Anzac Day: saiba qual é a história por trás dessa data - Egali Intercâmbio
Curiosidades
Austrália

O que é o Anzac Day?

Atualizado em 27 de março de 2023

O dia 25 de abril é uma data importante para a Austrália e a Nova Zelândia, pois é comemorado o Anzac Day. O Anzac Day é uma grande homenagem feita por esses dois países a todos os militares que morreram participando da batalha em Gallipoli, na Turquia, durante a Primeira Guerra Mundial.

O post de hoje vai falar um pouco sobre a história dessa data e sobre suas comemorações, confira!

Clique aqui para falar com um de nossos especialistas em intercâmbio !

História do Anzac Day

No inicio da Primeira Guerra Mundial, em 1914, a Austrália tinha apenas 13 anos de formação e o governo estava ansioso para estabelecer sua reputação entre as nações no mundo. Então, em 1915, soldados australianos e neozelandeses formaram parte da expedição para conquistar Constantinopla (hoje Istambul) na Turquia.

Anzac day - história
Foto tirada por CPL Sam Shepherd

Na madrugada do dia 25 de abril de 1915 os Anzacs (ou Australian and New Zealand Army Corps) desembarcaram em Gallipoli. Sem um mapa muito preciso eles acabaram desembarcando cerca de 15km ao norte do ponto intencional, onde encontraram forte resistência por parte dos turcos aliados da Alemanha. A batalha se estendeu por 8 meses e, no final do ano de 1915, os Anzacs recuaram com milhares de soldados australianos e neozelandeses mortos.

Imagem de Gerard Dutton por Pixabay

O que foi a batalha de Gallipoli?

A Batalha de Gallipoli foi uma tentativa fracassada das forças britânicas e francesas para controlar o Estreito de Dardanelos e tomar Constantinopla durante a Primeira Guerra Mundial. A campanha começou com um ataque naval conjunto que falhou em quebrar a linha de defesa otomana e acabou presa em uma guerra de trincheiras na península de Gallipoli.

Após oito meses de combates sangrentos, as forças aliadas foram obrigadas a se retirar, deixando para trás mais de 100.000 mortos e feridos. A batalha é lembrada como um dos maiores desastres militares da história da Austrália e Nova Zelândia, que participaram da campanha como parte do Exército Britânico.

Clique aqui para falar com um de nossos especialistas em intercâmbio !

Tradições

Embora os Anzacs tenham perdido a guerra, todos os soldados são lembrados como heróis que deram suas vidas servindo o seu país. Desde então, o dia 25 de abril se tornou um dia sagrado aonde as pessoas podem refletir sobre os muitos significados de uma guerra.

Além das comemorações nos 2 países, milhares de australianos e neozelandeses viajam até a praia na península de Gallipoli, com o objetivo de prestarem suas homenagens aos que defenderam bravamente seus países.

Imagem de Foreign and Commonwealth Office por Wikimedia Commons

Anzac biscuit

O biscoito Anzac é uma receita criada pelas esposas dos soldados que foram à guerra. Devido à dificuldade em transportar os alimentos, elas precisavam ter, em uma só receita, todos os nutrientes possíveis, ser resistente ao calor e durar por pelo menos 2 meses.

Os ingredientes escolhidos para o biscoito são: ​​flocos de aveia, açúcar, farinha de trigo, coco ralado, manteiga, melado, bicarbonato de sódio e água quente.

Ficou com vontade de experimentar o biscoito dos soldados? Você pode encontrá-los em supermercados da Austrália e Nova Zelândia.

Imagem de Ruthy StinkFace por Flickr

Culto ao amanhecer

Com as notícias vindas de Gallipoli, eram organizadas algumas missas e cultos em homenagem aos soldados mortos em combate. O fato foi tão marcante que, no ano seguinte, o dia 25 de Abril foi oficialmente chamado de Anzac Day.

Two-up

O Two-up (na tradução literal, algo como “dois pra cima”) é um jogo tradicional na Austrália que foi criado pelos soldados durante a Primeira Guerra Mundial. O que muita gente não sabe é que ele é considerado um jogo de azar e é proibido no país, exceto no Anzac Day, onde ele é jogado em memória aos militares que tinham costume de jogar para passar o tempo.

Em uma pequena estrutura de madeira ficam duas moedas presas, que são jogadas para cima. Na roda do jogo, quem acertar cara ou coroa permanece, o restante sai.

Segundo Dale Hunt, um dos organizadores do clube do Two-up, “nunca esquecemos o principal sentido dessa brincadeira: o respeito e a herança que nos foi passada. Eu acredito que todos reconheçam isso”.

Foto de Raelle Gann-Owens na Unsplash

Clique aqui para falar com um de nossos especialistas em intercâmbio !

E se você quiser conhecer de perto a cultura da Austrália ou/e da Nova Zelândia, faça um intercâmbio para um dos países! Entre em contato com os nossos consultores por aqui.

Você ficou com alguma dúvida?

Fale sem compromisso com um de nossos consultores clicando aqui e esclareça as informações que você tem a respeito de nossos serviços. Conheça nosso serviço e os nossos programas de viagem e intercâmbio para o exterior!

Você também pode se interessar…

  • Aline Gomes
    Por Aline Gomes Soy una brasileña apasionada por todo los temas de viajes, los idiomas, la gente, la música y el baile. Creo que las personas son conectadas por sus historias. Si quieren saber más de mí, pueden encontrarme aquí -> @aliensemog


Precisa de Ajuda? Fale Conosco
Entre em contato com nossa equipe de especialistas para começar a planejar seu intercâmbio.

Preencha os campos abaixo com seus dados para que possamos retornar, caso caia a conexão.

Campo obrigatório
Entre com um email válido
Campo obrigatório