Mulheres Viajantes | 12 filmes que vão inspirar sua viagem - Egali Intercâmbio
Tudo sobre intercâmbio

Mulheres Viajantes | 12 filmes que vão inspirar sua viagem

Atualizado em 06 de março de 2024

Mulheres viajantes sempre existiram. Desde 1920, quando Amelia Earhart foi a primeira mulher a andar de avião, as mulheres atravessaram o oceano Atlântico e nunca mais pararam. E o que começou como um desafio, hoje se tornou um desejo. Uma vontade de todas que querem mais. Mais aventura. Mais autoconhecimento. Mais oportunidades e experiências transformadoras que compensam cada quilômetro percorrido

O símbolo da mulher que viaja é forte. É uma prova de que não é à toa que “aventura” está no feminino. E, para inspirar elas e eles, exemplos de aventuras não faltam. Separamos 12 filmes que relatam as melhores. São 12 experiências de mulheres que exploraram o mundo para encorajar quem busca encontrar a própria história. 

Clique aqui para falar com um especialista em intercâmbio

mulheres viajantes
Foto de Karsten Winegeart na Unsplash

12 Filmes com mulheres viajantes para inspirar você

Se você é uma mulher apaixonada por viajar e está em busca de filmes que inspirem sua alma aventureira, você veio ao lugar certo! O mundo do cinema oferece uma ampla gama de histórias emocionantes e personagens femininas inspiradoras, prontas para motivar e encorajar mulheres viajantes a explorar novos destinos e descobrir sua própria força interior.

Neste blog, vamos apresentar uma seleção de filmes que retratam mulheres corajosas, independentes e determinadas, cujas jornadas nos deixam sonhando com aventuras em todos os cantos do globo.

Clique aqui para falar com um especialista em intercâmbio

Livre (Wild) – 2014

Sem dúvida meu favorito da lista! Cheryl Strayed é uma mulher atormentada por dramas pessoais que decide recomeçar sua vida através de uma trilha que vai da fronteira dos EUA com o México até a fronteira dos EUA com o Canadá. Em sua jornada, Cheryl enfrenta seus piores fantasmas e cresce com as dificuldades, nos deixando uma (ou várias) mensagem de superação inspiradora!

Fala não só sobre viagem mas como da forma como valorizamos as coisas ao nosso redor ou sobre as fugas errôneas que encontramos para os problemas, que no fim só trazem mais problemas. Não deixe de prestar atenção nos detalhes escondidos nos flashbacks. Depois de ver o filme, leia o livro, ele torna essa experiência ainda mais emocionante. Ah, e ouça a trilha sonora, vai inspirar ainda mais a fazer parte do grupo de mulheres viajantes!

Tracks – 2013

Mais um filme baseado em uma história real. Em 1977 Robyn Davidson atravessou o deserto australiano de camelo, acompanhada por um fotógrafo do National Geographic, Rick Smolan. Robyn não só supera dúvidas sexistas como traz ao mundo uma reflexão sobre o racismo sofrido pelo povo aborígene.

Não sei se o livro já chegou ao Brasil, lembro que na época do lançamento do filme ainda não existia por aqui. De qualquer forma, sugiro que busque mais informações sobre a autora. Ela tem muita coisa a dizer!

 

Sob o Sol de Toscana (Under the Toscan Sun) – 2003

Injustamente às vezes ficamos alheios aos filmes categorizados como “comédias românticas”. Sob o Sol de Toscana fala sobre muitas coisas. Então é injusto resumir o filme em uma história envolvendo apenas relacionamentos amoroso. Frances Mayers nos oferece um relato maior. Antes do divórcio ela já era uma escritora bem sucedida. Claro que a separação nos fere, mas como pessoa forte que é, Frances não ficou esperando sua vida melhorar. Ela foi atrás de novas respostas e nós ganhamos um belo relato sobre a vida, a cultura italiana e as belas paisagens de um dos lugares mais bonitos do mundo!

Cartas Para Julieta (Letters to Juliet) – 2010

No começo do filme, a personagem principal, Sophie, pensa estar em Verona para uma lua de mel antecipada com o noivo. Porém logo ela percebe o menor dos interesses dele é neles. Bom, nossa querida Sophie não fica lamentando isso. Ela usa o seu tempo para entregar antigas cartas amorosas perdidas no tempo. E o noivo? Bom… vejam o filme.

Comer, Rezar e Amar (Eat, Pray, Love) – 2010

Confesso que não acho um grande filme, mas é impossível negar que de fato a busca de Elizabeth dá uma bela motivação para as mulheres viajantes. Quem aqui nunca pensou em deixar tudo para trás para viver novas experiências e um pouco de auto conhecimento? A indicação é clichê, eu sei, mas quase sempre um clichê é necessário!

Antes do Amanhecer (Before Sunrise) – 1995

O quão incrível parece poder contemplar lindas paisagens da Europa a bordo de um trem antigo e charmoso e, no meio disso tudo, ainda conhecer alguém que acaba por compartilhar de suas experiências de vida e segredos como se fossem velhos confidentes?

Em Antes do Amanhecer, o que une Celine, uma estudante francesa e Jesse, um jovem americano, é a viagem e a procura pelo autoconhecimento, saindo da zona de conforto e desafiando-se a viver novas experiências – coisas que desbravar o mundo nos proporciona. No decorrer da história, indo contra seus planos, os dois acabam desembarcando em Viena e vivem uma noite mágica, entre lojas de disco, parques de diversão, cafés e pelas ruas da cidade, aonde dois desconhecidos acabam tornando-se apaixonados.

