Estudar e trabalhar na Austrália: o que saber antes de fazer intercâmbio
Estude e Trabalhe no Exterior
Austrália

Especial Austrália: o que você precisa saber antes de estudar e trabalhar na Austrália

Atualizado em 16 de agosto de 2019

Agora que você já sabe como estudar e trabalhar na Austrália, chegou a hora de saber um pouco mais sobre como será essa experiência. Por isso, o primeiro post do Especial Austrália vai dar todas as informações necessárias que você precisa saber antes de embarcar para o seu intercâmbio!

O país que possui algumas das cidades com a melhor qualidade de vida do mundo não poderia deixar de atrair tantos intercambistas e imigrantes. A Austrália, além de ter quase o mesmo tamanho do Brasil, também possui uma população calorosa e receptiva. Isso faz com que o país tenha ainda mais “cara de casa” para os brasileiros.

 

Austrália: o destino ideal para estudar e trabalhar

estudar e trabalhar na australia o que saber - destino ideal

Fundada em 1901, a Austrália é considerada um país jovem, e, por isso, cheio de oportunidades. A política de imigração australiana é considerada mais flexível que a de vários outros países, permitindo que intercambistas possam trabalhar durante o período de estudo, facilitando o processo de visto de trabalho e, até mesmo, dando mais chances de moradia fixa no país.

Sendo uma terra de contrastes, você poderá encontrar as mais diversas paisagens na Austrália: imensas extensões de praias e de espaços abertos, florestas tropicais, montanhas nevadas e grandes desertos. O clima ameno permite que o país possa ser explorado em qualquer época do ano, ou seja, atrações são que não faltam para quem morre de vontade de conhecer lugares diferentes.

Com a política de imigração flexível e as mais diversas atrações para serem exploradas fica claro que a Austrália é um país multicultural e que só tem a agregar conhecimento e oportunidade aos futuros intercambistas/imigrantes.

 

A política de imigração é flexível, mas não são todos que entram

estudar e trabalhar na australia o que saber - imigração

A Austrália estimula a imigração de profissionais qualificados para funções que têm grande demanda no país. Por isso, sua política de imigração é mais flexível, mas isso não quer dizer que todo mundo que faz aplicação do visto vá conseguir permissão de trabalho no país.

Intercambistas que fizerem cursos de mais 12 semanas de duração devem solicitar o visto de estudante. Esse visto permite que o intercambista trabalhe 20 horas por semana durante o período letivo e por 40 horas semanais nas férias. É importante deixar claro, que o estudante só pode trabalhar se estiver matriculado em um curso (pode ser tanto de idiomas, quanto uma especialização).

Para que esse visto seja aprovado, é preciso cumprir uma série de pré-requisitos. Isso acontece principalmente pelo fato de que a imigração australiana espera que o estudante volte para o seu país de origem, por isso, é preciso ter algumas comprovações disso (como um curso na faculdade, um emprego e, até mesmo, família). Então, se você deseja largar tudo e ir viver na Austrália, pode ser que você não consiga a aprovação do visto de estudante.

Caso, depois da expiração do visto de estudante, você deseje ficar de vez na Austrália, é possível tentar fazer a imigração (que pode ser mais fácil dependendo da cidade em que você está).

 

O programa de estudo e trabalho na Austrália é garantia de emprego?

estudar e trabalhar na australia o que saber - emprego

Essa é uma das perguntas que mais recebemos, e não é só relacionada a Austrália e sim para todos os países que oferecem a possibilidade de trabalho no intercâmbio. Indo logo ao ponto: não, o intercâmbio de estudo + trabalho NÃO é garantia de emprego. Você paga pelo direito de trabalhar no exterior, de receber um salário da moeda local do país, mas você vai precisar procurar emprego (como todos os habitantes locais fazem).

Estaríamos mentindo se falássemos que “só não consegue emprego na Austrália, quem não quer”. Claro que não, apenas querer não é o suficiente, é preciso correr atrás e se dedicar bastante para conseguir um emprego por lá.

Por isso, aproveite todos os workshops e treinamentos de skills que você tiver acesso quando chegar ao país: curso de cleaner, curso de barista, curso de garçom. Com diversos certificados, mais chances você terá de conseguir um emprego.

 

Como conseguir um emprego na Austrália

estudar e trabalhar na australia o que saber - como conseguir um emprego

Primeiramente: é possível não só conseguir um emprego na Austrália durante o intercâmbio, como também 9! Isso foi o que aconteceu com a Thayane, que trabalhou em 9 empregos diferentes durante seu intercâmbio de estudo + trabalho em Sydney.

Desde o começo, Thayane teve muita vontade de correr atrás de um trabalho, tanto, que em seu primeiro walking tour com a Base Egali pela cidade, ela já saiu distribuindo currículos por onde passava. Resultado: conseguiu um período “teste” para trabalhar em um bar e logo depois conseguiu o emprego!

Depois disso, ela conseguiu outro emprego por indicação de uma amiga em um restaurante, e, por sua vez, indiciou outra amiga para a vaga que estava deixando. Mesmo estando empregada, ela não deixou de continuar enviando currículos para vagas que interessavam a ela e assim conseguiu os seus 9 empregos diferentes. Detalhe: ela foi melhorando de trabalho e ganhando cada vez mais.

