Motivos para fazer seu intercâmbio em Berlim - Egali Intercâmbio
Tudo sobre intercâmbio
Alemanha

Motivos para fazer seu intercâmbio em Berlim

Atualizado em 06 de agosto de 2023

Seu sonho é aprender a falar alemão? Então, fazer um intercâmbio em Berlim pode ser um ótimo passo para se aperfeiçoar no idioma.

Além de ter sido palco de vários eventos históricos, Berlim é uma cidade com uma atmosfera jovem e moderna, características que acabam conquistando seus intercambistas. Se você quer saber alguns motivos para escolher essa capital europeia como seu destino de intercâmbio, continue lendo este post!

Clique aqui para falar com  um de nossos especialistas em intercâmbio!

1. Histórica

Berlim é uma capital europeia que teve bastante importância nos principais eventos históricos do século XX. A cidade participou de duas grandes guerras mundiais, se manteve dividida durantes as décadas da Guerra Fria tendo, por fim, a queda do muro, fatos que ficaram marcados nos capítulos da história do mundo.

Por isso, você terá contato direto com a história andando pelas ruas de Berlim. O muro está por toda parte da cidade, com alguns pontos de destaque como a East Side Gallery e a Topography of Terror.

Você poderá visitar vários museus em muitos lugares da cidade que contam a história de Berlim. A região Checkpoint Charlie, por exemplo, possui várias atrações em construções antigas, remetendo à época da Guerra Fria. Lá, você vai garantir fotos, carimbos e souvenires bem diferentes.

Quer receber um orçamento gratuito para fazer intercâmbio? Fale com um de nossos especialistas!

Photo by Claudio Schwarz on Unsplash

2. Cosmopolita

Berlim é a capital da Alemanha, e assim como toda capital europeia, a cidade possui uma ótima infraestrutura e alta qualidade de vida para seus habitantes. Além disso, a cidade possui o maior número de moradores estrangeiros do país.

Então, é super normal andar pelas ruas de Berlim e ouvir vários idiomas diferentes. Se você ainda está nas aulas iniciais de alemão, não se preocupe, é possível se comunicar falando inglês, enquanto você aperfeiçoa o idioma local.

3. Cultural

Por conta do papel que Berlim teve na história, a cidade abriga uma infinidade de atrações culturais como galerias de artes, museus, salas de óperas, discotecas animadas, intervenções urbanas e muitas áreas verdes.

São 138 instituições para serem visitadas, incluindo a maior galeria a céu aberto do mundo, a East Side Gallery, e a Ilha dos Museus. São exposições para os mais diversos gostos, você com certeza vai achar um tema para ser explorado.

Photo by Shawnn Tan on Unsplash

4. Arte e arquitetura

Como falamos no tópico anterior, Berlim é uma cidade muito cultural. E duas características que se destacam muito na cena cultural são a arte e a arquitetura.

Berlim é um mar de referências históricas, contemplando fãs de Rembrandt, admiradores de instalações contemporâneas e galerias. A arte faz parte da atmosfera da cidade, como nos semáforos que possuem o Ampelmann, um bonequinho de chapeú muito simpático que sinaliza aos pedestres se eles podem ou não passar.

O personagem foi criado por Karl Peglau, um psicólogo que considerava que os pictogramas abstratos não eram a melhor maneira de chamar a atenção de crianças e idosos para o trânsito. E deu super certo! Em Berlim, é muito comum que as pessoas só atravessem a rua quando o sinal indica, mesmo que nenhum carro esteja por perto.

Photo by Anthony Reungère on Unsplash

5. Transporte de qualidade

O sistema de transporte público em Berlim é muito bom! Ele é composto por ônibus, tram e metro tram (bondinho), U-Bahn e S-Bahn. O U-Bahn é um metrô em sua maioria subterrâneo, enquanto a maior parte dos trens do S-Bahn percorrem seus trajetos em superfície.

Preste atenção: não existem catracas nas estações de trem e metrô, o que leva muita gente a não pagar o ticket. Compre o ticket e valide na estação antes de embarcar ou você corre o risco de ser flagrado por um fiscal disposto a dar uma pesada multa por esse esquecimento…

Curta todo o transporte e muitas outras qualidades da cidade de Berlim no seu intercâmbio, fale agora mesmo com um de nossos especialistas:

Fale conosco!

Photo by Julia Joppien on Unsplash

6. Culinária

A culinária alemã é mundialmente conhecida por suas comidas com bastante salsicha, repolho, batata e, é claro, por suas cervejas! Em Berlim você pode encontrar tanto a culinária típica alemã, quanto qualquer outro tipo de culinária (afinal, a cidade é super cosmopolita!).

Não deixe de provar o famoso currywurst, um prato alemão composto por salsicha de porco cortada e temperada com ketchup ao curry (e combina super bem com uma porção de batatinhas fritas!). E aproveite para beber cervejas de qualidade por um ótimo preço!

Photo by Claudio Schwarz on Unsplash

7. Parques

Na Europa, é tradição curtir o sol nos parques, e Berlim possui um parque maravilhoso! O Tiergarten.

Ele se estende da Potdsdamer Platz ao Portão de Brandenburgo e de lá até a estação Zoologischer Garten (um dos zoológicos mais famosos do mundo). É perfeito para caminhar, andar de bicicleta, relaxar e até conhecer pessoas.

Não se surpreenda se encontrar pessoas tomando banho de sol com roupas de banho, isso é muito comum por lá! É como se fosse a praia deles. No coração do parque está a Coluna da Vitória, lugar histórico e onde a população festeja grandes feitos.

Photo by Fereshteh Ghazisaeedi on Unsplash

8. Perto de vários destinos incríveis

Uma das grandes vantagens de fazer um intercâmbio na Europa é que você sempre pode visitar os países que ficam perto do seu destino. E isso não seria diferente com a Alemanha!

Saindo de Berlim, você pode visitar destinos como cidades da França, Bélgica, Áustria, Polônia, Dinamarca, Holanda e República Tcheca, países que fazem fronteira com a Alemanha. É possível ir de trem, ônibus ou avião.

Photo by Javier M. on Unsplash

Eaí, te convencemos de que Berlim é a cidade do seu intercâmbio? Esse destino é simplesmente incrível, vai ser uma ótima experiência!

Para saber mais sobre os nossos pacotes para Berlim, fale com um de nossos consultores por aqui.

Clique aqui para falar com  um de nossos especialistas em intercâmbio!

Tire suas dúvidas sobre intercâmbio em Berlim

Fale gratuitamente com um de nossos consultores clicando aqui e esclareça as informações que você tem a respeito de nossos serviços. Conheça nosso serviço e os nossos programas de viagem e intercâmbio para o exterior!

Você também pode se interessar…

 

  • annachies
    Por annachies Blogueira/Vlogueira que deseja conhecer o mundo todo. Acredita que o intercâmbio é uma experiência incrível e fará de tudo para te convencer disso! Quer trocar uma ideia comigo? @annacchies (em todas as redes sociais)


Precisa de Ajuda? Fale Conosco
Entre em contato com nossa equipe de especialistas para começar a planejar seu intercâmbio.

Preencha os campos abaixo com seus dados para que possamos retornar, caso caia a conexão.

Campo obrigatório
Entre com um email válido
Campo obrigatório