O que fazer em caso de perda de passaporte no exterior? - Egali Intercâmbio
Documentações e visto

O que fazer em caso de perda de passaporte no exterior?

Atualizado em 27 de novembro de 2017

Ah, esse assunto é delicado, mas muito importante! Afinal de contas, é uma coisa que pode acontecer com todo mundo.

Nossa primeira dica é: mantenha a calma (eu sei que isso pode ser difícil, principalmente se você foi furtado ou roubado), só assim você vai conseguir fazer os procedimentos de forma correta. Tenha em mente que não é o fim do mundo, e que há sim solução!

Depois de se acalmar, siga os passos a seguir:

 

O que fazer em caso de perda de passaporte no exterior?

 

1. Faça um boletim de ocorrência

Assim que você perceber que o passaporte não está mais com você, procure a polícia local e faça um boletim de ocorrência. Depois que você fizer isso, acesse o site do Portal Consular e preencha o formulário on-line de solicitação de passaporte.

egali-intercambio-o-que-fazer-em-caso-de-perda-de-passaporte-no-exterior-01

 

2. Procure uma embaixada ou consulado do Brasil

Depois de preencher o formulário, procure a embaixada ou consulado mais próximos de vocês, no site do Portal Consular existe uma lista com todos os consulados e embaixadas. Se você estiver em uma cidade que tenha os dois órgãos, dê preferência ao consulado.

Pegue o B.O. e o formulário preenchido impresso e leve até o consulado (ou embaixada). Lá, você pedir um novo passaporte, que vai custar em torno de US$ 160. O documento ficará pronto no prazo de sete a dez dias.

Geralmente, essas representações não abrem aos fins de semana e feriado, o que pode atrasar a sua viagem.

Observação: Caso você não consiga acionar o consulado brasileiro do país, vale entrar em contato com o Núcleo de Assistência a Brasileiros (NAB) do Ministério de Relações Exteriores (MRE-Itamaraty) por telefone (61/8197-2284 ou 61/2030-6456) ou e-mail (dac@itamaraty.gov.br).

egali-intercambio-o-que-fazer-em-caso-de-perda-de-passaporte-no-exterior-03

 

3. Caso você tenha que voltar ao Brasil, peça uma ARB

Sim, eu sei esse prazo de sete a dez dias é muito tempo! Principalmente, se você perdeu seu documento em uma viagem de fim de semana, ou já está com voo de volta marcado para o Brasil.

Se você estiver na segunda situação, com o voo de retorno ao Brasil marcado para antes do término do prazo do consulado, dependendo do país, você pode solicitar uma Autorização de Retorno ao Brasil (ARB).  Esse documento tem o caráter emergencial e fica pronto em até três dias, mas preste atenção: ele só vai te dar autorização para fazer uma viagem direta ao Brasil.

Se você quiser continuar sua viagem para outros países ou tiver escalas e conexões no seu retorno ao Brasil, você vai ter que esperar o seu novo passaporte ficar pronto.

egali-intercambio-o-que-fazer-em-caso-de-perda-de-passaporte-no-exterior-02

 

4. Pegue o novo passaporte

Ok, esse item é meio obvio, mas o coloquei aqui para fazer o alerta de que o passaporte que será entregue será como um novo, ou seja, sem os vistos que o anterior tinha. Isso pode ser um problema, caso você queira ir para outro país a partir daquele destino.

egali-intercambio-o-que-fazer-em-caso-de-perda-de-passaporte-no-exterior-04

 

5. Entre em contato com a Base Egali

Caso você esteja em um destino que tenha uma Base Egali, não deixe de pedir o suporte à equipe dela. Eles são especializados em ajudar e orientar os nossos intercambistas, por isso não se acanhe!

egali-intercambio-base-dublin-02

 

Pronto! Agora você já sabe o que fazer caso perca seu passaporte durante seu intercâmbio. De verdade, espero que vocês nunca tenham que passar por esse susto, mas caso aconteça tente sempre manter a calma. Afinal, tudo é experiência e aprendizado, não é mesmo?

  • Por

select* como_contatar class:form-control first_as_label "Como gostaria de ser atendido ?"

Atendimento via WhatsApp
Atendimento via WhatsApp