Listas do Mundo | 10 coisas que você precisa saber sobre Sydney - Egali Intercâmbio
Tudo sobre intercâmbio

Listas do Mundo | 10 coisas que você precisa saber sobre Sydney

Atualizado em 16 de julho de 2015

Moderna, rodeada de belas praias (mais de 70!), repleta de programas culturais, mistura de etnias e alta qualidade de vida. Não há como negar que Sydney é uma cidade fascinante. Mas, assim como muitas outras cidades do mundo, Sydney possui peculiaridades que só quem passa um tempinho a mais por lá pode vivenciar.

Pensando nisso, listamos aqui 10 coisas que você precisa saber sobre Sydney.

1) 1/3 da população de Sydney nasceu fora de Sydney

 

Não estranhe quando você chegar na City e perceber que está rodeado de orientais (mantenha a calma, você não está no país errado!). Viver em Sydney é vivenciar o mundo inteiro. Grande parte da população da cidade nem nasceu na Austrália. Portanto, essas culturas ainda estão muito presentes dentro das famílias, e morar em Sydney é a oportunidade de ter contato com tudo isso.

Esteja preparado!

 

 2) Ao alugar um imóvel, é necessário pagar um bond

 

Vamos ao tapa de realidade: o preço do aluguel em Sydney é alto.  Mesmo em repúblicas e demais share accomodations (varia entre AU$ 150,00 a AU$ 250,00 por semana). Além disso, esteja preparado pra pagar o bond, que é uma caução como garantia de que o apartamento será devolvido em bom estado e o prazo do contrato será cumprido. O valor costuma variar o equivalente de 2 a 4 semanas de aluguel.

 MAS

(e grifamos essa conjunção coordenativa adversativa tão importante para você não desistir do texto e da gente)

Os salários são ótimos (AU$ 13,00 a AU$ 25,00 por hora)! Tornando-se possível pagar o aluguel (ufa!).

 

3) Você precisa de uma autorização pra trabalhar com álcool ou na construção civil

 

A Austrália é uma país que dá certo por causa de suas leis, e elas são rigorosas, principalmente quando se trata de trabalho.

Se você tem ideia de trabalhar em algum estabelecimento que comercialize qualquer bebida que tenha álcool, como cafés, restaurantes, mercados e eventos, é bem importante ter a autorização do RSA – Responsible Service of Alcohol – que ressalta sobre como vender álcool com responsabilidade.

Já se a ideia é trabalhar nas obras de construção civil, é necessário o Green Card (White Card), que autoriza trabalhar nessa área e ressalta os procedimentos de segurança pra trabalhar na obra.

Mas pode ficar tranquilo. Ambos os certificados podem ser feitos em um dia cada e agendados no nosso escritório em Sydney.

 

4) Os australianos andam como querem na rua

 

A vida na Austrália é leve. Tão leve que as pessoas ficam à vontade para andar na rua de… pijama! Não, não estamos loucos. É MUITO comum ver pessoas andando de pijama na rua, fazendo cosplay porque deu na telha ou andando de pés descalços.

 

5) Bares são chamados de Hotéis

 

Se algum nativo ou colega que vive há um tempo por lá falar “Vamos tomar alguma coisa no hotel?” não vá pensando que está rolando um flerte forte e indecente. Em Sydney, os hotéis são na realidade bares, situados principalmente na região da City, com diferentes tamanhos e estilos. Por isso, vá sem medo quando o pessoal da escola convidar, é uma ótima oportunidade pra praticar o inglês.

 

6) Você não precisa levar a sua “churrasqueira” pra fazer um BBQ na praia

 

A maior parte das praias de Sydney possui grelhas espalhadas em gramados em torno da beira da praia. Há muitas também em parques. Pra que a grelha funcione basta apertar um botão e logo a chapa começa a esquentar, coloque então a carne em cima e voilà! Seu BBQ (churrasco australiano) estará pronto!

