Lugares mais extremos da Terra: conheça alguns deles aqui!
Curiosidades

Os lugares mais extremos da Terra

Atualizado em 07 de abril de 2023

Aposto que todo mundo aqui já criou listas de coisas que gostaria de fazer na vida. E aumentaria a aposta dizendo que no meio dessas listas, tem alguma (ou algumas) envolvendo viagem. Por isso, vamos trazer aqui os lugares mais extremos da Terra.

Gostamos de fazer listas e, hoje, vamos fazer uma especial de lugares mais extremos da terra. Nessa lista há lugares fantásticos, cujo a principal característica é ser “o mais” da sua categoria. Infelizmente nem todos os lugares mais extremos da terra dessa lista são acessíveis, justamente por serem um extremo. Vamos focar em lugares que podemos ir – mesmo que alguns lugares apresentem propostas muito desafiadoras.

E mesmo que você não tenha a ideia de conhecer lugares mais extremos da terra assim, deixamos a dica de ler esse post para compreender como nosso mundo é surpreendente.

Clique aqui para falar com um de nossos especialistas em intercâmbio!

O lugar mais quente

Em 2005, um satélite da NASA registrou a temperatura de 70ºC na superfície do deserto de Lut, no Irã, o que poderia conferir a ele o título de lugar mais quente da Terra naquele instante.

lugares mais extremos da terra
Photo by Alireza Afkar on Unsplash

Mas Organização Mundial de Meteorologia considera o Vale da Morte, nos Estados Unidos, o lugar mais quente da Terra (eu ACHO que é por causa da média de temperatura). Lá os termômetros já registraram 57,8 °C! Como fica numa depressão, o ar é escasso, aumentando a sensação de calor. Mesmo com essa condição extrema, o deserto atrai milhares de turistas, que encaram a alta temperatura para ver belíssimas paisagens.

lugares mais extremos da terra
Photo by Jakub Gorajek on Unsplash

O lugar mais frio

O lugar mais frio da Terra obviamente fica na Antártida, onde, via satélite, já foi registrada uma temperatura de -98ºC!  Mas claro que ninguém vai até o meio da Antártida dizer que conheceu o ponto mais gelado da Terra (até porque acho que dificilmente voltaria para contar a história).

lugares mais extremos da terra
Photo by Cassie Matias on Unsplash

Nesse caso, o lugar mais frio na Terra que podemos ir fica na Rússia, mais precisamente na cidade de Oymyakon. Em 1924, a cidade atingiu o recorde de -71,2 °C. A média dos invernos ficar entre -45 e -50ºC. Você pode imaginar que esse lugar sofre uma série de limitações nessa época. Não há água corrente, pois ela congela. O transporte é limitado, já que a gasolina também congela em temperaturas tão baixas.

lugares mais extremos da terra
Foto de Nick Sorockin na Unsplash

Ponto mais alto

Você possivelmente acha que sabe essa de cabeça, pois a vida toda ouvimos falar que o Everest é o mais alto que o homem pode chegar.

Não está errado, mas depende do ponto de vista. Se considerarmos o nível do mar, certamente o Everest será a resposta certa. Só que tem um detalhe importante aqui: a Terra não é uma esfera perfeita e há pontos em que ela é mais larga. É o que acontece na famosa linha do Equador. Então, se considerarmos o ponto mais próximo do céu, o mais alto é o Monte Chimborazo, no Equador, com 6.384,4 km!

lugares mais extremos da terra
Photo by Andreas Gäbler on Unsplash

Ponto mais baixo

É o Mar Morto, que fica na fronteira da Jordânia e Israel. Ele fica a mais de 400 metros abaixo do nível do mar e é um dos lugares mais extremos da terra que é mais inacessível. Além disso, é 10% mais salgado que de um mar comum, devido sobretudo à baixa altitude, ao clima desértico e à pouca movimentação das águas.

lugares mais extremos da terra
Photo by Nicole Baster on Unsplash

Por essas características, há ausência de vida no Mar Morto (por isso esse nome). Mesmo assim, seus sais minerais fazem bem ao ser humano, o que atraí muito turismo para o lugar – que também ficam entusiasmado com outra característica incomum: o corpo não afunda. Assim que você entra na água e tira os pés do chão, começa a boiar.

Eu estive lá e a sensação é única!

lugares mais extremos da terra
Foto de Toa Heftiba na Unsplash

Menor ilha habitada

Por muitos anos foi uma ilha Bishop Rock, no Reino Unido, onde ficava um farol. Mas era complicado demais chegar e sair de lá, então resolveram a questão colocando um heliporto e liberando o funcionário que morava no Farol.

lugares mais extremos da terra
Foto de Kamy na Unsplash

Desde então, a menor Ilha do Mundo se chama “Just Room Enough” (um quarto é suficiente) e fica nos Estados Unidos, entre os estados de Ontário e Nova York.

