8 Fatos sobre a Grande Barreira de Corais - Egali Intercâmbio
Curiosidades
Austrália

8 Fatos sobre a Grande Barreira de Corais

Atualizado em 16 de maio de 2023

A Grande Barreira de Corais é um dos destinos mais populares e impressionantes da Austrália, atraindo milhões de turistas todos os anos. Localizada na costa nordeste do país, é a maior estrutura de coral do mundo e abriga uma impressionante variedade de vida marinha.

No entanto, além desses fatos conhecidos, existem muitos outros detalhes fascinantes e surpreendentes sobre a Grande Barreira de Corais que você provavelmente não conhece. No blog de hoje, exploraremos oito fatos interessantes sobre a Grande Barreira de Corais, desde sua história até a vida marinha única que habita suas águas. Se você está planejando seu intercâmbio para a Austrália ou é apenas um amante da natureza, este artigo é para você!

Ainda não possui um programa de intercâmbio planejado? Não deixe de conversar com um de nossos especialistas em intercâmbio para começar o seu agora mesmo! Essa conversa não tem custo nem compromisso e você poderá tirar todas as suas dúvidas conosco!

Quer receber um orçamento gratuito para fazer intercâmbio? Fale com um de nossos especialistas!

grande barreira de corais
Foto de wembley na Unsplash

O que é a Grande barreira de corais?

A Grande Barreira de Corais da Austrália é a maior barreira de corais do mundo, estendendo-se por mais de 2.300 km ao longo da costa norte de Queensland. Ela abriga milhares de espécies marinhas e é uma das principais atrações turísticas da Austrália.

Conheça os melhores fatos sobre a Grande Barreira de Corais

Se você for para a Austrália e não conhecer a Grande Barreira de Corais, vou considerar que você não foi para a Austrália. Foi uma dica tão valiosa que, sempre que posso, espalho por aí. Então por que não fazer um post mostrando um pouco dos dados e curiosidades desse lugar incrível?

1. É a maior Barreira de Corais do mundo

Além de linda, ela é o máximo que você vai conseguir visualizar sobre corais no mundo. Nenhuma outra será maior! Aliás, ela não é só a “maior”. Ela é a mais complexa e com maior diversidade do mundo. Estamos falando do maior organismo vivo do planeta! 

grande barreira de corais
Foto de Ahmer Kalam na Unsplash

2. Ela é tão imensa que pode ser vista do espaço

Sim, do espaço. Dificilmente teremos essa chance, mas deixo aqui outra dica do meu amigo: passeio de helicóptero pela Grande Barreira. Não é barato, mas vale cada centavo!

Clique aqui para falar com um especialista em intercâmbio

grande barreira de corais
Foto de Yanguang Lan na Unsplash

3. Seguindo com o papo de imensidão, na Barreira de Corais há mais de 900 ilhas!

Há excelentes passeios de barcos com roteiros de 1 a 3 dias. Eu fiz um de 2 dias e foi incrível! Minha dica é para você não deixar de conhecer as ilhas de Whitsunday, um dos pontos mais altos da viagem.

grande barreira de corais
Foto de Zac Porter na Unsplash

4. Prepare-se para grandes números.

Na Grande Barreira de Corais encontramos:

  • 215 espécies de pássaros,
  • cerca de 500 espécies de algas marinhas,
  • mais de 400 espécies de coral,
  • 330 espécies de acídias;
  • 1500 espécies de peixes;
  • 4.000 mil espécie de molúsculos;
  • 6 espécies de tartarugas;
  • 30 espécies de baleias, golfinhos e botos.

Ufa! Vale a pena investir em um passeio com mergulho ou snorkeling. Um dos passeios que fiz, permitia ficar por 1 ou 2 horas vendo o fundo do oceano. Vi muitas, mas muitas espécies de plantas e animais, parecia que eu estava no cenário do Procurando Nemo. 

Clique aqui para falar com um especialista em intercâmbio

grande barreira de corais
Foto de David Clode na Unsplash

5. Existem 70 espécies de Cobras Marinhas

Mas provavelmente habitam as áreas protegidas, que você, eu e nenhum outro humano sem autorização podem conhecer. Eu não vi nenhuma e não conheço ninguém que tenha visto.

grande barreira de corais
Foto de Jong Marshes na Unsplash

6. A Grande Barreira de Corais é antiga

Existe há quase 30 mil anos e já sobreviveu há pelo menos 5 “quase mortes”. Isso é, ela quase foi extinta por mudanças climáticas ou outros fatores, mas sempre se adaptou às mudanças, voltando mais forte.

Infelizmente, vivemos um tempo onde ela passa por uma nova ameaça, já que a temperatura do oceano está subindo a cada ano.

grande barreira de corais
Foto de QUI NGUYEN na Unsplash

7. Quanto dinheiro o turismo na Grande Barreira de Corais movimenta?

O turismo na Grande Barreira de Corais movimenta cerca de 4 a 5 bilhões de AUD por ano!

As principais cidades para quem quer curtir o lugar são Cairns e Airlie Beach. Aqui vale lembrar que a Egali tem intercâmbio para Cairns. Imagina estudar nesse paraíso?

grande barreira de corais
Foto de Thomas Chen na Unsplash

8. Onde fica a Grande barreira de corais?

A Grande Barreira de Corais fica o litoral norte da Austrália, no estado de Queensland.

Que é uma região mais quente, onde os dias de sol são predominantes. Ou seja, dá para curtir em qualquer época do ano.

grande barreira de corais
Foto de City of Gold Coast na Unsplash

4 anos se passaram e as lembranças da Grande Barreira de Corais estão bem nítidas na minha cabeça. É difícil eu conter a empolgação quando falo desse lugar que me impressionou tanto. Espero que esse post consiga levar um pouco dessa empolgação e ter o mesmo efeito que o ultimato do meu amigo teve sobre mim.

Quer conhecer a Grande Barreira de Corais enquanto estuda no exterior?

Que tal fazer um intercâmbio com a maior e melhor agência da América Latina para uma das cidades do Estado de Queensland na Austrália? A Egali trabalha com as melhores escolas nas cidades de:

Além disso, trabalhamos com outras cidades na Austrália que podem ser conferidas clicando aqui.

Converse agora mesmo com um de nossos especialistas para começar o seu planejamento e tirar todas as suas dúvidas sobre o processo de intercâmbio:

Clique aqui para falar com um especialista em intercâmbio

Saiba mais:

  • Luiz Santana
    Por Luiz Santana Luiz possui 4 anos de experiência escrevendo blogs e criando conteúdo para a internet. Já viajou para mais de 4 países diferentes e é especialista em intercâmbio. Apaixonado pela escrita e por passar toda a experiência de ser um intercambista nas mais famosas cidades do mundo.


Precisa de Ajuda? Fale Conosco
Entre em contato com nossa equipe de especialistas para começar a planejar seu intercâmbio.

Preencha os campos abaixo com seus dados para que possamos retornar, caso caia a conexão.

Campo obrigatório
Entre com um email válido
Campo obrigatório