Irlanda e Inglaterra: entenda a diferença entre os países e escolha o seu destino!
Tudo sobre intercâmbio

Irlanda x Inglaterra

Atualizado em 01 de setembro de 2023

De uma perspectiva global, Irlanda e Inglaterra têm suas semelhanças, uma faz parte do Reino Unido, a outra não. As duas, por exemplo, tem uma cultura e história muito parecidas com confrontos nórdicos e vikings desde o início dos primórdios dos países. Hoje vamos trazer uma comparação entre Irlanda e Inglaterra em vários aspectos!

A relação dos países é bem próxima, como se fossem irmãos gêmeos, parecida com a dos países como Canadá e Estados Unidos. E é muito comum que os intercambistas fiquem indecisos na hora de decidir para qual país ir.

Por isso, nosso post de hoje vai mostrar as diferenças e semelhanças de Irlanda e Inglaterra! Assim, fica mais fácil de saber qual deles é sua cara e definir qual será o seu próximo destino de intercâmbio.

Converse com um de nossos especialistas para saber mais sobre o programa de curso e trabalho na Irlanda

Irlanda e Inglaterra – qual mais agrada você?

Sabemos que ambas estão muito próximas na Europa, Irlanda e Inglaterra fazem jus à fama de destinos incríveis para se fazer intercâmbio, cada destino com sua peculiaridade, e apesar da Inglaterra ter uma burocracia muito mais do que a Irlanda, ambos possuem cursos incríveis e surpresas inusitadas.

Nesse comparativo entre Irlanda e Inglaterra vamos trazer alguns pontos sobre a população e nativos, cultura, clima e muito mais! Vamos conferir:

Clique aqui para falar com um especialista em intercâmbio

Nativos

O primeiro aspecto que analisaremos será a população nativa de cada país. Os irlandeses são mais animados e os ingleses mais gentis e os dois países recebem muitos brasileiros todos os anos.

Irlandeses

Uma coisa é certa: os irlandeses são um dos povos mais receptivos do mundo. Sempre que você entrar em algum estabelecimento, eles vão querer saber mais de você, perguntarão como você está, etc… Mas tenha sempre em mente que nenhum povo é tão caloroso quando os latinos/brasileiros, por isso, não vá esperando abraços e beijinhos, e isso vale para qualquer lugar do mundo!

Outra coisa relacionada aos habitantes da Irlanda, é que na sua capital, Dublin, existem muitos brasileiros, e isso pode ser tanto um ponto negativo quanto um positivo.

Uma solução para isso é fazer intercâmbio em uma cidade irlandesa menor, que tenha menos brasileiros, como Galway, que também é considerada a cidade mais irlandesa da Irlanda!

O ponto positivo é que a comunidade brasileira em Dublin se ajuda muito. Seja na hora da chegada, dando dicas sobre tudo, ou na hora de fazer indicações para empregos. E isso é outra coisa que pode te ajudar muito na hora de falar inglês: trabalhar. Assim, você lidará com pessoas das mais diversas nacionalidades e terá que se acostumar com o idioma local.

Veja também…

Intercâmbio de curso e trabalho: conheça Cork, na Irlanda

irlanda e inglaterra
Foto de Diogo Palhais na Unsplash

Ingleses

Hey, mate! Assim como os irlandeses são muito receptivos, os ingleses são muito, mas muito educados. Quando você esbarra neles nas ruas eles te dizem “sorry”, aliás, “sorry” é uma palavra muito falada por lá.

Você estranha isso no começo, mas logo depois estará falando “sorry” por tudo. É bem engraçado. Outra característica é que os ingleses são mais fechados que os irlandeses, e isso também pode causar certa estranheza nos brasileiros. Mas calma! Não é nada que não possamos nos acostumar.

Veja também…

10 expressões britânicas típicas da Inglaterra que você vai gostar de aprender

Irlanda e Inglaterra
Photo by Morgan Skinner on Unsplash

Clima

Nesse quesito os dois países são bem parecidos. Tanto na Irlanda, quanto na Inglaterra, a temperatura dificilmente passados 20 graus e o guarda-chuva, ou capa de chuva, irá se tornar seu melhor amigo.

