10 motivos para fazer intercâmbio na Cidade do Cabo - Egali Intercâmbio
Vida no exterior
África do Sul

10 motivos para fazer intercâmbio na Cidade do Cabo

Atualizado em 24 de outubro de 2018

Se você pensa que a África do Sul se resume a leões, elefantes e safáris, você está muito enganado. E nós vamos te explicar porque.

Junte natureza, diversidade cultural, clima agradável, infraestrutura de primeiro mundo, muita história e povo receptivo. O resultado é a incrível Cidade do Cabo.

Muitas vezes apontada como um dos dez destinos mais bonitos e badalados do mundo, a Cidade do Cabo é um paraíso ainda pouco conhecido entre os viajantes. Por quê? Olha, sinceramente não sabemos. Mas podemos garantir uma coisa: motivos não faltam para se aventurar por lá.

 

1. Preços

Vamos começar o post com o ponto que todo mundo leva em consideração na hora de planejar um intercâmbio: o preço. Fazer um intercâmbio para África do Sul saimais em conta do que para outros países.

Se você listar todos os gastos que você terá na viagem, vai ver que os gastos com comida, passeios e compras podem sair mais baratos. Isso acontece porque a moeda sul-africana, o Rand, equivale a mais ou menos R$ 0,26, ou seja, em Cape Town, você estará cheio da grana!

rand-cape-town

Sem contar que os pacotes que oferecemos já vem com o curso, seguro viagem e acomodação, pelo menos (pois existem pacotes que têm passeios inclusos). Além da compra do intercâmbio, você também pode comprar a passagem aérea com a Egali, com todos os descontos e melhores preços possíveis.

Saiba mais sobre os nossos preços e sobre as condições de pagamento por aqui.

 

2. Lugares incríveis

Poderíamos ficar o dia todo escrevendo neste tópico, pois estar na Cidade do Cabo é sinônimo de conhecer lugares de belíssimas paisagens e com as atrações mais incríveis. Existem lugares para todos os gostos: montanhas, florestas, praias, reservas naturais, safáris…

Você poderá visitar a Table Mountain, principal cartão postal da cidade, fazer trilhas até o Tafelberg ou dominar a Lion’s Head (que oferece uma visão de 360º da Cidade do Cabo). Conhecer a Boulder’s Beach e os pinguins que vivem nela, com certeza, essa será uma experiência única na sua vida.

cape-town-table-mountain

Sem contar as paisagens do Cabo da Boa Esperança e de Cape point que nem parecem reais de tão lindas. Para chegar até esses pontos turísticos é preciso passar pela Chapman’s Peack Drive, uma das estradas com as vistas mais bonitas do mundo!

E pertinho da Cidade do Cabo, você poderá fazer um passeio até Coffee Bay, que é a mistura perfeita entre as paisagens sul-africanas e irlandesas, com penhascos e o oceano de plano de fundo. Para ver a fauna e a flora, existem os parques nacionais como o Addo Elephant e o Tsitsikamma, que deixarão a sua experiência no intercâmbio ainda mais inesquecível.

 

3. Diversidade

A cultura sul-africana é muito rica, para se ter uma ideia, o país possui o maior número de línguas oficiais em todo o planeta. O fim do regime do Apartheid fez com que 11 línguas fossem reconhecidas como oficiais.

São diversos povos, tribos e etnias que vivem na África do Sul, isso quer dizer que os costumes e tradições variam muito e que existe muita coisa diferente para conhecer. Além dos povos originais do país, influências de vários países da Europa, da Índia e de Taiwan também fazem parte da história sul-africana.

Com certeza, fazer um intercâmbio num país com tanta bagagem cultural a oferecer será uma experiência única na sua vida. Imagine só o quanto você irá aprender com os sul-africanos e o quantas coisas boas isso irá trazer para você.

 

4. História

Dando continuidade ao tópico acima, a história da África do Sul, assim como a sua diversidade e cultura, é incrível. O país passou por períodos tristes como o Apartheid, que fez com que a população negra (mais de 70% dos sul-africanos) passasse por um regime de segregação racial terrível. Em 1994, Nelson Mandela foi eleito presidente do país, que começou a crescer economicamente.

iziko-museu-cape-town

Estar na África é uma oportunidade única de vivenciar história. Entender o país significa entender parte do Brasil também. E um bom lugar para começar é o museu Iziko Slave Lodge.

O prédio é o alojamento original de escravos do século 18, onde 1.000 homens e mulheres costumavam dormir. A história dos escravos e sua exposição atual Singing Freedom: Music and the Struggle for Freedom in South Africa captura a nossa imaginação e são boas razões para visitar o museu.

 

5. Gastronomia

A África do Sul produz 7 mil diferentes rótulos de vinhos e grande parte deles concentra-se em Western Cape, na província da Cidade do Cabo. Essa região possui cerca de 80 vinícolas, onde você poderá fazer degustação de queijos, vinhos e chocolates.

Além dos vinhos, a Cidade do Cabo também oferece cervejas deliciosas. A cerca de uma hora de Cape Town, você pode fazer uma degustação em uma das cervejarias mais antigas do país, a Bone Crusher. Uma curiosidade dessa cervejaria é que a água dessas cervejas vem de um rio que desce uma das montanhas da Cidade do Cabo.

vinicola-cape-town

Já falamos nas bebidas, agora vamos para as comidas! Um bom exemplo da culinária local são as conhecidas samoosas, uma espécie de croquete de massa de pastel recheado com carne ou vegetais ao molho condimentado. Outra especialidade gastronômica fica por conta dos frutos do mar.

