Imigração na Inglaterra - Dicas para se sair bem - Egali Intercâmbio
Documentações e visto
Inglaterra

Imigração na Inglaterra – Dicas para se sair bem

Atualizado em 25 de setembro de 2023

Passar pela imigração sempre dá aquele “friozinho na barriga”. É normal, afinal esse é o momento em que você será liberado (ou não) para entrar no país. Ainda mais quando se trata da temida Imigração Inglesa. Os fiscais britânicos realmente costumam ser bastante exigentes quando falamos de imigração na Inglaterra, ainda mais depois da trágica notícia do falecimento da rainha Elizabeth II.

Por conta do nervosismo, muitas pessoas acabam cometendo erros que prejudicam na avaliação que o oficial está fazendo de você.

Além de ter toda a documentação necessária em mãos, a confiança na hora de responder o que está sendo solicitado é um dos fatores que ajudam a transmitir credibilidade naquilo que você está falando. É importante que você se prepare antes e treine algumas falas também.

Pensando nisso, criamos este post com algumas dicas de imigração na Inglaterra (lembrando que estas informações são baseadas em experiências de nossos consultores e alunos. Não são regras informadas pelo consulado e, portanto, não são oficiais). Vamos conferir?

Quais são as perguntas mais frequentes na imigração na Inglaterra?

Com mais de 16 anos de experiência em intercâmbio, a Egali fez um levantamento das perguntas que os oficiais mais fazer para os alunos intercambistas que vão para a Inglaterra e você pode conferir abaixo:

  • Por que você escolheu o país de destino?
  • O que vai fazer no país?
  • Onde vai se hospedar no país?
  • O que você faz no Brasil?
  • O que vai fazer quando voltar ao Brasil?
  • O que o pai/mãe (quem sustenta/quem mora junto no Brasil) faz?
  • Conhece alguém no país?

É importante se preparar para essas perguntas, entre outras, quando você for passar na imigração na Inglaterra para que tudo possa ocorrer da melhor forma. Se você ainda não está confiante com o seu inglês, pode solicitar um tradutor para responder as perguntas mais complexas.

5 dicas essenciais sobre a Imigração na Inglaterra

A imigração pode ser um dos momentos mais tensos do seu intercâmbio, principalmente se você é intercambista de primeira viagem e ainda não se preparou para isso. Porém, existem algumas dicas essenciais que podem ajudar você a se preparar e não passar por maus bocados na hora de passar por esse processo no exterior:

A imigração é soberana sempre

O oficial de imigração que faz a entrevista é totalmente soberano da decisão de permitir ou não a entrada de um estrangeiro. Mesmo que aluno/visitante já tem um pré visto, o oficial tem autonomia para inadmitir a pessoa. Por este motivo, você deve responder todas as perguntas sempre, abrir as malas quando solicitado, aguardar se for o caso (tudo com calma e sem reclamar).

Nunca caia em contradição

Eles querem receber estrangeiros para visita ou para estudos, desde que os interesses sejam genuínos. O que eles mais querem é evitar pessoas que fiquem no país sem condições financeiras ou para propósito diferente daquele que lhe está sendo permitido.

A única forma de um oficial avaliar se a pessoa está com intenções verdadeiras é ver se o discurso dela é verdadeiro. Desta forma é importante sempre falar a verdade. Caso o visitante opte por não falar a verdade sobre algum tema, é importante que saiba que caso caia em alguma contradição, o risco de ter a permissão negada é grande.

Alguns exemplos de contradição

  1. Informar para a imigração que está indo estudar, mas não saber o nome da escola ou horário das aulas;
  2. Dizer que está indo ficar dois meses, mas ter pílulas anticoncepcionais ou outros remédios “só por garantia” para 12 meses;
  3. Dizer que vai a turismo, mas não saber nada da cidade (ou conhecer apenas pontos famosos).

Conheça a Inglaterra

Quanto mais se conhece o país, menor é a chance de ter a entrada negada na imigração. Uma pessoa que sabe o que quer conhecer, a cultura do país, como se locomover, entre outras coisas, mostra que pesquisou muito antes de viajar e tem interesse em diversos aspectos da realidade do país e não somente para tentar ficar no país com um emprego, por exemplo.

imigração na inglaterra
Foto de Kafai Liu na Unsplash

Ter dinheiro em mãos sempre é importante

A única forma “real” do oficial de imigração verificar se a pessoa tem recursos financeiros é vendo o dinheiro. Isto porque informações sobre o patrocinador ou documentos trazidos do país podem ser falsos. O dinheiro é a única coisa que não tem como falsificar. Em muitas ocasiões não é solicitado que o requerente mostre o dinheiro, mas é importante ter.

Você pode apresentar também extratos de cartões pré-pagos na moeda local. Para cursos na Inglaterra é recomendado em torno de 800 libras por mês de intercâmbio.

Visitas anteriores/Visto negado

Vistos negados anteriormente não são vistos com bons olhos por oficiais de imigração. Assim como visitas anteriores ou vistos válidos são um ponto positivo. Desta forma, caso tenha passaportes antigos com carimbos, leve junto ao seu novo passaporte.

Documentos para ter em mãos

Os documentos listados abaixo são essenciais para que você consiga passar pela imigração da Inglaterra:

  • Passaporte válido
  • Carta de matrícula
  • Carta de acomodação
  • Passagem aérea com trechos de ida e volta
  • Autorização de viagem (se o passageiro for menor de idade)
  • Comprovação financeira (recomendamos uma quantia de 1.000 libras por mês de estadia)
  • Apólice do seguro saúde

Todos os documentos e prazos que você deve seguir está em nosso conteúdo completo, para saber mais clique aqui.

Sentindo-se melhor para a Imigração na Inglaterra?

Agora você já tem dicas sobre como enfrentar a imigração na Inglaterra feita por alunos, ex-interambistas e colaboradores da Egali. Pronto para fazer seu intercâmbio? Se você ainda não tem um programa de intercâmbio planejado, converse agora mesmo com um de nossos consultores para começar a planejar clicando no balão abaixo:

Clique aqui para falar com um especialista em intercâmbio

Acompanhe as últimas notícias

O melhor site que você pode acompanhar as notícias é o site do governo do país, vamos deixar ele aqui: https://www.gov.uk/guidance/the-uks-points-based-immigration-system-information-for-eu-citizens

  • Aline Gomes
    Por Aline Gomes Soy una brasileña apasionada por todo los temas de viajes, los idiomas, la gente, la música y el baile. Creo que las personas son conectadas por sus historias. Si quieren saber más de mí, pueden encontrarme aquí -> @aliensemog


Precisa de Ajuda? Fale Conosco
Entre em contato com nossa equipe de especialistas para começar a planejar seu intercâmbio.

Preencha os campos abaixo com seus dados para que possamos retornar, caso caia a conexão.

Campo obrigatório
Entre com um email válido
Campo obrigatório