O que fazer em Roma? - Egali Intercâmbio
Tudo sobre intercâmbio
Itália

O que fazer em Roma?

Atualizado em 29 de janeiro de 2021

Você finalmente tomou coragem para aprender uma nova língua além do inglês? Pois então, aprender italiano pode ser um ótimo começo para essa sua nova aventura de conhecimento!  Por ser uma língua de origem latina, como o português, o aprendizado do italiano é considerado mais fácil do que o de outras línguas.

Além disso, para turbinar ainda mais seu vocabulário no idioma, você pode fazer um intercâmbio para Roma, uma das capitais mais históricas do mundo! Pensando nisso, fizemos essa lista que vai te convencer que a Itália é o lugar ideal para o seu intercâmbio!

 

O que fazer em Roma?

 

Realmente, atrações são o que não faltam em Roma, desde as mais antigas atrações históricas até a deliciosa culinária italiana. Por isso colocamos neste post vamos colocar algumas das principais delas.

 

Passeios turísticos

Uma boa dica antes de sair explorando os pontos turísticos de Roma é comprar o Roma Pass, que é um passe que te dá o direito a uma atração gratuita no período de 48 horas ou duas atrações no período de 72 horas. Além disso, ele te dá descontos em outras atrações e direito a usar o transporte público de graça durante o período escolhido.

Você poderá usar essa entrada de graça para “furar a fila” das atrações mais famosas como o Coliseu. Mas lembrando: o Roma Pass não vale para os museus do Vaticano e para a Basílica de São Pedro.

 

• Coliseu, Monte Palatino e Arco de Constantino

É claro que é só pensar em Roma, que o Coliseu vem à nossa cabeça. Também não para menos, afinal de contas ele é um dos monumentos mais famosos do mundo, atraindo milhões de turistas todos os anos.

Não deixe de comprar o ingresso com antecedência. Além do Coliseu, você ainda poderá vistar o Monte Palatino e o Fórum Romano. Ah, e enquanto você faz o caminho entre o Coliseu e o Monte Palatino, não deixe de visitar o Arco de Constantino. Esses passeios são uma ótima garantia de uma bela aula de história.

Photo by Clay Banks on Unsplash

 

• Fórum Imperial

Como já falamos ali em cima o Fórum Romano é um dos passeios inclusos quando você compra o ingresso para o Coliseu. Mas, mais que isso, ele é um dos pontos imperdíveis de Roma, isso porque as ruínas que habitam o local já foram o centro da vida cívica e econômica na Roma Republicana.

O Fórum foi erguido no final do século VII a.C., tendo a Via Sacra como sua principal via.

Photo by Hyungman Jeon on Unsplash

 

• Piazza Venezia e Monumento Nazionale a Vittorio Emanuele II

Sem dúvida, uma das praças mais famosas de Roma é a Venezia. Bem ao lado, está localizada uma das primeiras construções renascentistas erguidas na Itália, o palácio de Veneza, que hoje abriga um interessante museu.

Entre a praça Veneza e o monte Capitólio (que fica logo à frente) você encontrará o imponente monumento Nazionale a Vittorio Emanuele II, também conhecido como Vittoriano. O monumento foi construído com o objetivo de homenagear o rei da Itália unificada.

Photo by Michele Bitetto on Unsplash

 

Igrejas

Conhecida também por ser o centro mundial do cristianismo, Roma tem uma graaaandre quantidade igrejas, que além da sua função religiosa em si, são repletas de história e tesouros. Confira a seguir algumas das igrejas que você pode visitar em Roma:

 

• Basílica Santa Maria Sopra Minerva

É a única igreja gótica de Roma, e abriga uma das obras de Michelangelo: a estátua de Cristo com a cruz. No prédio anexo à igreja, o astrônomo Galileo Galilei abdicou de sua tese em 1600.

Photo by Livioandronico2013 on Wikimedia Commons

 

• Santa Maria em Trastevere

Localizada no bairro de Trastevere, essa é a basília mais antiga de Roma. Lindos mosaicos decoram seu interior, além de um campanário do século XII ao lado da fachada.

Photo by MarkusMark on Wikimedia Commons

 

• San Luigi di Francesi

Se você curte obras de arte, você não pode deixar de visitar esse belíssimo templo religioso, onde se encontram pinturas de Caravaggio instaladas em 1600.

Photo by Livioandronico2013 on Wikimedia Commons

 

 

• San Giovanni Laterano

Também conhecida por ser a primeira igreja católica do mundo, a Arquibasília de San Giovanni Laterano (ou de São João de Latrão) foi fundada por Constantino e possui uma fachada majestosa e seu interior com cinco naves. O fato de possuir o trono papal faz dessa basílica a mãe de todas as igrejas

Photo by Pedro Reis on Wikimedia Commons

 

Praças
• Piazza Spagna

Essa praça é um dos lugares mais vibrantes de Roma, estando sempre repleta de gente (tanto turistas como habitantes locais). Durante o verão, o local costuma a ficar quase intransitável. Lá, você encontrará a famosa escadaria de Espanha, que leva até a igreja Trinità dei Monti, além da fonte da Barcaccia, de Pietro Bernini, aos pés da escadaria.