Mas uma coisa que você não sabe é que os sul-africanos adoram carne! O Braai é o churrasco no estilo do país que, na verdade, é quase um estilo de vida. O centro do Braai é a comida, é claro, mas também tem música, dança, conversas e muita confraternização. As carnes são temperadas com curry, cúrcuma e uma série de outros temperos fortes, utilizados principalmente em molhos.

 

6. Festivais

Você conhece o Burning Man? Para quem não conhece, é um festival que acontece todos os anos no deserto de Nevada, nos Estados Unidos. O evento reúne música, diferentes expressões artísticas e cultura de compartilhamento e sustentabilidade. Mas o que isso tem a ver com a Cidade do Cabo?

afrikaburn-cape-town

Bem, é que lá também existe um festival como esse, o chamado AfrikaBurn. Em algum dos desertos africanos, aproximadamente 9 mil pessoas se reúnem para festejar e viver uma aventura única sob um dos céus mais claros no planeta.

E para quem curte música eletrônica, o Festival de Música Eletrônica da Cidade do Cabo acontece no início de abril e possui uma série de workshops e apresentações.

 

7. Vida outdoor

A possibilidade de curtir vistas incríveis e apreciar a natureza na Cidade do Cabo é um dos fatores que a tornam ainda mais atrativa. Montanhas com diversas trilhas de caminhada podem ser acessadas em 5 minutos de carro do centro da cidade ou 10 minutos usando o MyCity, transporte público local.

Você só fica em casa se quiser, pois atividade ao ar livre é o que você mais vai encontrar em Cape Town. Surf, mergulhos, vinícolas, piqueniques, passeios de barco, bungee jump, trilhas em montanhas e pedaladas são atividades que fazem parte dos dias da população da cidade.

estrada-cape-town

E você não pode deixar de fazer um Safári na Garden Route! A também conhecida como Rota do Jardim possui diversos parques nacionais que abrigam as mais diversas espécies de fauna e flora sul-africanas. O mais legal de fazer um Safári é que você acompanha de pertinho como é a vida dos animais selvagens em seu hábitat natural, imagine só ver elefantes, girafas e leões vivendo livremente!

Mas não pense que é só de vida selvagem e aventuras que a África do Sul é feita. Na Cidade do Cabo existem muitas atrações para serem feitas na cidade tanto durante o dia, quanto durante a noite.

Para quem curte passear durante o dia, existem os mercados locais que oferecem música, comida de rua e uma ótima atmosfera! Não deixe de visitar o Neighbourgoods Market, que acontece aos sábados das 9h às 14h, no bairro de Woodstock.

E o pessoal festeiro não pode deixar de visitar a rua Bree, onde você encontrará muitos moradores locais da Cidade do Cabo se divertindo nos ótimos restaurantes e barzinhos de lá.

 

8. Clima

Sim, o clima da Cidade do Cabo é um ótimo motivo para você fazer o seu intercâmbio por lá. A cidade possui estações bem definidas, tendo um inverno chuvoso e um verão seco.

clima-cape-town

A temperaturas variam, em entre 25ºC a 32ºC no verão, ideais para que quer fazer trilhas, escaladas e curtir uma boa praia. Já no inverno, as temperaturas ficam em torno de 8ºC a 12ºC, sendo propícias para fazer aquela degustação de vinhos nas vinícolas da região.

 

9. Educação

Há quem diga que o inglês sul-africano não é ideal para o aprendizado da língua, mas nós discordamos! Na Cidade do Cabo você encontrará ótimas escolas que vão garantir um ensino de alta qualidade, com uma estrutura física que otimiza o ensino e um ambiente social com diversas atividades. Se você quiser saber mais, fale com um dos nossos consultores clicando aqui. 🙂

universidade-cape-town

Se você gostar tanto do seu intercâmbio na Cidade do Cabo e quiser voltar para passar mais tempo por lá, duas das melhores universidades da África do Sul ficam na cidade: a Universidade de Cape Town e a Universidade de Stellenbosch. Os campi dessas universidades não deixam nada a desejar com relação a Harvard, Cambridge ou Sorbonne. Alamedas rodeadas de carvalhos centenários ou ainda enormes campos e gramados verdes dão o tom para as universidades sul-africanas.

 

10. Receptividade

O povo sul-africano carrega um enorme sorriso no rosto, sempre felizes e receptivos. Com as 11 línguas oficiais e uma infinidade de culturas e religiões, sabem se misturar apesar de toda a história de discriminação.

pessoas-cape-town

No intercâmbio, você poderá se engajar nas causas sociais, algumas escolas oferecem atividades extras e sem custos para os alunos. Nessas atividades você poderá colocar em prática tudo o que aprendeu em sala de aula, dentro de um contexto real e prazeiroso.

A possibilidade de conhecer e vivenciar experiências ao lado do povo sul-africano já faz valer (e muito!) o seu intercâmbio. Tenha certeza que você vai voltar com outra visão do mundo depois de ter passado um tempo na Cidade do Cabo.

 

Foram 10 motivos e tanto para você fazer o seu intercâmbio na Cidade do Cabo, não é? Esperamos que você tenha sido convencido!

E para saber mais sobre os preços dos nossos pacotes de intercâmbio para a África do Sul, entre em contato com um de nossos consultores por aqui.

  • egali
    Por egali