

Atualizado em 27 de março de 2015

A Thiane Gomez da Egali Intercâmbio – Pelotas indicou a Marta Konmling para nos contar sobre a sua experiência em Vancouver. Será que ela curtiu o intercâmbio? Confere aí!

“Fiz meu intercâmbio no Canadá. Escolhi Vancouver por ser uma cidade grande com características de cidade pequena, com muitos espaços para lazer e programações culturais diversas.

Esta é uma cidade que mescla a agitação de Downtown com a tranquilidade dos bairros como Richmond e Delta, que mistura a euforia de um passeio de bicicleta pelo Stanley Park com um despreocupado pôr-do-sol em English Bay, que te faz vibrar com um ponto num jogo de Hockey ou te emociona com um espetáculo do Cirque du Solei.  Desta forma vão passando os dias nesta cidade maravilhosa, onde a cada manhã você vai encontrar um programa que vai fazer valer o seu dia.

DSC04319

A vida noturna de Vancouver veste todos os estilos: do casual ao refinado, do tranquilo ao movimentado, de pubs com música ao vivo até cervejarias e cassinos. Opções não faltam, e nem companhia. Como existem centenas de intercambistas, você sempre vai encontrar um grupo indo para algum lugar e a interação entre todos é muito fácil.

DSC04984

Existem muitos pubs em Vancouver, mas eu adoro dois em particular: The Morrissey Pub, na Granville St com a Davies St e Malone’s Pub, na Seymour St.

A gastronomia, assim como a cidade, tem uma diversidade enorme. É comum você encontrar restaurantes com comidas típicas de todo lugar do mundo. Claro que o meu lugar favorito era a Churrascaria Rio Brazilian Steakhouse, na Denman St, e depois, é claro, um café com donuts no Tim Hortons.

Meu foco neste intercâmbio foi aprender língua inglesa, conhecer lugares e absorver o máximo da cultura canadense. Não fui para fazer compras, mas é impossível não enlouquecer diante de tanta oferta, principalmente de vestuário. Marcas conhecidas que no Brasil custam caro, eram uma bagatela. Comprei bolsas e calçados na ALDO, uma marca canadense de calçados e acessórios.

Vancouver tem uma infinidade de lugares e passeios para fazer, mas, na minha opinião, nada supera uma caminhada ou pedalada no Stanley Park ou no Queen Elizabeth Park. Contemplar os jardins impecavelmente cuidados é fantástico.  Para os mais ousados, subir a Grouse Mountain é uma experiência fascinante, uma vez que a vista da cidade lá de cima é simplesmente recompensadora.

DSC00620

A segurança é algo que realmente impressiona. Você não escuta, não vê, não fica sabendo de nada que te amedronte. A educação e o respeito com o próximo e principalmente com os mais velhos também é admirável. O choque maior foi voltar para o Brasil e constatar que a maioria dos hábitos e atitudes que temos poderiam ser facilmente mudados, já que não dependem de grandes investimentos, apenas de conscientização e educação.

DSC04063

Uma coisa que me chamou atenção foi o fato de que todo mundo leva seu lanche de casa para a escola ou trabalho, e não é difícil você encontrar executivos de terno e gravata sentados em bancos de praças, fazendo seu lunch time.

Outro fato relevante é o espírito de tolerância dos Canadenses. Apesar de sua diversidade cultural, étnica, linguística e religiosa, eles compartilham valores fundamentais que os une. Entre estes valores estão a defesa da justiça social, da igualdade de gêneros e da dualidade linguística do país.

Viajar sempre foi minha maior paixão, mas nos últimos anos me dediquei ao trabalho, a graduação e às minhas filhas, não sobrando tempo para mais nada. De repente vários ciclos se concluíram e me vi mudando de cidade, finalizando  um projeto de trabalho e concluindo a minha graduação. Achei que seria o momento de viajar para encontrar inspiração para novos projetos.

DSC04708

Procurei uma agência da Egali, por indicação de uma amiga e comecei a planejar meu intercâmbio. A assessoria prestada pelos profissionais foi de extrema importância, primeiro porque eu não tinha tempo para cuidar da viagem e, segundo, porque eu não falava nada de Inglês. Eles me passaram muita segurança e confiança. Fechei um pacote de 9 semanas de estudos, sem saber se aguentaria um dia, mas no final foi maravilhoso. Eu sabia que qualquer problema poderia contar com a base da Egali em Vancouver.

DSC05422

Foi uma experiência única, que só aumentou ainda mais a minha paixão por viajar.

Que venham os próximos destinos!”

  • egali
    Por egali