Turismo na Austrália: Cidades para conhecer durante o intercâmbio
Uncategorized
Austrália

Turismo na Austrália: Cidades para conhecer durante o intercâmbio

Atualizado em 17 de abril de 2023

Um intercâmbio não é feito apenas de estudo e trabalho, afinal de contas, todo o intercambista também pode passear pelo país escolhido para estudar. Existem muitas cidades lindas para quem quer fazer turismo na Austrália. São tantas opções que dependendo do tempo em que você for ficar por lá, é possível fazer um grande mochilão pelo país!

Clique aqui para falar com um de nossos especialistas em intercâmbio!

Turismo na Austrália

Por ser um destino mais distante e também “mais novo” (o país foi fundado em 1901), talvez você não saiba tanto sobre como o país é dividido e o que cada uma de suas divisões reserva. Por isso, neste post, vamos explicar rapidamente como a Austrália é administrativamente dividida e quais são os melhores passeios para serem feitos em cada região (como explorar melhor e organizar o seu turismo na Austrália).

Como a Austrália é dividida

Agora vamos começar uma pequena aula de geografia sobre a Austrália! O país se encontra em sexto lugar na lista países com mais extensão territorial do mundo. Por ter um tamanho tão grande, ele também é chamado de “continente australiano”, e é banhado por dois oceanos diferentes: o Pacifico e o Índico.

Se você observar o mapa abaixo, vai perceber que além da parte territorial grande, a Austrália também abrange a Tasmânia e algumas pequenas ilhas adjacentes. O país é dividido administrativamente em seis estados (Austrália Ocidental, Austrália Meridional, Queensland, Nova Gales do Sul, Victória e Tasmânia), três territórios continentais e sete territórios adicionais.

turismo na Austrália: mapa

Entendido como esse país fantástico está dividido, chegou a hora de saber o que cada região reserva aos seus visitantes e as possibilidades para fazer turismo na Austrália

O que fazer em Nova Gales do Sul

Em Nova Gales do Sul, você poderá encontrar a capital da Austrália, Camberra, e a maior e mais conhecida cidade australiana, Sydney. Mas muito além dessas duas cidades, o estado possui lugares ótimos e boas opções para turismo na Austrália, desde o mais aventureiro até ao mais tranquilo.

Abaixo, separamos 4 lugares para você aproveitar fazendo turismo na Austrália:

Sydney

turismo na Austrália
Photo by Dan Freeman on Unsplash

Você verá que Sydney é uma cidade grande, com um ritmo agitado bem típico das grandes cidades. Apesar disso, você terá várias opções para relaxar e se divertir (é claro!) acompanhadas de uma ótima gastronomia.

Caminhe entre as praias da cidade e por seus pontos turísticos como a Sydney Harbour Bridge e o Sydney Opera House. Não deixe de ver a cidade do alto na Sydney Tower (serão 268 de pura emoção!) e, se quiser, faça o Skywalk, onde você vai poder ir na parte mais alta da torre!

Byron Bay

turismo na Austrália
Foto de Delphine Ducaruge na Unsplash

Byron é um destino super popular entre os australianos, mas não é só de praia que essa cidade vive. Você encontrará belos lugares escondidos atrás das montanhas Hinterland, onde poderá ver cachoeiras, lugares para nadar e impressionantes trilhas para fazer.

Comece pela parte mais baixa da cachoeira Mynion, veja o nascer do sol no topo da Mt. Warning e escale o Natural Arch. Esses passeios são para quem gosta de ter a natureza bem pertinho de si e está disposto a explorar novos lugares.

Blue Mountains

turismo na Austrália
Photo by Bee Balogun on Unsplash

Outro passeio para quem curte a natureza é Blue Mountains. O lugar fica a apenas uma hora e meia de Sydney e você pode escolher entre fazer um bate-volta ou passar um fim de semana por lá. Wentworth Falls possui várias trilhas e cachoeiras, ficando perto da principal atração da região, a formação rochosa Three Sisters.

Não deixe de visitar a Scenic Railway, o trilho de trem mais íngreme do mundo! E outra parada obrigatória é a Lincoln’s Rock, que possui uma pequena caverna secreta perfeita para ver o pôr do sol.

Bathurst

turismo na Austrália
Foto de Tyler Mower na Unsplash

Essa região foi uma das mais exploradas pelos colonizadores ingleses que procuravam por boas terras para plantações e criação de gado. Não é à toa que, até hoje, Bathurst é repleta de fazendas.

Por ser a cidade mais antiga do interior da Austrália, você poderá fazer passeios super culturais por lá. Como, por exemplo, ir ao Australian Fossil and Mineral Museum e ir ao Machattie Park ver a placa comemorativa da visita de Charles Darwin em 1836. Mas se a sua vontade é de sentir a natureza da região, vá até as cavernas Jenolan e explore uma beleza natural em calcário.

O que fazer em Victoria

Victoria, depois da Tasmânia, é o menor estado australiano. Mas não se engane, isso não quer dizer que ele não esteja repleto de atrações. É lá que fica Melbourne, um dos principais centros econômicos do país e capital da moda e da cultura australiana.

