Escolas de intercâmbio: Em qual escola devo estudar? - Egali Intercâmbio
Tudo sobre intercâmbio

Escolas de intercâmbio: Em qual escola devo estudar?

Atualizado em 01 de março de 2024

O post de hoje vai falar sobre os tipos de escolas de intercâmbio que você poderá escolher no momento do fechamento do seu programa. A Egali separa as escolas em três categorias: Budget, Smart e Premium. A diferença entre elas é que variam nos preços e nas cargas horárias das aulas, na qualidade da infraestrutura, localização, qualidade dos professores, entre outras coisas importantes para o seu programa no exterior.

Por isso, coisas como o seu nível no idioma em que você deseja estudar, quanto tempo você está disposto a se dedicar aos estudos na sua viagem e o quanto você pode investir no seu pacote de intercâmbio devem ser levados em consideração. Confira a seguir tudo o que você precisa saber as escolas no intercâmbio e tire todas as suas dúvidas!

Clique aqui para falar com um especialista em intercâmbio

Em qual escola devo estudar durante o intercâmbio?

Antes de tudo, é importante saber a diferença entre Agência de Intercâmbio e Escola de Idiomas.

Agência de intercâmbio

A Agência de Intercâmbio é quem junta todos os componentes do pacote da viagem, como:

  • Escola
  • Acomodação
  • Passeios
  • Seguro
  • Transfer
  • Passagem.

Com isso, ela tenta encontrar o melhor preço e condições de pagamento de acordo com quanto o futuro intercambista deseja investir.

Nessa negociação, pode ocorrer mudança de destinos, a procura por uma acomodação mais em conta e também a escolha de uma escola de idiomas que atenda as necessidades do viajante.

escolas de intercâmbio
Photo by Amy Hirschi on Unsplash

Escolas de intercâmbio – Idiomas

Já a escola de idiomas no exterior é onde o aluno vai estudar durante o seu intercâmbio. Ela é responsável por fazer os testes de nivelamento, por fazer com que o aluno fale apenas o idioma ensinado durante o período das aulas, por cobrar presença e também por fazer passeios extraclasses.

Algumas escolas também vendem pequenos pacotes de passeios, como bate e volta para cidades perto do destino ou viagens de fim de semana para outros lugares muito comum na Europa.

Combinação Agência de intercâmbio e Escolas de idiomas

Tanto a agência de intercâmbio, quanto a escola de idiomas, ajudam os intercambistas a se adaptarem ao novo destino. A Egali é a única agência possui uma equipe de suporte sempre disponível para que o aluno possa tirar suas dúvidas e recorrer caso ocorra alguma eventualidade, isso no pré e no pós embarque do intercambista com bases 10 destinos no exterior.

Esse suporte pode ser tanto on-line quanto presencial (isso vai depender de cada agência). E a Escola de Idiomas, por ser um lugar que os intercambistas frequentam bastante, é bem preparada para auxiliar os alunos, caso eles tenham dúvidas ou algum problema em relação ao idioma e à própria escola.

escolas de intercâmbio
Photo by javier trueba on Unsplash

A importância das escolas de idiomas no Brasil para um intercâmbio de sucesso

Em um mundo globalizado, onde a fluência em um segundo idioma não é apenas uma habilidade, é uma necessidade, as escolas de idiomas brasileiras desempenham um papel vital. No contexto brasileiro, onde o inglês se destaca como uma competência cada vez mais requisitada, investir em sua proficiência nesse idioma pode ser o diferencial para um intercâmbio bem-sucedido.

Você poderá conferir no conteúdo abaixo como as escolas de idiomas no Brasil podem ser aliadas essenciais na jornada para dominar o inglês, preparando você para experiências internacionais enriquecedoras.

Clique aqui para saber as melhores escolas de idioma no Brasil para você!

Escola para quem procura por um preço mais em conta

Esse tipo de escola tem um custo menor, pois a carga horária das aulas é menor, e, geralmente, os professores não são nativos do destino (são pessoas que vieram de outros países e que falam o idioma, mas podem ter diferenciações no modo em que o idioma é falado, como no sotaque e na utilização de algumas palavras).

Ela é ideal para o intercambista que já sabe o idioma do destino e que deseja dar uma aperfeiçoada em suas habilidades. Como a carga horária é menor, o tempo para conhecer o destino e treinar o listening e o speaking nas ruas é maior. Então, este tipo de escola é perfeita para quem quer aproveitar mais o destino do que o aprendizado de um idioma (por isso, é indicado para quem já tem esse conhecimento).

escolas de intercâmbio
Photo by Brooke Cagle on Unsplash

Escola para quem procura o melhor custo-benefício

Se você quer aprender um idioma e também conhecer a fundo a cidade para onde você vai fazer o seu intercâmbio, esse é o seu tipo de escola. Geralmente, o preço dessa escola é o meio-termo, nem tão caro e nem tão barato, pois a carga horária é um pouco maior do que a da escola do item acima, e os há mais professores nativos, que tenham o mesmo sotaque da região em você estará fazendo o seu intercâmbio.

Ela serve tanto para os alunos que sabem apenas o básico do idioma, quanto para os que já estão no nível intermediário e só querem dar aquele “up” na gramática, no listening e no speaking. Além disso, você sai da aula e vai direto explorar o seu destino.

escolas de intercâmbio
Photo by Naassom Azevedo on Unsplash

Escola para quem quer fazer uma super imersão no idioma

Dentre as escolas de intercâmbio, esse tipo de escola é perfeito para 2 tipos de alunos:

  • Aqueles que não sabem nada do idioma;
  • Aqueles que já sabem, mas querem sair do intercâmbio em um nível bem avançado do idioma e, até mesmo, os fluentes.

A carga horária dessa escola é maior do que as outras que foram apresentadas neste post. Além disso, os professores são todos nativos da região do intercâmbio, então, problemas com o sotaque e com o uso de algumas palavras serão quase nulos. O preço dessa escola tende a ser mais alto que as outras, mas também irá depender do destino escolhido.

Como você terá mais tempo de aula e mais atividades nessa escola, sobrará menos tempo para explorar a cidade nos dias de semana, mas nada que um super tour nos fins de semana não resolva!

escolas de intercâmbio
Photo by Mimi Thian on Unsplash

Você possui alguma dúvida sobre qual escola você deve escolher para o seu intercâmbio?

Após você ter conferido o conteúdo completo ficou com vontade de conhecer as escolas de intercâmbio que a Egali é parceira no exterior? A escolha vai depender muito do que você busca: mais experiência ou mais estudos ou até mesmo o máximo dos dois, a Egali oferece essas opções para você aproveitar ao máximo.

E se você ainda tem alguma dúvida, entre em contato com a gente clicando no link abaixo, você terá a chance de conversar com um de nossos especialistas:

Fale conosco agora mesmo!

Você pode gostar de…

  • Aline Gomes
    Por Aline Gomes Soy una brasileña apasionada por todo los temas de viajes, los idiomas, la gente, la música y el baile. Creo que las personas son conectadas por sus historias. Si quieren saber más de mí, pueden encontrarme aquí -> @aliensemog


Precisa de Ajuda? Fale Conosco
Entre em contato com nossa equipe de especialistas para começar a planejar seu intercâmbio.

Preencha os campos abaixo com seus dados para que possamos retornar, caso caia a conexão.

Campo obrigatório
Entre com um email válido
Campo obrigatório