Irlanda x Inglaterra - Egali Intercâmbio
Tudo sobre intercâmbio

Irlanda x Inglaterra

Atualizado em 24 de novembro de 2017

De uma perspectiva global, a Irlanda e a Inglaterra têm uma história, uma cultura e valores bem semelhantes.

Por isso, nosso post de hoje vai mostrar as diferenças entre eles! Assim, fica mais fácil de saber qual deles é sua cara. 😉

 

Irlanda x Inglaterra

 

1. Nativos
Irlandeses

Uma coisa é certa: os irlandeses são um dos povos mais receptivos do mundo. Sempre que você entrar em algum estabelecimento, eles vão querer saber mais de você, perguntarão como você está, etc… Mas tenha sempre em mente que nenhum povo é tão caloroso quando os latinos/brasileiros, por isso, não vá esperando abraços e beijinhos, e isso vale para qualquer lugar do mundo, hein!

Outra coisa relacionada aos habitantes da Irlanda, é que na sua capital, Dublin, existem muuuuitos brasileiros, e isso pode ser tanto um ponto negativo quanto um positivo.

O ponto negativo é que isso pode prejudicar a sua imersão na língua inglesa, pois se você conviver apenas com brasileiros, a tendência é que você fale mais português e menos inglês. Uma solução para isso é fazer intercâmbio em uma cidade irlandesa menor, que tenha menos brasileiros, como Galway (que também é considerada a cidade mais irlandesa da Irlanda!).

O ponto positivo é que a comunidade brasileira em Dublin se ajuda muito. Seja na hora da chegada, dando dicas sobre tudo, ou na hora de fazer indicações para empregos. E isso é outra coisa que pode te ajudar muito na hora de falar inglês: trabalhar. Assim, você lidará com pessoas das mais diversas nacionalidades e terá que se acostumar com o idioma local.

egali-intercambio-irlanda-x-inglaterra-01

 

 

Ingleses

Assim como os irlandeses são muito receptivos, os ingleses são muito, mas muito educados. Quando você esbarra neles nas ruas (sem querer) eles te dizem “sorry”, aliás, “sorry” é uma palavra muito falada por lá.

Você estranha isso no começo, mas logo depois estará falando “sorry” por tudo. É bem engraçado. Outra característica é que os ingleses são mais fechados que os irlandeses, e isso também pode causar certa estranheza nos brasileiros. Mas calma! Não é nada que não possamos nos acostumar.

egali-intercambio-irlanda-x-inglaterra-02

 

2. Clima

Nesse quesito os dois países são beeeeem parecidos. Tanto na Irlanda, quanto na Inglaterra, a temperatura dificilmente passados 20 graus e o guarda-chuva (ou capa de chuva) irá se tornar seu melhor amigo.

egali-intercambio-irlanda-x-inglaterra-03

 

Para algumas pessoas essa adaptação pode ser difícil no começo, até porque no Brasil não somos acostumados a climas mais frios. Porém, diferente do que as pessoas imaginam, esses países não são muito frios, dificilmente a temperatura vai abaixo de zero, mesmo no inverno.

egali-intercambio-irlanda-x-inglaterra-04

 

3. Cultura
Irlanda

A cultura irlandesa é muito rica. Lá, você poderá visitar castelos medievais, conhecer um pouco da história dos povos nórdicos, tudo isso ao som de melodias celtas. Além disso, pubs é o que não faltam por lá, sendo o convite certo para aquele happy hour no final da tarde, com direito às melhores cervejas do mundo.

Em Dublin, você poderá encontrar uma mistura de culturas, devido a quantidade de povos diferentes que se encontram por lá. Para mergulhar de cabeça na cultura irlandesa, nada melhor do que dar uma passadinha (ou até mesmo fazer intercâmbio) em Galway, que é considerada uma das cidades mais tradicionais do país.

egali-intercambio-irlanda-x-inglaterra-05

 

Inglaterra

Se tem uma coisa que a Inglaterra tem é cultura! Londres é uma das capitais mais multiculturais do mundo. Lá, você encontrará pessoas das mais diversas nacionalidades, com os mais diversos sotaques e costumes.

Além disso, como você pode ver nesse post, Londres possui 3 dos museus e galerias mais famosos  do mundo e 4 monumentos tombados pela UNESCO. Sem contar os mais de 17.000 shows que acontecem por ano. São realmente muitas atrações!

egali-intercambio-irlanda-x-inglaterra-06

 

4. Custo de vida

Temos que ser sinceros: nesta categoria, quem saí ganhando é a Irlanda. Isso porque enquanto na Inglaterra as regras para se trabalhar como estrangeiro são restritas, na Irlanda a coisa é aberta e incentivada.

egali-intercambio-irlanda-x-inglaterra-07

 

Na Inglaterra ou qualquer parte do Reino Unido (Escócia, País de Gales, Irlanda do Norte), você só conseguirá trabalhar se você fizer cursos de ensino superior ou similares. Já na Irlanda, fazendo 6 meses de curso de inglês geral, você já tem direito a trabalhar. Para cursos menores de 6 meses, nenhum dos dois permite trabalhar.

Com os salários que você receberá em qualquer trabalho (baby sitter, garçom, lavador de pratos) da Irlanda é possível se manter no país e ainda sobrar uma grana para viajar pela Europa nos tempos vagos!

egali-intercambio-irlanda-x-inglaterra-09

5. Estudos

Neste quesito, Irlanda e Inglaterra simplesmente empatam! Pois os dois países oferecem excelentes escolas, com uma ótima infraestrutura.

Talvez o ponto que possa ser decisivo na sua escolha é o fato de poder trabalhar ou não. Porém, lembrando que os dois países possuem opções de cursos especiais também, então isso também pode te ajudar a tomar uma decisão.

egali-intercambio-irlanda-x-inglaterra-09

 

Difícil escolher, né? Mas uma coisa é certa, qualquer um dos países é maravilhoso e fará com que seu intercâmbio seja inesquecível! 🙂

Ficou interessado e quer fazer um intercâmbio, entre em contato com a gente por aqui.

  • egali
    Por egali