Estilos musicais pelo mundo - conheça os 6 melhores! - Egali Intercâmbio
Tudo sobre intercâmbio

Estilos musicais pelo mundo – conheça os 6 melhores!

Atualizado em 09 de março de 2023

Quem nunca teve vontade de saber quais são os estilos musicais de determinados países? Provavelmente, você já quis saber de onde vem o rock, que tipo de música os irlandeses ouvem, se na Austrália só tem surf music…

Pensando nessas curiosidades sobre músicas, nós escolhemos 5 países para falar sobre seus estilos musicais. Assim, você poderá fazer uma verdadeira viagem para esses destinos sem sair de casa!

Ah, e se você quiser aproveitar para ler esse post com uma trilha sonora, entra lá no nosso perfil do Spotify e confira nossas playlists! 😉

Conheça os melhores estilos musicais pelo mundo

A música é uma das formas mais poderosas de expressão humana. Cada país tem sua própria tradição musical, e explorar esses diferentes estilos musicais pelo mundo pode ser uma experiência memorável para quem está em um intercâmbio.

Além de ser uma forma de se conectar com a cultura local, a música também pode ajudar a expandir seus horizontes musicais e descobrir novos artistas e estilos que você pode não ter encontrado em seu país de origem. Vamos mostrar a você alguns países e seus estilos musicais que marcaram a história da arte e cultura da região.

1. Estados Unidos

A música dos Estados Unidos é uma verdadeira mistura de etnias. Os gêneros musicais que nasceram por lá receberam influências dos nativos americanos, imigrantes europeus (principalmente da Inglaterra e da Irlanda) e africanos.

Ritmos que fazem sucesso no mundo inteiro surgiram no país, como o Blues, o Jazz, o Rock, o Funk, o Pop, o Hip Hop e o Country. O blues, por exemplo, é uma espécie de matriz para os estilos musicais estadunidenses. Isso porque a maioria deles são derivações do Blues que, por sua vez, tem origem africana e foi desenvolvido pelos escravos que trabalhavam nas plantações de algodão do sul dos Estados Unidos.

Cidades dos Estados Unidos para fazer intercâmbio

O jazz surgiu no fim do século XIX, ganhando suas primeiras configurações em Nova Orleans, baseadas na improvisação. O rock (assim como o jazz, foi derivado do blues) surgiu nos anos 1950 e lançou artistas como Chuck Berry e Elvis Presley, que influenciaram o mundo inteiro. O funk e o rap apareceram para dar voz aos afro-americanos, fazendo parte de um movimento de liberdade, colocando as causas sociais em pauta.

Ficou com vontade de escutar algumas músicas americanas? Confira nossas playlists Road Trip Road e Streets of New York no nosso Spotify. 🙂

estilos musicais pelo mundo
Foto de JR Harris na Unsplash

Clique aqui para falar com um especialista em intercâmbio

2. Inglaterra

Assim como as músicas folclóricas inglesas influenciaram as músicas estadunidenses, os Estados Unidos também teve grande influência na música da Inglaterra. Isso por conta da propagação do rock’n roll pelo mundo.

No final dos anos 50, milhares de garotos se inspiraram nos principais ídolos americanos do rock, Chuck Berry e Elvis Presley e criaram suas bandas. Dentre essas bandas surgiram os Beatles, que tiveram um grande papel na história da música inglesa.

Intercâmbio em Londres: tudo o que você precisa saber – 2023

Os Beatles iniciaram a “Invasão Britânica” (termo usado pela mídia para descrever o grande sucesso de artistas britânicos nos Estados Unidos e Canadá) iniciada em 1964. A partir daí, a invasão britânica se manteve firme.

Bandas Inglesas como Led Zeppelin e Black Sabbath criaram novos estilos de rock, o heavy metal e o hard rock. A Inglaterra também se destacou na ascensão do pop, com o pop-rock de bandas como o Queen, e o britpop, que lançou artistas como Oasis, Blur e Radiohead.

Que tal escutar nossa playlist do Spotify de Clássicos Ingleses?

estilos musicais pelo mundo e pela inglaterra
Foto de IJ Portwine na Unsplash

Clique aqui para falar com um especialista em intercâmbio

3. Irlanda

Como já dissemos, a música irlandesa também teve influências na música dos Estados Unidos. E, é claro, que o rock estadunidense também influenciou os estilos musicais da Irlanda. No entanto, a música irlandesa sempre manteve muitos de seus aspectos tradicionais, permanecendo viva até hoje.

Intercâmbio em Dublin 2023 – Tudo o que você precisa saber

Bandas Irlandesas como U2, Little Fingers Stiff e The Cranberries são exemplos da mistura da música tradicional do país com o rock.  Grupos como o Afro Celt Sound System e Beoga tocam sons de raiz da cultura irlandesa e são bem populares.

Os instrumentos característicos da cultura irlandesa são as harpas, gaitas irlandesas, violino, flauta irlandesa, bodhrán, concertina, banjo, bandolim e bouzouki. O irish/celtic/folk/punk surgiu da mistura desses instrumentos com melodias de guitarra, baixo e bateria, mantendo viva e ativa a música irlandesa.

