os mais estranhos lagos e mares do mundo - Confira aqui
Tudo sobre intercâmbio

Os lagos e mares mais estranhos do mundo

Atualizado em 04 de setembro de 2019

Você já pode conferir aqui no blog as praias mais estranhas do planeta, as fronteiras mais incríveis e até os aeroportos mais legais. Agora, chegou a vez de conhecer os mais esquisitos lagos e mares do mundo. Nós damos a garantia de que sua curiosidade será bastante exercitada nesse post! #partiu?

 

Os mais estranhos lagos e mares do mundo

 

1. Lago Abraham, Canadá

Localizado na província de Alberta, no Canadá, o Lago Abraham pode ser considerado um dos mais esquisitões durante o inverno. É que é nessa estação que bolhas de metano ficam congeladas ao entrarem em contato com a sua superfície gelada.

Isso é explicado pela história do lago, que é artificial. A região, que possuía muitas plantas e árvores, foi inundada, e isso criou muita matéria orgânica. Essa matéria orgânica serve de alimento para bactérias que liberam o gás metano. Quando a primavera chega, o gás é liberado pouco a pouco.

os-mais-estranhos-lagos-e-mares-do-mundo

 

2. Mar do Japão | Japão

Um belo dia, o fotógrafo subaquático Yoji Ookata mergulhava tranquilamente pela costa marítima do Japão quando encontrou alguns desenhos estranhos no fundo do mar. Se perguntando quem poderia ter feito aquilo (se eram alienígenas, sereias ou sei lá!), o fotógrafo e sua equipe voltaram ao mar para descobrir o autor dos desenhos.

E, por fim, descobriram que os desenhistas do fundo do mar eram baiacus machos, que estavam atraindo fêmeas. E, futuramente, esses desenhos serviriam para proteger seus ovos. Fofo, né?!

os-mais-estranhos-lagos-e-mares-do-mundo

 

3. Praia de Moeraki | Nova Zelândia

Já imaginou que coisa mais esquisita você ir para uma praia isolada, chegar lá e se deparar com uns pedregulhos gigantes? É isso que acontece na praia de Moeraki, na Nova Zelândia.

A área de Moeraki fica na ilha mais meridional do país, ou seja, não é um local de fácil acesso. E as rochas (Moeraki Bulders), para os Maoris, são restos de cestas de enguias que sobraram do naufrágio de uma larga canoa, a Arai Te Uru. Já para os geólogos, as Moeraki Bulders são acúmulos de sedimentos por mais de 60 milhões de anos.

Incrível!

os-mais-estranhos-lagos-e-mares-do-mundo

 

4. Mar de Belize | Belize

E um grande buraco no meio mar é o próximo item da nossa lista! Se trata do Grande Buraco de Azul de Belize, na América Central. Ele chama atenção de mergulhadores e turistas, e é possível observá-lo do espaço! Não tinha como deixarmos esse lugar de fora da nossa lista de mares do mundo.

Com 300 metros de diâmetro e 124 de profundidade, o buraco é uma forma circular quase perfeita. Seu destaque no universo deve-se ao fato dele ser um enorme círculo azul escuro no meio do mar turquesa de Belize.

os-mais-estranhos-lagos-e-mares-do-mundo

 

5. Lago Natron | Tanzânia

O Lago Natron, na Tanzânia, é (bastante) peculiar. Sua água, além de ser vermelha (por conta das cianobactérias), possui muitos minerais.

O que causa a peculiaridade do lago é que um de seus minerais, o carbonato de sódio, causa a alcalinidade da água. Isso faz com que os animais que não estão acostumados com o ambiente se queimem e sejam petrificados (sim!).

Porém, não pense que a vida é impossível no Lago Natron. Ele também é o local de reprodução dos flamingos-pequenos e lar de cianobactérias. 🙂

os-mais-estranhos-lagos-e-mares-do-mundo

 

6. Lago Kliluk | Canadá

Também conhecido como Lago Manchado (Spotted Lake, em inglês), o Lago Kliluk fica no Vale Okanagan, na região de Osoyoos, no Canadá. No verão, a maioria de sua água evapora, deixando pra trás minerais cristalizados que dão uma aparência diferente ao lago (as “manchas”).

Esses minerais cristalizados servem como bordas para as piscinas rasas formadas pelo restante da água do lago. Essas piscinas refletem os minerais da água em tons de verde, azul e amarelo. Elas ainda possuem propriedades medicinais, segundo os aborígenes de Vale Okanagan.

os-mais-estranhos-lagos-e-mares-do-mundo

 

7. Praia de Vaadhoo | Ilhas Maldivas

Você já ouviu falar nos fitoplânctons bioluminescentes? São organismos (tipo pequenas plantinhas) que ficam nas areias de algumas praias e, quando molhados pela água do mar, convertem energia química em energia luminosa.

Isso causa um verdadeiro show na água do mar, deixando tudo iluminado e muito mágico! Um dos lugares em que isso acontece de forma mais acentuada é nas praias de Vaadhoo, nas Ilhas Maldivas. Os fitoplânctons se estendem por grande parte da praia e seu visual se assemelha a glitter!

os-mais-estranhos-lagos-e-mares-do-mundo-lago-praia-de-vaadhoo

 

8. Mar Morto | Oriente Médio

Conhecido como “mar” Morto, o lago Asfaltite, no Oriente Médio, ao contrário de seu nome mais conhecido, não está nada morto. Apesar de ter uma alta concentração de sal, impossibilitando que alguns animais, como peixes, vivam ali, o Mar Morto serve de habitat para algumas bactérias.

Localizado na depressão mais profunda do planeta (400 metros abaixo do nível do mar), suas águas possuem efeitos medicinais sob a pele, atraindo turistas de todo o mundo para flutuar nelas. O acumulo de sal na água acontece por conta do calor da região, que faz com que a água evapore muito rápido, fazendo com que os minerais fiquem concentrados no lago.

os-mais-estranhos-lagos-e-mares-do-mundo-mar-morto

 

Curtiu saber mais sobre os lagos e mares do mundo? Já se imaginou em algum deles? Conta pra gente nos comentários! 🙂 

E se você tem vontade de fazer um intercâmbio e, talvez, conhecer algum deles, não deixe de entrar em contato com os nossos consultores por aqui.

  • annachies
    Por annachies Blogueira/Vlogueira que deseja conhecer o mundo todo. Acredita que o intercâmbio é uma experiência incrível e fará de tudo para te convencer disso! Quer trocar uma ideia comigo? @annacchies (em todas as redes sociais)

Olá! Posso Ajudar?
Atendimento via WhatsApp
Atendimento via WhatsApp