Os arredores da Praça da Espanha são também um verdadeiro paraíso para os que gostam de ir às compras. Isso porque há butiques mundialmente famosas no local, como Valentino, Fendi, Gucci, entre várias outras. Já na Via del Balbuíno, bem próxima à praça, é possível encontrar antiguidades, quadros e móveis.

Photo by Daniel Basso on Unsplash

 

• Piazza de Trevi

Não poderíamos deixar de falar sobra a Fontana de Trevi, que é um dos pontos turísticos mais famosos da capital da Itália e por isso está sempre repleta de visitantes. Além de ir até o local para ver a fonte de perto, não deixe seguir a tradição de jogar uma moeda na água. Reza a lenda que o ato garante ao visitante o retorno à cidade (e quem não quer voltar a Roma, não é mesmo?).

Uma dica para quem deseja evitar a multidão da praça é visitar o local bem cedo (assim que o sol raiar) ou tarde da noite. Ah, mas muito cuidado com mochilas, carteiras e outros pertences de valor, pois a área costuma ser alvo dos batedores de carteira.

Photo by Pankaj Shah on Unsplash

 

• Piazza Navona

Superampla, esse famoso ponto de encontro em Roma abriga nada menos do que três fontes, sendo a Fontana dei Quattro Fiumi a maior delas. A fonte fica no centro da praça, e foi criada por Bernini, sendo inaugurada em 1651.

Outros destaques na praça são, ainda, a igreja di Sant’Agnese in Agone e o palácio Pamphilj, a sede da embaixada do Brasil.

Photo by Kevin Bosc on Unsplash

 

Vaticano

Você, com certeza, não deve deixar de visitar o Vaticano enquanto estiver em Roma. Considerada o menor estado independente do mundo, a cidade do Vaticano é a sede da Igreja Católica, sendo repleta de museus e história. Aqui vão algumas das atrações que você poderá conhecer:

 

• Castelo de Santo Ângelo

A poucos passos do Vaticano, você encontrará o belo Castelo de Santo Ângelo, que também funciona como um museu. O castelo serviu de túmulo para os restos mortais de Adriano e sua família, além de ser uma fortaleza e esconderijo com passagem direta para o Vaticano.

O castelo possui seis andares, sendo que no último, você poderá ter uma das mais belas vistas de Roma.

Imagem de Bernd Buchfeld por Pixabay

 

• Praça e Basílica de São Pedro

Localizada na praça de mesmo nome, a Basílica de São Pedro é considerada o maior templo da cristandade, fundado no ano de 324 pelo imperador Constantino. Só de olhar para a sua fachada, o monumento já chama muita atenção, e na parte de dentro está repleto de riquezas como a cúpula trabalhada por Michelangelo, a Pietà (do mesmo artista), o Baldaquino de Bernini e o túmulo do apóstolo Pedro.

Lembrando que a entrada na basílica (depois da checagem de segurança) é gratuita, e que não são permitidos visitantes vestindo saias acima do joelho, shorts, blusas sem mangas e decotes.

Photo by Fabio Fistarol on Unsplash

 

• Museus do Vaticano

Esse gigantesco conglomerado artístico impressionada do início ao fim, são obras de arte egípcias, gregas, romanas, etruscas com galerias dedicadas à tapeçaria, mapas, cerâmica e outros tesouros.

Lá você encontrará obras de Rafael, Leonardo da Vinci, Giotto, Caravaggio, Van Gogh e Matisse. Não deixe de visitar a Capela Sistina, na qual as pinturas de Michelangelo retratam a cenas do Gênese, um espetáculo que deve ser admirado com calma.

Photo by Moritz Kindler on Unsplash

 

Eaí, curtiu nossas dicas sobre Roma? Quer mais dicas? Então, fique de olho no nosso blog, que em breve virão mais dicas, afinal, Roma é uma cidade cheia de atrações!

 

Não deixe de conferir nossos preços de intercâmbio para Roma, fale com um de nossos consultores por aqui.

Fonte: Guia Melhores Destinos.

  • Aline Gomes
    Por Aline Gomes Soy una brasileña apasionada por todo los temas de viajes, los idiomas, la gente, la música y el baile. Creo que las personas son conectadas por sus historias. Si quieren saber más de mí, pueden encontrarme aquí -> @aliensemog


Precisa de Ajuda? Fale Conosco
Entre em contato com nossa equipe de especialistas para começar a planejar seu intercâmbio.

Preencha os campos abaixo com seus dados para que possamos retornar, caso caia a conexão.

Campo obrigatório
Entre com um email válido
Campo obrigatório