O terreno é do tamanho de uma quadra de tênis e foi adquirido por uma família em 1950. Os moradores acenam para os turistas que passam de lancha por lá.

Ponto mais remoto

É uma ilha do Reino Unido que carrega o nome do seu descobridor, o português Tristão da Cunha.

Talvez esse seja o lugar mais desafiador para se conhecer dessa lista

Não há restaurantes, hotéis e a eletricidade é fornecida por geradores a diesel. Também não há aeroporto e o pontos mais próximos fica a 2.000km (são 7 dias de barco até a Cidade do Cabo na África do Sul). Para completar o cenário tristão (desculpa), as águas não são seguras para banho, chove metade do ano e há um vulcão que pode entrar em erupção.

Mesmo assim, a ilha tem cerca de 300 habitantes. São só 8 famílias que enfrentam alguns problemas frequentes de asma e glaucoma, devido a consanguinidade. E essa última informação vai te surpreender: essas pessoas amam morar lá. Por causa do vulcão, já tiveram que morar um tempo na Inglaterra. Não se adaptaram e pediram urgentemente para voltar pra ilha.

lugares mais extremos da terra
Foto de Matthew Ball na Unsplash

O lugar mais seco

O deserto do Atacama no Chile ostenta a posição número 1 nessa categoria. Tudo isso graças à Cordilheira dos Andes, que barra a chegada de vapor de água que vem da Amazônia, impossibilitando a formação de nuvens. Ele é um deserto gigante e há regiões que não sabem o que é chuva há mais de 400 anos!

Onde chove, é pouco. A média anual da maioria das regiões é de 0,5 milímetros por ano. Só para se ter uma ideia, quando há uma tempestade em uma cidade como o Rio de Janeiro, a média é 10 milímetros em uma hora.

lugares mais extremos da terra
Foto de Tyler Rutherford na Unsplash

Clique aqui para falar com um de nossos especialistas em intercâmbio!

O mais chuvoso

Se você gosta de chuva tem que ir para a Índia, numa cidade chamada Mawsynram. Lá a precipitação anual tem a média de 11.871 mm! A chuva é tão forte que os moradores colocam isolamento acústico nas casas, para diminuir os ruídos provocados pela água batendo nos telhados, solos e janelas.

“Choveu durante quatro anos, onze meses e dois dias” – esse trecho de Cem Anos de Solidão não é tão surreal aqui.

lugares mais extremos da terra
Foto de Julian Yu na Unsplash

Lago navegável mais alto

Você pode riscar esse item indo na divisa do Peru e Bolívia e navegando pelo Lago Titicaca. O lago tem muitas atrações, como as Ilhas flutuantes de Uros, as tradicionais ilhas Taquile (onde você pode se hospedar na casa dos moradores) e a mítica Ilha do Sol – sagrada para os Incas.

A vista é fantástica e o povo é muito acolhedor e cheio de histórias para contar.

 

lugares mais extremos da terra
Foto de Sunny Upadhyay na Unsplash

Vulcão mais ativo

Você sabia que no Hawaii há um vulcão cuspindo lava desde 1983!? Ele se chama Kīlauea e é um vulcão relativamente jovem (geologicamente falando). Em 2018 ele teve uma das maiores erupções registrada, deixando muita gente preocupada e os habitantes locais desabrigados por um tempo. Mas mesmo que sua atividade seja constante, especialistas dizem que não há perigo extremo para a população, já que o magma desemboca no oceano.

Sendo assim, é possível visitar o vulcão e ver um dos espetáculos mais bonitos da natureza.

O Cânion mais profundo

Aqui a coisa complica, pois há uma longa discussão sobre padrões de critérios para definir um cânion e sua profundidade.

Para muitos, é o Kali Gandaki Gorge, no Nepal, mas há quem discorde, pois não acham válido considerar o pico das montanhas em volta do cânion como referência.  Com base nesse critério, ele tem em torno de 6.800 metros.

lugares mais extremos da terra
Foto de Huimin Cai na Unsplash

Outro que luta pelo primeiro lugar é o Yarlung Tsangpo Grand Canyon, no Tibet. com uma profundidade média de 4.876 metros ao redor das montanhas de Namcha Barwa e 6.009 metros se considerar abaixo da água, ele é considerado o mais profundo do mundo por muita gente

lugares mais extremos da terra
Foto de Emir Kaan Okutan na Unsplash

Por fim, temos o Colca Canyon, no Peru com seus imponentes 4.160 metros – sem montanha ou profundidade de água para ajudar. Os peruanos e muitos especialistas vão apontar esse como o líder do ranking.

