Os maiores erros do intercambista novato. Quais você já cometeu? - Egali Intercâmbio
Tudo sobre intercâmbio

Os maiores erros do intercambista novato. Quais você já cometeu?

Atualizado em 06 de janeiro de 2021

Você está fazendo o seu primeiro intercâmbio e já passou por várias experiências novas, não é mesmo? E assim como tudo que é novo, é comum que a gente cometa alguns erros de principiante.

E o post de hoje vai falar sobre isso! Fizemos uma lista com os maiores erros do intercambista novato, afinal de contas é errando que a gente aprende, então, vem com a gente conferir se você cometeu algum desses erros.

 

Os maiores erros do intercambista novato. Quais você já cometeu?

 

1. Fazer apenas amigos brasileiros

Isso é um erro muito comum entre os intercambistas novatos, afinal de contas, conversar em um idioma desconhecido inicialmente é difícil e até mesmo assustador. Por isso, fazer apenas amigos brasileiros é muito mais cômodo e seguro.

Mas é aí que você tem que se lembrar dos motivos que te levaram a fazer um intercâmbio. Quem faz um intercâmbio, geralmente quer ter novas experiências, fazer trocas culturais e praticar um novo idioma. E como você vai fazer isso, se você não sai da sua zona de conforto?

Imagem de luni39 por Pixabay

 

2. Ir apenas aos lugares mais conhecidos do destino

A grande diferença entre fazer turismo e intercâmbio, é que no intercâmbio você tem a oportunidade de vivenciar o dia-a-dia do seu destino, assim como seus habitantes locais. Então, sobra muito tempo para explorar lugares que os moradores do destino estão mais do que acostumados a frequentar.

É claro que você pode ir aos pontos turísticos da cidade do seu intercâmbio (aliás, deve!). Mas não deixe o medo de se perder tomar conta de você, afinal, se é se perdendo que a gente encontra novos lugares!

Photo by Anthony DELANOIX on Unsplash

3. Ter medo de falar um novo idioma

Como já foi dito no item 1: conversar em um idioma que você não domina pode ser assustador. Você tem duas opções para esse medo: se fechar totalmente e falar o mínimo possível do idioma novo ooou aceitar que você está aprendendo uma nova língua e que errar palavras e pronúncias é super normal.

Pense no que você faria se estivesse conversando com uma pessoa que está aprendendo português, você ajudaria ela caso tivesse dificuldades, certo? Então, é isso o que provavelmente vai acontecer com você também!

 

4. Fazer a conversão dos preços para reais

Quem converte, não se diverte. Esta é uma frase que precisa ser lembrada sempre! Você provavelmente deve ter feito alguns sacrifícios para juntar a grana do seu intercâmbio, não é mesmo?

E você fez esses sacrifícios justamente para se divertir e ter experiências inesquecíveis na sua viagem. Então, porque diabos você vai ficar convertendo os preços das coisas para reais? Se você quer comprar, acha necessário e tem dinheiro para fazer isso, apenas faça! Você merece!

 

5. Comer apenas fast food

Se tem uma coisa que é barata no exterior, essa coisa é fast food. E além se ser barato, existem ainda mais opções de restaurantes do que no Brasil. Por isso, é muito comum que você num primeiro momento fique desnorteado (por que em que lugar do Brasil é possível comer um hambúrguer, uma batata e um refri por 0,99 pounds???).

Mas acredite, depois da primeira semana comendo só fast food, você começa a dar muito valor para uma comidinha caseira. Sem contar que comer pratos típicos do destino em que você está também deve fazer parte do seu intercâmbio!

 

6. Se desesperar quando algo sair fora do planejado

Você está num país estranho, que fala um idioma diferente e provavelmente bem longe da família e dos amigos. Esse cenário já colocaria medo em muitas pessoas e imagine só se algo muito fora da curva (como perder documentos, perder dinheiro, ficar doente, etc…) acontece?

Tente apenas não se desesperar, eu sei que é difícil, mas imprevistos acontecem em qualquer lugar do mundo e são uma grande fonte de aprendizado. Por isso, se algo acontecer, respire fundo e procure uma forma sensata de resolver a situação. Afinal, com calma, tudo se resolve!

 

7. Ter medo de se perder e ir sempre aos mesmos lugares

Como no intercâmbio você vai MORAR numa cidade diferente, é inevitável que você adquira uma rotina nessa cidade. Rotinas são saudáveis e necessárias, mas tome cuidado para não cair em uma zona de conforto como ir sempre ao mesmo café, almoçar sempre no mesmo restaurante e até mesmo comprar nas mesmas lojas.

O intercâmbio é importante justamente porque nos dá a oportunidade de ter novas experiências, então, tente fazer algo diferente todo dia. Pode ser trocar o caminho para a escola, visitar um bairro diferente ou comer em um lugar que você nunca foi. Podem parecer coisas pequenas, mas que vão fazer uma diferença enorme na sua viagem.

 

8. Não se informar sobre os rolês gratuitos

Você sabia que existe alguns dias de free pass nos museus e galerias no exterior? E tem mais, é muito comum que aconteçam alguns rolês como festas na rua e até mesmo shows gratuitos em alguns lugares.

Por isso, tente se informar do que está rolando no destino do seu intercâmbio e tente aproveitar o que você puder! Imagine só curtir muito e gastar muito pouco com isso!

Photo by mana5280 on Unsplash

 

9. Levar a mala cheia sem pensar nas comprinhas da volta

Existem pessoas que são muito apegadas com suas coisas e levam praticamente a casa inteira na mala quando viajam. Mas isso na maioria das vezes não é nada prático, principalmente se você está indo para um intercâmbio.

Tente separar apenas o necessário para a sua viagem, o básico mesmo, ainda mais se você gosta de fazer compras. Algumas lojas no exterior possuem preços bem em conta, principalmente durante as temporadas de sale, por isso, vale a pena deixar aquele espacinho na mala pensando na volta da viagem.

 

Eaí, você se identificou com algum desses erros? Pense que no seu próximo intercâmbio você vai se sair muito melhor e que tudo isso é um grande aprendizado!

E caso você ainda não tenha feito um intercâmbio, tente seguir as nossas dicas!

  • annachies
    Por annachies Blogueira/Vlogueira que deseja conhecer o mundo todo. Acredita que o intercâmbio é uma experiência incrível e fará de tudo para te convencer disso! Quer trocar uma ideia comigo? @annacchies (em todas as redes sociais)


Precisa de Ajuda? Fale Conosco
Entre em contato com nossa equipe de especialistas para começar a planejar seu intercâmbio.

Preencha os campos abaixo com seus dados para que possamos retornar, caso caia a conexão.

Campo obrigatório
Entre com um email válido
Campo obrigatório