17 coisas que ninguém te conta sobre o que esperar de um intercâmbio - Egali Intercâmbio
Dicas

17 coisas que ninguém te conta sobre o que esperar de um intercâmbio

Atualizado em 27 de fevereiro de 2023

Fazer um intercâmbio pode ser uma das melhores experiências que alguém pode ter, pois conhecemos um novo país, os seus costumes, a cultura, o aprendizado vai muito além do que apenas o de um novo idioma e o que esperar de um intercâmbio. Lá, aprendemos a lidar com as saudades de casa, a gerenciar os próprios gastos e a sermos mais independentes.

Se você alguma vez pesquisou sobre intercâmbio, provavelmente, já deve ter uma ideia sobre as vantagens de ter essa experiência. Mas no post de hoje, vamos te mostrar o que esperar de um intercâmbio e de ir morar em um novo lugar.

Clique aqui para falar com um especialista em intercâmbio

O que esperar de um intercâmbio – 17 coisas que ninguém te conta

A experiência única de intercâmbio é um fator de mudança na vida de qualquer pessoa. É uma oportunidade de mergulhar em uma nova cultura, aprender um novo idioma, fazer amigos e expandir horizontes. Porém, nem tudo é um mar de rosas e existem algumas coisas que ninguém conta sobre intercâmbio.

Abaixo, vamos explorar alguns dos aspectos menos conhecidos dessa experiência e mostrar como eles podem afetar sua vida durante e após o intercâmbio. Se você está pensando em embarcar nessa jornada ou já está planejando, leia até o fim para conhecer as 17 coisas sobre o intercâmbio que ninguém te conta e esteja preparado para o programa que irá mudar a sua vida!

o que esperar de um intercâmbio
Imagem de Jill Wellington por Pixabay

No começo, se comunicar em outro idioma pode ser difícil

Uma coisa é certa, dificuldades com a língua falada no seu destino irão surgir. E isso vai acontecer até mesmo com as pessoas que possuem nível avançado ou intermediário no idioma.

Afinal de contas, a diferença entre estudar um idioma algumas vezes por semana no Brasil para falar esse idioma todos os dias no exterior é bem grande. Vão existir palavras que você não vai saber falar, outras que você não vai conseguir entender, mas nada que um pouco de mímica e esforço não resolvam.

No final do seu intercâmbio, você vai ficar orgulhoso de si mesmo por te superado todas essas dificuldades e ter aprendido um idioma novo. Vale muito a pena!

Leia mais:Para fazer intercâmbio precisa falar inglês? Descubra conosco!

Clique aqui para falar com um especialista em intercâmbio

Você vai sentir falta da comida do Brasil

Começamos pelo assunto comida, pois ele é um dos mais delicados! A frase “você só sente falta de algo, quando perde” nunca fez tanto sentido.

É certo que você irá sentir falta do arroz, do feijão preto, do feijão carioca, do pastel da feira, do pão de queijo, da coxinha, do GUARANÁ, não ache que o que esperar de um intercâmbio vai ser isso tudo (sim, até quem não toma guaraná no Brasil, vai sentir falta).

Leia mais: Como lidar com a alimentação no seu intercâmbio

o que esperar de um intercâmbio
Photo by Pille R. Priske on Unsplash

Clique aqui para falar com um especialista em intercâmbio

O Fast Food vai ser a comida mais barata que você vai comer

Quem tem o famigerado “paladar infantil” já deve ter ficado animado ao ler esse item. E até quem não curte tanto assim comer em fast food vai ficar sem saber lidar com os preços dos lanches no exterior. Sempre tem aquele pensamento “se eu gastar menos aqui, vou poder gastar mais ali”, não é mesmo?

No começo até pode ser interessante comer comidas rápidas e baratas para economizar tempo e dinheiro, porém depois de um tempo, temos certeza que a comida caseira irá ser uma dádiva do paraíso para você!

Mas vale a pena guardar uma graninha para explorar a culinária local

Não é só de lanches que se faz um intercâmbio não! Se você quer fazer uma imersão completa na cultura do seu destino, não deixe de experimentar as comidas locais.

Café da manhã tipicamente irlandês, chá da tarde inglês, poutine, empanadas, vegemite… Tenha essa experiência gastronômica, com certeza, isso será uma das lembranças mais divertidas do seu intercâmbio (mesmo que algumas comidas sejam estranhas!).

Saiba mais:

o que esperar de um intercâmbio
Photo by Cathal Mac an Bheatha on Unsplash

Converse agora mesmo com um especialista em intercâmbio para tirar suas dúvidas!

A água da torneira é de boa qualidade

Sim, você pode tomar a água da torneira! Em alguns lugares, se você pedir no restaurante um copo de água da torneira, ele sai pelo maravilhoso preço de zero dinheiros. Isso mesmo, de graça!

o que esperar de um intercâmbio
Foto de Matteo Badini

O adaptador de tomadas vai ser seu melhor amigo

Então, a gente nunca pensa nisso, mas as tomadas dos países são diferentes entre si. Por isso, levar um adaptador é muito essencial! Sempre recomendamos que você leve um adaptador universal, irá livrar você de muitas roubadas.