Ao amanhecer, os dois terão de voltar a estação de trem para tomarem seus caminhos de volta e se despedir, por isso no decorrer daquela noite fazem questão de viver cada momento da maneira mais intensa possível e valorizar as coisas simples daquela jornada – e isso com certeza é o que torna a experiência de um viajante algo único e grandioso em sua vida.

O Amor Não Tira Férias 

Em meio a desafios amorosos e uma busca por renovação, Amanda e Iris decidem embarcar em uma aventura única. Uma norte-americana, interpretada por Cameron Diaz, usa uma plataforma de troca de casas para trocar de residências, mas também de perspectivas de vida. Ao fugirem do cotidiano, deparam-se com experiências que transformam não apenas suas férias e sim, sua visão de mundo. 

No fim, é mais que isso: transforma o rumo de suas vidas. Nesta comédia romântica, descobrimos que se o amor não tira férias, só temos que estar no destino certo para encontrá-lo. Seja para a Inglaterra como no filme ou para o país que desejar. Não importa o “onde” e sim, a mudança de olhar que só um intercâmbio de culturas permite. 

SOS- Mulheres ao Mar 

Divididas entre Estados Unidos e Itália, duas irmãs decidem viajar juntas. O motivo? Adriana é abandonada por Eduardo, seu esposo. Frustrada com a separação, ela resolve embarcar no mesmo cruzeiro com ele. A irmã, Luiza, e a empregada, Dialinda se juntam nessa empreitada. A missão? arruinar a viagem de Eduardo e de sua namorada.

Como a vida faz com todas as rotas, nessa viagem não foi diferente. Essa é mais uma história inspiradora de descoberta feminina de quem tem a coragem de ir mais longe.

Do jeito que Elas Querem: O Próximo Capítulo 

De novo a Itália, mas por motivos completamente diferentes. Dessa vez, é uma despedida de solteira que faz 4 amigas atravessarem um oceano. Provando que nunca é tarde para realizar a viagem dos sonhos, o grupo vive todos os sonhos em um só.

Conhecendo outro país, é que conhecem a si mesmas e, descobrem que aprender outro cultura é mais que um intercâmbio. É a chance de se escrever a sua história em quantos idiomas for preciso- o importante é ter um final feliz. 

Quatro Amigas e um Jeans Viajante (The Sisterhood of the Traveling Pants) – 2005

Provavelmente uma das coisas mais difíceis de se fazer no intercâmbio é se separar dos amigos. Encarar o mundo lá fora, cheio de novidades e desafios é ótimo, mas sempre olhamos para a zona de conforto com aquela dúvida perturbadora. Bom, é mais ou menos isso que permeia a história desse filme.

Quatro amigas vão passar o verão distantes, cada uma das mulheres viajantes em um canto e arranjam um jeito de se manter conectadas (e spoiler alert: não é através da internet). Vale a pena acompanhar como cada uma delas se vira no mundo novo.

Família Rodante – 2005

Eu particularmente sou muito fã de filmes argentinos, então não poderia deixar de citar esse. A personagem central do filme é Emilia, uma senhora de 84 anos que decide levar a família toda para um casamento que vai acontecer na sua cidade natal.

Filmes com personagens idosos geralmente trazem conflitos de gerações e esse não é diferente. Aprendemos muito com cada debate proposto!

Pequena Miss Sunshine (Little Miss Sunshine) – 2006

Encerro a postagem com um dos meus filmes favoritos que inspiram mulheres viajantes. Pequena Miss Sunshine segue a mesma linha de Família Rodante, mas dessa vez temos uma pequena garotinha (Olive) mobilizando a família para uma trip.

Uma das coisas mais tocantes do filme é ver que Olive desde o início não se importa em ser uma estrela. Ela só quer ela mesma. Não pretende de forma alguma se encaixar no padrão das modelos, mas sim mostrar quem ela é. E é isso que temos que levar em qualquer lugar!

Quer se tornar uma das milhares de mulheres viajantes que a Egali já embarcou?

Agora que você se inspirou com esses filmes envolventes e histórias inspiradoras, é hora de transformar seus sonhos de viagem em realidade. A Egali, maior e melhor agência de intercâmbio da América Latina, está pronta para ajudá-la a planejar a aventura da sua vida com a missão do intercâmbio responsável.

Nossos especialistas em intercâmbio estão à disposição para oferecer orientação personalizada, ajudá-la a escolher o destino ideal, organizar todos os detalhes da viagem e garantir uma experiência inesquecível. Não espere mais! Entre em contato com a Egali hoje mesmo e comece a trilhar o caminho para a sua próxima grande aventura. Seu destino está esperando por você!

Quer receber um orçamento gratuito para fazer intercâmbio? Fale com um de nossos especialistas!

  • Luiz Santana
    Por Luiz Santana Luiz possui 4 anos de experiência escrevendo blogs e criando conteúdo para a internet. Já viajou para mais de 4 países diferentes e é especialista em intercâmbio. Apaixonado pela escrita e por passar toda a experiência de ser um intercambista nas mais famosas cidades do mundo.


Precisa de Ajuda? Fale Conosco
Entre em contato com nossa equipe de especialistas para começar a planejar seu intercâmbio.

Preencha os campos abaixo com seus dados para que possamos retornar, caso caia a conexão.

Campo obrigatório
Entre com um email válido
Campo obrigatório