8 Fatos sobre a Grande Barreira de Corais - Egali Intercâmbio
Curiosidades
Austrália

8 Fatos sobre a Grande Barreira de Corais

Atualizado em 12 de julho de 2019

Fui para a Austrália em 2015 e um amigo me disse:

– Se você for para a Austrália e não conhecer a Grande Barreira de Corais, vou considerar que você não foi para a Austrália.

Bom, ele morou lá por muito tempo, não tinha como ignorar esse ultimato. Parecia sério e até urgente.

E era.

Conhecer a Grande Barreira de Corais foi uma das coisas mais fantásticas que fiz na vida.

Foi uma dica tão valiosa que, sempre que posso, espalho por aí. Então por que não fazer um post mostrando um pouco dos dados e curiosidades desse lugar incrível?

 

8 fatos sobre a Grande Barreira de Corais

 

1. É a maior Barreira de Corais do mundo.

Além de linda, ela é o máximo que você vai conseguir visualizar sobre corais no mundo. Nenhuma outra será maior! Aliás, ela não é só a “maior”. Ela é a mais complexa e com maior diversidade do mundo. Estamos falando do maior organismo vivo do planeta!  

 

2. Ela é tão imensa que pode ser vista do espaço.

Sim, do espaço. Dificilmente teremos essa chance, mas deixo aqui outra dica do meu amigo: passeio de helicóptero pela Grande Barreira. Não é barato, mas vale cada centavo!

 

3. Seguindo com o papo de imensidão, na Barreira de Corais há mais de 900 ilhas!

Há excelentes passeios de barcos com roteiros de 1 a 3 dias. Eu fiz um de 2 dias e foi incrível! Minha dica é para você não deixar de conhecer as ilhas de Whitsunday, um dos pontos mais altos da viagem.

 

4. Prepare-se para grandes números.

Na Grande Barreira de Corais encontramos: 215 espécies de pássaros, cerca de 500 espécies de algas marinhas, mais de 400 espécies de coral, 330 espécies de acídias; 1500 espécies de peixes; 4.000 mil espécie de molúsculos; 6 espécies de tartarugas; 30 espécies de baleias, golfinhos e botos.

Ufa! Vale a pena investir em um passeio com mergulho ou snorkeling. Um dos passeios que fiz, permitia ficar por 1 ou 2 horas vendo o fundo do oceano. Vi muitas, mas muitas espécies de plantas e animais, parecia que eu estava no cenário do Procurando Nemo. 

 

5. Ok, preciso avisar que existem 70 espécies de Cobras Marinhas.

Mas provavelmente habitam as áreas protegidas, que você, eu e nenhum outro humano sem autorização podem conhecer. Eu não vi nenhuma e não conheço ninguém que tenha visto.

 

 6. A Grande Barreira de Corais é antiga.

Existe há quase 30 mil anos e já sobreviveu há pelo menos 5 “quase mortes”. Isso é, ela quase foi extinta por mudanças climáticas ou outros fatores, mas sempre se adaptou às mudanças, voltando mais forte.

Infelizmente, vivemos um tempo onde ela passa por uma nova ameaça, já que a temperatura do oceano está subindo a cada ano.

 

7. O turismo na Barreira de Corais movimenta cerca de 4 a 5 bilhões de AUD por ano!

As principais cidades para quem quer curtir o lugar são Cairns e Airlie Beach. Aqui vale lembrar que a Egali tem intercâmbio para Cairns. Imagina estudar nesse paraíso?

 

8. A Grande Barreira de Corais fica no estado de Queensland.

Que é uma região mais quente, onde os dias de sol são predominantes. Ou seja, dá para curtir em qualquer época do ano.

 

4 anos se passaram e as lembranças da Grande Barreira de Corais estão bem nítidas na minha cabeça. É difícil eu conter a empolgação quando falo desse lugar que me impressionou tanto. Espero que esse post consiga levar um pouco dessa empolgação e ter o mesmo efeito que o ultimato do meu amigo teve sobre mim.

Este post foi escrito pelo Fabio. E se você ficou com vontade de conhecer a Grande Barreira de Corais Australiana, que tal fazer um intercâmbio por lá? Para mais informações, entre em contato com os nossos consultores por aqui.

  • annachies
    Por annachies Blogueira/Vlogueira que deseja conhecer o mundo todo. Acredita que o intercâmbio é uma experiência incrível e fará de tudo para te convencer disso! Quer trocar uma ideia comigo? @annacchies (em todas as redes sociais)

Olá! Posso Ajudar?
Atendimento via WhatsApp
Atendimento via WhatsApp