Confira abaixo alguns programas que você poderá fazer em Victoria:

Melbourne

turismo na Austrália
Photo by Shi Min Teh on Unsplash

Melbourne, como você pode ver neste post, já foi eleita algumas vezes como melhor cidade para se viver no mundo. E não é para menos, a cidade tem toda a qualidade de vida que a Austrália pode oferecer, sem contar que ela respira cultura!

Em qualquer época do ano em que você visitar Melbourne, terão eventos para ir, seja exposições, festivais ou shows de música. Mas, o melhor da cidade ainda está por vir: você tem acesso gratuito aos bondes que circulam para algumas áreas da cidade, então é provável que você não gaste muito com transporte por lá.

Além disso (sim, ainda tem mais turismo na Austrália!), Melbourne é conhecida como Food’s Paradise, por conta de seus muitos restaurantes deliciosos e vários cafés. Ah, sabia que o café de lá é um dos melhores do mundo?

Great Ocean Road

turismo na Austrália
Photo by Mateusz Glogowski on Unsplash

Uma das estradas mais bonitas do mundo fica em Victoria! A Great Ocean Road é contornada por belas praias e formações rochosas que vão te deixar tonto (literalmente, pois a rodovia é cheia de curvas!).

Lá, você poderá parar um ponto bastante popular: Lorne. O lugar é perfeito para relaxar de frente para praia e comer um delicioso fish & chips. Além da praia, você poderá dar caminhas e explorar cachoeiras como a Erskine Falls e a Phantom Falls. Nada mais justo para um descanso antes de visitar a atração mais conhecida da Great Ocean Road, os Doze Apóstolos.

Mornington Peninsula

Se você procura por descanso e tranquilidade, Mornington Peninsula é o lugar ideal para você. A apenas uma hora de carro de Melbourne, o lugar é perfeito para um passeio bate-volta e para tirar um day-off.

Mornington Peninsula tem muito a oferecer aos seus visitantes, são praias, parques, spas relaxantes, vinícolas, labirintos naturais… O máximo de atrações possíveis que conectam natureza e tranquilidade. Não é à toa que o destino é um dos preferidos dos australianos para passarem feriados nacionais e fins de semanas prolongados.

Lugares para visitar em Queensland

Chegamos ao estado que mais tem cidades com a “cara do verão” para visitar. Brisbane, Gold Coast e Cairns ficam localizadas em Queensland, o que explica a infinidade de atrações que o estado possui.

Com certeza, este é o tópico com mais atrações! Você pode conferir todas elas abaixo:

Sunshine Coast

turismo na Austrália
Foto de Nick Sarvari na Unsplash

Sunshine Coast é um dos lugares mais fascinantes da Austrália, com belas praias de areia banca, cafés eco-friendly e lojas descoladas. O lugar ideal para você, jovem hipster/descolado!

Se você cansar de tomar um sol em uma de suas muitas praias (o que é quase impossível de acontecer), você pode caminhar pelas montanhas ou descobrir pontos de mergulhos e cachoeiras sem ninguém por perto (só tome os devidos cuidados, por favor!).  Não deixe de visitar o Parque Nacional de Noosa, que é absolutamente mágico!

Brisbane

turismo na Austrália
Photo by Brisbane Local Marketing on Unsplash

Apesar de não ter praias naturais (você vai entender no parágrafo abaixo), Brisbane não deixa de ser uma cidade com atrações muito bacanas de serem vistas. Outra vantagem é que essa é a cidade com um dos menores custos de vida da Austrália.

Lá, você poderá visitar Southbank, a sede das artes cênicas e cultura do estado de Queensland, com diversos bares e restaurantes. Na mesma Southbank, você poderá visitar a “praia” da cidade, artificialmente feita pelo homem e tida como um oásis de areia e águas cristalinas.

Mas, se você faz mais a vibe hipster, Brisbane também é um ótimo lugar para você. West End possui cafés deliciosos e mercados de rua para fazer compras por horas. Para ver o skyline da cidade, vá até o Mt. Coot-ha, outro passeio bem legal de se fazer é a escalada da Brisbane Story Bridge, é adrenalina pura.

Clique aqui para falar com um de nossos especialistas em intercâmbio!

Gold Coast

turismo na Austrália
Photo by Evie Ge on Unsplash

Se você quer visitar um destino que tenha de tudo, pode ir direto à Gold Coast! Lá, você irá encontrar as melhores praias e paisagens da Austrália. E o mais legal de tudo é que a cidade é o equilíbrio perfeito de animação e tranquilidade.

De dia, todos aproveitam para tomar sol e mergulhar nas praias da região e, à noite, é só animação! Se você deseja conhecer Gold Coast, não pode deixar de ir na Burleigh Heads Beach e no Parque Nacional de Lamington.

Noosa

turismo na Austrália
Photo by Waren Brasse on Unsplash

Noosa é simplesmente o destino litorâneo dos sonhos! Apesar de ser uma cidade do interior da Austrália, ela tem muito a oferecer.

