Em qual destino devo fazer meu intercâmbio? - Egali Intercâmbio
Tudo sobre intercâmbio

Em qual destino devo fazer meu intercâmbio?

Atualizado em 06 de janeiro de 2021

Escolher o destino do seu intercâmbio pode ser uma das tarefas mais difíceis deste processo. Afinal de contas, existem muuuuitas opções de lugares legais ao redor do mundo, e isso pode causar uma certa indecisão.

Para ajudar nessa decisão importante, nós selecionamos as principais características dos nossos destinos para que você possa encontrar o que mais se encaixa no seu perfil. Vamos conferir!

 

Em qual destino devo fazer o meu intercâmbio?

 

1. Se você gosta de praias e aventuras
África do Sul, Austrália e Nova Zelândia

Se você curte sol, mar, calor, natureza e esportes radicais, esses três países são os ideais. Além de estudar inglês, você poderá aproveitar seu tempo livre para conhecer belas praias, que são frequentadas por surfistas do mundo inteiro, como as de Gold Coast (Austrália)e de Jeffreys Bay (África do Sul).

Imagem de Little MiMi por Pixabay

 

Você também poderá praticar esportes radicais em cidades e fazer trilhas em Cape Town e em Queenstown ou fazer um mergulho para conhecer a Grande Barreira de Corais em Cairns (e isso são só alguns exemplos, pois atrações são o que não faltam!). Outra coisa bacana desses destinos é que por estarem localizados no mesmo hemisfério que o Brasil, a adaptação com clima é bem mais tranquila do que se você fosse para algum país da Europa ou da América do Norte.

Photo by David Clode on Unsplash

 

2. Se você quer aprender espanhol
Argentina, Chile e Espanha

Seu foco é “hablar con los hermanos”? Então vou te indicar algumas ótimas opções para rapidamente entender que o portunhol não vai te salvar a vida inteira.

Uma grande vantagem de se fazer intercâmbio na Argentina e no Chile é que esses dois países estão localizados bem pertinho do Brasil, o que, com certeza, diminui os custos com as passagens de avião e até mesmo os custos na hora da conversão do Real para as moedas locais (vai dizer que não é um ótimo custo-benefício?).

Photo by Nestor Barbitta on Unsplash

 

Se você optar pela Espanha, você irá gastar um pouco mais, mas vai estudar no país de origem do idioma, o que sempre é enriquecedor. Além disso, outra grande vantagem é estar na Europa, onde temos acesso fácil e barato a outros países (alou companhias low cost).

 

Photo by Jorge Fernández Salas on Unsplash

 

3. Se você quer ir além do inglês e do espanhol
Alemanha, Canadá, França e Itália

E falando em Europa, não existe continente mais legal para aprender um idioma diferente (desculpa aí, América do Norte, desculpa aí, Canadá)! A versatilidade dos europeus para idiomas é incrível.

O inglês é a língua universal, o espanhol é a língua que mais se assemelha ao português, mas por que não aprender um idioma diferente? O seu currículo, com certeza irá se destacar mais.

Photo by Stefan Widua on Unsplash

 

Então, nada melhor do que fazer o seu intercâmbio na Alemanha, na França ou na Itália (isso vai depender de qual língua você tem mais interesse). O Canadá aparece no título deste tópico porque além de inglês, você ainda pode aprender francês em algumas cidades do país, imagine só fazer um intercâmbio e treinar dois idiomas (é muita vantagem!).

Photo by Alberico Bartoccini on Unsplash

 

4. Se você gosta de história
Inglaterra, Irlanda, Malta

Não é que os outros países desta lista não possuam história, aliás, todos tem uma cena cultural bacana, com museus e atrações que irão te ensinar muitas coisas. Porém, esses três países se destacam por serem mais “antigos” e por reunirem muitas (mas muitas!) atrações que mostram sua história. (e além desses países, eu também acrescentaria os destinos europeus citados no item acima, mas aqui eu quis focar na língua inglesa).

Photo by Jamie Davies on Unsplash

 

Além das vantagens que já foram citadas sobre fazer um intercâmbio na Europa, você poderá fazer passeios incríveis nesses países, como tirar fotos das belas paisagens da Irlanda, curtir as praias de Malta e aproveitar os conhecidos pontos turísticos da Inglaterra.  O seu inglês ficará maravilhoso e você voltará todo trabalhado na cultura e no intelectualismo para o Brasil (emoji rindo).

Bônus: a vida noturna desses países é simplesmente maravilhosa!!!

Photo by Mike Nahlii on Unsplash

 

5. Se você quer uma variedade de atrações
Canadá, Estados Unidos, Austrália

E como falamos acima, não é porque os países deste item não estão localizados na Europa, deixem a desejar nas atrações. O Canadá, os Estados Unidos e Austrália são países enormes e isso faz com que eles possuam muita diversidade de cidades para que você possa fazer seu intercâmbio.

Cada cidade possui uma característica única, por exemplo, se você quer estudar em uma cidade dinâmica, agitada e multicultural, Toronto, Nova York e Melbourne podem entrar na sua lista de opções; agora, se você curte algo mais tranquilo, paisagens naturais e praias, Victoria, Honolulu e Gold Coast são os lugares ideais.

 

Photo by Channey on Unsplash

 

Você acha que a escolha do destino fica mais difícil com muitas opções de cidades para escolher? Não se engane!  Faça uma lista dos lugares que você tem mais vontade de conhecer, a partir disso, você pode ver qual sai mais em conta, pensar em qual país é o seu preferido, com qual cultura você mais simpatiza… O seu processo de autoconhecimento já vai começar aí!

 

Photo by Alex Shutin on Unsplash

 

6. BÔNUS: se você quer juntar uma graninha durante seu intercâmbio
Austrália, Irlanda, Nova Zelândia

É claro, que eu não podia deixar de falar dos países que são “mais que amigos, friends” dos brasileiros e possuem uma política de imigração mais flexível que os demais desta lista. Esses três países são muito receptivos com os imigrantes e, por isso, é possível que você trabalhe 20 horas semanais enquanto você estuda e 40 horas semanais durante as férias do seu curso.

Photo by Diogo Palhais on Unsplash

 

Trabalhar durante seu intercâmbio é uma grande oportunidade de treinar o seu inglês, de conhecer pessoas e, é claro, juntar uma graninha pra pagar suas contas, viajar e, até mesmo, recuperar o valor investido na sua viagem. Certifique-se que você tem as características que cada um desses países exige para o visto de trabalho e se jogue nessa experiência!

Photo by Dan Freeman on Unsplash

 

E então, conseguimos clarear suas ideias para a escolha do seu destino de intercâmbio? Agora é só focar nos seus objetivos e fazer as malas!

Para mais informações sobre os nossos destinos e qual cidade dos países citados neste post você deve escolher, fale com um de nossos consultores por aqui. Eles vão te ajudar muito neste processo!

  • Aline Gomes
    Por Aline Gomes Soy una brasileña apasionada por todo los temas de viajes, los idiomas, la gente, la música y el baile. Creo que las personas son conectadas por sus historias. Si quieren saber más de mí, pueden encontrarme aquí -> @aliensemog

Precisa de Ajuda? Fale Conosco
Entre em contato com nossa equipe de especialistas para começar a planejar seu intercâmbio.

Preencha os campos abaixo com seus dados para que possamos retornar, caso caia a conexão.

Campo obrigatório
Entre com um email válido
Campo obrigatório