Descubra os motivos para viajar sozinho nesse post - Egali Intercâmbio
Tudo sobre intercâmbio

Descubra os motivos para viajar sozinho nesse post

Atualizado em 13 de junho de 2023

Tomar coragem e ir fazer um intercâmbio ou viajar sozinho não é uma decisão fácil, afinal será só você e o mundo e nem todo mundo está preparado para isso. Por isso, decidimos os fazer este post para mostrar algumas vantagens que viajar sozinho pode trazer para você.

Neste blog, mergulharemos nos motivos fascinantes pelos quais viajar sem companhia é uma escolha cada vez mais popular.

Vamos conferir!

Tire suas dúvidas sobre intercâmbio conosco

Porque e quais motivos para viajar sozinho?

Explorar o mundo sozinho é uma experiência transformadora que oferece uma infinidade de razões convincentes para embarcar nessa jornada. Desde a liberdade e autonomia de criar seu próprio roteiro até o desenvolvimento pessoal que ocorre ao enfrentar desafios e conectar-se com novas culturas, viajar sozinho é uma oportunidade inestimável de autodescoberta.

Prepare-se para descobrir como a solidão pode ser uma fonte de empoderamento, liberdade e conexões pessoais profundas, enquanto mergulhamos no emocionante mundo dos viajantes solitários. Esteja preparado para desafiar seus limites, expandir horizontes e embarcar em uma aventura inigualável. Bem-vindo a um universo de descobertas internas e externas – seja bem-vindo à experiência transformadora de viajar sozinho!

viajar sozinho
Foto de Oleksandr Pidvalnyi

1. Autoconhecimento

É muito comum se sentir meio perdido na vida às vezes, e para esses momentos não existe algo melhor do que reservar um tempo para ficar sozinho. A possibilidade de fazer um intercâmbio ou uma viagem sem acompanhantes é uma ótima oportunidade para organizar os pensamentos e pensar no que é melhor para você.

Viajar sozinho oferece a oportunidade de se conhecer melhor, descobrir seus próprios interesses, habilidades e limites. É uma jornada de descoberta e crescimento pessoal.

2. Independência

Ao viajar sozinho, você pode adaptar seus planos de acordo com suas preferências e mudar de roteiro quando quiser. Não há necessidade de compromissos ou concessões. Se tem algo que pode atrapalhar é depender dos outros para fazer algumas coisas. E em viagens, isso não é diferente. Viajar sozinho é uma boa ideia!

Viajar em grupo é ótimo, mas não podemos negar que alguns lugares/atrações que são apenas do seu interesse podem ser cortados do roteiro em prol da decisão da maioria. Por isso, viajar sozinho ou tirar um dia para sair sozinho pelo seu destino te dá a possibilidade de fazer o que você quiser. Independência total.

3. Custos menores

Sendo sincera, planejar uma viagem não é uma coisa fácil a se fazer, são lugares para escolher, dinheiro para contar, passagens para comprar e malas para arrumar, e fazer isso com outras pessoas pode ser ainda mais complicado. Afinal, cada um tem um interesse, um orçamento e um estilo.

Quando você viaja sozinho, essas decisões cabem inteiramente e apenas a você. Num dia você pode optar ostentar na comida, no outro comer num fast food para economizar a grana para uma atração que você queira muito ir. Tudo depende apenas de você.

4. Confiança

Uma coisa é certa: num país estranho precisamos seguir os nossos instintos, isso pode fazer com que tomar decisões se torne mais fácil para você quando viajar sozinho. Isso acontece porque viajar sozinho nos ajuda a testar nossos limites e saber que somos capazes de fazer coisas que antes pareciam inimagináveis.

Ao superar desafios durante uma viagem solo, você se torna mais resiliente e fortalece sua capacidade de lidar com diferentes situações. Isso traz um sentimento de empoderamento e autoconfiança e há uma lição valiosa que é possível aprender com isso: se você realmente quiser, conseguirá fazer tudo aquilo a que se dispõe. 

5. Novas amizades

Estar sozinho em um lugar estranho fará com que você queira se distrair conhecendo novos lugares e por consequência fazendo novas amizades. Além disso, as pessoas terão mais curiosidade por você e estarão mais dispostas a ajuda-lo.

Você tem a chance de conhecer pessoas interessantes e criar conexões genuínas com outros viajantes e moradores locais. Essas interações podem levar a amizades duradouras e experiências enriquecedoras.

Mas uma coisa é essencial: deixar a vergonha de lado e interagir mesmo!

6. Maturidade

Isso é algo que certamente você vai adquirir. Estando sozinho, você se tornará responsável por todas as suas decisões, incluindo as mais importantes como para qual país você vai viajar ou como proceder numa situação de emergência (que às vezes pode acontecer).

Quando você voltar para casa, com certeza, você estará mais experiente e confiante, levando essas qualidades para outras áreas da sua vida. Explorar o mundo sozinho permite que você tenha total controle sobre o seu itinerário, horários e atividades. Isso proporciona uma sensação de liberdade e autonomia única.

7. Gostar da sua própria companhia

Uma coisa que você percebe quando viaja sozinho é que você não precisa companhia para se sentir bem e fazer coisas interessantes.  É muito importante deixar um tempo apenas para você, para saber do que você realmente gostar e cuidar de si mesmo.

Você tem a oportunidade de se reconectar consigo mesmo, sem influências externas. É um momento para explorar seus próprios gostos, interesses e preferências, sem a necessidade de se adaptar às expectativas dos outros.

8. Curtir a experiência

Só você vai saber o quanto essa viagem significou e o quanto você aprendeu com ela. E isso vai fazer com que você já comece a planejar sua próxima aventura, considerando os erros e acertos da sua viagem anterior. Afinal, tudo é aprendizado!

9. Sair da zona de conforto

Sair sozinho por lugares desconhecidos vai fazer com que você conte apenas consigo mesmo para superar momentos difíceis. E isso é ótimo, pois ao invés de ficar em casa, numa confortável bolha, você terá que abordar pessoas e descobrir coisas novas. Isso fará com que você cresça muito!

10. A sensação de bem-estar

Viajar sempre é algo que deixa as pessoas mais felizes, não existe algo melhor do que desbravar o mundo e conhecer lugares diferentes.  Fazendo isso sozinho é quase certo que a sua aventura lhe reduza o stress, acalme o corpo e o coloque em contato mais direto com o mundo.

viajar sozinho
Foto de Taryn Elliott

Desfrute de viajar sozinho na companhia da maior agência de intercâmbio da América Latina

Agora que você conhece os incríveis motivos para viajar sozinho, está pronto para embarcar nessa aventura transformadora? Nossos especialistas em intercâmbio estão prontos para ajudá-lo a planejar sua jornada única. Entre em contato conosco hoje mesmo e comece a criar memórias inesquecíveis enquanto explora o mundo por conta própria!

Clique aqui para falar com um especialista em intercâmbio

Conheça mais

  • Luiz Santana
    Por Luiz Santana Luiz possui 4 anos de experiência escrevendo blogs e criando conteúdo para a internet. Já viajou para mais de 4 países diferentes e é especialista em intercâmbio. Apaixonado pela escrita e por passar toda a experiência de ser um intercambista nas mais famosas cidades do mundo.


Precisa de Ajuda? Fale Conosco
Entre em contato com nossa equipe de especialistas para começar a planejar seu intercâmbio.

Preencha os campos abaixo com seus dados para que possamos retornar, caso caia a conexão.

Campo obrigatório
Entre com um email válido
Campo obrigatório