Mas não espere por arranha-céus e enormes centros comerciais, a cidade é tão bacana que não permite construções de prédios maiores que as árvores. Isso garante toda a vibe linda e deliciosa da cidade, sendo um lugar muito popular para visitantes.

Uma boa dica é a caminhada até Alexandria Bay, onde dá para ver os peixinhos nadando nas suas águas rasas. Afinal, a fama da cidade é tanta que a praia principal é cheia de banhistas!

Townsville

turismo na Austrália
Foto de Danny Poole na Unsplash

Não, não é a cidade das meninas superpoderosas (você lembra?)! Com praias e palmeiras e 90% de chance de sol o ano inteiro, Townsville deve ser uma parada obrigatória quando você visitar o estado de Queensland.

E não é só as praias que chamam a atenção em Townsville, lá você poderá aprender sobre a rica história da Guerra Mundial, fazer uma viagem pela Grande Barreira de Corais e mergulhar nos restos do navio S.S Yongala. Além disso, a cidade tem uma vida noturna incrível e uma gastronomia maravilhosa.

Cairns

turismo na Austrália
Foto de Jodi Nelson na Unsplash

Cairns é nada mais, nada menos que a porta de entrada para dois lugares que são patrimônio da humanidade, Grande Barreira de Corais e a Florestra Daintree, o que faz dessa cidade um lugar bastante especial para ser visitado.

Não deixe de visitar a grande praia artificial da cidade, onde você poderá fazer um típico barbecue australiano e não vá embora sem andar a cavalo pela praia de Cape Tribulation. Você também poderá fazer uma pequena viagem para ver os crocodilos no rio Daintree (se você não tiver medo, é claro).

Lugares para turismo na Austrália: visitando o Território do Norte

Se você quer se conectar profundamente com a cultura aborígene australiana, não pode deixar de visitar o Território do Norte. Lá você vai encontrar os lugares mais importantes dos povos originários do continente australiano.

Confira abaixo as atrações que você encontrará no Território do Norte para o turismo na Austrália:

Uluru

turismo na Austrália
Photo by Karl JK Hedin on Unsplash

Esse é um dos pontos mais icônicos da Austrália. A enorme pedra no meio do deserto é um lugar extremamente sagrado e de grande poder para os aborígenes Anangu locais. Para eles, o Uluru é o centro do universo e o lar da “Mãe Terra”.

Nos arredores da atração, você poderá ver artes rupestres de dezenas de milhares de anos, considerados tesouros nacionais e declarados Patrimônio Mundial da Unesco. Você pode até escalar até o topo da rocha, mas essa atividade é um ponto bem controverso entre os povos aborígenes e o serviço do parque nacional. Por isso, os visitantes são bem aconselhados a não exercerem esse tipo de atividade.

Impressionantemente, a maior parte da rocha do Uluru é subterrânea e sua circunferência é de 16 quilômetros. Você pode dar uma volta completa ao seu redor sem dificuldades.

Darwin

turismo na Austrália
Foto de Harry Down na Unsplash

Essa é a capital do Território do Norte, e ela é uma cidade super pequena, porém, um ótimo lugar para fazer compras. E se você gosta de história, Darwin também é um verdadeiro tesouro com o Museu e Galeria de Arte do Northern Territory.

Além disso, o parque nacional de Litchfield é um ótimo lugar para ver crocodilos em seu habitat natural (se você gostar deste tipo de coisa, é claro) e tem lugares para nadar numa altitude alta que crocodilos não conseguem alcançar.

Clique aqui para falar com um de nossos especialistas em intercâmbio!

Deu para ver que existem inúmeras opções de cidades para fazer turismo na Austrália durante o intercâmbio, certo? O país reserva muitas atrações para serem vistas! Imagine só tirar um mês para visitar cada cantinho australiano?

Se você ficou com vontade de fazer o seu intercâmbio de estudo e trabalho na Austrália, venha conversar com um de nossos consultores aqui ou marque uma visita a um de nossos escritórios aqui.

Clique aqui para falar com um de nossos especialistas em intercâmbio!

Você ficou com alguma dúvida sobre turismo na Austrália?

Fale sem compromisso com um de nossos consultores clicando aqui e esclareça as informações que você tem a respeito de nossos serviços. Conheça nosso serviço e os nossos programas de viagem e intercâmbio para o exterior!

Você também pode se interessar…

  • annachies
    Por annachies Blogueira/Vlogueira que deseja conhecer o mundo todo. Acredita que o intercâmbio é uma experiência incrível e fará de tudo para te convencer disso! Quer trocar uma ideia comigo? @annacchies (em todas as redes sociais)


Precisa de Ajuda? Fale Conosco
Entre em contato com nossa equipe de especialistas para começar a planejar seu intercâmbio.

Preencha os campos abaixo com seus dados para que possamos retornar, caso caia a conexão.

Campo obrigatório
Entre com um email válido
Campo obrigatório