Como eu disse, depende do critério. Na dúvida, coloque os 3 na lista!

lugares mais extremos da terra
Foto de Timon Reinhard na Unsplash

O lugar mais plano

A Bolívia tem mais um item nessa lista. Até hoje eu me arrependo muito de não ter feito um esforço maior pra conhecer o incrível Salar de Uyuni. Com dez mil quilômetros e 10 bilhões de toneladas de sal, o salar tem uma superfície plana, imóvel e cristalina, que forma uma paisagem única – e belas fotos.

A salina se formou há pelo menos 40 mil anos. Durante a pré-história era um lago chamado Minchin

lugares mais extremos da terra
Foto de Ishan @seefromthesky na Unsplash

Caverna mais profunda

É a Caverna Voronya, Abecásia, na Geórgia, com uma profundidade de 2.191 metros! Ela possui uma única entrada e fica no alto de uma montanha, a 2.240 metros de altitude 

Para chegar tão longe levou muito tempo, mas valeu a pena, pois que diversas espécies de invertebrados foram descobertas no lugar.

No mundo, menos da metade das cavernas são conhecidas e exploradas. Então pode ser que essa não permaneça no topo para sempre.

lugares mais extremos da terra
Foto de Donald Giannatti na Unsplash

 

Maior formação rochosa

Finalmente nossa amada Austrália aparece nesse ranking! A maior formação rochosa do mundo fica no coração do deserto australiano.

O nome dela é Uluru (conhecida também como Ayers Rock) e ela é considerada sagrada para os habitantes da região. Por isso, não é possível ser escalada, apesar de seus imponentes 348 metros de altura.

Sabe-se que sua formação começou há 550 milhões de anos e o que vemos é só um pedaço da pedra, que tem sua maior parte soterrada

lugares mais extremos da terra
Foto de Fidel Fernando na Unsplash

Maior barreira de corais

Novamente temos a Austrália! E aqui eu não vou me alongar muito pois já fiz um post sobre isso aqui. Mas vale lembrar que a barreira é tão imensa que pode ser vista do espaço!

Você pode fazer isso de avião. É caro, mas eu recomendo muito!

lugares mais extremos da terra
Foto de Sebastian Pena Lambarri na Unsplash

Maior cachoeira do mundo

Se você viu (e se emocionou com) Up, Altas Aventuras conhece esse lugar. O casal protagonista do filme sonhava em ir para a Venezuela e conhecer a cachoeira mais alta do mundo, conhecida como Salto Angel.

Ela é simplesmente a cachoeira mais alta do mundo, com 979 metros de altura – 15x maior que as cataratas do Niágara, por exemplo.

Bom, dá para imaginar Carl e Ellie queriam tanto ir para lá.

lugares mais extremos da terra
Foto de Jason Weingardt na Unsplash

Lugares mais extremos da Terra: A maior floresta

Não, não é a Amazônia. A Amazônia é incrível e imensa, é famosa por ser detentora da maior biodiversidade e por ser a maior floresta tropical do mundo. Mas estamos falando em território e de floresta em geral. 

Nesse caso, a líder disparada desse ranking é a Taiga, que tem 3 vezes o tamanho da Amazônia e representa 29% da cobertura florestal do planeta: a floresta Taiga ou floresta boreal. 

Seu território se estende por boa parte do hemisfério norte, ela vai do norte do Alasca até o Japão, passando pela Sibéria, Canadá, Groelândia, Noruega, Finlândia, Rússia e Suécia. Seu clima é predominantemente frio e seu habitante mais famoso é o tigre siberiano.

lugares mais extremos da terra
Foto de Igor Kyryliuk na Unsplash

 

Como podem ver, falta muito para eu completar a lista. Alguns lugares dificilmente eu vou conhecer, mas gosto de saber da sua existência e da pequena possibilidade de ir até lá.

E você, faria quais itens da lista?

Clique aqui para falar com um de nossos especialistas em intercâmbio!

Quer visitar os lugares mais extremos da Terra enquanto estuda no exterior?

Fale sem compromisso com um de nossos consultores clicando aqui e esclareça as informações que você tem a respeito de nossos serviços. Conheça nosso serviço e os nossos programas de viagem e intercâmbio para o exterior e aproveite para visitar os mais incríveis lugares mais extremos da terra!

Você também pode se interessar…

  • annachies
    Por annachies Blogueira/Vlogueira que deseja conhecer o mundo todo. Acredita que o intercâmbio é uma experiência incrível e fará de tudo para te convencer disso! Quer trocar uma ideia comigo? @annacchies (em todas as redes sociais)


Precisa de Ajuda? Fale Conosco
Entre em contato com nossa equipe de especialistas para começar a planejar seu intercâmbio.

Preencha os campos abaixo com seus dados para que possamos retornar, caso caia a conexão.

Campo obrigatório
Entre com um email válido
Campo obrigatório