Já imaginou chegar à acomodação e o carregador do seu celular não couber na tomada? Que pesadelo!

o que esperar de um intercâmbio

Converse agora mesmo com um especialista em intercâmbio para tirar suas dúvidas!

O dia da lavanderia pode ser perigoso, principalmente para o seu bolso

Aqui no blog, sempre falamos para vocês: quem converte não se diverte, mas sabemos que tem vezes que é impossível seguir esse conselho. Quando você chegar na lavanderia vai estar lembrando de ler o post “o que esperar de um intercâmbio”, vai lembrar dessa dica e vai que vai ter que pagar um valor relativamente baixo para moeda local, mas alto em reais, talvez você queira estabelecer uma prioridade no que está realmente sujo e no que pode ser usado mais uma vez.

o que esperar de um intercâmbio

Converse agora mesmo com um especialista em intercâmbio para tirar suas dúvidas!

Os lugares menos conhecidos da cidade podem ser os mais legais

O mais bacana de fazer um intercâmbio é que você fica morando por um tempinho na sua cidade escolhida. O que é totalmente diferente do conceito de turismo, em que os viajantes fazem uma passagem rápida pelo destino, conhecendo as partes mais conhecidas.

Leia maisQual a diferença entre Intercâmbio e Turismo?

No intercâmbio, você conhece os pontos turísticos, mas também tem a oportunidade de conhecer lugares que os cidadãos locais frequentam, vivenciando totalmente a cultura do destino.

o que esperar de um intercâmbio
Photo by Alejandro Lopez on Unsplash

A procura por uma bela comida caseira nunca acaba

Somente entender o que esperar de um intercâmbio não basta, você precisa viver isso. A felicidade do intercambista é encontrar um restaurante brasileiro, é como um oasis! Sim, eles existem, principalmente nos países em que a comunidade brasileira vive em peso como na Irlanda e na Austrália.

Outra dica é ir na hora do almoço no supermercado e ver o que eles tem a oferecer de comidas quentes. E se você vai fazer um intercâmbio de longa duração, cozinhar em casa sempre é uma ótima ideia (tanto para saúde, quanto para o seu bolso).

o que esperar de um intercâmbio
Photo by Brooke Lark on Unsplash

Clique aqui para falar com um especialista em intercâmbio

Talvez você fique doente e talvez você não tenha remédios

Sim, é muito comum ficar doente no intercâmbio! É muita coisa nova: clima, comidas, pessoas, ansiedade, nervosismo… Às vezes o nosso sistema imunológico não aguenta, ficamos com a saúde meio esquisita e esse é um ponto que queremos que você preste bem atenção sobre o que esperar de um intercâmbio.

Nesse momento, é provável que você queira voltar para o Brasil, mas não antes de ficar em posição fetal por algumas horinhas na sua cama. Por isso, uma boa dica é levar alguns remedinhos básicos na sua bagagem, como remédio para gripe, dor de cabeça, febre, dor de barriga… Nunca se sabe o que esperar de um intercâmbio em relação à isso.

Isso vai ser muito útil principalmente se você não dominar o idioma do seu destino. Mas se você se esquecer dessa dica, não deixe o fato de não saber o idioma te intimidar na hora de ir à farmácia. Mímica é uma língua universal.

Clique aqui para falar com um especialista em intercâmbio

Você vai encontrar de tudo nas farmácias

Os gringos simplesmente reinventaram o conceito de farmácia! As farmácias do exterior são incríveis, lá você vai encontrar maquiagem, perfumes, secador, chapinha, babyliss, os mais variados cosméticos, comida, bebida e remédios, é claro.

É muita coisa! Você, com certeza, vai sair com uma sacolinha com alguma coisa dentro (nem que seja um chicletinho).

o que esperar de um intercâmbio
Image by Ulrike Mai from Pixabay

Clique aqui para falar com um especialista em intercâmbio

Talvez você perca o controle nas compras

É, se você percebeu a emoção da autora com o tópico acima, já deve imaginar que com os outros tipos de loja a emoção também é a mesma.  Mas é muito comum que os intercambistas voltem com muito mais coisas do que levaram no começo da viagem.

Além disso, os preços de algumas coisas no exterior valem muito a pena, principalmente nas temporadas de “sales”. Porém, tome cuidado para não pagar excesso de bagagem!

Leia mais: TOP 10 lugares para comprar ao redor do mundo   

o que esperar de um intercâmbio
Foto de Naim Benjelloun

Clique aqui para falar com um especialista em intercâmbio

Os museus são de graça, mas às vezes pagar para ir à alguma exposição pode valer a pena

Esse item é para aquele viajante que adora conhecer museus. No exterior, a maioria dos museus tem entrada gratuita, alguns têm em todos os dias semanas e outros em alguns dias específicos. Há ainda aqueles que têm a entrada gratuita, mas exposições que são pagas.