Para algumas pessoas essa adaptação pode ser difícil no começo, até porque no Brasil – tirando os que moram no sul – não somos acostumados a climas mais frios. Porém, diferente do que as pessoas imaginam, esses países não são muito frios, dificilmente a temperatura vai abaixo de zero, mesmo no inverno.

Clique aqui para falar com um especialista em intercâmbio

Irlanda e Inglaterra
Photo by Tomáš Nožina on Unsplash

Cultura

Os dois países são muito ricos culturamente, com tradições que influencieram diversas nações do Ocidente como os Estados Unidos e o Canadá.

Irlanda

A cultura irlandesa é muito rica. Lá, você poderá visitar castelos medievais, conhecer um pouco da história dos povos nórdicos, tudo isso ao som de melodias celtas. Além disso, pubs é o que não faltam por lá, sendo o convite certo para aquele happy hour no final da tarde, com direito às melhores cervejas do mundo.

Em Dublin, você poderá encontrar uma mistura de culturas, devido a quantidade de povos diferentes que se encontram por lá. Para mergulhar de cabeça na cultura irlandesa, nada melhor do que dar uma passadinha, ou até mesmo fazer intercâmbio, em Galway, que é considerada uma das cidades mais tradicionais do país.

Intercâmbio em Drogheda: conheça os motivos para ter essa experiência!

irlanda e inglaterra
Foto de Jason Murphy na Unsplash

Inglaterra

Se tem uma coisa que a Inglaterra tem é cultura! Londres é uma das capitais mais multiculturais do mundo. Lá, você encontrará pessoas das mais diversas nacionalidades, com os mais diversos sotaques e costumes.

Além disso, como você pode ver nesse post, Londres possui 3 dos museus e galerias mais famosos do mundo e 4 monumentos tombados pela UNESCO. Sem contar os mais de 17.000 shows que acontecem por ano. São realmente muitas atrações!

Irlanda e Inglaterra
Photo by Heidi Fin on Unsplash

Custo de vida

Temos que ser sinceros: nesta categoria, quem saí ganhando é a Irlanda. Isso porque enquanto na Inglaterra as regras para se trabalhar como estrangeiro são restritas, na Irlanda a coisa é aberta e incentivada.

Na Inglaterra ou qualquer parte do Reino Unido, Escócia, País de Gales, Irlanda do Norte, você só conseguirá trabalhar se você fizer cursos de ensino superior ou similares. Já na Irlanda, fazendo 6 meses de curso de inglês geral, você já tem direito a trabalhar. Para cursos menores de 6 meses, nenhum dos dois permite trabalhar.

Com os salários que você receberá em qualquer trabalho, baby sitter, garçom, lavador de pratos, da Irlanda é possível se manter no país e ainda sobrar uma grana para viajar pela Europa nos tempos vagos!

Saiba tudo sobre o intercâmbio de trabalho e estudo no exterior

Irlanda e Inglaterra
Photo by Daryan Shamkhali on Unsplash

Estudos

Neste quesito, Irlanda e Inglaterra simplesmente empatam! Pois os dois países oferecem excelentes escolas, com uma ótima infraestrutura.

Talvez o ponto que possa ser decisivo na sua escolha é o fato de poder trabalhar ou não. Porém, lembrando que os dois países possuem opções de cursos especiais também, então isso também pode te ajudar a tomar uma decisão.

Irlanda e Inglaterra
Photo by Green Chameleon on Unsplash

Comece a organizar a sua viagem para um dos países!

Difícil escolher, né? Mas uma coisa é certa, entre Irlanda e Inglaterra, qualquer um dos países será maravilhoso e fará com que seu intercâmbio seja inesquecível!

Ficou interessado e quer fazer um intercâmbio, receba um orçamento personalizado agora mesmo. A conversa com nosso setor comercial não tem custo nem compromisso 🙂

Clique aqui para falar com um especialista em intercâmbio

Veja também:

  • annachies
    Por annachies Blogueira/Vlogueira que deseja conhecer o mundo todo. Acredita que o intercâmbio é uma experiência incrível e fará de tudo para te convencer disso! Quer trocar uma ideia comigo? @annacchies (em todas as redes sociais)


Precisa de Ajuda? Fale Conosco
Entre em contato com nossa equipe de especialistas para começar a planejar seu intercâmbio.

Preencha os campos abaixo com seus dados para que possamos retornar, caso caia a conexão.

Campo obrigatório
Entre com um email válido
Campo obrigatório