Já pensou em ouvir nossa playlist No Clima de Dublin, para se sentir na Irlanda?

estilos musicais
Foto de Morgan Lane na Unsplash

Clique aqui para falar com um especialista em intercâmbio

4. Austrália

A música australiana possui muitas influências britânicas. O cenário artístico da Austrália é forte, não é por acaso que a Opera House de Sydney é um dos principais símbolos do país.

Os caminhos foram abertos por nomes como AC/DC e INXS, precursores da exposição da música australiana pelo mundo. Silverchair e Wolfmother, por exemplo, também se tornaram mundialmente conhecidos. Porém, o que não poderia faltar na Austrália é a surf music, representada por bandas como Midnight Oil, Youth Yind e Sunnyboys.

Como estudar e trabalhar na Austrália

Há também as músicas com pegadas mais folclóricas, com o didgeridoo, um instrumento de sopro dos Aborígenes australianos. Esse instrumento vem sendo utilizado em outros ritmos musicais, desde músicas de relaxamento até eletrônicas (e faz o maior sucesso!).

Que tal escutar umas musiquinhas para entrar no clima de praia, que tem tudo a ver com a Austrália? Confira nossa playlist Beach Sunset Trip no Spotify.

egali-intercambio-estilos-musicais-pelo-mundo-australia

Clique aqui para falar com um especialista em intercâmbio

5. Argentina

O estilo musical da Argentina varia conforme as regiões do país, pois possui origens e influências bem diversificadas.

O tango é o ritmo mais conhecido mundialmente e foi desenvolvido em Buenos Aires e arredores. No interior do país, a música folclórica é bem forte, representada por nomes como Mercedes Sosa, Horacio Guarany e Los Nocheros. O quarteto e a cumbia, originários da província de Córdoba, começaram a ocupar um certo espaço dentro da música nacional argentina.

Motivos para fazer seu intercâmbio em Buenos Aires

Em 1960, surgiu uma variante própria do rock na Argentina. Cantado em espanhol, essa variante ficou conhecida como “rock nacional”, com destaque para artistas como Fito Páez e Charly Garcia. Na mesma época também surgiu o ritmo da balada romântica latino-americana.

egali-intercambio-estilos-musicais-pelo-mundo-argentina

Clique aqui para falar com um especialista em intercâmbio

6. Estilos musicais da África do Sul

A África do Sul é um país com uma rica diversidade cultural e estilos musicais não iriam faltar. Com influência da própria África, tanto como europeias e asiáticas, o estilo musical da África do Sul é uma fusão de sons vibrantes e místicos. A música tradicional é a expressão mais autêntica da cultura sul-africana, e é marcada pela utilização de instrumentos como o djembe, o marimba e o kalimba. Estes instrumentos são frequentemente usados em grupos de dança e percussão, e são usados ​​para contar histórias e celebrar ocasiões especiais.

estilos musicais da África do sul
Foto de Sam te Kiefte na Unsplash

A África do Sul é conhecida por seu vibrante e popular estilo musical conhecido como “kwaito“. Esse estilo musical é uma mistura de house music, hip-hop e música tradicional. Ele é caracterizado pelo uso de batidas eletrônicas, linhas de baixo pesadas e letras em línguas locais, como Zulu, Sotho e Xhosa. O kwaito é muito popular entre a juventude sul-africana, e é frequentemente tocado em festas e clubes.

Motivos para fazer seu intercâmbio na Cidade do Cabo

Outro estilo musical popular na África do Sul é o “gospel africano“. É rico em harmonias ricas, vocais poderosos e batidas contagiantes. As letras das canções de gospel africano geralmente falam de amor, esperança e fé.

estilos musicais na áfrica do sul
Foto de Moises Alex na Unsplash

Gostou de saber um pouquinho mais sobre os estilos musicais desses países? E, de quais outros destinos você tem vontade de saber mais sobre suas músicas? Fala pra gente nos comentários! 🙂

Ficou com alguma dúvida sobre como aproveitas os estilos musicais durante um intercâmbio?

Fale agora mesmo com um de nossos especialistas em intercâmbio clicando no botão abaixo, essa conversa é sem custo ou compromisso e iremos tirar suas dúvidas e responder tudo sobre intercâmbio. Além disso, iremos auxiliar você a escolher seu próximo destino com um orçamento personalizado feito somente para você!

Clique aqui e converse um de nossos especialistas em intercâmbio mais próximo de você

Se você tem vontade de conhecer mais sobre curiosidades no mundo, não deixe de conhecer posts em nosso blog como: 

  • Luiz Santana
    Por Luiz Santana Luiz possui 4 anos de experiência escrevendo blogs e criando conteúdo para a internet. Já viajou para mais de 4 países diferentes e é especialista em intercâmbio. Apaixonado pela escrita e por passar toda a experiência de ser um intercambista nas mais famosas cidades do mundo.


Precisa de Ajuda? Fale Conosco
Entre em contato com nossa equipe de especialistas para começar a planejar seu intercâmbio.

Preencha os campos abaixo com seus dados para que possamos retornar, caso caia a conexão.

Campo obrigatório
Entre com um email válido
Campo obrigatório