Anzac Day: saiba qual é a história por trás dessa data - Egali Intercâmbio
Curiosidades
Austrália

O que é o Anzac Day?

Atualizado em 13 de maio de 2021

O dia 25 de abril é uma data importante para a Austrália e a Nova Zelândia, pois é comemorado o Anzac Day. O Anzac Day é uma grande homenagem feita por esses dois países a todos os militares que morreram participando da batalha em Gallipoli, na Turquia, durante a Primeira Guerra Mundial.

O post de hoje vai falar um pouco sobre a história dessa data e sobre suas comemorações, confira!

 

História do Anzac Day

Anzac day - história
Foto tirada por CPL Sam Shepherd

No inicio da Primeira Guerra Mundial, em 1914, a Austrália tinha apenas 13 anos de formação e o governo estava ansioso para estabelecer sua reputação entre as nações no mundo. Então, em 1915, soldados australianos e neozelandeses formaram parte da expedição para conquistar Constantinopla (hoje Istambul) na Turquia.

Imagem de Gerard Dutton por Pixabay

Na madrugada do dia 25 de abril de 1915 os Anzacs (ou Australian and New Zealand Army Corps) desembarcaram em Gallipoli. Sem um mapa muito preciso eles acabaram desembarcando cerca de 15km ao norte do ponto intencional, onde encontraram forte resistência por parte dos turcos aliados da Alemanha. A batalha se estendeu por 8 meses e, no final do ano de 1915, os Anzacs recuaram com milhares de soldados australianos e neozelandeses mortos.

Tradições

Imagem de Foreign and Commonwealth Office por Wikimedia Commons

Embora os Anzacs tenham perdido a guerra, todos os soldados são lembrados como heróis que deram suas vidas servindo o seu país. Desde então, o dia 25 de abril se tornou um dia sagrado aonde as pessoas podem refletir sobre os muitos significados de uma guerra.

Além das comemorações nos 2 países, milhares de australianos e neozelandeses viajam até a praia na península de Gallipoli, com o objetivo de prestarem suas homenagens aos que defenderam bravamente seus países.

 

 

Anzac biscuit

Imagem de Ruthy StinkFace por Flickr

O biscoito Anzac é uma receita criada pelas esposas dos soldados que foram à guerra. Devido à dificuldade em transportar os alimentos, elas precisavam ter, em uma só receita, todos os nutrientes possíveis, ser resistente ao calor e durar por pelo menos 2 meses.

 

 

Anzac day - biscoitos

Os ingredientes escolhidos para o biscoito são: ​​flocos de aveia, açúcar, farinha de trigo, coco ralado, manteiga, melado, bicarbonato de sódio e água quente.

Ficou com vontade de experimentar o biscoito dos soldados? Você pode encontrá-los em supermercados da Austrália e Nova Zelândia.

 

 

Culto ao amanhecer

Com as notícias vindas de Gallipoli, eram organizadas algumas missas e cultos em homenagem aos soldados mortos em combate. O fato foi tão marcante que, no ano seguinte, o dia 25 de Abril foi oficialmente chamado de Anzac Day.

 

Two-up

Anzac day - two-up

O Two-up (na tradução literal, algo como “dois pra cima”) é um jogo tradicional na Austrália que foi criado pelos soldados durante a Primeira Guerra Mundial. O que muita gente não sabe é que ele é considerado um jogo de azar e é proibido no país, exceto no Anzac Day, onde ele é jogado em memória aos militares que tinham costume de jogar para passar o tempo.

 

Em uma pequena estrutura de madeira ficam duas moedas presas, que são jogadas para cima. Na roda do jogo, quem acertar cara ou coroa permanece, o restante sai.

Segundo Dale Hunt, um dos organizadores do clube do Two-up, “nunca esquecemos o principal sentido dessa brincadeira: o respeito e a herança que nos foi passada. Eu acredito que todos reconheçam isso”.

 

Para saber mais detalhes sobre o Anzac Day, você pode acessar o site oficial do exercito australiano clicando aqui.

E se você quiser conhecer de perto a cultura da Austrália ou/e da Nova Zelândia, faça um intercâmbio para um dos países! Entre em contato com os nossos consultores por aqui.

  • Aline Gomes
    Por Aline Gomes Soy una brasileña apasionada por todo los temas de viajes, los idiomas, la gente, la música y el baile. Creo que las personas son conectadas por sus historias. Si quieren saber más de mí, pueden encontrarme aquí -> @aliensemog

Precisa de Ajuda? Fale Conosco
Entre em contato com nossa equipe de especialistas para começar a planejar seu intercâmbio.

Preencha os campos abaixo com seus dados para que possamos retornar, caso caia a conexão.

Campo obrigatório
Entre com um email válido
Campo obrigatório