Bloomsday - o que é e qual sua origem? - Egali Intercâmbio
Curiosidades
Irlanda

Bloomsday – o que é e qual sua origem?

Atualizado em 15 de julho de 2023

Mais de 900 páginas foram necessárias para contar uma história que acontece em apenas um dia. Mas não foi qualquer história. Ulysses é a história da vida do irlandês Leopold Bloom, escrito pelo também irlandês James Joyce. O livro tornou-se um dos maiores clássicos da literatura mundial e é conhecido como Bloomsday.

bloomsday
Foto de Gregory DALLEAU na Unsplash

Afinal, o que é o Bloomsday?

O Bloomsday é uma festa literária que ocorre anualmente em 16 de junho em Dublin, na Irlanda. Essa data comemora a obra-prima do famoso escritor James Joyce, “Ulisses”, que se passa ao longo de um único dia na vida do personagem Leopold Bloom. Neste post, mergulharemos nas origens do Bloomsday, na importância de James Joyce e em como essa celebração única cativa tanto os fãs da literatura quanto os entusiastas de viagens. Venha conosco nessa jornada fascinante!

Você está a um clique de distância de transformar seus planos de intercâmbio em realidade. Clique aqui e converse com um especialista hoje mesmo!

James Joyce

James Augustine Aloysius Joyce nasceu em 2 de fevereiro de 1882, em Dublin, e morreu em Zurique no dia 13/01/1941. Joyce foi um romancista, contista e poeta irlandês expatriado. É amplamente considerado um dos autores de maior relevância do século XX.

Suas obras mais conhecidas são o volume de contos Dublinenses/Gente de Dublin (1914) e os romances Retrato do Artista Quando Jovem (1916), Ulisses (1922) e Finnegans Wake (1939). Também participou dos primórdios do modernismo poético em língua inglesa, sendo considerado por Ezra Pound um dos mais eminentes poetas do imagismo.

Embora Joyce tenha vivido fora de seu país natal pela maior parte da vida adulta, suas experiências irlandesas são essenciais para sua obra e fornecem-lhe toda a ambientação e muito da temática.

Seu universo ficcional enraíza-se fortemente em Dublin e reflete sua vida familiar e eventos, amizades e inimizades dos tempos de escola e faculdade. Desta forma, ele é ao mesmo tempo um dos mais cosmopolitas e um dos mais particularistas dos autores modernistas de língua inglesa.

egali-intercambio-bloomsday-james-joyce
Estátua de James Joyce – Esquina da O’Connell Street com a North Earl Street, Dublin

Ulysses

A ação do romance, que é uma sátira ao clássico A Odisséia, do poeta grego Homero, se passa em um único dia: 16 de junho de 1904, em Dublin, capital da Irlanda. Leopold Bloom, o protagonista, repete o mesmo trajeto do herói Ulysses: encontra sereias, ciclopes, feiticeiras, enfrenta a ira dos deuses e consegue retornar ileso para casa. Mas Ulysses é um romance realista. As figuras mitológicas estão disfarçadas de pessoas comuns. As batalhas épicas se resumem a episódios do dia a dia.

egali-intercambio-bloomsday-joyce-ulysses

James Joyce passou sete anos escrevendo Ulisses e penou para publicá-lo. A primeira versão integral foi editada na França, em 1922, depois que editoras americanas e britânicas consideraram o original pornográfico. A Justiça dos EUA só permitiu a publicação integral em 1933. A Inglaterra, três anos depois. A razão é que os personagens falam como pessoas comuns, com muitos palavrões.

A comemoração do Bloomsday começou em 1924, quando amigos ofereceram uma festa ao escritor, que estava com problemas de visão e vivia em dificuldade.

Em 1954, a festa passou a ser regular em Dublin, com fãs se reunindo para beber e celebrar. Hoje, o Bloomsday é comemorado também em Nova York, Washington, Melbourne, Sydney e até São Paulo.

Quer receber um orçamento gratuito para fazer intercâmbio? Fale com um de nossos especialistas!

Programação

A programação fica por conta do James Joyce Centre, o museu que homenageia o escritor. Os organizadores também convidam os participantes a irem caracterizados com os estilos de época dos anos 40, para criar uma atmosfera diferente nos eventos.

Confira alguns dos principais eventos do festival:

  • 10 a 16/06: Bloomsday Walks – passeios turísticos a pé (saiba mais)
  • 16/06: Bewley’s Bloomsday Breakfast
  • 16/06: Bloomsday no James Joyce Centre

Curta o Bloomsday na Irlanda e estude no exterior

Pronto para embarcar nessa aventura literária em Dublin? Não perca a oportunidade de vivenciar o Bloomsday. Comece agora a planejar o sue intercâmbio e descubra como essa cidade encantadora e sua rica herança literária podem cativar seus sentidos. Entre em contato conosco agora mesmo para obter mais informações sobre pacotes de intercâmbio para Dublin durante o Bloomsday!

Fale gratuitamente com um de nossos especialistas

 

  • Aline Gomes
    Por Aline Gomes Soy una brasileña apasionada por todo los temas de viajes, los idiomas, la gente, la música y el baile. Creo que las personas son conectadas por sus historias. Si quieren saber más de mí, pueden encontrarme aquí -> @aliensemog


Precisa de Ajuda? Fale Conosco
Entre em contato com nossa equipe de especialistas para começar a planejar seu intercâmbio.

Preencha os campos abaixo com seus dados para que possamos retornar, caso caia a conexão.

Campo obrigatório
Entre com um email válido
Campo obrigatório