Se preferir, coloque um papel alumínio em baixo, mas todos os dias pela manhã as chapas estão em estado praticamente impecável e limpos. Em finais de semana movimentados pode haver mais pessoas do que grelhas disponíveis, é normal dividir a grelha com pessoas desconhecidas. Portanto, leve a carne e seus melhores papos iniciais para conhecer novas pessoas!

 

7) Atravesse na faixa de segurança e com o sinal aberto

 

Muita atenção para essa dica!

Se aqui no Brasil não estamos tão acostumados a ter responsabilidades como pedestre, na Austrália isso deve virar um costume. Em Sydney, atravessar a rua fora da faixa ou com o sinal para pedestre fechado pode gerar multas pesadas. Os rangers (guardas) às vezes estão onde você menos espera e não adianta argumentar, se não obedecer a lei você será multado.

É importante saber que por lá os carros tem prioridade. Tanto que o sinal para pedestre não fica aberto por muito tempo. Na maioria das vezes quando você está na metade da rua ele já começa a apitar alertando que vai fechar em seguida. Por isso, tenha paciência, absorva toda a tranquilidade dos australianos ao seu redor.

Ah, lembre-se que a Austrália adota o sistema de mão inglesa. Portanto, olhe pra direita antes de atravessara a rua. Na dúvida, olhe pros dois lados e estará seguro.

 

8) Não é possível ingerir bebidas alcoólicas em locais públicos

 

Australianos amam beber, mas têm regras rigorosas para coibir a bebedeira na rua. Atenção para a pegadinha: nos lugares públicos de Sydney, como parques, praias e pontos turísticos, é comum ver placas com ALCOHOL FREE ZONE. Não significa que é uma região onde está liberado ingerir bebidas alcoólicas, e sim que é uma área livre de álcool. Como no tópico anterior, se você desrespeitar isso será multado.

Deixe para beber no bar ou em casa. Na rua tome um sorvete se estiver quente ou um café (você sempre vai ver australianos com um copo de café na mão pela rua).

Ainda sobre bebida: é bom você maneirar no aquece se for para uma balada no The Rocks. Muitos lugares em Sydney tem um segurança que pergunta quantas cervejas (ou qualquer outra bebida) você tomou antes de ir pra lá. Eles avaliam se você tem condições de entrar no recinto.

 

9) O transporte é integrado

 

Em Sydney, há basicamente três tipos de transporte: ônibus, metrô/trem e ferry (balsa). Há também diversos tipos de passes, que podem ser conferidos aqui. O bom é que esse transporte é integrado e há algumas opções de passe que envolve as três opções de maneira integrada.

Ah, lembre de andar sempre com um cartão válido e da zona correta, pois são apenas algumas linhas e horários que aceitam pagamento em dinheiro.

Além disso, não banque o espertinho. Algumas estações mais afastadas não possuem catraca, mas isso não significa que você pode entrar sem pagar. Provavelmente no meio da viagem algum fiscal vai pedir o ticket para validar. Tenha sempre em mãos!

 

10) Bondi Junction VS Bondi Beach

 

Bondi é a praia mais badalada de Sydney e da Austrália. Um dos motivos que populariza tanto essa praia é que é a única de Sydney que tem uma linha de metrô, que fica a 10 minutos da City. Porém, existe uma diferença entre Bondi Junction e Bondi Beach. O metrô vai até Bondi Junction, que conta com um shopping center, lojas e muito movimento, pode ser considerado o centro de Bondi.

Já Bondi Beach, a praia propriamente dita, fica cerca de 30/40 minutos caminhando da Junction, ou uns 10 minutos de ônibus. Você pode ir a pé, mas é bom saber que o caminho tem algumas subidas e descidas. Também pode economizar energia para curtir a Coastal Walk, caminhando de Bondi até Coogee.

 

Prontos para Sydney? Esperamos que sim! Caso queira saber mais sobre intercâmbio por lá, veja aqui.

 

  • Por
Olá! Posso Ajudar?