Certificado Internacional de Vacinação contra a Febre Amarela: como emitir? - Egali Intercâmbio
Tudo sobre intercâmbio

Certificado Internacional de Vacinação contra a Febre Amarela: como emitir?

Atualizado em 31 de maio de 2023

O surto de febre amarela em alguns estados brasileiros deixou o resto do mundo em alerta. Por conta disso, alguns países estão exigindo que viajantes que saem do Brasil sejam vacinados contra a doença. Para comprovar, é necessário apresentar antes do embarque o Certificado Internacional de Vacinação contra a Febre Amarela (CIVP).

O CIVP é obrigatório para a entrada em países como Austrália, Malta, Panamá, Nicarágua, El Salvador e muitos outros. Muitas vezes, até para rápidas escalas e conexões de voos

Confira a seguir algumas informações sobre o Certificado Internacional de Vacinação contra a Febre Amarela e o passo a passo para emitir o documento!

Quer fazer um intercâmbio? Clique aqui e converse com um especialista

O que é CIVP?

CIVP é a abreviação de Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia. Quando ocorre um surto de uma doença grave em um país, é preciso fazer o possível para que ela não se espalhe pelo resto do mundo. Por isso que o CIVP é tão importante, pois ele serve para comprovar a vacinação contra a febre amarela e outras doenças.

Onde tomar a vacina contra a febre amarela? 

Antes de mais nada, é necessário receber a vacina contra a febre amarela. Caso você ainda não tenha sido vacinado, o primeiro passo é procurar um posto de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS) ou alguma clínica privada de vacinação. Se você optar por uma unidade básica de saúde do SUS, não haverá nenhum custo. 

Você só precisa levar um documento oficial com foto.

Quando devo tomar a vacina contra a febre amarela para poder viajar? 

É necessário receber a vacina contra a febre amarela com pelo menos 10 dias de antecedência ao embarque, pois é o prazo que o governo pode demorar para emitir o certificado internacional. Não deixe para a última hora! A Egali recomenda que você providencie a vacina e o certificado pelo menos um mês antes de viajar

Como emitir o Certificado Internacional de Vacinação contra a febre amarela?

Depois de receber a vacina e ter em mãos o certificado nacional, você precisa providenciar o  Certificado Internacional de Vacinação (CIVP).

É necessário apresentar o cartão de vacina e documentos pessoais. São aceitos como documentos a Carteira de Identidade (RG), o Passaporte, a Carteira de Motorista válida (CNH), por exemplo.

*A Certidão de nascimento é aceita para menores de 18 anos.

Quer fazer um intercâmbio? Clique aqui e converse com um especialista

egali-intercambio-paises-que-exigem-a-vacina-da-febre-amarela-vacina

Tomei a vacina, mas não tenho a carteira de vacinação. Como faço?

Segundo a Anvisa, o viajante que não possuir registro comprovando o esquema vacinal terá que tomar uma dose para a emissão do documento. O mais indicado é que você vá até uma unidade básica de saúde o quanto antes para tentar emitir uma segunda via ou, se necessário, receber a dose da vacina.

Passo a passo para emitir o Certificado Internacional de Vacinação

Para emitir o certificado internacional de vacinação (CIVP), você deve acessar o site do governo. Caso você ainda não tenha uma conta, é necessário criar logo após digitar o número do CPF. 

1) Informe seu CPF

2) Digite sua senha

3) Preencha seus dados

4) Informe os dados correspondentes à vacina que você recebeu 

5) Envie a solicitação

Depois de preencher todos os dados e clicar em “enviar solicitação”, o processo ficará em análise durante 10 dias e você receberá seu certificado através do e-mail informado no primeiro passo. Você deve imprimir o certificado e ter o documento em mãos na hora do embarque. Uma boa dica é dobrar o documento e grampear em uma página em branco do passaporte. 

Importante: se seu embarque está muito próximo e você ainda não providenciou o certificado internacional de vacina contra a febre amarela, o mais indicado é ir até a unidade de saúde mais próxima e emitir o documento de forma presencial. 

 

Se você preferir fazer o processo de forma presencial, é possível ir em Unidades do Sistema Único de Saúde (SUS) credenciadas, como postos de saúde e hospitais, e nas clínicas particulares credenciadas.

Quer fazer um intercâmbio? Clique aqui e converse com um especialista

Qual a validade do certificado? 

O certificado vale para toda a vida. Se você já recebeu a vacina contra a febre amarela em algum momento e possui a comprovação, você pode emitir o certificado e usar ele sempre que for necessário. 

Qual o valor da emissão do Certificado Internacional de Vacinação contra a Febre Amarela?

A emissão do Certificado Internacional de Vacinação contra a Febre Amarela é gratuita.

 Certificado Internacional de Vacinação contra a Febre Amarela

E se eu não puder receber a vacina contra a febre amarela? 

Se você, por problemas de saúde, não puder receber a vacina contra a febre amarela é possível apresentar um atestado feito pelo seu médico, preferencialmente em inglês. Saiba mais informações clicando aqui

Quais países exigem a vacina contra a febre amarela?

Confira abaixo a tabela com os países que exigem a vacina da febre amarela, segundo a OMS:

 

Certificado Internacional de Vacinação contra a Febre Amarela

Agora que você já sabe como emitir o Certificado Internacional de Vacinação contra a Febre Amarela, que tal começar a planejar seu embarque? Para saber mais sobre intercâmbio, converse com um especialista! 

Quer fazer um intercâmbio? Clique aqui e converse com um especialista

As informações são com base nas publicações oficiais do governo e podem ser alteradas sem aviso prévio.

E, aí, ficou com alguma dúvida sobre o Certificado Internacional de Vacinação contra a Febre Amarela?

Fale sem compromisso com um de nossos consultores clicando aqui e esclareça as informações que você tem a respeito de nossos serviços. Conheça nosso serviço e os nossos programas de viagem e intercâmbio para o exterior!

Você também pode se interessar… 

  • juliabraga
    Por juliabraga Julia já fez intercâmbio 3 vezes, viajou para mais de 30 países e visitou inúmeras cidades pelo mundo. Possui mais de 6 anos de experiência com estudos no exterior e ama escrever e compartilhar sobre suas experiências.


Precisa de Ajuda? Fale Conosco
Entre em contato com nossa equipe de especialistas para começar a planejar seu intercâmbio.

Preencha os campos abaixo com seus dados para que possamos retornar, caso caia a conexão.

Campo obrigatório
Entre com um email válido
Campo obrigatório