Intercâmbio para introvertidos, como é? - Egali Intercâmbio
Tudo sobre intercâmbio

Intercâmbio para introvertidos, como é?

Atualizado em 06 de julho de 2016

Você se considera uma pessoa introvertida ou extrovertida? Fazemos essa pergunta (que parece simples, mas não é) porque ela significa muito quando o assunto é intercâmbio. Quem é extrovertido consegue, com maior facilidade, interagir com pessoas desconhecidas e se adaptar rapidamente a locais novos. Já, para os introvertidos, o desafio é bem maior. Muitas pessoas até desistem de fazer o intercâmbio.

Foi por isso que pensamos nesse post. Afinal, o intercâmbio pode melhorar (e muito) a vida de pessoas introvertidas.

Selecionamos 4 depoimentos de intercambistas da Egali que se consideram pessoas introvertidas. Pedimos para eles contarem como foi viajar para um lugar totalmente novo e enfrentar o desafio de interagir com pessoas desconhecidas. O resultado foi incrível.

Confere aqui:

 

Márcia Ribeiro – 22 anos

Pra mim, falar sempre foi um desafio muito grande. Precisava de muito esforço para conversar com as pessoas, mesmo as que eu já conhecia. Isso era um grande problema, eu sabia que dali pra frente só iria se tornar um problema maior e isso me incomodava. Só que quando me incomodo com algo prefiro enfrentar de uma vez e me colocar numa situação que eu precise superar e, com sorte, melhorar. E na verdade esse foi o principal objetivo no meu intercâmbio.

Eu cheguei num país sem conhecer ninguém, tendo que dividir quarto com pessoas que nunca tinha visto na vida, não sabia os costumes. Fui pra uma escola onde eu não falava a língua de metade dos alunos e onde os exercícios mais frequentes eram falar para os colegas, para o professor, para a turma. Imagina o medo! Pois é, eu imaginei esse medo por meses antes e sabe, na hora não foi tudo isso. Eu percebi que por falar outra língua eu não era a única que estava insegura de conversar, todo mundo estava assim. Algumas vezes eu me via mais confiante que pessoas que pareciam ser super extrovertidas. Isso abriu uma porta enorme pra mim.

Me acostumei a conversar com desconhecidos, pedir informação, perguntar sobre a vida num país que eu nunca visitei, convidar pra fazer dar aquela turistada no final de semana. Enfim, o que menos falta é assusto para puxar com os colegas de intercâmbio. E pra minha surpresa eu passei a agir assim mesmo falando português, mesmo voltando para o Brasil. Foi inconsciente, simplesmente passou a ser menos doloroso todo esse processo de falar. Acabei fazendo bons amigos lá, alguns que tenho contato até hoje.

Eu fiz intercâmbio com a Egali em 2012 para Londres, passei um mês por lá. Não voltei a pessoa mais falante de todas, mas pra quem não conseguia dar um “oi” quando chegava num ambiente as mudanças foram bem claras. Ouvi as pessoas ao meu redor falarem “como ela tá diferente” e isso me fez muito bem. Aprendi muito sobre comunicação e a experiência que tive me ajudou a ter mais confiança na hora de tentar puxar uma conversa. Isso é algo que vou levar pra vida e não teria aprendido nada disso se tivesse ficado em casa alimentando meus medos.

egali-intercambio-introvertidos-03

 

Marília Florisbal – 23 anos

A ideia de fazer intercâmbio pode parecer um pouco assustadora para quem é um pouco mais introvertido, já que grande parte dessa experiência é baseada em conhecer novas pessoas, estar longe dos amigos e da zona de conforto.

Um dos grandes desafios que enfrentei durante o planejamento do meu intercâmbio foi exatamente deixar de lado esse medo de me ver obrigada a fazer amizade com estranhos de qualquer lugar do mundo, com os quais eu não tinha a mínima intimidade.

O que eu não imaginava, porém, é que as amizades durante o intercâmbio acontecem de forma muito natural, já que todos estão passando pela mesma experiência e, quando você menos espera, acaba não ganhando apenas novos amigos, mas uma nova família. Fiz meu intercâmbio para Brisbane, na Austrália.

egali-intercambio-introvertidos-01

 

Ingrid Oliveira – 25 anos

Minha primeira viagem internacional foi pra Londres, decidi ir sozinha e como eu ia estudar em um turno resolvi elaborar um cronograma para passeios no outro. Fiz pesquisas de tudo o que precisaria levar no inverno de lá, de lugares pra comer e conhecer e do transporte.

Conheci um casal de youtubers do canal Destino Inglaterra, eles são muito divertidos e foram muito receptivos comigo. Tive ajuda em todos os lugares que precisei de alguma informação, (os ingleses não são frios como dizem hehe) e me virei super bem por lá até porque a cidade é muito bem sinalizada e mesmo com inglês intermediário fiz amigos na escola com os quais tenho contato até hoje.

Indo sozinho você fica com “vergonha” de falar português mesmo com outros brasileiros que encontra por lá porque os outros (estrangeiros) ficam observando por ser estranho pra eles e você se obriga a falar e entender inglês, pra se sentir enturmado e não um estranho, pelo menos foi assim pra mim, o que foi muito bom para minha aprendizagem.

Recomendo, pelo menos uma vez, viajar sozinho pra conhecer mais pessoas e novas culturas, e acabar alterando o cronograma inicial e ter mais experiências e conhecimento que você achou que teria.

egali-intercambio-introvertidos-02

 

Marcelo Lara – 26 anos

O intercâmbio que fiz para Buenos Aires foi um ponto de inflexão para mim. Até realizá-lo, nunca havia experimentando muito independência. Tinha comida da mamãe, meu próprio quarto e não precisava sair da minha zona de conforto; o intercâmbio me tirou essas coisas e isso foi uma coisa boa.

Tive que me adaptar a esse novo ambiente. O idioma pode parecer a principal barreira durante o intercâmbio, contudo é a sua disposição em querer conhecer novas pessoas, aproveitar o destino que você escolheu e acima de tudo, estar disposto a experimentar dificuldades, é que fazem a viagem valer a pena. Com certeza, as experiências, tanto as ruins como as boas me ajudaram a me tornar uma pessoa mais comunicativa e também disposta e encarar futuros desafios.

egali-intercambio-introvertidos-05

  • Por


Precisa de Ajuda? Fale Conosco
Entre em contato com nossa equipe de especialistas para começar a planejar seu intercâmbio.

Preencha os campos abaixo com seus dados para que possamos retornar, caso caia a conexão.

Campo obrigatório
Entre com um email válido
Campo obrigatório