Como é fazer um intercâmbio de estudo e trabalho? | Por Arthur Pereira
Estude e Trabalhe no Exterior
Irlanda

Como é fazer um intercâmbio de estudo e trabalho? | Por Arthur Pereira

Atualizado em 18 de julho de 2019

Hoje você vai conhecer o Arthur, nosso aluno que fez um intercâmbio de estudo e trabalho na Irlanda. Ele escreveu esse depoimento contando como foi a experiência dele.

Confira a seguir!

 

Como é fazer um intercâmbio de estudo e trabalho? | Por Arthur Pereira

 

Meu nome é Arthur e realizei o meu intercâmbio em Dublin na Irlanda com a Egali no ano de 2018. Desde quando saí do ensino médio sempre tive o sonho de fazer o intercâmbio e logo depois de me formar pude por isso em prática.

Optei por um intercâmbio de estudo e trabalho devido ao fato de conseguir me sustentar durante minha estadia no exterior, além de ter uma experiência profissional que proporcionasse ainda mais contato com a cultura local.

estudo e trabalho por arthur - dublin

 

Inicialmente, estava em dúvida entre Irlanda, Austrália e Nova Zelândia. Optei pelo país europeu pela oportunidade de conhecer outros países e por possuir amigos que já viviam por lá, e tenho certeza que foi a melhor escolha que eu fiz.

A Irlanda é um país incrível, totalmente acolhedor e apesar do frio tem suas particularidades que tornam a vida no país uma ótima experiência. Além de possuir lindos lugares para se visitar como os Cliffs of Moher.

estudo e trabalho por arthur - cliffs

 

No começo existe uma certa dificuldade de se estabelecer, devido à escassez de acomodações e ao processo do visto que é feito quando já se está no país. Isso impossibilita que se consiga emprego logo de cara por não se estar regularizado ainda, e o processo pode demorar um pouco dependendo de data do seu agendamento.

Eu tive muita sorte nos dois, consegui uma acomodação na minha primeira semana através de um aplicativo de alugueis e consegui emprego na minha primeira entrevista, em um hotel. Em ambos permaneci até o fim do intercâmbio.

Aconselho a entrar em todos os grupos do Facebook possíveis relacionados a acomodação e também baixar os aplicativos principais. Quanto a emprego, acho que é mais acessível a partir do momento que se está em posse do visto.

estudo e trabalho por arthur - dublin

 

No meu caso, eu consegui um banco de e-mails de diferentes estabelecimentos e mandei meu currículo para todos. Alguns responderam e entre eles estava este hotel, fui chamado para a entrevista e comecei na semana seguinte. Mesmo com meu inglês intermediário na época me deram um voto de confiança.

O hotel que eu trabalhava tinha um caráter familiar, então, acabei ficando muito amigo do meu chefe e aprendi muito. Além de dar um upgrade no inglês porque era obrigado a falar diariamente, já que eu trabalhava de recepcionista sozinho durante o turno de noite.

Por ser mais informal, eu conversava muito com os hóspedes e guardo histórias divertidas e inusitadas até hoje. Para não dizer que era perfeito, eu era encarregado de passar as roupas de cama para o dia seguinte, e isso eu odiava, mas fazia parte do pacote.

estudo e trabalho por arthur - job

 

Acredito que tenha sido a melhor experiência de minha vida e tenho certeza que teria renovado o visto se eu já não estivesse com planos de ir para outros lugares. Com o dinheiro que eu ganhava conseguia pagar o aluguel, alimentação, transporte e ainda sobrava muito para o lazer.

O que me proporcionou poder conhecer diversos países na Europa, alguns através de bate-volta de finais de semana e outros em um mochilão que eu fiz no final.

estudo e trabalho por arthur - phoenix park

 

A Irlanda é um ótimo país para se realizar um intercâmbio, ainda mais para aqueles que nunca viveram no exterior. Porque apesar de estar em um outro país você se sente muito em casa e nesse caso a presença de outros brasileiros é um ponto muito positivo.

Os amigos que você faz no intercâmbio são a melhor parte de viagem, é com eles que você vai se sentir em casa, que vão te divertir em dias ruins e que vão amenizar a saudade de casa. E também são eles que vão te arrastar para a Diceys (muito cuidado com esse lugar).

Um intercâmbio de estudo e trabalho nos desafia em muitas situações. Mas a sensação de estar em outro país, aprendendo uma nova língua e com uma renda própria, que permite que você possa se sustentar e ter condições de conhecer outros lugares é indescritível.

estudo e trabalho por arthur - edimburgo

 

Curtiu o depoimento do Arthur? Neste Insta, você pode conferir as aventuras dele pelo mundo!

E você também pode ter essa experiência. Para saber mais sobre os nossos intercâmbios de estudo e trabalho, entre em contato com um de nossos consultores por aqui.

  • annachies
    Por annachies Blogueira/Vlogueira que deseja conhecer o mundo todo. Acredita que o intercâmbio é uma experiência incrível e fará de tudo para te convencer disso! Quer trocar uma ideia comigo? @annacchies (em todas as redes sociais)


Precisa de Ajuda? Fale Conosco
Entre em contato com nossa equipe de especialistas para começar a planejar seu intercâmbio.

Preencha os campos abaixo com seus dados para que possamos retornar, caso caia a conexão.

Campo obrigatório
Entre com um email válido
Campo obrigatório