Bloomsday - o que é e qual sua origem? - Egali Intercâmbio
Tudo sobre intercâmbio

Bloomsday – o que é e qual sua origem?

Atualizado em 28 de junho de 2022

Mais de 900 páginas foram necessárias para contar uma história que acontece em apenas um dia. Mas não foi qualquer história. Ulysses é a história da vida do irlandês Leopold Bloom, escrito pelo também irlandês James Joyce. O livro tornou-se um dos maiores clássicos da literatura mundial e é conhecido como Bloomsday.

O Bloomsday (ou Dia do Bloom) é comemorado no dia 16 de junho pelos admiradores do escritor irlandês James Joyce e do seu livro mais famoso.

Afinal, o que é o Bloomsday e por que ele é tão famoso?

James Joyce

James Augustine Aloysius Joyce nasceu em 2 de fevereiro de 1882, em Dublin, e morreu em Zurique no dia 13/01/1941. Joyce foi um romancista, contista e poeta irlandês expatriado. É amplamente considerado um dos autores de maior relevância do século XX.

Suas obras mais conhecidas são o volume de contos Dublinenses/Gente de Dublin (1914) e os romances Retrato do Artista Quando Jovem (1916), Ulisses (1922) e Finnegans Wake (1939). Também participou dos primórdios do modernismo poético em língua inglesa, sendo considerado por Ezra Pound um dos mais eminentes poetas do imagismo.

egali-intercambio-bloomsday-james-joyce
Estátua de James Joyce – Esquina da O’Connell Street com a North Earl Street, Dublin

Embora Joyce tenha vivido fora de seu país natal pela maior parte da vida adulta, suas experiências irlandesas são essenciais para sua obra e fornecem-lhe toda a ambientação e muito da temática.

Seu universo ficcional enraíza-se fortemente em Dublin e reflete sua vida familiar e eventos, amizades e inimizades dos tempos de escola e faculdade. Desta forma, ele é ao mesmo tempo um dos mais cosmopolitas e um dos mais particularistas dos autores modernistas de língua inglesa.

Ulysses

A ação do romance, que é uma sátira ao clássico A Odisséia, do poeta grego Homero, se passa em um único dia: 16 de junho de 1904, em Dublin, capital da Irlanda. Leopold Bloom, o protagonista, repete o mesmo trajeto do herói Ulysses: encontra sereias, ciclopes, feiticeiras, enfrenta a ira dos deuses e consegue retornar ileso para casa. Mas Ulysses é um romance realista. As figuras mitológicas estão disfarçadas de pessoas comuns. As batalhas épicas se resumem a episódios do dia a dia.

egali-intercambio-bloomsday-joyce-ulysses

James Joyce passou sete anos escrevendo Ulisses e penou para publicá-lo. A primeira versão integral foi editada na França, em 1922, depois que editoras americanas e britânicas consideraram o original pornográfico. A Justiça dos EUA só permitiu a publicação integral em 1933. A Inglaterra, três anos depois. A razão é que os personagens falam como pessoas comuns, com muitos palavrões.

A comemoração do Bloomsday começou em 1924, quando amigos ofereceram uma festa ao escritor, que estava com problemas de visão e vivia em dificuldade.

Em 1954, a festa passou a ser regular em Dublin, com fãs se reunindo para beber e celebrar. Hoje, o Bloomsday é comemorado também em Nova York, Washington, Melbourne, Sydney e até São Paulo.

Programação

A programação fica por conta do James Joyce Centre, o museu que homenageia o escritor. Os organizadores também convidam os participantes a irem caracterizados com os estilos de época dos anos 40, para criar uma atmosfera diferente nos eventos.

Confira alguns dos principais eventos do festival:

• 10 a 16/06: Bloomsday Walks – passeios turísticos a pé (saiba mais)
• 16/06: Bewley’s Bloomsday Breakfast
• 16/06: Bloomsday no James Joyce Centre

Confira a programação completa aqui. Além disso, têm mais alguns eventos em Dublin na mesma época, relacionados ao Bloomsday. Confira essas outras opções aqui.

 

  • Aline Gomes
    Por Aline Gomes Soy una brasileña apasionada por todo los temas de viajes, los idiomas, la gente, la música y el baile. Creo que las personas son conectadas por sus historias. Si quieren saber más de mí, pueden encontrarme aquí -> @aliensemog

Precisa de Ajuda? Fale Conosco
Entre em contato com nossa equipe de especialistas para começar a planejar seu intercâmbio.

Preencha os campos abaixo com seus dados para que possamos retornar, caso caia a conexão.

Campo obrigatório
Entre com um email válido
Campo obrigatório