Se a exposição for se um assunto do seu interesse, a minha dica é que você pague para dar aquela olhadinha. Afinal de contas, pode ser uma experiência única, que você não tenha a oportunidade de ver em outro lugar.

Intercâmbio é cultura!

o que esperar de um intercâmbio
Imagem de Osama Shukir Muhammed Amin por Wikimedia Commons

Clique aqui para falar com um especialista em intercâmbio

Você pode ter que lidar com a tragédia de perder o passaporte

CALMA, não queremos que você perca o passaporte! Aliás, cuide do seu passaporte como se fosse a sua vida!!!

Porém, é claro, que isso pode acontecer. Ainda mais se você for viajar por vários lugares, estiver com muitas malas, ficar em quartos compartilhados… Então, a primeira coisa, é não ficar em pânico.

Mantenha a calma e tente pensar que no exterior existem muitas embaixadas e consulados brasileiros e é para lá que você deve ir. Para mais informações sobre o que fazer quando se perde o passaporte no intercâmbio, leia este post.

Mas assim, o que você puder fazer para não perder o passaporte, faça! Ninguém quer passar por essa dor de cabeça, não é mesmo?

o que esperar de um intercâmbio
Imagem de Peggy und Marco Lachmann-Anke por Pixabay

A saudade de casa vai bater (e vai ser forte)

No começo do intercâmbio, talvez você esteja tão empolgado com tudo que você nem se lembre da galera do Brasil. Só que com o passar do tempo, você vai começar a pensar na sua família, nos seus amigos, no seu quarto, e, olha, não vai ser fácil!

Porém, você vai pensar no quanto o intercâmbio está acrescentando coisas incríveis para a sua vida e que vencer o obstáculo da saudade vai ser mais um delas. E sempre existe a opção de entrar em contato por vídeo-chamada.

o que esperar de um intercâmbio
Imagem de kazuo por Pixabay

Seus amigos de intercâmbio vão virar a sua família

Na falta da família do Brasil, é possível que os amigos que você fez na sua viagem virem a sua rede de apoio. E é muito comum e intercambistas se juntem à outros intercambistas, já que acaba rolando uma identificação por conta da situação em que todos estão vivendo: a de morar em um novo país.

Você vai ver que os laços criados com esses amigos serão muito fortes, quando você menos esperar vai estar contando sobre sua vida, se preocupando com eles e fazendo vários passeios.

Essa é uma das partes mais bonitas do intercâmbio, eu costumo dizer que o que o intercâmbio uniu, nem o tempo separa, pois aquelas pessoas estarão nas lembranças da experiência mais legal da sua vida.

Leia mais: Como fazer amigos no intercâmbio?

o que esperar de um intercâmbio
Foto de Helena Lopes: https://www.pexels.com/pt-br/foto/camisa-social-branca-masculina-708440/

Você irá ampliar seus horizontes de uma forma indescritível

Estabelecer conexões com o mundo é de extrema importância, tanto conexões pessoais quanto profissionais. Você pode descobrir novas áreas de interesse e estabelecer contatos que possam ser úteis no futuro, além de inúmeras amizades e histórias para contar.

o que esperar de um intercâmbio
Imagem de Flash Alexander por Pixabay

E então, curtiu os saber mais de o que esperar de um intercâmbio? Acabou que eles também serviram como boas dicas!

Se você ainda não vivenciou essas experiências ou não tem um intercâmbio marcado, venha conversar com os nossos consultores, preencha seus dados aqui abaixo.

Clique aqui para falar com um especialista em intercâmbio!

Ficou com alguma dúvida?

Essas foram as 17 coisas sobre o que esperar de um intercâmbio que separamos para os novos intercambistas que irão junto conosco desbravar o mundo da sua maneira. Claro que essas dicas também valem para os intercambistas experientes, sempre há algo novo a se aprender!

Se você ficou com alguma dúvida sobre o post ou quer conhecer mais sobre a Egali e os programas de intercâmbio que oferecemos, não hesite em entrar em contato consoco pelo botão rosa abaixo, essa conversa não tem custo e iremos explicar tudo para você!

Clique aqui para falar com um especialista em intercâmbio

Veja também…

  • Aline Gomes
    Por Aline Gomes Soy una brasileña apasionada por todo los temas de viajes, los idiomas, la gente, la música y el baile. Creo que las personas son conectadas por sus historias. Si quieren saber más de mí, pueden encontrarme aquí -> @aliensemog


Precisa de Ajuda? Fale Conosco
Entre em contato com nossa equipe de especialistas para começar a planejar seu intercâmbio.

Preencha os campos abaixo com seus dados para que possamos retornar, caso caia a conexão.

Campo obrigatório
Entre com um email válido
Campo obrigatório