Motivos para fazer intercâmbio: descubra por que você deveria ter essa experiência
Listas

Por que fazer intercâmbio? Descubra aqui 7 motivos para ter essa experiência!

Atualizado em 17 de maio de 2019

Logo de cara, já vamos te dar a resposta mais direta: porque você merece! Ok, se você já está satisfeito com essa justificativa, você pode ir direto aqui e conversar com os nossos consultores. Porém, se você quer saber mais sobre os motivos para fazer intercâmbio, continue lendo este post.

Existem milhares de razões para você fazer um intercâmbio (muitas mesmo), mas decidimos ser mais práticos e escolhemos os 7 principais.

Antes de começar, lembre-se que viajar como turista e fazer um intercâmbio não são as mesmas coisas. Veja neste post quais são as diferenças. 😉

 

Motivos para fazer intercâmbio

 

1. Você irá aprender e praticar um idioma estrangeiro

Para a maioria das pessoas, essa é a principal razão para pensar em fazer um intercâmbio. Afinal, estudar um idioma vivendo em um país onde ele é falado é a forma mais rápida de aprendizado. Você aprende e já põe em prática.

Além disso, você vai aprender a língua como um nativo e, provavelmente, terá a mesma pronuncia que eles (alou sotaque britânico!).

 

2. Vai fazer várias amizades

Não vamos mentir, estudar no exterior vai ser um pouco assustador no começo. Porém, também é uma ótima oportunidade para fazer amigos. No intercâmbio, você irá conhecer pessoas de vários lugares do mundo e que provavelmente estarão fazendo a mesma coisa que você: tentando se adaptar a uma nova cidade.

Dividir esse momento tão especial faz você criar amizades que serão para sempre, acredite.

 

3. Ganhar confiança e independência

Viajar para um país novo requer que você seja pelo menos um pouco corajoso. Você fará coisas que nunca fez antes e ao se dar bem em novos desafios, eles darão um sentimento de extra confiança, aos poucos você vai ser percebendo mais seguro.

Algumas pessoas não estão acostumadas a fazer coisas para elas mesmas. Fazendo um intercâmbio você aprende a se cuidar sozinho sem ajuda de nenhum familiar. Quanto antes você se torna independente, mais você irá alcançar na vida.

 

4. Melhorar seu currículo e alavancar sua carreira

As empresas procuram funcionários seguros que tenham feito coisas interessantes na vida, tenham uma mente aberta e pensem “fora da caixa”. Além disso, saber um segundo idioma é sempre um diferencial no currículo.

Ter um intercâmbio no seu currículo com certeza aumentará as suas chances de conseguir aquela vaga tão desejada.

 

5. Ampliar horizontes e conhecer novas culturas

Viajar permite que você aprenda sobre história, cultura e a arte do lugar visitado. Você verá que aprender coisas novas todos os dias vai ser um verdadeiro boom no seu cérebro!

Cada país possui suas peculiaridades e deliciosas comidas locais. E outro amadurecimento de uma viagem, é perder os “preconceitos” e experimentar todos os tipos de comida.

Ao conviver com diversas culturas e formas de pensar, você vai aprender a ser mais flexível e tolerante, aceitar as diferenças vai se tornar algo muito fácil.

 

6. Aprender a lidar com a distância e com a saudade

Lidar com as saudades de casa NUNCA é fácil, mas, acredite, aos poucos você vai se acostumando. Não quer dizer que você deixe de sentir saudades, apenas aprenderá a lidar com isso e vai acabar criando laços com outras pessoas, deixando o seu destino de intercâmbio com mais cara de lar.

Se você tem um objetivo, sabe que, para alcança-lo, precisará fazer alguns sacrifícios. Ficar longe da família e dos amigos faz parte dessa caminhada.

 

7. Adquirir experiência

Por último e não menos importante: adquirir experiência. Fazer um intercâmbio é adquirir MUITA experiência, é voltar com a mala cheia (cheia de aprendizados, momentos inesquecíveis e infinitas histórias para contar).

Quando você se permite sair da sua zona de conforto, você começa a experimentar o novo (sabores, lugares, pessoas) e ver que toda experiência, seja ela boa ou ruim, vai te trazer algum aprendizado.

 

Resumindo, por que fazer intercâmbio?

 

1. Você irá aprender um novo idioma

2. Vai fazer amigos

3. Será mais independente

4. Vai melhorar o seu currículo

5. Vai ampliar seus horizontes

6. Você lidará melhor com a saudade

7. Vai adquirir uma experiência para toda vida

 

Agora você já deve estar convencido de que você realmente merece os benefícios de fazer um intercâmbio. Essa experiência vai acrescenta muito à sua vida!

Então, para começar a preparar a sua viagem, entre em contato com os nossos consultores por aqui.

  • egali
    Por egali
Olá! Posso Ajudar?