Esse exemplo da Thayane é a prova de que se você quer conseguir um emprego na Austrália, duas coisas não podem faltar: “cara de pau” e contatos! Tendo “cara de pau” e não ter vergonha de levar o seu currículo nos lugares, você conseguirá um emprego muito mais rápido e quanto aos contatos, você pode fazer amizade com outros intercambistas já na Egali House (isso, com certeza, vai ajudar no futuro).

 

Dicas rápidas para melhorar o currículo

estudar e trabalhar na australia o que saber - melhorar currículoAlém da “cara de pau” e contatos, outra coisa que você vai precisar para conseguir um emprego é um bom currículo, é claro!

Para isso, coloque suas habilidades em forma de itens, deixe suas experiências mais recentes em primeiro (não se esqueça de fazer uma descrição das tarefas que você fazia), mostre apenas o nível mais alto de escolaridade e o seu curso atual, adicione os seus certificados e indique duas referências para falar sobre seu trabalho e qualidades.

 

Tipos de emprego que você vai conseguir no seu intercâmbio

A lista de trabalhos com os quais você pode trabalhar na Austrália é enorme, você pode conferir alguns deles neste post. Mas tipos de emprego existem apenas três: o Part-Time, o Casual e o Cash Hand (eles foram separados de acordo com a forma que você irá receber seu salário).

estudar e trabalhar na australia o que saber - tipos de emprego

Part-Time

É um trabalho fixo com determinadas horas por semana (no caso dos estudantes são 20 horas semanais). O part-time job é o mais procurado pelos estudantes porque ele oferece os mesmo direitos de um trabalho full-time, como férias e licença doença. Sempre é pago na conta do aluno já descontando o imposto do Tax File Number.

 

Casual

O casual job, como o próprio nome já diz, é um trabalho casual, geralmente feito em eventos e bares de duas a três vezes por semana. Na maioria das vezes o trabalho é feito somente nos finais de semana e pode chegar até 20 horas

Quem não consegue fazer as 20 horas no casual geralmente trabalha em algum outro lugar para completar as horas. O valor é pago na conta do aluno, já descontando o imposto, ou em cash hand.

 

Cash Hand

O trabalho de Cash Hand é quando a pessoa recebe em dinheiro, geralmente quando termina o serviço. Existem alguns restaurantes que pagam em cash hand por semana. Quem trabalha fazendo mudança, pintura e jardinagem, por exemplo, recebe em cash hand.

 

Qual é o valor do salário mínimo da Austrália?

estudar e trabalhar na australia o que saber - salário

A Austrália é um dos países com o maior salário do mundo, mas em compensação o custo de vida, dependendo da cidade, também é alto. Dados de agosto de 2019 revelam que a média do salário mínimo semanal australiano é de AU$ 18,29 por hora.

Abaixo temos uma lista com a média de salário de alguns empregos (por hora):

Servente de Pedreiro – AU$ 18,00 a AU$ 25,00

Auxiliar de Mudança – AU$ 15,00 a AU$ 20,00

Auxiliar de Cozinha – AU$ 13,00 a AU$ 17,00

Garçom/Garçonete – AU$ 14 a AU$ 18,00

Auxiliar em Eventos – AU$ 18,00 a 21,00

Limpeza – AU$ 15 a AU$ 20,00

Babá – AU$ 17 a AU$ 20,00

Barista – AU$ 18,00 a AU$ 25,00

 

É possível pagar todas as contas com o salário australiano durante o intercâmbio?

estudar e trabalhar na australia o que saber - se manter com o salário

Pagar as contas é uma das maiores preocupações que o intercambista que opta por um longo período no país tem. Para tranquilizar os céticos, trazemos o depoimento do Allan  e da Val, dois alunos que fizeram intercâmbio de estudo e trabalho na Austrália com a Egali. Os dois afirmam que a experiência foi a melhor coisa que eles já fizeram na vida.

Allan trabalhou como general labour em uma empresa de corte de árvore, enquanto Val trabalhou com faxinas, em restaurante e em um escritório. Ambos disseram que conseguiam pagar todas as suas contas com o salário australiano: “Eu conseguia pagar todas as minhas contas e tinha condição de viver muito bem”, conta Allan.

Quando perguntamos aos dois se eles indicariam a experiência para alguém, eles disseram que é o que mais ele fazem, pois o intercâmbio de estudo e trabalho na Austrália foi um grande aprendizado. A principal dica que eles dão para quem quer fazer esse tipo de intercâmbio é:
“Sejam persistentes”.

E é com essa mensagem que terminamos o primeiro post do nosso Especial Austrália. Caso você ainda tenha dúvidas sobre o estudar e trabalhar na Austrália, fale com um de nossos especialistas por aqui.

Se você ficou interessado em saber mais sobre estudar e trabalhar na Austrália, prepare-se para ter todas as suas dúvidas respondidas neste super Especial do nosso blog!

  • annachies
    Por annachies Blogueira/Vlogueira que deseja conhecer o mundo todo. Acredita que o intercâmbio é uma experiência incrível e fará de tudo para te convencer disso! Quer trocar uma ideia comigo? @annacchies (em todas as redes sociais)

Olá! Posso Ajudar?
Atendimento via WhatsApp
Atendimento via WhatsApp